20 dicas para trabalhar com afiliação

Tempo de leitura10 minutos
Davi P.
Davi P.
COO

O Marketing de Afiliados é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro na internet. Consistindo em indicar produtos em seu site ou blog e ganhando uma comissão por isso, existe uma série de portais de conteúdo que fazem amplo uso dos programas de afiliados para rentabilizar seu negócio.

Mas se ainda tem dúvidas em como começar a usar estes programas e como deve trabalhar com afiliação, reunimos 20 dicas para que possa dar o pontapé inicial e começar a lucrar já através da prática. Vale lembrar que ela pode ser usada mesmo que já tenha uma loja virtual, principalmente se tiver um blog em seu ecommerce.

E claro, uma das melhores dicas para divulgar seu link de afiliados é alavancar o chat online em sua página. Portanto, não perca a oportunidade de instalar o JivoChat gratuitamente!

1. Antes de começar seu site, verifique os tipos de programas que existem para seu nicho

Se o seu objetivo é abrir um site para trabalhar com afiliação, vale considerar tratar de temas que possuem mais programas de afiliados. Dessa maneira, poderá trabalhar com diversos links e rentabilizar ao máximo seus conteúdos. Por isso, se ainda está considerando qual nicho irá trabalhar, o ideal é que pesquise as plataformas e encontre os tipos de produtos mais presentes nas plataformas de afiliação.

2. Tenha conteúdo frequente em seu site

Antes mesmo de começar a aderir aos programas de afiliados existentes na internet, é essencial que mantenha um fluxo constante de conteúdo em seu site ou blog. Não adianta muito encher um site com links de afiliação e, em seguida, deixar de produzir conteúdo para ele. Com o tempo, seus conteúdos ficarão obsoletos, seu ranqueamento no Google cairá e os links que publicou não terão a mesma quantidade de acessos de quando os publicou.

3. Construa uma autoridade

Diretamente ligada às dicas anteriores, o que dizemos com "construir uma autoridade" significa se tornar uma pessoa de referência dentro do seu nicho. Publicar constantemente no blog é uma boa maneira de construir autoridade, mas também compartilhar informações valiosas, demonstrar conhecimento e interagir com seus seguidores são algumas maneiras de ter seu nome reconhecido em sua área de atuação. Ao se tornar um nome reconhecido e com autoridade, fica mais fácil convencer seus visitantes e seguidores a testarem um produto recomendado pelo seu site.

4. Não abarrote seus posts com chamadas do tipo "Compre agora!"

Parte do que faz sucesso dentro do marketing de afiliados é a sugestão, e não a imposição. Lotar seu post de links e chamadas para comprar pode não ter o efeito esperado, principalmente se não tiver seguido as dicas anteriores. Como falamos anteriormente, ter uma autoridade facilita bastante na hora de recomendar algum produto afiliado, principalmente se a indicação não parecer spam.

5. Otimize seus artigos com SEO

SEO é o nome dado às técnicas que fazem um site obter maior posicionamento nas buscas do Google. Para quem tem um site - ou está contratando uma hospedagem para montar um - e pretende usar afiliação para rentabilizá-lo, aprender SEO é primordial. Vale lembrar que, quanto mais visitas receber através de buscas no Google, maiores as chances de seus links de afiliados serem clicados.

Faça a sua estratégia de marketing para trabalhar com afiliados

6. Considere outras fontes de tráfego

Normalmente, sites e blogs são os que mais recebem links de afiliados nos posts, mas ele não precisa ser o único. Se já conta com uma presença ativa no Facebook, por exemplo, nada o impede de utilizar esses links em suas publicações na Fan Page, por exemplo. Também é possível criar campanhas de anúncios no próprio Facebook ou Google Adwords, mas é sempre útil analisar e testar se o retorno compensará o investimento.

7. Teste os produtos que pretende promover

Nada é mais perigoso do que fazer uma indicação equivocada. Além de poder ser acusado de propaganda enganosa, recomendar um produto que não atenderá as expectativas de seus seguidores pode manchar seriamente sua reputação. Por isso, teste os produtos que tem a intenção de recomendar em sua página e verifique se eles entregam o que prometem.

8. Use email marketing

Uma das ferramentas mais poderosas do ecommerce, o email marketing também pode ser usado para trazer mais conversões aos programas de afiliado que faz parte. Seja direcionando assinantes para posts no seu site com o link de afiliado ou promovendo-o diretamente no email, sempre vale considerar que os usuários cadastrados em sua base de contatos tem mais chances de clicar em um link seu do que um desconhecido. Por isso, não hesite em contratar uma ferramenta de email marketing para trabalhar em sua campanha de afiliados.

9. Deixe seu site mais rápido

Apesar de não estar diretamente ligado à afiliação, o tempo de carregamento do seu site tem grande importância em seu ranqueamento no Google e na probabilidade do usuário clicar em um link seu. Considerando que mais de 50% dos acessos em sites é feito em dispositivos móveis, os usuários se tornaram menos tolerantes em relação à demora no carregamento de uma página, rapidamente abandonando seu site caso isso aconteça. Por isso, assegure-se de que seu site possui carregamento rápido e confira essas 3 dicas de ouro que podem te ajudar nessa questão.

10. Leve em consideração o acesso por dispositivos móveis

Como falamos no item anterior, mais de 50% da navegação atualmente se dá pelos dispositivos móveis. Ou seja, além de se preocupar em ter um site rápido, também é necessário levar em consideração coisas como design responsivo - que se adapta a qualquer tamanho de tela - e uma interface amigável, já que muitas complicações farão com que seu visitante resolva se distrair com alguma outra coisa. Por isso, desenvolva seu site com os smartphones em mente.

11. Considere os benefícios de cada produto ou serviço

Alguns produtos - principalmente os digitais -, contam com algum tipo de benefício para encorajar um usuário a se cadastrar. Aqui no Jivochat, por exemplo, oferecemos 14 dias gratuitos de testes para quem se cadastrar no link. Usar esse tipo de benefício para convencer seus seguidores a clicar em seu produto de afiliado é uma estratégia válida e, muitas vezes, bastante efetiva.

12. Ofereça soluções

Outra das melhores estratégias para quem trabalha com afiliação é a de oferecer soluções para um problema através dos programas de afiliados. Ou seja, conheça os problemas comuns do público que frequenta seu site ou suas redes sociais e procure produtos que solucionam essas questões.

Existem diferentes formas de promover um link de afiliado e nenhuma delas pode ser considerada infalível ou a única possível, já que depende bastante do público com o qual está trabalhando. Por isso, considere utilizar diferentes estratégias para divulgar esses links, trocando a maneira de chamar seus visitantes para ele. Por vezes, inserir o link de afiliado com uma fonte maior ou alterar a cor do link, podem ser formas de chamar um pouco mais a atenção. Já se gravar um vídeo no Youtube, por exemplo, pode dizer durante o vídeo para quem tiver interesse no produto clicar na desrição. Existem várias formas possíveis de serem usadas, você só tem que se propor a testar.

14. Fique de olho nos resultados

Mesmo que siga a dica de escolher um nicho, nem todo programa de afiliado será bom para seu site. Seja porque o produto não gera tanto apelo em sua audiência ou por não ter a qualidade esperada - lembre-se de testar antes de divulgar! -, não serão todos os links de afiliados que irão gerar retorno. Por isso, é importante sempre rastrear seus resultados para aprender quais produtos funcionam e quais não funcionam tão bem. Dessa maneira, sua escolha de programa de afiliados futura será mais precisa e provavelmente trará melhores resultados para seu site.

Homem fazendo análise de gráficos

15. Responda as dúvidas de seus seguidores

Algumas vezes, um visitante poderá ter alguma pergunta antes de efetivamente clicar no link de afiliado para comprar um produto. Por isso, fique atento aos comentários em seus textos - ativar notificação de comentários em um email pode ser efetivo para acompanhar os comentários - para responder a quaisquer dúvidas que um seguidor pode sugerir.

16. As redes sociais podem te dar boas respostas

Basicamente a mesma dica de antes, mas dessa vez específica para quem divulga seu conteúdo nas redes sociais, independente do link de afiliado estiver na página do seu blog ou diretamente no post. Assim como faz no site, fique atento aos comentários com dúvidas que podem surgir em sua Fan Page. Considerando que esses comentários ficam disponíveis a todos que visualizarem o post, é possível que a resposta de uma dúvida seja o suficiente para diversos outros seguidores clicarem no seu link. Outra dica é usar os grupos do Facebook para entender quais produtos as pessoas estão precisando de um determinado nicho. Se você vende produtos para unhas, por exemplo, fique atento e confira quais produtos as pessoas em grupos de unhas estão pedindo. Ajude elas e publique conteúdo relacionado com isso. Se essas pessoas publicaram no Facebook, certamente pesquisaram também sobre isso no Google ou no Youtube no passado.

17. Use o Messenger para responder à dúvidas na sua Fan Page

Além dos comentários em seus posts, seus seguidores também podem acioná-lo através do Facebook Messenger. Por isso, considere manter-se online para responder a quaisquer questionamentos que podem surgir através de mensagem direta, principalmente porque também pode enviar um link de afiliado diretamente na plataforma de chat. Vale lembrar que uma das funcionalidades do Jivochat é permitir a integração com o aplicativo, sem a necessidade de ficar com a página do Facebook aberta no navegador.

18. Utilize produtos semelhantes em um mesmo texto

Se o seu site fala sobre loja virtual, vale a pena criar textos do tipo "melhores plataformas para lojas virtuais", colocando suas indicações e, caso possuam programas de afiliados, colocar seus respectivos links nesse texto. Como pesquisas desse tipo são bastante comuns nos motores de busca, utilizar esse tipo de conteúdo facilita a vida do usuário, ao mesmo tempo que pode render muitos ganhos para seu site. Outro tipo de conteúdo que pode usar para divulgar links de afiliados são textos comparativos, como "iPhone 8 vs Samsung Galaxy S8: Qual o melhor?".

19. Evite se distrair com ofertas aparentemente promissoras e comissões grandiosas

Um erro muito comum no marketing de afiliados são as distrações e aparentes grandes promessas de lucro garantido. Nenhum método o renderá dinheiro da noite para o dia e, mesmo que se sinta atraído pela ideia de um novo produto, não vale muito a pena investir se estiver fora de sua área de atuação. Ou seja, evite tentações de lucro fácil ou de algum novo produto promissor, mas que não tenha a ver com seu modelo de negócio. Ao invés disso, mantenha-se focado no que está funcionando para si.

20. Continue estudando e mantenha-se atualizado

Como a grande maioria dos assuntos relacionados ao marketing, em especial o marketing digital, mudanças acontecem constantemente e é necessário que se mantenha atualizado e estudando sobre novas práticas. Por isso, assine feeds e newsletters de portais de conteúdo especializado em marketing de afiliados e seu nicho de escolha para ficar ciente sobre as mudanças que estão ocorrendo.

Conheça o programa de afiliados do Jivochat!

Agora que reunimos as principais dicas para ter sucesso com o marketing de afiliados, não deixe de analisar o programa de afiliados Jivochat. Nosso programa oferece 30% de cada pagamento feito por um usuário que tiver assinado um plano do Jivochat, oferecendo uma grande chance de obter uma renda fixa e passiva em seu site ou perfil nas redes sociais. Conheça todos os detalhes acessando nossa página de afiliados e cadastre-se através do link para se tornar um de nossos parceiros!

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download