O que é marketing de afiliados e como começar
O marketing de afiliados é uma estratégia de vendas que oferece uma relação ganha-ganha entre empresas e produtores de conteúdo.
É comum que negócios em busca de formas efetivas para anunciar seus produtos acabem oferecendo programas de afiliados.
Profissionais de marketing, blogueiros, youtubers e criadores de conteúdo em geral podem ganhar dinheiro na internet vendo os produtos de empresas que adotam essa prática.
A principal vantagem desse modelo é a possibilidade de começar a gerar renda extra sem precisar desenvolver sua marca nem se preocupar em gerenciar um estoque.
Outro benefício é a possibilidade de trabalhar com vários programas, escolhendo os melhores produtos e planos de afiliados que estejam ligados ao seu conteúdo e expertise.
Se você tem interesse em aprender o que é marketing de afiliados, conhecer os melhores planos e conferir algumas dicas de como começar. Confira o nosso artigo!
O que é marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é uma estratégia baseada na relação entre produtores e afiliados.
Afiliados podem divulgar os produtos de terceiros a partir de um segmento para receber comissões por cada venda feita.
Esse método para anunciar produtos é uma excelente opção para quem tem interesse em vender na internet.
Também é uma excelente plataforma para que empresas divulguem seus produtos e serviços online.
Entenda com o marketing de afiliados funciona de uma forma um pouco mais ilustrativa:
Podemos entender os papéis como:
- Afiliado: pessoa interessada em usar canais como sites, blogs e redes sociais para vender produtos de terceiros, sem se preocupar em criar uma marca ou algo para vender.
- Produtor ou empresa: aumenta seus canais de divulgação e são capazes de atingir mais clientes com o alcance dos afiliados, aumentando suas vendas.
- Cliente: tem mais acesso a informações sobre os produtos ao ter mais conteúdo de qualidade disponível, auxiliando na tomada de decisão de compra.
Apesar de muitas pessoas conhecerem esse modelo há pouco tempo, essa estratégia já existe no mercado desde a década de 90.
Quem popularizou esse modelo foi a Amazon, uma das maiores empresas de varejo nos Estados Unidos, que ofereceu o serviço para quem deseja divulgar itens disponíveis em sua loja.
Com o tempo o modelo foi evoluindo e várias marcas contam com seus próprios programas de afiliados.
Por se tratar de uma estratégia que é baseada no desempenho dos vendedores, as marcas optam por usar três principais formas de avaliar seus afiliados:
- Pay-per-sale: modelo de pagamentos que se baseiam na quantidade de vendas que o afiliado fechou.
- Pay-per-click: modelo em que as marcas pagam comissões de acordo com o tráfego que um afiliado é capaz de gerar a partir de seu link.
- Pay-per-lead: comissões pagas por clientes em potencial que o afiliado convertou através de uma ação, como baixar algum ebook ou fazer um cadastro em uma newsletter.
Vantagens do marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma relação que oferece ganhos mútuos, com produtos ganhando mais divulgação e vendedores faturando com comissões.
Esse sistema une o útil ao agradável, aproveitando o que as empresas e profissionais independentes têm a oferecer.
Além disso existem outros benefícios que esse modelo de divulgação e vendas traz, confira a seguir.
Investimento baixo
Qualquer pessoa que deseja investir tempo para produzir conteúdo pode se tornar um afiliado.
O padrão dessa estratégia é que as marcas e as empresas contem com poucas exigências para entrar em seus programas de afiliados.
Para começar é preciso de apenas um dispositivo com acesso a internet, seja um computador ou celular.
A partir daí é papel do afiliado encontrar as melhores formas de divulgar os produtos para conquistar suas comissões.
Afiliados podem trabalhar de casa
O marketing de afiliados geralmente é uma atividade exercida remotamente, já que é preciso apenas de conexão com a internet e um equipamento para trabalhar com essa estratégia.
Liberdade para escolher seus segmentos de mercado
Existem empresas de todos os tipos e nichos de mercado que contam com programas de afiliados.
Uma das opções mais populares é a venda de infoprodutos, como cursos online e e-books.
Só que não é preciso parar por aí, quem atua como afiliado pode se inscrever em diversos programas para maximizar seu lucro.
Também é possível vender produtos eletrônicos, cosméticos, roupas e várias outras opções.
Vale ressaltar que quanto mais especializado seu conteúdo for, suas chances de conquistar o público daquele nicho serão maiores.
Contudo, o modelo de negócio oferece total liberdade para que afiliados atuem como quiserem.
Oferece tempo para exercer outras atividades
Uma das principais vantagens de atuar como afiliado é que não existe a necessidade de dedicar todo o seu tempo a essa atividade.
Enquanto você estrutura sua estratégia e conteúdo até que comecem a gerar resultados, é bem comum que sobre bastante tempo para exercer outras atividades para obter renda extra.
É uma porta de entrada para o empreendedorismo
Quem tem interesse em ganhar dinheiro com marketing de afiliados geralmente conta com afinidade com o empreendedorismo.
Se você está explorando essa possibilidade e encontrando bons resultados, considere começar seu próprio negócio.
Começar como afiliado é importante para aprender a identificar oportunidades e captar resultados com elas.
Além disso, toda experiência com estratégia, marketing e gestão de risco serão levadas e muito importantes para a criação de um novo negócio.
Marketing de afiliados é pirâmide?
O marketing de afiliados não é um esquema de pirâmide. Para entender melhor o porquê, vamos compreender como um esquema de pirâmide funciona e como identificá-lo.
A pirâmide financeira é um esquema insustentável que sempre irá quebrar.* Isso acontece porque *ela precisa de indicações constantes para poder funcionar.
Para entrar nesses esquemas, as pessoas precisam pagar por um valor e indicar outras pessoas para que paguem o investimento.
O esquema geralmente conta com poucas informações, não transmitem segurança e podem envolver a venda de produtos ou não.
Ao crescer até certo ponto, as indicações já não irão mais valer a pena e apenas as pessoas que começaram o esquema irão ganhar algum valor relevante.
É a partir desse momento que as pirâmides quebram e geram prejuízo para muitas pessoas.
O marketing de afiliados não tem essas características. Não é preciso de um investimento inicial para começar nem da indicação de outras pessoas para conseguir lucrar.
Portanto, não é preciso se preocupar, o marketing de afiliados não é uma pirâmide.
Formas de divulgação para afiliados
Conheça e entenda os tipos de divulgação mais utilizados no mercado de afiliados.
Custo por Clique – CPC
CPC é um formato em que os afiliados são remunerados por clique.
Ou seja, a cada pessoa que clicar em seu link de afiliado, você irá ganhar um valor da empresa anunciante.
Isso pode acontecer a partir de qualquer formato, texto, banner, email, vídeo, o importante é anunciar.
Custo por Ação – CPA
O CPA consiste em ser remunerado sempre que uma ação é feita pelos consumidores.
Isso significa que não basta apenas clicar no link, é preciso entrar em algum site através dele e realizar algum tipo de ação, como cadastrar no site da empresa.
Custo por Mil Impressões – CPM
Esse tipo de anúncio geralmente é usado em banners de publicidade.
Os anunciantes pagam ao produtor de conteúdo por cada mil impressões do banner em um blog, site ou rede social.
As visualizações são contadas quando os usuários acessam um site onde o banner está disposto.
Portanto, quanto maior for o tráfego e a quantidade de visualizações, maiores serão as chances de ter um valor mais satisfatório com o marketing de afiliado.
Custo por Venda – CPV
O Custo por Venda é bem simples de entender, o afiliado recebe de acordo com a quantidade de clientes que compraram um produto ou um serviço a partir de seu link.
É a forma mais objetiva de comissão, onde o afiliado anuncia, incentiva, vende e ganha um percentual sobre as vendas feitas.
Custo por Lead Válida – CPL
Essa modalidade é apenas um pouco diferente do Custo por Ação.
Se no CPA os usuários precisam realizar uma ação após o clique, no CPL é preciso ir mais longe ainda.
Ou seja, é uma ação que a empresa em questão entende como válida para tornar o consumidor como um lead de venda.
Custo por Formulário – CPF
A proposta desse modelo é bem específica, você será remunerado apenas e o usuário preencher um formulário do anunciante após clicar no seu link de afiliado.
Como começar com o marketing de afiliados?
Confira a seguir um guia bem prático de como começar a ganhar dinheiro com marketing de afiliados.
1. Escolha seu nicho
Uma estratégia de pessoas que tiveram sucesso com o marketing de afiliados é definir um segmento de mercado para atuar.
Esse nicho de mercado geralmente é definido por uma demografia ou interesses compartilhados que têm influência nos produtos e preços.
Dentro do mercado de cosméticos é possível trabalhar com segmentos como produtos para bebês, produtos de skin care, tratamentos antienvelhecimento, perfumes e maquiagens.
Focar em um segmento menor é uma forma mais eficiente de se manter atualizado quanto às tendências e manter seu conteúdo relevante.
Isso também irá ajudar a fazer com que sua marca, site ou blog se tornem autoridade naquele assunto com o tempo e ganhem mais confiança dos consumidores.
Para escolher um nicho interessante, comece pensando em seus interesses e paixões. A partir deles, escolha um tema que fará com que a criação de conteúdo seja algo prazeroso e dinâmico.
Optar por áreas das quais você já domina o conhecimento irá ajudar nesse processo de se estabelecer como uma autoridade.
Depois de fazer isso, lembre-se também de avaliar os seus competidores para entender o quão difícil será penetrar naquele nicho.
Também avalia a demanda do mercado. Busque saber se o nicho escolhido oferece boas oportunidades de lucro e é sustentável a longo tempo.
2. Defina seus canais
O próximo passo é definir os canais de divulgação que serão utilizadas, levando em consideração seu nicho e os canais mais utilizados por seu público-alvo.
Site ou blog
Ter seu próprio site ou blog irá oferecer bastante liberdade editorial para trabalhar com o marketing de afiliado, desde a hora de escrever até a personalização de suas páginas.
Os artigos em blogs também são excelentes para avaliações de produtos, onde é possível usar recursos visuais e escritos enquanto aplica estratégias de SEO para ser encontrado pelos consumidores.
Redes sociais
As redes sociais também são muito utilizadas na divulgação de produtos e serviços em geral.
Aplicar suas estratégias nessas plataformas pode trazer resultados expressivos em vendas.
Nesse contexto, também é importante entender bem o comportamento do público que você deseja alcançar.
A partir daí será possível definir em quais redes irá atuar, como: Twitter, Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Email marketing
Por fim, construir uma base sólida de emails oferece a oportunidade de trabalhar com leads a longo prazo.
Dessa forma é possível enviar conteúdos de valor para ajudá-los a progredir em sua jornada de compra.
A estratégia é bem simples, mas é muito eficiente. Ao oferecer conteúdo de qualidade, você irá mostrar que não está interessado em apenas vender, mas em oferecer informações relevantes.
Dessa forma os usuários irão aprender mais sobre o produto ou a solução que está sendo oferecida.
3. Escolha um bom programa de afiliados
Depois de estruturar a base da sua estratégia será preciso escolher uma boa alternativa de programa de marketing de afiliados.
Faça uma pesquisa com marcas da área em que você deseja atuar e avalie se os produtos e serviços estão relacionados ao conteúdo que será produzido e seu estilo de vida.
Dessa forma será mais fácil conquistar o interesse e a confiança de sua audiência.
Também é importante conferir as estruturas de comissão que serão oferecida, o período que seu link se manterá ativo, a reputação da marca e o suporte que será oferecido, com recursos adicionais para divulgar os produtos.
Mais abaixo iremos apresentar algumas das melhores opções de plataformas para afiliados.
4. Produza conteúdos de qualidade
Para conseguir ganhar dinheiro atuando no marketing de afiliados é preciso produzir conteúdos relevantes para conquistar seu público.
Conteúdos de qualidade irá ajudar a converter o público existente e, simultaneamente, ajudar seu site nos resultados em mecanismos de busca.
O bom posicionamento nessas páginas é um fator fundamental para gerar mais tráfego orgânico e visitantes que irão consumir seus materiais.
Existem diversas formas de produzir conteúdo, mas é importante pensar em como estruturá-los.
Pesquise palavras-chave relevantes para seu segmento e também busque mapear os problemas dos seus clientes.
Para conseguir se posicionar bem nos mecanismos de busca, principalmente no começo, foque em palavras-chave mais específicas.
Elas são mais fáceis de serem posicionadas no topo de buscas do que termos mais genéricos.
Para fazer esse tipo de estudo use ferramentas como o Google Keyword Planner, Semrush ou Ahrefs.
Quanto aos tipos de conteúdo, você pode avaliar e adaptar aquilo que mais se encaixa com o perfil dos clientes daquela marca.
Confira a seguir alguns exemplos de tipos de conteúdo.
- Tutoriais: explique de forma bem didática como um produto ou um serviço funciona. Ao entender com clareza como uma solução pode acabar com seus problemas, o consumidor ficará mais perto de fechar uma compra.
- Avaliações: é um formato de conteúdo muito popular, principalmente para afiliados. Isso porque grande parte das pessoas que acessam a internet preferem pesquisar informações sobre um item antes de comprá-lo.
- Comparações entre produtos: comparar produtos e serviços semelhantes para explorar suas diferenças, vantagens e desvantagens também é um conteúdo de valor para o consumidor. A partir dessas informações os clientes podem tomar decisões mais conscientes e por isso tendem a procurar esse tipo de publicação.
- Listas de produtos: conteúdos que avaliam uma série de produtos semelhantes em uma só publicação ou vídeo.
5. Gere tráfego para seu site ou suas redes
Após consolidar uma boa base de conteúdos já publicados, pense em estratégias para aumentar seu tráfego.
Isso é importante para conseguir gerar leads, atrair potenciais clientes e aumentar suas conversões.
Estrutura seu conteúdo a partir de uma boa estratégia de SEO é importante, dessa forma o rankeamento nas páginas de buscas irão gerar um bom tráfego orgânico.
Outra forma de atrair mais pessoas para conferir seu conteúdo é se manter ativo nas redes sociais.
Dessa forma é possível aumentar seu reconhecimento de marca, gerando engajamento e aumentando a relevância dos seus conteúdos.
Escrever posts como convidado em outros sites também é uma boa tática. Produza conteúdos de alta qualidade nessas parcerias em troca de atrair uma parcela dessa audiência para seus canais.
6. Monitore os resultados de suas campanhas com marketing de afiliados
O último passo é fazer o monitoramento constante dos seus links de afiliados para otimizar sua estratégia de marketing.
É importante monitorar as páginas, links, banners e vídeos geram mais resultados.
É comum que as próprias plataformas de afiliados ofereçam dados sobre vendas, mas nada o impede de usar ferramentas adicionais para entender melhor os resultados dos seus conteúdos.
Plataformas de afiliados: como funcionam?
A inscrição em um programa de afiliados é bem simples. Basta se cadastrar em uma das plataformas que atuam unindo afiliados e comerciantes ou diretamente no programa de uma marca específica.
Depois de fazer seu cadastro é preciso esperar a aprovação. Se todas as informações estiverem corretas e seu cadastro for aprovado, o próximo passo é começar a vender.
Quais são as principais plataformas de afiliados?
Confira a seguir algumas das principais plataformas de afiliados para começar a planejar seu trabalho hoje mesmo.
JivoChat
O JivoChat é uma plataforma que reúne diversos canais de atendimento em um só lugar, juntando: chat online para sites, redes sociais, app de mensagens, ligações e oferecendo um CRM.
Seu programa de marketing de afiliados permite ganhar 30% de comissões recorrentes para cada pagamento feito por clientes indicados.
Ao todo, os afiliados do JivoChat já receberam R$ 11.736.286,00 em comissões.
Hotmart
A Hotmart conta com um dos programas de afiliados mais aderidos no Brasil.
Através da plataforma, afiliados podem promover produtos digitais e ganhar uma comissão a cada venda.
Existem infoprodutos dos mais variados setores na plataforma, indo de culinária, até estética e tecnologia.
Eduzz
A Eduzz também é uma plataforma de distribuição de conteúdo digital que oferece um plano de afiliados.
As comissões de vendas são compartilhadas diretamente com os produtores de conteúdo, que irão determinar a porcentagem da comissão de acordo com o produto.
Associados Amazon
A Amazon, um dos maiores marketplaces do mundo, também conta com uma rede de afiliados.
Através do site é possível atuar com uma grande variedade de segmentos, permitindo atuar vendendo produtos nas mais diversas áreas do mercado.
Por ser um dos programas de marketing de afiliados mais antigos e tradicionais da internet, ele gera bastante autoridade de marca e pode resultar em grandes taxas de conversão.
Parceiro Magalu
O programa da Magazine Luiza é bem semelhante ao oferecido pela Amazon.
Só que um dos seus diferenciais, é a possibilidade de criar seu site na loja de parceiros Magalu para vender os produtos da empresa.
A partir daí basta desenvolver seus conteúdos e divulgar os produtos através de seu link para ganhar as comissões.
Shopee
A Shopee também é um marketplace muito popular onde produtos dos mais variados tipos são vendidos pelo mundo inteiro.
Seu programa de afiliados permite que pessoas cadastradas divulguem através de seus links e faturem com a venda de qualquer item disponibilizado no site.
Qual é o melhor curso de marketing digital para afiliados?
Confira a seguir algumas recomendações de cursos para afiliados que ensinam e ajudam a gerar resultados.
1. Marketing de Afiliados - Trabalhe como Afiliado Profissional
Esse material de marketing de afiliados foi criado por um profissional com anos de experiência na área, tendo sua prática validada no mundo real.
O conteúdo é direto em mostrar como esse mercado funciona, oferecendo acesso a técnicas de fácil implementação para gerar ganhos contínuos.
As aulas irão direcionar os interessados a escolher produtos com alto potencial de venda, identificar plataformas seguras para trabalhar e conhecer as ferramentas essenciais.
Carga horária: 4,5 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Mercado de afiliados
- As melhores plataformas
- Produtos com maior potencial para venda
- Divulgar, vender e faturar
- Ferramentas essenciais
Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.
2. Curso de Google Ads Para Afiliados
Indo do básico ao avançado, esse é um material completo sobre como utilizar o Google Ads no mercado de afiliados.
A proposta é apresentar formas de vender qualquer tipo de produto diariamente em plataformas como a Hotmart, Eduzz e outras.
As aulas contam com um passo a passo de como escolher produtos, definir melhores estratégias, criar campanhas vencedoras, otimizá-las e escalá-las.
Carga horária: 37 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão
Principais tópicos:
- Conceitos do Google Ads
- Estrutura prória - Site
- Venda rápida - Baixa concorrência
- Análise de métricas, otimização e escala
- Venda rápida - Alta concorrência
- Funil de vendas
- Google Ads na Gringa
Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.
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Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender o que é o marketing de afiliados, como ele funciona e oferecido dicas interessantes para começar a vender pela internet.
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