Agilidade no atendimento ao cliente: a chave para melhorar resultados

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Larissa Carlosso
Larissa Carlosso
Redatora na Dooca

Quando se fala na relação entre uma empresa e seu público, a rapidez no atendimento ao cliente ganha força. Isso porque o atual perfil dos consumidores demanda velocidade e atendimento qualificado, pois é justamente o que eles buscam.

O ritmo de atendimento de qualquer companhia é determinante para que se possa considerá-la uma expert em seu segmento. Assim, é possível transmitir qualidade e agilidade, tudo ao mesmo tempo, reinventando o processo de solução de problemas e compartilhamento de informação.

Quer saber mais? Descubra, ao longo do artigo, a importância da rapidez no atendimento ao cliente e dicas de como implementar um sistema veloz e eficiente na sua empresa. Que tal consumidores encantados e propagadores da sua marca? Boa leitura! 

Por que apostar em um atendimento ágil

Você conhece o conceito de consumidor 4.0? Ele se refere às pessoas que fazem compras e contratam serviços em um mundo tecnológico e interativo. Por conta da internet, esses clientes se vêem no controle de todo o processo de decisão e compra.

Uma vez que existem informações disponíveis on-line e canais de atendimento acessíveis, o consumidor consegue estar a par de tudo. Por isso, ele se tornou mais questionador e exigente, não tolerando mais a demora no atendimento. Hoje, a velocidade impacta na sua impressão sobre a empresa.

O resultado é simples: quanto mais rápido e eficiente é o atendimento recebido, mais competente é a empresa que vendeu o serviço. E faz sentido, já que funcionários qualificados e bem treinados são capazes de atender demandas em tempos reduzidos. No fim, todos saem ganhando.

Dicas de como atender bem um cliente online

De nada adianta sua marca oferecer um ótimo atendimento presencial, se o seu canal online deixa a desejar e não proporciona um relacionamento respeitoso, ágil e eficiente. 

Por isso, fique de olho sempre em todos os seus pontos de contato com o seu público, principalmente nos canais digitais.  

Responda rápido

Nos seus meios de atendimento online, procure sempre oferecer respostas rápidas aos seus consumidores, já que esses locais foram criados justamente para trazer mais agilidade no atendimento em relação ao e-mail e telefone.

A demora nas respostas ou a dificuldade de resolver os problemas podem prejudicar e muito sua reputação.

Atendimento proativo

Entre as melhores práticas de atendimento ao cliente, a proatividade é uma das principais. No online, as pessoas esperam que a empresa esteja disposta a solucionar um problema ou tirar uma dúvida. 

Essa prática deve ser usada em qualquer momento, tanto no pré como no pós-compra, fazendo com que a sua marca seja bem avaliada pelos seus consumidores. 

Ofereça atendimento com proximidade

Hoje em dia, os clientes prezam por um relacionamento mais próximo e verdadeiro com as marcas. Por isso, evite uma comunicação padronizada, superficial e distante, uma vez que essa postura causa insatisfação nos seus consumidores.  

A sensação de respostas prontas é muito negativa e prejudica o engajamento do cliente com a empresa. Humanize seus atendimentos, oferecendo maior compreensão e envolvimento de quem atende. 

Dicas para ter rapidez no atendimento ao cliente

Você deve estar se perguntando: como dinamizar a interação com o consumidor, de modo a torná-la mais ágil e produtiva? A seguir, confira algumas dicas que podem ser implantadas em qualquer companhia para mais rapidez no atendimento ao cliente, satisfação e uma melhor resolução de problemas. A partir delas, a melhoria pode ser constante.

Seja conciso

Quanto menos informações forem passadas, mais fácil será a compreensão do cliente sobre a questão. Evite conversas irrelevantes, textos longos e seja direto, respondendo apenas o que é perguntado de forma gentil e prestativa.

Escolha canais rápidos

Prefira tirar dúvidas por telefone ou mesmo chats, pois a informação é trocada em tempo real. Esse detalhe dinamiza o processo todo e finaliza a questão sem a necessidade de aguardar e-mails, por exemplo.

Invista na tecnologia

Como os clientes estão on-line em chats, aplicativos e redes sociais, aposte em contas nesses canais para resolver perguntas simples e dar respostas imediatas. Esse é um caminho para interações dinâmicas e que agradam quem entra em contato.

Não crie filas de espera

Seu cliente não quer esperar. Por isso, tenha certeza de que a sua equipe dará conta da demanda. Procure ter pessoas suficientes para atender, além de reforçar a ideia de encerrar os atendimentos quando possível para que novos clientes sejam atendidos.

Fique por dentro das novidades

O atual perfil do consumidor criou um desafio dentro das empresas. No controle dos processos, bem informados e com acesso fácil para pedir atendimento, eles esperam cada vez mais agilidade. Se adequar a essa realidade não é difícil, mas é determinante para o sucesso no mercado.

Além de priorizar múltiplos canais e respostas em tempo real, sua companhia pode ir mais longe. A tecnologia revolucionou a comunicação e hoje é possível contar com chatbots e outros recursos para interações rápidas, capazes de resolver muitas questões e impulsionar a venda de produtos e serviços.

Encantar, ou seja, ir além do que o cliente espera.

Cumprir com o básico, às vezes, já é suficiente. Mas, para ir além da confiança e realmente ser amado, surpreender pode ser a chave para um relacionamento mais duradouro.

Em um mercado competitivo, ter um diferencial em termos de atendimento aumenta consideravelmente as chances de fidelização a uma marca.

Cliente feliz e realizado ainda pode indicar os produtos e serviços a outra pessoa. Parece óbvio bater nessa tecla, mas, diante de tantos dados que nos mostram que o atendimento é ruim, continuamos insistindo.

Até pouco tempo atrás os e-commerces ficavam limitados a atender os usuários somente por e-mail.

Posteriormente, as redes sociais passaram a integrar o repertório de ferramentas de comunicação, gerando mais engajamento entre o público e criando laços entre a marca e o cliente em um ambiente descontraído.

Aos poucos, as empresas passaram a disponibilizar números para contato via aplicativos de troca de mensagem, como o Whatsapp, trazendo ainda mais agilidade e dinamismo ao setor.

Cada uma dessas soluções tem integrado todo um conjunto estratégico para gerar excelência no atendimento ao cliente no ambiente virtual.

Como transmitir um atendimento personalizado e uma experiência positiva com a loja virtual?

Existem algumas medidas que um e-commerce pode tomar para trazer excelência no atendimento ao cliente. A seguir, mostraremos algumas práticas que podem ser implementadas.

  • invista em automação de marketing — esse tipo de ferramenta proporciona auxílio na análise de resultados dos e-mails recebidos pela empresa, possibilitando a extração de dados úteis para estratégias cada vez mais eficientes;
  • personalize o contato — o consumidor da era moderna prioriza empresas que o tratam de forma diferenciada. Nesse contexto, os dados obtidos nas análises podem ajudar a criar personas para otimizar a comunicação;
  • ofereça conteúdo relevante — lembre-se de que nem todos os leads encontram-se no estágio de compra. Portanto, é preciso oferecer informações úteis com a finalidade de estreitar a relação deles com a marca.

A rapidez no atendimento ao cliente, portanto, é um dos pontos-chave para um negócio bem sucedido e clientes satisfeitos. 

A plataforma da Dooca disponibiliza diferentes integrações para que o lojista possa desempenhar a multicanalidade, e de maneira descomplicada, gerenciar a loja e interagir com o seu consumidor, tais como: sistemas de atendimento e ferramentas de marketing. Confira nossas integrações no site: https://dooca.com.br/integracoes-com-a-loja-virtual.

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