AI Agent: O que são, como funcionam e suas vantagens

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

Nos últimos anos, os AI Agents revolucionaram o mercado, transformando a forma como empresas automatizam o atendimento, interagem com clientes e otimizam processos internos. Agora, com a tecnologia da JivoChat, esse poder está ao seu alcance — de forma simples, intuitiva e altamente personalizável.

A nossa solução de automação com inteligência artificial te permite criar atendimentos automatizados com base em documentos, informações específicas do seu negócio ou até mesmo links. Além disso, você pode configurar múltiplos agentes especialistas em áreas específicas da sua empresa.

O que é um Agente AI e como funciona na prática?

Os agentes de inteligência artificial (AI Agents) são sistemas autônomos projetados para processar dados, executar tarefas e tomar decisões de forma independente. Eles usam algoritmos de machine learning, processamento de linguagem natural e outras tecnologias para simular conversas e resolver demandas com rapidez e precisão.

O grande diferencial do Agente AI da Jivo está na possibilidade de treinar o bot com até 5 arquivos (PDF, DOC, etc.) ou URLs — como páginas de produtos, base de conhecimento, termos de uso ou qualquer conteúdo relevante para o seu atendimento.

O que torna o Agente AI da Jivo diferente?

Nosso agente de inteligência artificial vai muito além de um simples chatbot. Confira os principais diferenciais desta solução:

1. Especialistas Virtuais Personalizados

Crie quantos agentes quiser, cada um com seu próprio conjunto de informações. Isso permite montar um atendimento mais preciso, contextualizado e segmentado por área, produto ou tipo de cliente.

Você pode subir até 5 arquivos ou links por agente. Assim, o bot aprende diretamente com o conteúdo da sua empresa, garantindo respostas mais coerentes e específicas à sua operação.

3. Atendimento 24/7 com Inteligência

Os agentes funcionam de forma ininterrupta, tirando dúvidas e resolvendo demandas simples a qualquer hora. Ideal para reduzir filas, acelerar o suporte e garantir presença constante, mesmo fora do horário comercial.

4. Integrações com Principais Canais

O agente atua não apenas no seu site, mas também em canais como WhatsApp, Instagram, Telegram, Facebook Messenger e outros. Tudo a partir de um único painel de controle.

5. Redução de Custos e Aumento de Eficiência

Com o agente resolvendo até 80% das demandas de forma autônoma, sua equipe foca no que realmente importa. Isso reduz o custo por atendimento e melhora a experiência do cliente com mais agilidade e consistência.

6. Aumento da Satisfação do Cliente

Ao proporcionar repostas rápidas, personalizadas e proativas, nossa solução aumenta em os níveis de satisfação dos clientes em até 30%, além de garantir que nenhum chat seja perdido ou abandonado.

Como um IA agent funciona?

Esses agentes operam em um fluxo bem definido:

1. Definir Objetivos e Metas

Para que um agente de IA funcione de forma eficiente, primeiro ele precisa receber um objetivo ou meta clara. A partir destas informações, o agente irá definir um plano de ação e dividir a meta em tarefas menores e gerenciáveis.

Após a divisão, as tarefas são priorizadas e programadas para execução, sempre seguindo uma sequência lógica afim de garantir que o objetivo principal seja alcançado da forma mais eficiente possível.

imagem que mostra o fluxo de um agente AI da Jivo

2. Coletar e Processar Dados

Porém, para conseguir realizar essas tarefas e atingir o objetivo, essa IA precisará ser alimentada com dados relevantes. Ela é capaz de coletar essas informações de diferentes fontes, como bancos de dados internos, API's externas ou até mesmo através da interação com outros sistemas.

3. Executar Tarefas e Avaliar Resultados

Depois de coletar todos os dados necessários, o agente de inteligência artificial irá executar as tarefas de acordo com o planejamento e avaliar os resultados para garantir que a meta ou objetivo foi alcançado.

À medida que eles executam as tarefas, eles analisam os resultados e ajustam seus algoritmos para melhorar as futuras interações. Esse ciclo constante de aprendizado permite que os agentes se tornem cada vez mais eficazes e adaptáveis às mudanças no ambiente de negócios.

Desafios de usar um AI agent

Embora ofereçam uma série de vantagens e benefícios, implementar uma solução como esta não é uma tarefa fácil. Isso porque esses agentes exigem uma integração cuidadosa com sistemas existentes e podem enfrentar limitações em termos de adaptação e interpretação de dados.

Veja alguns desafios que sua empresa pode encontrar ao implementar um agente de IA:

Qualidade e Disponibilidade dos Dados

Para funcionar corretamente, a IA precisa ser alimentada com dados de alta qualidade e em grande quantidade. A falta de dados ou a presença de informações imprecisas pode comprometer a eficiência do agente e resultar em decisões erradas ou respostas inadequadas.

Desafios de Integração

Ao contrário do que muitos pensam, integrar uma IA agent a um sistema existente pode ser um grande desafio, principalmente para empresas mais antigas que ainda trabalham com sistemas legados que não foram projetados para trabalhar com tecnologias como esta.

Desta forma, será necessário realizar ajustes complexos em toda a infraestrutura, o que consequentemente irá aumentar o custo e o tempo de implementação.

Privacidade e Segurança

Por ser uma tecnologia recente, o uso de agentes de IA pode levantar questões relacionadas a privacidade de segurança, principalmente se a empresa tem acesso a dados sensíveis dos clientes.

ilustração de um robo preocupado com as segurança dos dados de uma pessoa

Por isso, é fundamental garantir que o agente esteja em conformações com as regulamentações de proteção de dados, como a LGPD ou GDPR, afim de evitar violações e possíveis penalidades legais.

Necessidade de Treinamento e Ajustes Contínuos

Embora tenham a alta capacidade de aprender e melhorar com interações ao longo do tempo, essa solução ainda exige monitoramento constante e ajustes periódicos para continuar operando de maneira eficaz.

Este é um processo relativamente complicado, que envolve não apenas a revisão dos algoritmos, como também o treinamento contínuo para lidar com novos cenários, problemas relacionados a novos produtos e até mudanças no comportamento do usuário.

Implemente o agente da IA da Jivo no seu negócio

A Jivo oferece diferentes soluções desenhadas para empresas de todos os tamanhos.

Principais recursos:

  • Atendimento 24/7 e multilíngue
  • Automatiza até 80% das demandas
  • Suporte omnichannel
  • Redução de custos operacionais & Aumento de satisfação em até 30%

Planos:

  • Profissional: R$ 99 por operador/mês, no plano anual;
  • VIP: R$ 185 por operador/mês, no plano anual.

Já contratou nossa solução e quer aprender a configura-la? Não se preocupe, basta seguir nosso guia onde ensinamos como configurar um bot de IA para responder automaticamente os clientes.

Como Configurar seu Agente AI da Jivo

A configuração é rápida e intuitiva:

  1. Crie um novo agente AI no painel da Jivo
  2. Faça o upload de arquivos (PDF, .doc, etc.) ou cole links com o conteúdo que o agente vai estudar
  3. Nomeie o agente de acordo com a função (ex: "Cadastro & Pagamento")
  4. Conecte-o aos canais desejados (ex: WhatsApp, site, Instagram)
  5. Comece a automatizar conversas com base no conteúdo que você forneceu

imagem que mostra algumas vantagens e configurações do AI Agent da Jivo

FAQ -- AI Agents

1. O que é um agente de IA e como ele pode ajudar minha empresa?

Os agentes baseados em IA são um sistema autônomo que automatizam tarefas e tomam decisões sem intervenção humana. Eles são uma excelente estratégia para quem busca reduzir custos, melhorar a eficiência e otimizar o atendimento ao cliente.

2. Quais são os principais benefícios de usar um AI Agent?

Conforme destacamos ao longo do guia, essa é uma solução que traz diversos benefícios para o seu negócio, pois aumentam a eficiência operacional, melhoram a experiência dos clientes, trazem previsões mais precisas, reduzem custos e oferecem escalabilidade.

3. Quais são os desafios de usar um AI Agent?

Os principais desafios incluem a qualidade dos dados, a integração com sistemas antigos, questões de privacidade e segurança, e a necessidade de treinamento contínuo para garantir o bom desempenho dos agentes.

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