Canais de comunicação: o que são?
Canais de comunicação são ferramentas indispensáveis para desenvolver a comunicação entre a sua empresa e os seus clientes.
Através deles é possível atender chamados, realizar campanhas de Marketing e transmitir informações úteis ao seu público.
Graças ao avanço da tecnologia, atualmente, existe uma grande variedade de canais disponíveis para você utilizar.
E por conta disso, nem sempre escolher qual canal, ou quais canais, são mais adequados para se comunicar com o seu público é uma tarefa fácil.
Portanto, para que você consiga conhecer mais características sobre os diferentes canais que estão disponíveis para utilizar no seu negócio, elaboramos um artigo cheio de informações.
O que são canais de comunicação?
Na teoria da comunicação os canais de comunicação são utilizados para transportar uma mensagem do emissor ao receptor, e nos negócios eles não ocupam um papel muito diferente.
Os canais de comunicação são os principais pontos de contato entre o cliente e o seu negócio, por isso, eles são utilizados pelas empresas para construir relacionamento com clientes.
Através dos canais de comunicação a sua empresa pode atuar ativamente na comunicação para prestar atendimento ao cliente, prospecção, divulgação, negociação ou suporte.
A mudança nos canais de comunicação
Ao longo do tempo e com o avanço da tecnologia os canais de comunicação foram se modificando para atender as necessidades e demandas dos seus usuários.
A digitalização impactou o uso dos canais de comunicação, em contraste com os anos anteriores onde o principal canal utilizado era o telefone, através de centrais de atendimento.
E as empresas passaram a utilizar mais de um canal para a comunicação para atender o consumidor.
Hoje os canais digitais detém o domínio de uso em comparação com os canais mais tradicionais.
E antes de você definir quais são os canais mais adequados para utilizar no seu negócio, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração.
Dentre esses fatores podemos citar:
- Perfil do público-alvo
- Área de atuação da empresa
- Tendências de mercado
- Nicho de mercado
E ainda sim é preciso saber que cada persona terá suas preferências quanto ao modo de se relacionar e se comunicar com a empresa.
Por isso, você deve conhecer alguns aspectos comportamentais do seu público para saber quais canais você deve incluir nas suas estratégias de marketing.
De acordo com pesquisas, como a realizada em 2018 no State of Global Customer Service pela Microsoft, os canais favoritos dos brasileiros são:
- Telefone e outros canais por voz (33%)
- Live Chat (21%)
- E-mail (18%)
- Autoatendimento online (15%)
- Mídias sociais (10%)
- SMS/mensagem de texto (2%)
Portanto, é necessário escolher canais de comunicação que façam parte da realidade do seu segmento e público-alvo.
A idade também deve ser um fator que pode ser levado em consideração, vejamos o exemplo a seguir.
Uma marca que atende um público mais jovem e moderno pode ter mais sucesso com canais digitais e de autoatendimento.
Já uma empresa que atende clientes de idade mais elevada deve manter o atendimento telefônico como principal.
O ideal é você ser capaz de oferecer atendimento em mais de um canal, mas com qualidade e também com foco na experiência do usuário.
E ainda é possível verificarmos quais são os canais favoritos quando se diz respeito às divulgações e promoções de uma empresa.
Um estudo da DMA Insight, realizado em 2019, revelou quais são os canais de comunicação favoritos em cada estágio da jornada do cliente:
- Pré-venda: 57% preferem e-mail, 15% gostam de anúncios online e 14% querem receber publicações de blogs e mídias sociais
- Pós-venda: 57% preferem receber e-mails, 27% escolhem as mensagens de texto e 9% querem contato face a face.
- Atendimento ao cliente: 48% gostam de ser atendidos por e-mail, 25% por mensagens de texto e 20% pelo telefone.
Mas lembre-se que não se deve utilizar esses dados como base, pois cada tipo de negócio atende um segmento com necessidades específicas.
Você pode realizar pesquisas de mercado com seus clientes a fim de encontrar os melhores canais.
Qual é a principal função dos canais de comunicação?
Para que você seja capaz de compreender em quais aspectos os canais de comunicação podem ser necessários para um negócio, abordaremos quais são as principais funcionalidades de um canal de comunicação.
Podemos dividi-los em três categorias distintas:
- Canais ativos ( quando uma empresa entra em contato com um cliente)
- Canais receptivos (quando o cliente entra em contato com a empresa)
- Mistura desses dois modelos de canal.
Através dos canais é possível:
- Prestar atendimento ao cliente, atender solicitações, fornecer informações e tirar dúvidas
- Ofertar o serviço de suporte ao consumidor durante o pós-venda
- Abrir espaço para que os clientes deixem as suas reclamações
- Compartilhar conteúdo que tenham valor para o cliente
- Promover ofertas, promoções e descontos
- Informar sobre novidades da empresa
- Enviar convites para eventos, seminários e webinars
- Prospectar potenciais clientes
- Agendamento de visitas
- Realizar comunicação interna na sua empresa
Tipos de canais de comunicação
Podemos separar os canais de comunicação de acordo com a sua principal função dentro de um negócio e como é realizada a interação com o consumidor.
Canais de comunicação direta
Nesses canais os clientes são atendidos de maneira personalizada, com isso é possível melhorar a comunicação e consequentemente o entendimento da mensagem.
A personalização pode levar a um aumento da satisfação dos clientes e também melhorar as chances de fidelizá-los.
Por isso, utilizar esses canais pode contribuir para que a sua marca seja mais percebida pelo consumidor e pode trazer um diferencial quando comparado aos seus concorrentes quando o seu foco for oferecer atendimento.
Além disso, alguns desses canais, quando utilizados, permitem que você colete dados que são importantes para que você possa tomar decisões acerca do seu negócio.
Estamos falando de canais como:
- Telefone
- Mensagens de texto
- Chat online
- Aplicativos
- Podcasts
A comunicação através desses canais geralmente ocorre após o consumidor sinalizar que tem interesse em manter um relacionamento com a sua marca.
Canais de mídia social
Os canais de mídia social já ocupam um lugar de destaque para as empresas que desejam investir em relacionamento com o consumidor.
Sua utilização é muito popular em diversas estratégias de marketing digital, e eles também são tidos como canais de comunicação direta.
Nesses canais, existe também a possibilidade de atrair novos compradores por meio das mídias sociais.
Por esse motivo, são aplicadas estratégias como o Marketing de Conteúdo que consiste em entregar conteúdo de valor para a sua persona, conduzi-las até seu site ou blog.
A possibilidade de veicular anúncios pagos e também de utilizar estratégias de influenciadores digitais é uma boa oportunidade para fazer com que novos compradores confiem na sua marca através das mídias sociais.
Entretanto, para trabalhar com esses canais é necessário investir em uma equipe de Marketing, pois eles irão desenvolver e aplicar as estratégias necessárias para que vão conduzir o desenvolvimento do seu negócio.
As estratégias de marketing para mídias sociais vão além de observar as métricas de vaidade, como o número de curtidas, ou likes em uma foto.
Dentre as redes sociais mais populares podemos citar:
- YouTube
- TikTok.
Canais de direcionamento
São muito importantes para a visibilidade do seu negócio como também a conversão em leads, pois, assim como as redes sociais, também estão encarregadas de atrair novos visitantes.
Neles também é possível aplicar diversas estratégias de Marketing digital como SEO, para que o seu negócio conquiste mais visibilidade em através de um melhor posicionamento no Google.
Com SEO e Marketing de Conteúdo é possível atrair novos clientes e fazer com que eles avancem através do funil de vendas.
Para isso é necessário promover o conteúdo da empresa e oferecer conteúdo de valor para os seus clientes.
- Motores de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo
- Blog
- Revistas, jornais, programas de rádio
- Programas de entrevistas
- Conferências
Canais de publicidade
Também existe a possibilidade de promover o seu conteúdo dentro do ambiente virtual através do uso de anúncios pagos.
O intuito de utilizar esses canais é gerar mais tráfego para o seu site ou para a sua página em uma rede social, por exemplo.
É necessário também utilizar o Marketing de Conteúdo para que o usos desses canais possam gerar resultados positivos.
São exemplos de canais de divulgação:
- Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Instagram Ads, entre outros
- Anúncios em TV, rádio, jornais e revistas
- Displays em lojas de varejo.
Canais de reclamação
Os canais de reclamação são pontos onde os consumidores podem expressar as suas opiniões, experiências e frustrações acerca de um serviço prestado ou aquisição de um produto.
Eles são muito importantes para que a empresa possa reconhecer quais são os aspectos que devem ser trabalhados e melhorados, e através desses aspectos garantir uma melhor satisfação do consumidor.
Entre as opções mais comuns de canais de reclamação podemos citar:
- Chat online em sites
- Canais específicos de reclamação
- Páginas de perguntas frequentes
- Fóruns
Conheça e saiba diferenciar os dois principais tipos de comunicação e como eles podem ser aplicados ao seu negócio clicando aqui.
Os principais canais de comunicação
Para obter resultados positivos, é preciso conhecer as características dos canais de comunicação disponíveis e também suas vantagens.
Outro fator relevante, e que pode trazer resultados positivos, durante a comunicação com o público, é estabelecer um tom de voz próprio da sua empresa, bem como investir em personalização e humanização.
Vamos agora conhecer os exemplos de canal de comunicação que você pode utilizar para se comunicar com o público.
O email é provavelmente um dos canais mais utilizados e os favoritos das empresas.
Além de ser um ótimo canal de atendimento, ele também é um excelente canal de divulgação para campanhas através da estratégia de email marketing.
Através do e-mail é possível levar informações que sejam úteis para o seu público, e que podem até mesmo acelerar a decisão de compra.
Mas para isso você precisa ser estratégico e criar assuntos que chamem e despertem a atenção do usuário, pois é esse fator que definirá se o usuário abrirá o seu e-mail ou não.
Também é possível utilizar esse canal para realizar o envio de promoções, cupons de desconto e mensagens personalizadas que engajem o público e despertem o interesse do consumidor.
Mas esteja atento se você estiver pensando em utilizar a estratégia de e-mail marketing.
Pois emails muito frequentes podem se tornar cansativos para o seu público, além de que o provedor provavelmente irá classificá-los como Spam.
O ponto positivo em utilizar emails para se comunicar com os usuários é que eles respondem ou visualizam as mensagens apenas quando se disponibilizam a realizar a ação.
Para iniciar as suas campanhas de email marketing você pode contar com ferramentas como E-goi.
E-goi é uma ferramenta de criação de campanhas de email marketing que permite que você crie mensagens personalizadas, realize testes a/b, consulte relatórios de abertura de emails.
E muitas outras vantagens, como integração com as principais plataformas e ferramentas para facilitar o seu trabalho.
E-goi possui planos pagos e gratuitos então não deixe de começar a estruturar as suas campanhas de email marketing.
Aprenda como fazer um email para a sua empresa visitando o nosso conteúdo: Como fazer um email.
Chat online
O chat online também é um dos canais de comunicação mais importantes para quem possui um site institucional.
O site geralmente é um ponto de contato referencial para o consumidor e é nele onde ele vai buscar mais informações sobre um produto ou até mesmo sobre como realizar uma reclamação.
Por esse motivo é importante que você disponibilize um canal como um chat online no seu site e busque qualificar o seu atendimento.
Além disso, eles são essenciais para aqueles clientes que estão no topo do funil e não têm muito conhecimento sobre o produto ou serviço que você oferece.
Através do chat online você pode utilizar recursos como convites proativos que estimulem os seus clientes a iniciar uma conversa e a partir desse ponto, passar a conversa para alguém do seu time de vendas.
Assim você pode tirar as dúvidas desse usuário e aprofundar o seu conhecimento do seu produto deixando-o mais perto de realizar uma compra.
Para utilizar um serviço de Chat online, aumentar as suas chances de conversão e também de qualificação do atendimento ao cliente conheça o JivoChat.
O JivoChat é uma ferramenta de chat online que possui diversos recursos para que você possa oferecer uma experiência única ao usuário.
Através do JivoChat é possível realizar integrações com redes sociais, para ter acesso a todas as mensagens em um único painel facilitando o atendimento da sua equipe.
Você também pode contar com convites proativos e recursos de CRM para que você possa ter acesso ao histórico de compras de cada cliente e oferecer um atendimento personalizado.
Experimente utilizar o JivoChat no site do seu negócio e veja a diferença!
Chatbot
Os chatbots são recursos de software programados para interagir com o público, que podem automatizar tarefas básicas e que tomariam um tempo de atendimento.
Eles são constituídos a partir de recursos complexos, como aprendizado de máquina ou inteligência artificial, que permitem que eles compreendam o que um usuário está tentando comunicar.
São uma alternativa para quem deseja oferecer atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Pois em um ambiente competitivo oferecer atendimento quando o consumidor precisa pode contribuir para que ele escolha adquirir um produto na sua loja ao invés da concorrência.
A maior desvantagem é que os chatbots não conseguem executar operações de alta complexibilidade.
Entretanto para quem utiliza o JivoChat uma vez identificado que o problema não pode ser solucionado através do chatbot a conversa é transferida automaticamente para um atendente.
O JivoChat além de ser um chat online também possui recursos de chatbot.
Blog
O blog é um dos canais de comunicação mais importantes para quem deseja investir em SEO e também utilizar a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Ele é um canal onde é possível compartilhar informações para conduzir os consumidores por todas as etapas do funil de vendas.
É possível ainda criar conteúdos que sejam mais dinâmicos para atrair a atenção do público como infográficos, gráficos interativos, vídeos, webinars e outros para utilizar no seu blog.
Antigamente quando se desejava adquirir um produto em específico, o consumidor buscava fazer contato direto com a equipe de venda.
Atualmente esse cenário se modificou bastante, pois o consumidor passou a utilizar os canais digitais na internet, não só para se informar sobre as características de um produto, mas também para encontrar o melhor custo benefício.
E por isso as grandes empresas investem tanto em marketing de conteúdo, para serem encontradas por esse consumidor em potencial.
Se você quer ter um blog para começar a utilizar essa estratégia, você pode utilizar o Wix.
O Wix é uma plataforma de hospedagem de sites, blogs e até mesmo ecommerce que possui um construtor de sites.
Você não precisa ter conhecimento em programação, pois o Wix possui um construtor de sites fácil e você ainda pode contar com os templates prontos da plataforma e editá-los como você preferir.
Construa o seu blog com o Wix que comece a investir em Marketing de Conteúdo.
Landing Page
Semelhante a um blog, mas utilizadas para outros objetivos, as Landing Page, são conhecidas como uma página de captura.
Elas são páginas específicas criadas para atrair leads e convertê-los, por isso seu conteúdo é focado em apenas um assunto específico.
É através dessas páginas que você oferece uma proposta de valor para o seu público,e que em troca irá te retornar dados importantes, como o e-mail, para que você possa continuar o contato.
Depois de obter dados do seu público, você pode iniciar as suas campanhas de email Marketing e estreitar ainda mais a comunicação.
A proposta de valor pode ser um material rico como ebook com um conteúdo que interesse o seu público, promoções ou até mesmo infográficos e acesso a webinars.
Tudo vai depender do seu objetivo e também do interesse do seu público-alvo.
Mas antes de sair coletando dados do seu público esteja atento, pois no Brasil existe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Através dessa lei é regulada a coleta, o tratamento, uso e o compartilhamento de informações do usuário que acessam os seus canais de comunicação.
Por isso, não deixe de conferir o que a LGPD tem a dizer sobre a coleta de dados.
Para criar landing pages profissionais, você pode fazer o uso da ferramenta E-goi, que já mencionamos anteriormente neste artigo.
Além de ser uma ferramenta de Email marketing, ela também permite que você crie as suas Landing Pages de um jeito prático e simples.
Com E-goi você pode unificar as estratégias e ter um controle mais amplo de ambos os canais.
Site institucional
Quando abordamos o tema chat online, mencionamos que o site é o principal ponto de contato entre o consumidor e a sua empresa.
E por isso, é fundamental que você disponibilize esse canal como um canal oficial para que os consumidores possam encontrar informações seguras sobre o seu negócio, produtos e serviços.
Mesmo que você disponibilize as redes sociais como um de seus canais de comunicação alternativos, o site sempre será o referencial para um cliente.
Dentre alguns aspectos que você deve incluir no seu site podemos citar:
- Missão
- Valores
- História da sua empresa
- Quem são os colaboradores
- Parceiros
- Link para o seu blog
- Principais clientes e feebacks
- cases de sucesso
- Detalhes sobre seus produtos e serviços.
Além de ser um canal mais confiável para oferecer as informações ao seu público, ele pode aumentar a visibilidade do seu negócio.
E muitas plataformas permitem que você tenha um blog ou uma loja virtual integrada ao seu site ou blog.
Esse é o caso da ferramenta Wix. Já mencionamos essa ferramenta quando abordamos o canal de comunicação blog.
Além de um blog, o Wix permite que você crie um site e integre esses dois canais e potencializando a sua estratégia permitindo que você possa alcançar um público ainda maior.
Telefone
Embora existam canais que facilitem e tornem o processo de comunicação com o cliente tornando-o mais rápido, ainda existem pessoas que não dispensam o uso de canais mais tradicionais como o telefone.
Por esse motivo, ainda existem muitas centrais que prestam atendimento através desse canal, para atendimento sac, por exemplo.
De uma maneira geral as ligações possuem algumas vantagens em seu uso se compararmos com os mensageiros. Através delas é possível:
- É possível transmitir informações de maneira mais clara e detalhada
- Resolver um problema do cliente rapidamente
- Obter reações e feedbacks imediatos
Além disso, é mais fácil humanizar um atendimento através do telefone, pois a linguagem utilizada, e até mesmo o tom de voz contribuem para que o cliente possa ter esse tipo de percepção.
Assim como, também é mais fácil perceber qual é a emoção do cliente no momento do atendimento.
Aspectos como entonação, articulação das palavras e momentos de silêncio ajudam a definir se a pessoa tem sentimentos positivos ou negativos em relação a determinado assunto.
Lembre-se que se o objetivo da sua ligação é oferecer suporte, a sua equipe deve tentar ao máximo fazer com que uma experiência negativa se transforme em uma experiência positiva.
Um outro uso comum das chamadas telefônicas é a prospecção de clientes, entretanto você deve ter uma equipe de vendas treinada para realizar uma abordagem adequada.
Alguns clientes podem achar que abordagens telefônicas são invasivas, portanto é necessário tomar cuidado com esse tipo de ação.
O ideal é utilizar essa abordagem apenas por pessoas que já contataram a sua empresa, e já demonstraram ter interesse nos seus produtos e serviços.
O JivoChat também possui sistema de telefonia que permite que você conecte o seu número de telefone via Voip, dessa forma é possível receber e realizar ligações através da ferramenta.
SMS
Você muito provavelmente já recebeu SMS promocionais de alguma empresa que você tenha deixado o seu número.
Muitas empresas utilizam estratégias de SMS Marketing para executar ações como:
- Enviar lembretes aos clientes sobre consultas, reuniões ou detalhes que precisam da ação do cliente
- Atualizações sobre a situação de um pedido ou serviço
- Número de código de barras para o pagamento de um boleto
- Cupom de desconto para compras online
- Aviso sobre eventos da empresa na região
A vantagem em utilizar esse canal de comunicação é que cada vez mais as pessoas estão conectadas com os seus telefones celulares e acabam recebendo esse tipo de notificação imediatamente.
Aplicativos de mensagens instantâneas
Os mensageiros instantâneos também são canais que se tornaram muito populares para atender às solicitações dos consumidores com mais rapidez e eficiência.
E também são utilizados como canais de comunicação interna nas empresas.
Os aplicativos instantâneos mais utilizados pelo público atualmente são o Telegram, Facebook Messenger e o Whatsapp Business e proporcionam uma experiência semelhante a do chat online.
A grande diferença entre o chat e os aplicativos de mensagens instantâneas é que o consumidor tem acesso a sua empresa através de um aplicativo que ele já utiliza diariamente.
E isso em termos de experiência do usuário pode ser vantajoso para o cliente, pois ele não precisa baixar um outro aplicativo para entrar em contato com a sua empresa, por exemplo.
Como vantagem em utilizar os aplicativos de mensagens instantâneas podemos citar:
- Os aplicativos de mensagens possuem mais recursos interativos
- Possibilitam o envio de conteúdo dinâmico, como vídeos e imagens
- Indica se um contato está online ou não e se ele visualizou as mensagens
- Dar mais informações sobre seus produtos
- Receber pedidos de encomendas
- Enviar informativos e atualizações
Notificações de push
As notificações de push também podem ser consideradas canais de comunicação, pois elas costumam transmitir mensagens curtas ao consumidor.
Elas são aquelas mensagens que são enviadas por aplicativos no seu smartphone, como as mensagens que aparecem na sua barra de notificação, e também através de sites no seu navegador da Web.
Na maioria das vezes, é necessário conceder permissão para que elas passem a ser exibidas ao consumidor.
E por se tratar de um aviso, é bastante provável que o usuário visualize as suas mensagens e possivelmente visite o canal da sua empresa, aplicativo ou site para obter mais informações.
É possível utilizar as notificações de push para trabalhar todas as fases do funil de vendas, e você pode utilizar diversas estratégias para tentar engajar os seus clientes.
Aplicativos Corporativos
Uma empresa que desenvolve um aplicativo próprio para se comunicar com seus clientes tem grande potencial de estreitar seu relacionamento.
Pois, os aplicativos não servem apenas para apresentar os produtos da empresa, mas também é possível utilizar o aplicativo corporativo como um canal de autoatendimento.
Os usuários tendem a utilizar seus dispositivos móveis durante um longo período, por isso você não deve ignorar a possibilidade de adotar o uso desse canal de comunicação.
Lembrando enviar notificações de push através de aplicativo para que eles se lembrem de acessar o aplicativo.
Mas lembre-se que aplicativos corporativos, normalmente, são os primeiros a serem desinstalados quando a memória do dispositivo móvel do consumidor está cheia, então você deve elaborar estratégias para que isso não aconteça.
E proporcionar experiências únicas através de ofertas exclusivas apenas para quem utiliza o seu aplicativo.
Redes sociais
São canais de comunicação amplamente utilizados para relacionamento com o seu público.
E além disso, elas possuem muitos recursos e oportunidades que podem ser aproveitadas tanto para a divulgação dos seus produtos como na comunicação com o público.
Entretanto, para fazer o uso desses canais e ser bem sucedido é necessário ser ativo, e manter constância em suas publicações.
Utilizar e abusar dos recursos visuais é fundamental para que a sua estratégia de mídias sociais seja bem sucedida.
Além disso, é importante que você conheça quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público para maximizar os seus esforços nesses canais.
Por serem canais de comunicação utilizados também para fins pessoais, eles têm a capacidade de aproximar uma empresa do seu público.
Mas lembre-se que você deve manter a qualidade do conteúdo que é publicado através desses canais e ainda encontrar maneiras de se destacar dos seus concorrentes.
Por isso, se baseie na persona e entregue conteúdo de valor que o seu público tem interesse em ver.
Outra demanda que acontece nas redes sociais é o atendimento online, pois muitas possuem maneiras de conversar diretamente com a empresa.
Por isso, você pode utilizar ferramentas que unifiquem e centralizem o atendimento em um só lugar.
O JivoChat, por exemplo, permite que você faça integração entre as Directs do Instagram e o Facebook Messenger, assim você pode receber todas as mensagens em uma só janela.
Webinar
O Webinar é não é especificamente um canal de comunicação, mas através dele você pode estabelecer comunicação com o seu público.
Ele é um modelo de palestra ou seminário que ocorre especificamente no ambiente virtual, ele é uma excelente opção para você que deseja oferecer conteúdo de valor para a sua audiência.
Através dele também é possível mostrar que a sua empresa é autoridade dentro do mercado e reforçar a sua presença digital.
Você pode inclusive oferecer um Webinar como oferta de valor na sua Landing page, por exemplo.
Para ofertar um Webinar é importante que você tenha:
- Uma lista com potenciais interessados
- Uma webcam,
- O script do que será exposto do seu conteúdo
- Uma conexão de banda larga
Além disso, você pode utilizar alguns canais de transmissão como o Google Meets, a plataforma Zoom ou até mesmo o Microsoft Teams.
É um espaço onde você pode conhecer melhor o seu público, estimular networking e oferecer conteúdo de valor que os conduzem através do funil de vendas.
Rádio e TV
São dois canais de comunicação tradicionais e a comunicação ocorre unilateralmente, pois você não tem resposta do receptor.
Embora menos utilizados hoje em dia, você pode avaliar se deve incluí-los na sua estratégia através das suas personas.
O rádio é um canal utilizado para a comunicação local, enquanto a abrangência TV é maior e permite que você alcance mais pessoas.
Por causa desse alcance, o público que utiliza rádio diariamente é mais específico.
Em comparação com alguns dos outros canais que foram apresentados aqui, o Rádio e a TV possuem como desvantagem um menor nível de interação, uma vez que a audiência não tem participação ativa.
Outra desvantagem em utilizá-los é que geralmente o custo do investimento costuma ser mais alto se comparado com outros canais.
Sites de proteção ao consumidor
Sites de proteção ao consumidor se tornaram bastante populares à medida que os canais de comunicação online apresentavam um crescimento.
Eles foram criados exclusivamente para atender os usuários e suas reclamações e experiências negativas.
E por isso, esses canais acabam servindo como prova social para quem ainda não conhece nada sobre uma empresa e quer saber se ela é realmente confiável.
Um dos canais de proteção mais conhecidos e utilizados pelo público em geral é o Reclame Aqui Reclame Aqui.
Além de deixar as reclamações no site, é possível visualizar se a empresa tentou fazer contato com o consumidor para resolver a situação.
E afinal do atendimento o consumidor pode enviar um feedback final para mencionar se o seu problema foi resolvido, e se voltariam a fazer negócio com aquela empresa.
Esses canais também permitem que você reforce e apresente uma imagem positiva da sua empresa.
Pois mesmo que tenham ocorrido erros, mostra que você se interessou em resolvê-lo.
Esse é um aspecto que o consumidor tende a levar em consideração quando está escolhendo qual é o lugar mais adequado para adquirir um produto ou serviço.
Algumas empresas, inclusive, investem em equipes especializadas para atender as reclamações e problemas que surgem diretamente nesses canais.
Dessa forma, eles podem atender o consumidor com mais rapidez e garantir uma melhor qualidade do serviço.
Youtube
O Youtube também é um canal onde você pode informar o seu público, pois muitas pessoas procuram informações sobre produtos e serviços também no Youtube.
Você pode criar conteúdos explicativos, reviews, realizar entrevistas, mostrar o dia a dia da sua empresa e ainda compartilhar os seus vídeos nos seus outros canais de comunicação.
Tenha em mente que os conteúdos em vídeo geralmente são consumidos com uma maior facilidade e consequentemente também podem ser compartilhados com mais facilidade.
Para editar seus vídeos e fazer upload no Youtube, você precisa utilizar editores de vídeo que garantam que você entregue um vídeo dinâmico e profissional.
Conheça o Movavi que é um Software de edição de vídeos fácil e prático permitindo que você faça recortes, adicione efeitos e transições.
Além disso, o painel do Movavi é bastante fácil de utilizar, permitindo que você aprenda a usar os recursos da plataforma rapidamente.
Fóruns de discussão
Os fóruns são canais que funcionam muito bem para softwares e eletrônicos.
Através dos fóruns você pode prestar serviço de atendimento ao cliente, mas também pode promover a comunicação entre os seus clientes.
Dessa forma, eles podem ajudar uns aos outros a resolver questões mais básicas, pois nesses ambientes os clientes costumam relatar suas experiências com a empresa e suas dúvidas.
Também é uma maneira de você conhecer quais são os pontos que devem ser melhorados dentro do seu negócio.
Assim como os sites de reclamações, esses canais também são utilizados para que o público possa conhecer mais sobre a sua marca.
Página de dúvidas frequentes (FAQ)
Além das informações que já citamos anteriormente, quando foi abordado a possibilidade de utilizar um site institucional como canal de comunicação, também há possibilidade de criar uma página de autoatendimento ao consumidor.
Nessa aba de autoatendimento, geralmente, estão incluídas as perguntas comuns e até mesmo instruções de como fazer uso do produto.
Dessa forma, o cliente não precisa ficar esperando ser atendido por um membro da sua equipe de atendimento e pode resolver seus problemas sozinho.
Google Meu negócio
O Google Meu Negócio é um espaço exclusivo para empresas físicas, ou que tem algum ponto físico.
Ao realizar o cadastro no Google Meu Negócio você compartilha informações sobre a sua empresa para que o Google possa entregar mais dados sobre ela ao consumidor sempre que ele fizer uma pesquisa relacionada.
Assim ele pode ter informações relevantes como o local de atuação, o horário de funcionamento da sua empresa, classificação dada pelos clientes e ainda comentários sobre o seu serviço.
É outra maneira de disponibilizar informações confiáveis ao consumidor e por isso é altamente recomendável fazer um Google Meu Negócio.
Anúncios patrocinados
Os anúncios patrocinados, ou anúncios pagos, são maneiras de comunicar ao consumidor sobre os seus produtos e atraí-los para gerar tráfego no seu site ou perfil dentro da rede social.
Você pode veicular anúncios patrocinados em diferentes canais de comunicação como as redes sociais, e o Google.
Através do Facebook Ads, por exemplo, é possível fazer anúncios para o Facebook e também para o Instagram com diferentes objetivos como tráfego, mensagem direta, visualizações.
Com o Google existem possibilidades mais amplas como anunciar na Rede de pesquisa, para aparecer no buscador, também é possível anunciar na rede de Display para que os seus anúncios apareçam em sites parceiros do Google.
Google shopping, Dispositivos móveis e Youtube são bem são possibilidades de anúncios patrocinados pelo Google.
Anúncios Publicitários
Semelhantes aos anúncios patrocinados, porém utilizados no ambiente físico, os anúncios publicitários também informam o público acerca do seu produto ou serviço.
Eles podem vir em diferentes formatos e tamanhos, assim como ser aplicados em diferentes canais.
Entre os canais mais comuns podemos citar os anúncios em jornais, revistas, outdoors e também banners em diferentes localizações.
Depois de escolher seus canais de comunicação invista em estratégias de Marketing
Nesse artigo, você foi capaz de conhecer os diferentes canais disponíveis para utilizar e estabelecer o relacionamento com o seu público.
Mas lembre-se que a escolha do canal é apenas o primeiro passo, e você deve utilizá-los estrategicamente para que você possa ver os resultados que você espera.
Conheça outras estratégias de Marketing como o Inbound Marketing, Marketing de Relacionamento e Marketing Social.
Não deixe de elaborar um plano de marketing e um plano de ação para a sua empresa e boas vendas!
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