11 dicas práticas de como crescer no YouTube
Conhecer as principais estratégias de como crescer no YouTube para usar em seu canal é algo fundamental para atingir o sucesso.
Quem cria conteúdo para a plataforma precisa conhecer as principais formas de manter a consistência em seus resultados.
Sejam marcas ou influenciadores digitais, é preciso ir além do conteúdo de qualidade para ganhar o público e agradar o algoritmo da plataforma.
Se você tem interesse em saber mais sobre essas soluções, confira nosso artigo para conhecer as melhores dicas de como crescer um canal no YouTube.
11 dicas de como crescer no YouTube
Confira a seguir as principais dicas e estratégias que irão ajudar a impulsionar o seu canal no YouTube, gerando mais visualizações e ganhando inscritos.
1. Encontre e use as melhores palavras-chave
As pesquisas por palavras-chave são muito relevantes para que usuários da plataforma encontrem os vídeos que desejam.
Escolher as palavras certas é algo que irá influenciar diretamente os resultados do seu conteúdo.
Portanto, encontre palavras-chave principais com termos gerais que irão ajudar a definir os seus vídeos, mas que não serão seu foco.
Um exemplo de palavras-chave para uma confeitaria seriam:
- Bolo
- Doces
- Brigadeiro
Contudo, a ideia não é criar seus vídeos usando essas palavras como base, pois são muito contestadas nas plataformas e mecanismos de buscas. A ideia é criar palavras-chave que se derivam dessas principais.
Uma forma de fazer isso é usar as sugestões que o YouTube oferece pela recurso de autocompletar.
Outra forma de encontrar boas palavras-chave é utilizar alguma ferramenta de SEO como o Keyword Magic Tool.
Por fim, uma forma interessante de otimizar seus resultados é usar essa ferramenta para buscar por palavras-chave que não são muito concorridas, mas oferecem um bom volume de pesquisa.
2. Crie ótimos títulos para os seus vídeos
Depois de encontrar uma lista com as melhores palavras-chave, é hora de incluí-las em seus títulos.
Criar títulos chamativos e que despertam a curiosidade é uma etapa importante para fazer com que os usuários fiquem com vontade de assistir seu conteúdo.
Seu vídeo pode até ser muito bem feito, contar com boas ideias e qualidade técnica, mas se os usuários não clicarem nele, ele não terá um bom desempenho.
Por isso, busque criar títulos que captam a atenção nos primeiros segundos, sendo informativo ou gerando curiosidade.
3. Faça miniaturas bem chamativas
Você provavelmente já ouviu a expressão "uma foto vale mais que mil palavras". Com o YouTube, não é diferente.
Uma dica muito importante de como crescer no YouTube é criar miniaturas (também conhecidas como thumbnail) bem chamativas para seus vídeos.
É através dela que o usuário irá decidir se vai ou não assistir seu conteúdo. Caso sua miniatura não o convença, todo o trabalho para criar um conteúdo criativo e interessante pode ter sido desperdiçado.
Portanto, não use apenas um trecho do seu conteúdo como a capa do vídeo, busque criar imagens que expressam bem o que é o seu conteúdo.
Use fontes legíveis ao adicionar texto, faça imagens relacionadas ao título e use imagens chamativas.
4. Crie vídeos com tempo de exibição otimizados
Quanto mais tempo as pessoas consomem conteúdo no Youtube, mais a empresa ganha dinheiro com anúncios.
Isso faz com que o principal objetivo da plataforma seja o de manter seus usuários assistindo mais e por mais tempo.
Esse fator faz com que o tempo de exibição dos vídeos seja uma das principais métricas para o algoritmo do YouTube.
Isso faz com que canais com mais tempo de exibição tenham mais probabilidade de serem recomendados em pesquisas e vídeos sugeridos. Existem algumas estratégias para contribuir com essa métrica.
A primeira é criar vídeos longos, pois podem oferecer mais resultados que vídeos curtos. Um estudo feito pela BackLinko relaciona diretamente o tempo de vídeos com seu desempenho.
De acordo com a pesquisa, a duração média dos vídeos na primeira página do YouTube é de 14 minutos e 50 segundos.
Isso acontece porque o YouTube valoriza mais o tempo assistido na hora de ranquear o conteúdo e os vídeos mais longos oferecem a possibilidade de manter as pessoas por mais tempo na plataforma.
Criar introduções objetivas, focando nos primeiros 15 segundos, também é algo fundamental para manter os usuários assistindo seu conteúdo.
Portanto, aproveite esses segundos iniciais para ser objetivo e apresentar de forma objetivo o que será trabalhado em seu vídeo.
As interrupções de padrão também são ferramentas interessantes para manter os usuários interessados.
Elas consistem em mudar o visual do vídeo, fazendo o conteúdo mais atrativo com cortes, transições, elementos gráficos e outros enquadramentos.
5. Otimize seu conteúdo
Otimizar seu conteúdo é um passo muito importante de como crescer no YouTube.
O primeiro passo é se preocupar com a qualidade do vídeo, já que segundo o estudo da BackLinko mostra que conteúdos em HD representam cerca de 68% dos itens na primeira página.
O segundo é se preocupar em seguir as recomendações do YouTube para escrever descrições.
Otimize suas descrições criando textos que explicam o que é abordado no vídeo de forma detalhada e usando a palavra-chave principal.
Lembre-se também de otimizar as tags do vídeo para SEO. Use duas ou três variações com a palavra principal, use duas tags que explicam o conteúdo sem sua palavra-principal e adicione duas tags relacionadas à sua área.
6. Mantenha uma frequência de postagem
Definir uma frequência estratégica para publicar seus vídeos é algo importante para que seus inscritos saibam quando poderão assistir novos vídeos.
Caso seus vídeos sejam postados sem algum tipo de padrão, essas pessoas podem acabar se esquecendo do seu canal.
Portanto, faça testes, planeje suas postagens e use os dados do seu canal para descobrir os melhores dias e horários para postar.
7. Crie playlists
Outra dica importante de como crescer no YouTube é criar playlists para reunir conteúdos com assuntos relacionados.
O acesso a conteúdos diferentes oferecidos pela playlists pode ajudar na retenção de visualizações, algo que contribui diretamente para suas métricas.
Caso tenha vídeos diferentes sobre receitas, reviews, podcasts e entrevistas, busque criar playlists separadas para cada tipo de conteúdo.
8. Faça vídeos interativos e gere comentários
Voltando novamente ao estudo da BackLinko, no levantamento realizado pela empresa foi descoberto que existe uma relação direta com a quantidade de comentários e o ranqueamento dos vídeos.
Portanto, preste bastante atenção na sessão de comentários dos seus vídeos e tente interagir com quem comentou.
Além disso, criar vídeos interativos é uma forma de se aproximar da sua audiência e gerar comentários, discutindo sobre assuntos e respondendo dúvidas.
Lembre-se ao gravar de fazer perguntas para audiência e pedir sua opinião sobre alguns assuntos.
Esses comentários podem até mesmo oferecer ideias para criar novos conteúdos e continuar com o ciclo de engajamento.
9. Divulgue seus vídeos
Apesar do YouTube ser um dos maiores mecanismos de busca e plataformas de vídeos do mundo, isso não significa que todo seu trabalho deve ser focado apenas no Youtube.
Usar seus outros canais e mídias sociais para divulgar seus vídeos é importante para que o seu canal ganhe destaque.
Caso tenha uma base de contatos, considere disparar emails e mensagens no WhatsApp avisando sobre conteúdos novos.
10. Acompanhe seus resultados
Todas as dicas e estratégias para crescer no YouTube podem se tornar inúteis se você não acompanhar os resultados do seu canal.
A ferramenta oferecida pela própria plataforma oferece estatísticas precisas sobre o seu canal e seus vídeos.
Através do YouTube Studio é possível conferir: visualizações, tempo de exibição, inscritos, comentários, alcance, engajamento, duração média da visualização e muito mais.
Portanto, lembre-se de monitorar seus resultados com frequência. Afinal, será a partir dessas métricas que será possível identificar quais pontos de sua estratégia precisam ser reforçados ou melhorados.
11. Transforme espectadores em novos inscritos
A maioria das dicas da nossa lista são focadas em ajudar seu canal e seus vídeos a gerar mais visualizações.
Mas as visualizações sozinhas não irão promover seu sucesso no YouTube. Para isso, é preciso de um bom número de inscritos.
Faça isso de forma ativa em seus vídeos usando elementos gráficos e um botão de "Inscreva-se" ao final dos vídeos.
Lembre-se também de usar trechos do seu vídeo, no começo ou meio, para pedir que os usuários se inscrevam para continuar recebendo seu conteúdo.
O que achou das dicas de como crescer no YouTube?
Esperamos que as nossas dicas de como crescer no YouTube possam ajudar a impactar positivamente os resultados do seu canal.
Caso tenha interesse em seu aprofundar na criação de conteúdo e melhorar a qualidade dos seus vídeos, confira nosso artigo sobre o que é video maker e ferramentas de edição de vídeo.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!