Como desenvolver criativos que vendem sem gastar nada
Saber como desenvolver criativos persuasivos é algo essencial para qualquer empreendedor ou empresa que trabalhe com vendas. Afinal, eles são os elementos visuais que chamam a atenção do público, despertam o interesse, geram emoção e convencem a tomar uma ação.
Sendo assim, é essencial que os seus criativos sejam bem feitos, atrativos e relevantes para o seu nicho de mercado.
Porém, muitos profissionais do ramo se perguntam se é possível criar peças de qualidade sem investir em ferramentas caras, cursos profissionais ou agências especializadas. Felizmente a resposta para essa pergunta é sim!
E hoje nós vamos te mostrar como você pode desenvolver criativos incríveis usando apenas o seu computador, a sua criatividade e o CapCut Online, um editor de vídeos completo e acessível para impulsionar as suas vendas.
Então, leia até o final e confira!
Como desenvolver criativos realmente bons?
Antes de começar a criar os seus criativos, você precisa entender o que faz um criativo ser bom. Afinal, não basta apenas ter uma imagem bonita ou um vídeo divertido. É preciso que o seu criativo tenha alguns requisitos básicos. Veja a seguir alguns desses requisitos indispensáveis.
Objetividade
Primeiramente, seu criativo deve ter um propósito claro, seja ele informar, educar, entreter ou persuadir o seu público. Dessa forma, você deve definir qual é a mensagem que você quer passar, qual é a ação que você quer que o seu público tome e qual é o benefício que você oferece.
Adequação
Também é importante que seu criativo esteja alinhado com o seu público-alvo, o seu produto ou serviço, o seu canal de comunicação e o seu momento de venda.
Assim sendo, você deve conhecer bem o seu público, as suas necessidades, as suas dores, as suas preferências e o seu comportamento. Assim, com o criativo, é preciso mostrar como o seu produto ou serviço resolve o problema ou satisfaz o desejo do seu público.
Ademais, é fundamental escolher o canal de comunicação mais adequado para o seu criativo, seja ele redes sociais, e-mail, blog, YouTube, etc. Adapte o criativo de acordo com o estágio da jornada de compra do seu público, seja ele conscientização, consideração ou decisão.
Atração: essencial para desenvolver criativos que vendem
Outro ponto primordial é que o criativo chame a atenção do seu público em meio a tantos outros estímulos que ele recebe diariamente. Para isso, você deve usar elementos visuais que se destaquem, como cores, formas, contrastes, movimentos, etc.
Use também títulos, slogans, chamadas e textos que sejam curtos, claros, diretos e impactantes. Você deve utilizar gatilhos mentais que despertem o interesse, a curiosidade, a urgência, a escassez, a prova social, a autoridade, etc.
Emoção
Seu criativo deve gerar emoção no seu público, seja ela positiva ou negativa. Para isso, use imagens, vídeos, sons, músicas, histórias, depoimentos, etc. que provoquem sentimentos como alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, etc.
Dessa forma, você usa a emoção para criar uma conexão com o seu público, gerar empatia, simpatia e confiança.
Conversão
Por fim, seu criativo deve convencer o seu público a tomar uma ação, seja ela clicar, compartilhar, comentar, se inscrever, baixar, comprar, etc. Então, use argumentos que mostrem o valor, a qualidade, a diferenciação e a garantia do seu produto ou serviço.
Exponha ofertas que sejam irresistíveis, como descontos, bônus, brindes, frete grátis, etc. Ademais, utilize botões, links, formulários, etc. que sejam visíveis, acessíveis e fáceis de usar.
Como desenvolver criativos que atraiam o público?
Agora que você já sabe o que faz um criativo ser bom, você precisa saber como atrair o público com criativos e vender com eles. Temos algumas dicas ótimas nesse sentido, veja a seguir.
Pesquise
Antes de desenvolver os criativos, você deve fazer uma pesquisa de mercado, de público, de concorrência e de tendências. Assim, analise quais são as necessidades, as dores, as preferências e o comportamento do seu público-alvo.
Você deve observar também quais são os criativos que os seus concorrentes estão usando, quais os seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças. Também é essencial saber quais as tendências do seu nicho, as novidades, as inovações e as melhores práticas.
Planeje
Depois de fazer a pesquisa, é preciso planejar seus criativos, definindo qual é o seu objetivo, sua mensagem e sua oferta. Também defina qual será seu canal de comunicação, o momento de venda, o formato, estilo, tom de voz, cronograma, orçamento, etc.
Aliás, uma dica boa é criar um briefing com todas essas informações e usá-lo como um guia para desenvolver criativos.
Crie
Em seguida, você deve criar os seus criativos, usando ferramentas e recursos que você tem à disposição.
Você pode usar imagens, vídeos, textos, áudios, etc. que você já tenha ou que possa produzir. Também é possível usar modelos, templates, bancos de imagens, bancos de vídeos, etc. que você possa baixar ou comprar. A ferramenta CapCut Online é excelente para te ajudar nessa criação. Com ela você tem acesso a um banco de templates prontos, tanto de vídeos quanto de imagens comerciais fáceis de adaptar para qualquer nicho e objetivo.
Edite: fase crucial na hora de desenvolver criativos
Depois de criar os seus criativos, seja fazendo do zero, seja aproveitando modelos prontos, você pode editá-los usando o CapCut Online. Como já dissemos, ele é um editor de vídeo online gratuito cheio de funcionalidades para ajudar a desenvolver criativos maravilhosos.
Com o CapCut Online, você pode cortar, recortar, redimensionar, girar, espelhar, ajustar, filtrar, colorir, animar, transicionar, sobrepor, legendar, dublar, sonorizar, etc. os seus vídeos e imagens.
Você pode também usar ferramentas inteligentes de IA para remover o fundo, ampliar a imagem, corrigir a cor, restaurar, colorir a foto, gerar o retrato, transformar foto em desenho, etc.
Você pode, ainda, usar recursos poderosos, como conversão de fala em texto, conversão de texto em fala, transcrição de vídeo, etc. O CapCut Online também oferece recursos comerciais, como música, stickers, textos, efeitos, filtros, etc.
Algo legal sobre a ferramenta é que é possível trabalhar de forma colaborativa com outros profissionais, compartilhando materiais e projetos na nuvem. Também dá para exportar os criativos em diferentes formatos, resoluções, qualidades e taxas de quadros.
Desenvolver criativos bons é apenas parte do processo
Depois de criar e editar as artes, é hora de publicar. Lembre-se de que, para garantir a melhor taxa de conversão, é necessário testar e ajustar. Assim, publique os criativos nas redes sociais, nos anúncios pagos, YouTube, Pinterest ou seja lá onde for e avalie os resultados.
Aliás, o ideal é desenvolver e publicar diversos tipos de criativos concomitantemente e analisar os resultados de todos. Dessa forma, você pode apostar mais alto, digamos assim, nos que performaram melhor e aplicar correções nos que não performaram.
Agora que você já sabe como desenvolver criativos que vendem, coloque as dicas em prática e aumente suas vendas e o seu faturamento!
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