Como empreender do zero? 14 passos para começar em 2024

Tempo de leitura9 minutos
Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

Aprender como empreender do zero envolve uma série de fatores, desde a escolha dos produtos até a busca por fornecedores e a definição do canal de vendas, por exemplo.

O fato é que empreender é muito mais do que ter uma ideia promissora. É uma decisão de vida que requer bastante empenho e uma base sólida de conhecimento para o negócio prosperar.

Se você quer ajuda para tirar a sua loja do papel, eu vou te ajudar!

Eu sou Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, a maior escola de e-commerce do Brasil e, neste artigo, vou trazer toda a minha experiência para te mostrar o caminho.

Vamos começar!

O que é necessário para começar a empreender do zero?

Para começar a empreender do zero, é vital ter clareza sobre os passos que podem definir o sucesso do seu empreendimento.

Primeiro, é importante reconhecer que empreender envolve liderança e a habilidade de transformar ideias em projetos concretos. Você deve desenvolver isso (caso não tenha) e ter uma visão analítica e estratégica.

Outro ponto importante é esse: não há uma fórmula infalível para o sucesso imediato. É necessário estar preparado para enfrentar desafios, riscos e momentos de superação.

De maneira resumida, o caminho para empreender requer planejamento, conhecimento e uma execução cuidadosa de cada etapa do processo de criação do negócio.

Vou falar mais sobre isso nos próximos tópicos!

Como empreender do zero? 14 passos

Empreender é uma jornada repleta de desafios e conquistas, mas com o planejamento adequado, você pode transformar uma ideia em um negócio de sucesso.

Para te ajudar nisso, nós separamos os 14 passos fundamentais no processo de como empreender do zero:

  1. Encontre uma oportunidade de negócio;
  2. Faça um estudo do mercado;
  3. Estude seu público-alvo;
  4. Analise a concorrência;
  5. Estruture um diferencial competitivo;
  6. Tenha bons fornecedores;
  7. Decida o modelo de negócio;
  8. Escolha o canal de vendas;
  9. Monte um plano de negócio;
  10. Faça um planejamento financeiro;
  11. Levante o capital necessário;
  12. Formalize a sua empresa;
  13. Faça networking;
  14. Procure capacitação e informação.

⬇️ Abaixo, segue a explicação de cada um deles:

1. Encontre uma oportunidade de negócio

Identificar uma oportunidade de negócio é o primeiro passo para empreender do zero.

Para isso, a linha de raciocínio é simples: é preciso reconhecer uma necessidade não atendida no mercado ou resolver um problema que você ou outras pessoas enfrentam.

Considere suas paixões, habilidades e experiências ao buscar por ideias. É claro que você não deve desconsiderar a demanda do mercado, mas também deve levar em consideração os nichos que mais se identifica.

Afinal de contas, é muito melhor trabalhar com o que se gosta. Concorda?

2. Faça um estudo do mercado

Suponha que você tenha encontrado um produto incrível para começar o seu empreendimento.

O próximo passo que deve dar, então, é estudar o mercado em que ele está inserido. Em termos simples, isso significa:

  • Entender o mercado e o nicho que deseja atuar como um todo;
  • Identificar as tendências de produtos e interesses dos compradores;
  • Analisar os concorrentes do seu negócio.

A ideia é que você entenda o mercado de forma ampla, conseguindo direcionar suas estratégias da maneira correta.

3. Estude seu público-alvo

Uma das lições mais importantes para quem deseja empreender do zero é conhecer profundamente o público-alvo. Para ser ainda mais específico, a persona do negócio.

Caso não saiba, a persona nada mais é do que um perfil fictício do seu consumidor ideal. Elas são baseadas em dados demográficos, comportamentais e psicográficos.

A partir do momento que você sabe quem é a sua persona, mais fácil será traçar estratégias para o crescimento do seu negócio a médio e longo prazo. Suas ações de marketing serão mais assertivas e sua loja estará mais apta para atender às necessidades dos clientes.

Uma das melhores formas de definir esse perfil do cliente ideal é preenchendo o Mapa da Empatia, ferramenta gratuita que foi desenvolvida pelos especialistas do Ecommerce na Prática. Aproveite!

4. Analise a concorrência

Agora que você já identificou o perfil do seu potencial cliente e o mercado como um todo, chegou o momento de aprofundar o estudo sobre os seus concorrentes.

Um bom caminho é listar os principais concorrentes diretos e indiretos e avalie seus pontos fortes e fracos, estratégias de marketing, preços e produtos.

Além disso, compare seu negócio com os melhores do setor para identificar práticas que podem ser adaptadas ao seu contexto. Também analise histórias de sucesso e fracasso de concorrentes para aprender com suas experiências.

Lembre-se que a ideia não é copiar as outras empresas, mas entender suas estratégias e traçar outras ainda melhores para a sua empresa.

5. Estruture um diferencial competitivo

Seu diferencial competitivo é o que fará seu negócio se destacar no mercado. Por isso, desenvolva produtos ou serviços únicos que ofereçam benefícios exclusivos aos consumidores.

Vale ressaltar que esse diferencial competitivo também pode estar ligado às condições de pagamento, entrega, ao atendimento, dentre outros pontos importantes de uma operação.

O foco é você oferecer algo a mais que seus concorrentes, seja em relação à qualidade, ao preço, à conveniência ou à experiência de compra.

6. Tenha bons fornecedores

Outro passo importante do processo de como empreender do zero é contar com bons fornecedores. Afinal, são eles que vão te fornecer os produtos ou as matérias-primas necessárias para sua loja funcionar.

Pesquise diversos fornecedores, peça amostras e avalie a qualidade dos produtos, preços, prazos de entrega e condições de pagamento. O interessante é ter dois, três ou mais fornecedores, a fim de evitar falta de mercadorias para os clientes.

Por fim, estabeleça relacionamentos sólidos com fornecedores confiáveis que possam crescer junto com seu negócio.

7. Decida o modelo de negócio

Por modelo de negócio podemos entender o canal de vendas que irá estruturar o seu empreendimento de início – já que depois você pode e deve diversificar os canais. Entre os principais, estão:

  • Marketplace:

Vender em marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, dá acesso imediato a um grande público interessado e pronto para comprar.

Esses sites oferecem soluções integradas para pagamento e logística, simplificando a operação. Você se beneficia da credibilidade do marketplace e das campanhas de marketing deles.

Porém, paga comissões sobre as vendas e gera menos controle sobre a empresa, já que há uma dependência direta da plataforma.

  • Loja virtual própria:

Ter uma loja virtual própria oferece controle total do negócio. Isso ajuda na construção da sua marca e permite acessar diretamente os dados dos clientes, personalizando ofertas. Você define seus próprios preços, aumentando as margens de lucro.

No entanto, é preciso ter um bom conhecimento sobre tráfego pago e contar com uma boa plataforma de e-commerce.

Existem diversas opções no mercado atualmente… No Ecommerce na Prática, nós indicamos a Nuvemshop, líder em toda a América Latina.

8. Monte um plano de negócio

Um plano de negócio bem elaborado serve como um guia estratégico quando o assunto é como empreender do zero.

Ele deve incluir um resumo que apresenta uma visão concisa do seu negócio, missão, visão e objetivos.

Além disso, deve conter uma descrição detalhada da empresa, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro.

As projeções financeiras devem incluir estimativas de receitas, despesas, lucros e fluxo de caixa.

Ter um bom plano de negócio é importante porque não só guia suas ações, mas também é essencial para atrair investidores e financiadores.

9. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro garante que seu negócio tenha recursos para operar e crescer. Não à toa, você deve dar total atenção a ele.

Para começar, liste todos os investimentos necessários para começar, como equipamentos, estoque, marketing e taxas de registro. Também calcule as despesas recorrentes, como aluguel, salários, utilidades e marketing.

Estime quanto você espera vender e quanto lucro espera obter, fazendo cenários otimistas, realistas e pessimistas. Lembre-se também de monitorar o fluxo de caixa, a fim de garantir que você sempre tenha dinheiro suficiente para cobrir suas despesas.

10. Levante o capital necessário

Ter capital suficiente é indispensável para lançar e sustentar seu negócio. O que estamos falando, mais precisamente, é sobre o capital de giro.

Em termos práticos, capital de giro é o dinheiro que uma empresa tem disponível para funcionar durante um período. É como um "fôlego financeiro" que permite pagamento de contas, salários e compra de materiais ou estoque necessário no período inicial do negócio.

Entender isso é vital para o seu negócio não correr riscos a curto e médio prazo. Calcule a quantia exata e cubra as despesas necessárias durante o período.

11. Formalize a sua empresa

Formalizar seu negócio é o que vai permitir que a sua loja opere legalmente no mercado. Na prática, isso envolve a escolha de uma estrutura jurídica adequada, como MEI, EI, Ltda, ou outra que melhor se adapte ao seu negócio.

Para os iniciantes, uma das melhores opções é o MEI (Microempreendedor Individual), que é menos burocrático, garante um CNPJ e possui um teto de faturamento razoável (R$ 81 mil por ano).

Uma boa dica é contratar um contador para te ajudar no processo e também gerenciar suas finanças, garantindo conformidade com as leis fiscais.

12. Faça networking

Você pode participar de eventos, feiras, palestras e grupos de discussão em sua área para conhecer outros profissionais do setor.

Também pode estabelecer relações com outros empresários, investidores, clientes e fornecedores, o que tende a abrir portas para novas oportunidades, parcerias e conhecimentos valiosos.

Por fim, saiba que o networking é uma ferramenta poderosa para empreendedores, mas nem todos sabem disso. Não cometa esse equívoco!

13. Procure capacitação e informação

A capacitação contínua é essencial para se manter competitivo e atualizado, principalmente no mercado de e-commerce, que vive em constantes mudanças.

Para isso, invista em cursos presenciais ou online em áreas como tráfego, marketing digital, gestão financeira, atendimento, etc.

Isso pode parecer um pouco desafiador no início, mas a ideia é você contar com uma metodologia validada e capaz de te ajudar a criar, estruturar e alavancar o seu negócio.

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