Como fazer live no Instagram? [Guia Completo]
Provavelmente você já entrou em algum momento no Instagram e viu mais de 5 perfis que você segue fazendo uma live na rede social. A ferramenta de fazer live no Instagram está liberada desde 2017, mas foi durante o isolamento em 2020 que essa função estourou.
Segundo dados obtidos pela Exame, durante a quarentena as buscas por conteúdo ao vivo aumentaram em 4.900% no Brasil. Muitas empresas e marcas começaram a utilizar esse recurso por causa da popularidade do formato e da rede social.
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos e milhares de acessos todos os dias, o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo. Devido a essa popularidade, o Instagram é um dos principais meios de produção de conteúdo para as empresas atualmente.
As lives no Instagram são uma ótima forma de dialogar de forma direta em tempo real com os usuários, empresas e criadores de conteúdo. Muitos utilizam desse recurso para entreter seus seguidores e alcançar mais visibilidade através de parcerias e temas criativos.
Outra razão dessa ferramenta ser tão utilizada atualmente é a chance de alcançar e aumentar o engajamento com o seu público. A aposta é que as transmissões ao vivo pelo Instagram vieram para ficar.
Se você deseja utilizar esse recurso e quer trazer mais visibilidade para o seu perfil, confira esse artigo que vamos te ensinar tudo sobre como fazer live no Instagram.
O que é live no Instagram?
Criada em 2016, a Live é um recurso do Instagram Stories que permite a transmissão de vídeos ao vivo e vem ganhando espaço desde então como um excelente recurso para criação de conteúdo na rede social.
Essa ferramenta tem sido muito utilizada por empresas, personalidades e figuras públicas que buscam alcançar mais pessoas e interagir de forma mais próxima do seu público. E basta um celular e uma conexão estável que você já pode fazer a sua live.
Inclusive, temos um vídeo em nosso canal no YouTube dedicado à como você pode crescer seu Instagram. Você pode conferir abaixo.
Por que investir no Instagram Live?
1. Aumenta o engajamento
O engajamento proporcionado pelas lives do Instagram talvez seja a sua característica mais importante. Já que permite para quem transmite e para quem consome uma interação mais próxima e um consumo de conteúdo mais humanizado.
É uma sensação de estar diante de uma grande plateia, onde seus seguidores sabem que você está olhando de volta para eles e eles respondem com diversas perguntas e comentários para você. Além das interações através dos emojis.
2. Gatilhos de urgência e exclusividade
Os gatilhos de urgência e de exclusividade funcionam como uma maneira de chamar atenção do público. As pessoas sentem necessidade de estarem antenadas as novidades, isso faz com que elas priorizem as lives.
Por mais que o vídeo após a transmissão fique salvo, quem não acompanhou o conteúdo em tempo real, provavelmente não irá consumir depois. Pois, a emoção já não será a mesma.
3. Entrega de conteúdo de valor
As transmissões ao vivo através do Instagram Live é uma excelente oportunidade de entregar algum conteúdo para o seu público que não teria o mesmo efeito ao publicar no feed ou nos stories.
Separamos alguns exemplos em que as lives são uma ótima alternativa de conteúdo:
- Lançamentos: Ao saber de uma novidade ou um lançamento em primeira mão, dá aos seus seguidores uma sensação de exclusividade. Que não irão encontrar em outro lugar;
- Bastidores: Mostrar outro lado da sua empresa ou da sua marca, humaniza e aproxima a audiência do seu produto;
Esses são apenas alguns exemplos de conteúdos diferentes que você pode trazer através da live do Instagram.
4. Baixo custo
A praticidade das transmissões ao vivo nas redes sociais trouxe uma mídia que até pouco tempo atrás custava muito dinheiro e equipamentos caros. Além de acontecer em sua grande maioria nos canais de televisão.
Atualmente, as plataformas de live streamings e as redes sociais democratizaram e é possível realizar uma transmissão ao vivo apenas com um smartphone e uma conexão de internet estável.
5. Geração de leads
Ao iniciar uma live no Instagram, todos os seus seguidores são notificados sobre a sua transmissão ao vivo. Com isso, muitos clientes em potencial para a sua marca vão marcar presença ali, impulsionados pelos gatilhos de urgência e exclusividade.
A live é uma boa oportunidade de realizar um call to action e capturar futuros clientes, seja uma live para o seu ecommerce ou para apresentar um serviço. Como por exemplo, pedir o e-mail de quem está assistindo. Sem dúvidas eles irão fornecer seus e-mails para mais conteúdos se o que você estiver fazendo for realmente bom.
Como funciona o Instagram Live?
O Instagram Live é uma ferramenta que faz parte dos Stories do Instagram e serve para produzir conteúdos ao vivo para os seus seguidores através do próprio smartphone ou computador.
É bem simples fazer uma transmissão ao vivo, além disso é uma excelente forma de interagir com seus seguidores e atrair novas pessoas para o seu perfil.
Como planejar uma live no Instagram?
Separamos algumas dicas para fazer um bom planejamento para a sua live no Instagram que te ajudaram a produzir um conteúdo de qualidade, que chamará atenção dos seus seguidores e irá trazer resultados para a sua marca.
Escolha um tema
O primeiro passo é encontrar temas que tenham o perfil da sua empresa e que também sejam relevantes para os seus seguidores. Uma forma de descobrir o que seu público deseja assistir é realizando enquetes e incentivando eles a participarem de uma futura live.
Trazer palavras-chaves relacionadas a sua marca e tratar sobre temas que se conectem com os objetivos do seu negócio é muito importante.
Na hora de escolher um tema, é bom lembrar de escolher assuntos que você domina. Não adianta falar sobre os assuntos do momento, mas que você não tenha nenhum conhecimento sobre eles.
Convide pessoas para participar
Um recurso que a Live do Instagram possui é a ferramenta para adicionar convidados a sua transmissão ao vivo. Isso pode ser interessante e a própria rede social divide a tela onde os dois participantes aparecem e os seguidores dos dois perfis são notificados.
Com um convidado especial, é possível abordar temas que você não domina tanto, mas o convidado sim. E, como os dois perfis são movimentados, o alcance é muito maior e a chance de ganhar seguidores também aumenta,
Crie um roteiro para o seu vídeo
Antes de começar uma live, é interessante pensar em um roteiro. Não precisa ser algo muito elaborado, basta separar alguns tópicos principais que você deseja abordar e deixar mais organizado.
Para isso, elabore uma lista de perguntas que tenham a ver com o tema, publique para os seus seguidores nos Stories e pegue as respostas dessas dúvidas e interações para a sua live.
Divulgue a live nas redes sociais
Um ponto extremamente importante é divulgar esse evento em suas redes sociais. Tanto no Instagram, como em outros perfis da marca. Ao fazer isso, você traz um público que muitas vezes não utiliza o Instagram e começa a te acompanhar por lá também.
Outra forma de divulgar é através dos Stories com figurinhas de contagem regressiva, assim ativando um gatilho de urgência nos seus seguidores. Dessa forma, seus seguidores ficarão mais atentos para não perder o dia da sua live.
É importante avisar ao seu público com antecedência, para gerar uma expectativa e para que eles também se organizem para não perder a sua transmissão.
Como fazer live no Instagram
Para fazer uma live no Instagram não tem muitos mistérios. Você vai precisar apenas do seu celular com o aplicativo instalado e uma boa conexão com a internet. A seguir coloque o celular em algum lugar estável e confira os passos a seguir:
Ao abrir o aplicativo, na página inicial toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo ou deslize a tela para a esquerda da mesma forma que entra nas opções para gravar os stories.
No menu inferior, onde você consegue ver as opções de Story, publicar, reels, vai ter a opção "Ao vivo" e clique nela para iniciar a transmissão. Ao clicar, a plataforma irá verificar a sua conexão com a internet e caso esteja tudo certo, você vai estar ao vivo.
Pronto! Você está ao vivo e pode fazer sua transmissão por até 59 minutos. Ao finalizar a live, você deve clicar em "encerrar" no canto superior direito, e em seguida clicar em "encerrar vídeo ao vivo".
Após isso, a tela seguinte irá mostrar quantas pessoas assistiram a sua transmissão e ainda vai mostrar algumas opções para compartilhar a live no IGTV, baixar ou excluir o vídeo.
Como fazer live no Instagram com até 4 pessoas
O Instagram permite até 4 pessoas dentro de uma transmissão ao vivo, sendo a pessoa que iniciou a live e mais 3 convidados. Vamos te ensinar como realizar uma live no Instagram com 4 pessoas.
Ao abrir o aplicativo do Instagram no seu celular, inicie a live como mostramos anteriormente e ao começar, terá um ícone com duas pessoas na parte inferior da tela, selecione essa opção e busque os seguidores que deseja convidar para a live.
Lembrando que pode convidar até 3 pessoas, ao enviar o convite para os seus seguidores selecionados, estes deverão confirmar a presença na sua live.
Como pedir para participar de uma live
Da mesma maneira que você pode convidar até 3 usuários. Apenas 3 seguidores podem solicitar a um perfil ao vivo para participar da live do Instagram. Esse recurso é limitado a usuários que seguem um ao outro dentro da rede social.
Para solicitar participação, você deve estar dentro da transmissão ao vivo do usuário que você segue, em seguida toque no botão "Solicitar" e em "Enviar solicitação". O perfil que está fazendo a transmissão receberá o seu pedido e pode aceitá-lo ou recusá-lo.
Como fazer live no Instagram pelo PC?
Para fazer uma live no Instagram pelo computador é necessário baixar o aplicativo pela Windows Store do seu PC. Após baixar o aplicativo e entrar, é bem simples de iniciar uma transmissão ao vivo.
Da mesma forma que é feita no celular, você deve ir até a opção onde se publica um Storie e selecionar a opção "Ao vivo". Ele verificará a sua internet e após uma contagem decrescente você estará ao vivo.
Quais os recursos da live no Instagram?
Além de poder convidar outras pessoas para participarem da sua transmissão ao vivo, o Instagram oferece alguns outros recursos para a sua live:
- Câmera: É possível escolher qual câmera do celular você vai usar, podendo usar a frontal ou a traseira. Além disso, é possível ligar ou desligar o flash e utilizar um filtro, como os dos stories;
- Privacidade: é possível alterar as configurações de privacidade antes de iniciar a sua transmissão. Clique no ícone da engrenagem no canto superior esquerdo, lá será possível ocultar o vídeo de seguidores específicos, permitindo ou não comentários e compartilhamento;
- Notificação de início: Ao iniciar uma live no Instagram, todos os seus seguidores serão notificados. Na barra superior onde ficam os Stories, aparecerá uma miniatura sua com um anel roxo e a palavra Live mostrando que você está ao vivo;
- Mensagem direta: Também é possível avisar as pessoas sobre a sua live através do Direct, selecionando o ícone da seta ao lado da caixa de comentários e escolhendo para quem que você deseja mandar a mensagem direta;
- Comentário Fixado: É possível fixar uma mensagem por vez, basta segurar a mensagem por alguns segundos até fixá-la;
- Palavras-chaves: Caso você tenha filtros de palavras-chaves ativados nas suas fotos e vídeos no Instagram, eles também podem ser usados para suas transmissões ao vivo.
- Salvar Live: Ao finalizar a sua live, ela ficará disponível por 24 horas, a mesma duração dos stories. Além disso, é possível salvar sua live no IGTV.
Aprendeu como fazer live no Instagram?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer melhor a função de Live no Instagram, e você tenha aprendido como fazer transmissões ao vivo dentro da rede social.
Não deixe de conferir nosso artigo sobre Facebook Live para conhecer e aprender como fazer transmissões ao vivo também no Facebook.
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