Como fazer uma introdução [Guia Completo]
Se você está produzindo um texto, seja uma redação, um TCC (Trabalho de conclusão de curso) ou qualquer outra modalidade, o principal desafio é prender a atenção do leitor no contato inicial com o seu texto.
Criar uma introdução depende de um gancho, algo que instigue a curiosidade do leitor. Uma transição que conduz o leitor ao desenvolvimento do texto e de uma tese que firme a necessidade do leitor de continuar com a leitura.
Uma boa introdução é organizada, coerente e cativante. Para criar uma boa introdução é importante levantar questões que serão respondidas ao longo do texto, utilizar estatísticas e fazer analogias que tenham relação com o título e com o conteúdo que será desenvolvido.
Após o título, a introdução é o primeiro contato que vai buscar prender a atenção do seu público e incentivá-lo a continuar a leitura. Por isso, é fundamental utilizar técnicas para chamar a atenção do usuário.
Uma das principais estratégias para captar clientes é através do marketing de conteúdo. Então, se você possui um negócio ou uma marca, saiba que também é importante desenvolver textos atraentes para o seu público.
Então, para te ajudar a desenvolver um texto que chame a atenção dos leitores, e que te auxilie na escrita de e-mail marketing ou artigos para blog. Preparamos este guia para te ensinar a como fazer uma introdução.
O que é introdução?
Como o próprio nome diz, introdução é a abertura de um texto, ou seja, é a parte que antecede o desenvolvimento e a conclusão. Nela é apresentado o tema principal e os pontos que serão discutidos ao longo do texto.
Caso esteja produzindo um artigo relacionado a fatos históricos, a introdução é o espaço ideal para dar uma rápida contextualização, indicando o ambiente e o tempo dos acontecimentos que serão citados.
Apesar de ser óbvio para alguns, é importante lembrar que a introdução não é o resumo do texto. Uma associação que pode facilitar a compreensão é: A introdução não é como o trailer de um filme, mas sim os primeiros momentos dele.
Importância de escrever uma boa introdução
Com a finalidade de incentivar e motivar o público, a introdução é essencial para que ele continue o conteúdo até o final. Além disso, é nela que deve-se destacar o objetivo do texto:
- Por que o texto é relevante?
- Como ele pode contribuir para a vida do leitor?
Por exemplo: Imagine que você possua um e-commerce de móveis, no blog da sua empresa, você pode criar artigos sobre como harmonizar móveis para a sala de estar.
Nesse exemplo, o objetivo principal do texto será ajudar o cliente, ou potencial cliente, a construir um ambiente mais agradável.
Este tipo de conteúdo tem a capacidade de despertar afinidade entre uma marca e seu público, além de criar um espaço seguro para indicar produtos ou outras marcas de uma forma mais despretensiosa.
Ao produzir um conteúdo com um título arrasador e uma introdução atrativa, é possível convencer o seu cliente de que está oferecendo um conteúdo de alto valor.
Como fazer uma introdução
Listamos abaixo algumas estratégias que podem te ajudar a fazer uma boa introdução e deixar seu texto irresistível e conquistar a atenção do seu leitor.
1. Atenção na linguagem e no tom do texto
Linguagem e tom são elementos que criam conexão praticamente instantânea com o leitor. Pois, é através deles que o leitor consegue perceber que o texto está sendo direcionado a ele, "falando a língua dele".
Por exemplo, se o seu público for composto por adolescentes, fica clara a necessidade de se dedicar a um vocabulário mais descontraído e coloquial.
2. Faça perguntas para iniciar a introdução
Utilize a curiosidade a seu favor, induza o seu leitor a refletir sobre o tema, questiona se alguma vez ele já pensou sobre o assunto que está sendo proposto ou estimula emoções como alegria, dúvida, surpresa, entre outras.
Busque sempre despertar o gatilho mental de pergunta e resposta, lembrando de atrelar ao objetivo que deve ser apresentado na introdução, como já mencionamos. Dessa forma, você irá instigar o público a continuar com a leitura.
3. Utilize elementos básicos
Os elementos básicos de uma introdução são o gancho e a transição. O primeiro é o sinônimo de uma frase de destaque, que pode ser até mesmo uma pergunta, despertando o gatilho mental como indicamos na estratégia 2.
Já a transição, por sua vez, é a ação de repetir o título e relacioná-lo aos pontos que serão desenvolvidos ao longo do conteúdo.
4. Compartilhe estatísticas
Se for pertinente ao assunto do texto, busque dados que se relacionem com o tema. Por exemplo, se você está escrevendo um trabalho sobre a Covid-19 no Brasil, é possível citar estatísticas sobre casos confirmados, curados e mortes.
Dessa forma, é possível despertar o gatilho mental de autoridade, ao apresentar um texto com tom mais analítico e mostrando que o seu conteúdo é sério e comprometido com a verdade.
5. Crie um conteúdo escaneável
Essa dica vale para qualquer tipo de texto, principalmente se ele for publicado na internet, onde o leitor pode conferi-lo através de um desktop ou de um dispositivo móvel.
Por exemplo, se um conteúdo com longas frases for acessado em uma tela menor, como de um celular, ele se tornará extremamente blocado, dificultando a leitura. Dessa forma, é importante organizar ideias em pequenos parágrafos, de no máximo três a quatro linhas.
Otimizar os parágrafos dessa forma, irá auxiliar não apenas na leitura, mas também em aspectos de SEO. Além disso, utilize palavras-chave relacionadas ao assunto proposto.
6. Crie analogias
O recurso de analogia, estabelecimento de semelhanças, tem como objetivo auxiliar o processo cognitivo, ou seja, fazer com que o leitor entenda uma parte do conteúdo com mais facilidade.
Um exemplo anterior, comparando a introdução de um texto com o início de um filme.
7. Utilize citações na introdução de um texto
Utilizar frases de efeito ou renomadas podem ser grandes aliadas na hora de chamar a atenção do leitor. Entretanto, é preciso sempre checar a fonte para não atribuir certa fala à pessoa errada, e claro, sempre citar a procedência.
8. Lembre-se do Call To Action (CTA)
Utilize um Call to Action na introdução do seu texto, o CTA é qualquer tipo de chamada para ação. Em artigos, ela funciona chamando o público para continuar a leitura. Então, ao final da introdução não se esqueça de adicionar frases com verbos no imperativo, como:
- Vamos lá?
- Você não vai perder, certo?
- Siga com a gente!
Faça um curso de copywriting
Uma forma de aprender como fazer uma introdução de um trabalho e se especializar na criação de boas copys.
O Curso de Copywriting Descomplicado é uma ótima opção de conteúdo para aprender a ser mais persuasivo e ter maior poder de convencimento em seus textos.
Ao longo do material, os estudantes irão entender como empresas com produtos ruins conseguem vender bem, como o mercado nos persuade diariamente, principais gatilhos mentais e como eles nos impactam no dia a dia.
O conteúdo também mostra as estruturas persuasivas mais poderosas e um passo a passo para aumentar suas vendas.
Dicas para fazer uma boa introdução
Além das estratégias que listamos para fazer uma introdução, separamos algumas dicas para tornar o seu texto inicial mais eficiente:
1. Crie uma introdução curta
Não há necessidade de se prolongar na introdução, ela deve compor no máximo 10% do conteúdo total. Ou seja, em um texto de 2000 palavras, ela deve possuir cerca de 200 palavras.
Essa parte do texto, tem como objetivo apenas apresentar o tema e o objetivo do conteúdo, deixando explicações extras e elaborações dos pontos-chaves apenas para o desenvolvimento.
2. Resolva um problema do leitor
Geralmente, o tema é definido para ajudar a solucionar um problema do leitor. Então, é necessário que a introdução deixe isso claro. Ao criar um texto sobre o assunto, você cita o tema/problema na introdução, desenvolve durante o texto e propõe alternativas na conclusão.
3. Mantenha a coerência textual
A formação de ideias e como elas se conectam é chamado de coerência textual. Então, um texto coerente é aquele que não se contradiz.
Por isso, ao criar uma introdução, preste atenção com a sua relação com o título, o desenvolvimento e a conclusão do texto. Visto que, eles não podem se contradizer em nenhum aspecto.
Melhores palavras para começar uma introdução
Agora que você já entendeu como fazer uma introdução, mas ainda não sabe como começa-la. Separamos algumas ideias de palavras e frases para iniciar o seu artigo.
- Hoje em dia…
- Atualmente…
- Nos últimos anos…
- Muitos sabem…
- Muitos têm conhecimento de…
- Ao analisar…
- Ao observar o cenário…
- Apesar de muitos acreditarem que…
- Ao contrário do que muitos acreditam…
- Como o objetivo de…
- É fundamental…
- É indiscutível…
- Segundo (nome da fonte)…
- De acordo com (nome da fonte)…
- Em virtude de…
- Em vista de…
Antes de começar a produzir o seu texto, crie um esboço, incluindo subtítulos e palavras-chaves para auxiliar na montagem da introdução.
Tipos de introduções
Então, com essas dicas e estratégias para fazer uma introdução, vamos mostrar alguns exemplos de início de texto para alguns tipos de textos.
Introdução de uma redação
A introdução de uma redação deve ser apresentada de maneira objetiva e atrativa, independente do tema. O assunto precisa ser destacado e, dependendo do tipo de texto, o ponto de vista precisa ser evidenciado.
Introdução de uma crônica
A crônica se refere a situações corriqueiras e contemporâneas. Sendo textos mais curtos e de linguagem simples. A introdução dela também deve ser chamativa para despertar o interesse do leitor.
Introdução de um trabalho científico
A introdução de um TCC ou trabalho científico é um pouco diferente das anteriores, pois ela precisa apresentar a pesquisa realizada e o motivo do estudo. Além disso, o autor pode explicar a lógica utilizada para o trabalho na introdução.
Introdução de um trabalho escolar
Já na introdução de um trabalho escolar, o assunto principal deve ser destacado, bem como o objetivo do trabalho. É importante evitar o uso de opiniões ou conclusões a respeito do tema.
O que evitar ao fazer uma introdução?
Um erro comum na hora de criar uma introdução é a falta de clareza na apresentação do tema do texto. Essa abordagem pode confundir o leitor, resultando na perda de interesse pela leitura do conteúdo.
Por outro lado, uma introdução excessivamente longa, repleta de frases desnecessárias, pode ter o mesmo efeito negativo de falta de clareza e objetividade.
Portanto, para uma introdução eficaz, é essencial utilizar uma linguagem apropriada, incluir citações relevantes e abordar o tema de maneira a fornecer uma visão clara do que será explorado ao longo do texto.
Aprendeu como fazer uma introdução?
Esperamos que este guia tenha te ajudado a desenvolver uma boa introdução para seus conteúdos.
Se você deseja conhecer mais estratégias de marketing, conheça nosso artigo sobre plano de marketing e descubra como fazer.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!