Saiba como fazer a produção de conteúdo para suas redes sociais!
Se você planeja destacar suas páginas nas redes sociais, faz bem em se preparar para desenvolver um bom conteúdo. Postagens medíocres não atraem audiência e nem geram engajamento. Já a produção de um material de qualidade serve para aumentar o número de seguidores fiéis e a visibilidade de uma pessoa ou empresa.
Com a publicação de informações relevantes para seu público-alvo se torna mais fácil construir um senso de comunidade em torno da sua marca.
Consequentemente, surgem mais oportunidades de ganhar dinheiro com a venda ou recomendação de produtos ou serviços, além do fortalecimento da sua imagem.
Contudo, algumas vezes, fazer ótimos posts com frequência pode ser um pouco desafiador. Pensando nisso, este artigo ajudará você a realizar uma produção de conteúdo com informações e dicas sobre como gerar engajamento nas redes sociais. Confira!
Sobre o engajamento
Para saber se a produção de determinado conteúdo nas redes sociais desperta interesse no seu público-alvo, é necessário avaliar o engajamento.
Então, continue a leitura das linhas abaixo, pois você entenderá melhor esse conceito e descobrirá como avaliar os resultados que alcançar com suas publicações.
O que é engajamento?
O engajamento se refere ao grau de envolvimento, participação e interação que os seus seguidores têm com alguma ação que você faz nas redes sociais.
Geralmente, ele pode ser medido por indicadores como o número de comentários, compartilhamentos, curtidas, interações e visualizações nas plataformas digitais em um certo período.
Conhecer o engajamento é importante porque ele informa o nível de interesse e satisfação do público em relação à produção do seu conteúdo e da sua marca.
Além disso, sabendo dessa informação se torna mais simples desenvolver estratégias de marketing digital que fortaleçam o relacionamento com os seguidores e estimulem a fidelidade deles.
Por que o engajamento é tão importante?
O engajamento é essencial para avaliar se a produção do seu conteúdo está sendo eficaz e aumenta a visibilidade da sua conta nas redes sociais.
Basicamente, quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos uma postagem receber, mais ela aparece nos feeds dos usuários e mais chances tem de ser vista por um público maior.
Ele dá uma ideia do que os seus seguidores gostam mais e do que não se interessam. Além disso, quando as pessoas interagem com suas publicações frequentemente se sentem mais conectadas e inclinadas a seguir e apoiar a sua marca.
Tudo isso promove um senso de comunidade que no longo prazo traz diversas oportunidades de negócios.
Como calcular o seu engajamento?
É possível medir o engajamento da sua produção de conteúdo por meio de diversos tipos de interações. Por exemplo, com o número de curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações de vídeo, cliques em links, entre outras.
Dependendo do seu objetivo você pode avaliar uma ou outra informação para atingir as metas que deseja.
Para saber qual é sua taxa de engajamento, divida o total das interações pela quantidade de seguidores da rede social e multiplique por 100.
Após calcular, compare os resultados ao longo do tempo, verifique se há uma tendência positiva ou negativa. Também observe a taxa de outras contas para ver como está se saindo em relação à concorrência.
Como criar engajamento no conteúdo para redes sociais
Como realizar a produção de postagens que gerem um alto índice de engajamento? Continue lendo e descubra na seção a seguir 11 estratégias poderosas para desenvolver conteúdo interessante nas redes sociais.
Defina suas metas para o engajamento
Estabelecer metas para produzir bom conteúdo para redes sociais ajudará você a manter o foco e a conquistar seus objetivos.
No entanto, evite definir propósitos difíceis demais de conseguir, principalmente num curto período. Eles devem ser específicos, mensuráveis e precisa haver um prazo no qual a conclusão de cada etapa tem que acontecer.
Por exemplo, aumentar em 10% o engajamento do público-alvo nas redes sociais, durante os próximos 3 meses. A partir daí, organize um plano como publicar pelo menos 3 posts por semana com informações relevantes e interativas para os seguidores.
Você também pode avaliar o que os concorrentes conseguem para saber se suas intenções são viáveis.
Faça um reconhecimento do seu tipo de público
Saber qual é o perfil do seu público, por exemplo, idade, gostos, profissão e outros aspectos ajudam na produção de conteúdo para as páginas das suas redes sociais de várias maneiras.
Por exemplo, é possível usar uma linguagem mais de acordo com o estilo dos usuários. Fica mais fácil encontrar temas úteis para postagens e atrair novos visitantes.
Além do mais, você tem a opção de empregar uma abordagem mais apropriada para chegar aos seus objetivos. Por exemplo, os usuários críticos e questionadores preferem textos mais analíticos e argumentativos.
Já quem é mais emotivo procura por publicações de caráter pessoal e que envolvam sentimentos ou inspirem.
Crie conteúdo onde o público possa reagir com você
Para aumentar as chances das suas postagens serem visualizadas por muitas pessoas é importante que os seus seguidores curtam, comentem, compartilhem etc.
Uma estratégia simples que você pode usar com a intenção deles fazerem isso, é incentivar as interações. Faça perguntas, peça a opinião dos usuários sobre um assunto ou solicite ideias.
Monte enquetes interessantes e chamativas que estimulem um diálogo. Conte suas histórias para aqueles que se identificarem compartilharem suas impressões.
Além disso, sempre responda os comentários que eles fizerem e tire todas as dúvidas. Incluir jogos e desafios na produção do seu conteúdo nas redes sociais também gera engajamento.
Faça testes para saber qual tipo de post traz mais engajamento para você
Muitas vezes a produção de um tipo de conteúdo tem mais interações do que outro, por isso muitas vezes surge a dúvida sobre qual forma postar.
Nessas circunstâncias, é melhor fazer um teste A/B que consiste em publicar duas versões de postagens diferentes e verificar qual delas tem mais engajamento durante um período, geralmente uma semana.
Elas devem conter a mesma mensagem, mas com variações que podem ser no modo como o texto é escrito, nas imagens, hashtags, horário de publicação ou outro elemento.
Feito isso, você apenas terá que monitorar como será o desempenho de cada uma delas e analisar qual produz mais curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques e outros.
Tenha ótimas ferramentas para trabalhar com rede social
Para fazer a produção de conteúdo de qualidade, é bom ter um computador que acesse as redes sociais e rode softwares de edição de imagens e vídeos.
Fora isso, para postar lindas fotos um smartphone que tire fotografias satisfatórias, muitas vezes, é suficiente, basta escolher os melhores celulares.
Publicações no formato de vídeos como reels e lives costumam chamar mais atenção do usuário, mas as filmagens têm que ser nítidas com bom áudio.
Portanto, é aconselhável utilizar um dispositivo que gere filmagens com resolução Full HD ou HD, utilizando os melhores celulares para gravar vídeos.
Preste atenção nas trends do momento
Prestar atenção nas tendências ajuda na produção de postagens excelentes. As trends são indicadores de interesse e comportamento dos usuários nas redes sociais, por isso consistem em uma fonte valiosa de inspiração para criar conteúdo relevante e atualizado.
Uma das formas de encontrá-las é acompanhando as notícias e os eventos atuais. Observar o que outros influenciadores estão fazendo, muitas vezes, traz inspiração, mas você tem para desenvolver publicações únicas e personalizadas.
Além disso, realize pesquisas relacionadas ao seu nicho, por exemplo, se você trabalha com moda e seu público está no Instagram, busque as hashtags e os termos mais populares sobre o tema.
Seja ativo nas redes sociais
Ao estar ativo nas redes sociais, você consegue acompanhar as tendências e saber, com rapidez, o que está sendo discutido na área do seu interesse. Assim, se torna mais fácil descobrir novas ideias para a produção de conteúdo. A interação frequente com os seus seguidores, da mesma forma, ajuda a entender o que eles gostam e se importam.
Então, procure responder comentários, tirar dúvidas, deixar curtidas em outras contas, compartilhar postagens, marcar influenciadores do seu ramo e outras ações.
Dessa maneira, o engajamento das suas páginas aumenta. Os usuários veem seu perfil como de um conhecido que faz parte da comunidade a qual eles também pertencem.
Saiba qual conteúdo se encaixa melhor em cada rede social
O Facebook é uma boa plataforma para postar anúncios publicitários, vídeos informativos e conteúdo relacionado a entretenimento, como memes, piadas e gravações engraçadas.
Já o Instagram se destaca com fotos e vídeos de alta qualidade, histórias curtas e divertidas, além de publicações sobre eventos e lives com bastidores do dia-a-dia.
Por outro lado, o Twitter é perfeito para atualizações rápidas e breves sobre notícias e eventos. O LinkedIn funciona melhor a produção de artigos profissionais que abordem temas a respeito de carreiras e negócios. Portanto, lembre-se desses aspectos para não cometer o deslize de publicar o material certo na rede social errada.
Responda o seu público de forma humana
Em vez de usar respostas padrão ou automatizadas, fale com seus seguidores de modo personalizado. Tente entender os sentimentos e as necessidades de quem interage com você, mostre que se preocupa.
Não demore a responder, mantenha uma atitude positiva e use uma linguagem amigável, mesmo nas situações que envolvem conflitos.
Não prestar atenção a esse detalhe com certeza destrói o esforço que você mantém na produção de bons conteúdos. Os usuários das redes sociais, em geral, costumam ser bastante engajados com questões sociais.
Sendo assim, é aconselhável sempre buscar procurar criar um relacionamento receptivo com todos os seus seguidores.
Não deixe de acompanhar suas métricas
Se você não monitorar os indicadores das redes sociais como o número de seguidores, curtidas, compartilhamentos e comentários, não saberá se está atingindo suas metas.
Então, para avaliar se a sua produção de conteúdo gera o engajamento esperado, você pode usar ferramentas das redes sociais como Facebook Insights ou o Twitter Analytics.
Outra opção são plataformas online como Hootsuite, o Sprout Social e o Google Analytics que também permite construir esse tipo de análise.
Não é necessário verificar esses dados todos os dias, a menos que você decida montar uma campanha publicitária em tempo real. No entanto, pelo menos, semanalmente ou mensalmente, realize essa avaliação.
Pense em investir em CTAs
O CTA, em termos de redes sociais, significa Call-to-Action ou Chamada-para-Ação. Ele é um recurso utilizado para incentivar o usuário a realizar uma determinada ação, como clicar em um link, optar por uma compra, compartilhar conteúdo etc.
Evidentemente, é possível conquistar um engajamento maior na produção de conteúdo, se usar essa técnica.
Um exemplo de CTA que, na maioria das vezes, produz interações nas redes sociais é pedir para o usuário compartilhar uma história ou experiência relacionada à postagem.
Outra forma popular de chamada são as enquetes e votações que estimulam as pessoas a dar sua opinião e muitas vezes, acarreta diversos comentários entre os participantes.
Aproveite as dicas e aumente o engajamento das suas redes sociais!
A produção de conteúdo de qualidade nas redes sociais é um dos principais fatores que promovem o engajamento.
Contudo, são necessários alguns cuidados para obter os melhores resultados. Então, não se esqueça de estabelecer metas e monitorar os indicadores que demonstram o desempenho das suas páginas.
Também conheça seu público-alvo, pesquise as tendências do seu setor e mantenha-se ativo nas plataformas digitais.
Responda as perguntas e os comentários de maneira amigável e personalizada, além de lembrar-se de usar CTAs. Consequentemente, todas essas ações levarão suas publicações nas redes sociais ao sucesso.
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