Como Perder o Medo de Dizer Não ao WhatsApp Para Seus Clientes
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil. A partir disso, fica fácil compreender o porquê de tantos clientes estarem acostumados a serem atendidos por empresas a partir do mesmo.
Porém, ele não é a melhor solução para o atendimento ao cliente no meio online. Isso porque o WhatsApp, apesar de servir como uma ferramenta de comunicação em tempo real, não disponibiliza recursos que o ajudam a manter a qualidade de seu atendimento impecável e que o ajude a entender melhor seu público alvo.
Para isso, é necessário utilizar uma ferramenta de atendimento profissional: o chat online em sua página. Ele é desenvolvido com o foco em ajudá-lo a oferecer assistência e soluções aos clientes da melhor forma possível, além de terem o potencial de aumentar suas vendas. Descubra como como perder o medo de dizer não ao WhatsApp para seus clientes ao oferecer uma solução melhor, como é o caso do chat online profissional da JivoChat.
O chat online é melhor que o WhatsApp?
Essa é uma pergunta comum que encontramos vindo de donos de ecommerce e empreendedores digitais. A resposta para ela é definitivamente sim, o chat online é superior ao WhatsApp quando tratando a respeito do atendimento ao cliente.
Entendemos que ambas ferramentas servem essencialmente como uma plataforma de chat online, permitindo comunicação instantânea através de mensagens de texto ou mesmo por voz, mas como mencionamos anteriormente, o WhatsApp não foi construído com o foco empresarial e mesmo sua versão para negócios, o WhatsApp Business, ainda não oferece os recursos necessários para garantir a satisfação de seus clientes.
O chat online na sua página cumpre funções além do atendimento ao clientes. Vamos primeiro entender os diferenciais obtidos por utilizá-lo, assim poderemos ajudá-lo a convencer seus clientes a utilizar o chat na página, ao invés do WhatsApp.
Ou melhor ainda, a integrar o JivoChat ao WhatsApp para que possa aproveitar as principais funcionalidades de uma ferramenta profissional, em conjunto à praticidade do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil.
Melhora a eficiência de sua equipe
O WhatsApp permite que você visualize o número de telefone de um novo contato após adicioná-lo e seu nome, mas essas são as únicas informações obtidas do cliente através do aplicativo.
Enquanto isso, com o chat online, você poderá visualizar dados como e-mail para contato e até mesmo perfis nas redes sociais. Isso tudo faz com que sua equipe consiga trabalhar de forma mais eficiência, oferecendo um atendimento personalizado.
Além disso, sessões de atendimento podem ser transferidas entre diferentes membros da sua equipe, sem qualquer interrupção. Tudo isso impacta a velocidade do atendimento, que é um fator crucial para garantir a satisfação do cliente.
Aumenta a qualidade do seu atendimento
Ser capaz de acompanhar o histórico de atendimento de cada visitante sempre que iniciar uma nova sessão é uma das maiores vantagens do chat online. Você poderá visualizar tudo que foi feito, além de poder acessar dados como compras realizadas pelo cliente, a avaliação do mesmo sobre o atendimento anterior e muito mais.
Outro fator crítico ao utilizar o WhatsApp para o atendimento é que você fica limitado a atender apenas um cliente por vez através de chamadas de voz, independente de quantos agentes de suporte estiverem disponíveis. Enquanto isso, com o chat, cada agente pode atender um cliente enquanto ainda mantém sessões por texto com outros visitantes, simultaneamente.
Te permite ser proativo no atendimento
Apenas disponibilizar um número de telefone correspondente à seu WhatsApp em sua página faz com que sua empresa tome uma posição reativa em relação ao atendimento, esperando que os clientes o procure quando encontrarem problemas ou tiverem dúvidas.
Já com o chat online, você poderá fazer o uso de convites proativos para ir até seus visitantes. Essa forma de abordagem pode ainda ser configurada baseado na página que o cliente estiver acessando, como o carrinho de compras, seu blog, categorias de produtos específicas, entre outros.
Use os convites proativos para oferecer assistência, cupons de desconto, informar sobre promoções especiais ou mesmo alertar sobre novos produtos ou serviços que está oferecendo.
Ajuda a reter clientes e vender mais
O chat online na sua página é uma plataforma integrada que elimina a necessidade do cliente de utilizar diferentes aplicativos ou abas do navegador sempre que precisarem de ajuda ou encontrarem problemas.
Retenha clientes em sua página e ofereça assistência enquanto eles ainda navegam por suas ofertas. Isso, juntamente aos convites proativos mencionados anteriormente, impactam diretamente suas chances de conversão, permitindo que acompanhe o visitante desde o primeiro contato.
Dessa forma, poderá auxiliar o processo de tomada de decisão do cliente e percorrê-lo através de seu funil de vendas, recomendando alternativas, agregando valor ao pedido e concretizando a venda.
Entregue o que o cliente espera e muito mais
Um dos fatores que fazem com que clientes busquem o atendimento via WhatsApp, é porque eles possivelmente não têm o conhecimento de como uma plataforma de chat online é um canal de comunicação que oferece mais conveniência.
Não tenha medo de dizer não ao WhatsApp para seus clientes, mas lembre-se de fazer com que se sintam seguros utilizando o chat online na página. Informe-os também que terão acesso à todos os recursos que já estão acostumado ao utilizar o WhatsApp, como transferência de arquivos.
Além disso, utilizando uma plataforma de qualidade, você ainda continuará a oferecer atendimento através de dispositivos móveis. Ou seja, você e seus agentes terão acesso à ferramenta de chat no smartphone ou tablet, e seus clientes também poderão utilizar o chat online na página através destes dispositivos.
Para oferecer tudo isso, utilize o JivoChat
Considerando os pontos fortes oferecidos pelo chat online, instale o JivoChat no seu site e não tenha medo de oferecer esta alternativa de qualidade quando seus clientes pedirem um WhatsApp para atendimento.
Com essa solução omnichannel, você terá acesso a todos os recursos mencionados no artigo e muito mais, desde integrações com outros aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, Viber, até ferramentas de suporte multilíngue. Instale agora mesmo em seu site, gratuitamente para até 5 agentes!
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