Empatia: O que é e como aplica-la na sua rotina profissional
A empatia é um sentimento e uma habilidade essencial no cenário profissional contemporâneo, pois as interações humana desempenham um papel extremamente importante e esta diretamente relacionada ao sucesso de uma empresa.
Ela é um catalisador poderoso que te permite construir relacionamentos autênticos e duradouros. Mas afinal, o que é esse sentimento e como você pode integra-lo de maneira prática e tangível na sua rotina?
O que é empatia?
A empatia é a capacidade de sentir e compreender os sentimentos e perspectivas de outras pessoas ao se colocar no lugar delas, e pode ser considerada uma competência socioemocional. Conforme mencionamos, isso é fundamental para criar relacionamentos saudáveis.
De acordo com os psicólogos norte-americanos Paul Ekman e Daniel Goleman, este sentimento pode ser dividido em três tipos:
- Empatia Emocional: Capacidade de se colocar no lugar do outro para sentir e compartilhar dos mesmos sentimento, o que te permite ter uma resposta mais afetiva e se conectar mais profundamente com as pessoas.
- Empatia Cognitiva: Habilidade de compreender a reposta emocional do outro, sem necessariamente precisar experimentar as mesmas emoções. Isso é muito valioso quando precisamos tomar uma decisão ou desenvolver um relacionamento interpessoal.
- Empatia Compassiva: Esse tipo de empatia vai além de apenas sentir e acolher o sentimento do outro, ela faz com que você ajude de forma efetiva afim de aliviar o sofrimento do outro em uma situação delicada.
Principais atributos de pessoas com empatia
Existem diversas características e atitudes que indicam se uma pessoa está sendo empática. Confira a seguir alguns dos principais atributos de uma pessoa que tem empatia pelas outras:
- Capacidade de identificar quando o outro está chateado, incomodado ou desconfortável;
- Sabe ouvir com atenção;
- Considera com bastante cuidado os sentimentos da pessoa antes de agir e tomar uma decisão;
- Sabe a hora certa de oferecer apoio;
- Está sempre preocupado com o bem estar das pessoas a sua volta;
- Pensa com certa frequência diferentes maneiras de como melhorar a vida das outras pessoas.
Colocar essas atitudes em pratica vai te ajudar a criar conexões fortes e verdadeiras com as pessoas a sua volta. Apenas ouvir e se colocar no lugar do outro já é o suficiente para construir a base de uma relação forte e verdadeira.
Como melhorar e aperfeiçoar sua empatia?
Todas as habilidades que mencionamos anteriormente podem ser adquiridas ao longo da vida. Quando desenvolvidas, proporcionam uma série de vantagens e benefícios tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal.
Dentro do mundo corporativo, a empatia te permite conquistar e fidelizar clientes, criar relações verdadeiras com seus colegas de trabalho, nutrir um ambiente saudável e até mesmo te ajudar a crescer profissionalmente.
Caso seja do seu interesse desenvolver algumas dessas habilidades, nós separamos algumas dicas para te ajudar neste processo:
1. Aprenda a escutar
O primeiro passo para entender o outro com clareza é estar presente naquele momento e escutar atentamente tudo o que essa pessoa tem para falar. Isso envolve não só ouvir as palavras, mas também as emoções.
Durante uma negociação, além de se preparar, é indispensável que você escute as necessidades e os desejos do seu cliente. Com isso você consegue oferecer a melhor solução possível, gerando um sentimento de satisfação.
2. Faça as perguntas certas
Saber fazer as perguntas certas é uma ótima maneira de demonstrar que sua atenção estava totalmente dedicada ao que seu cliente estava falando e que você realmente esta empenhando em encontrar uma solução.
A quantidade e o tom das perguntas varia de acordo com cada cliente. Por exemplo, algumas pessoas não se incomodam em compartilhar certos detalhes, enquanto outros são um pouco mais reservados e podem não se sentir confortáveis.
3. Fique atento a linguagem corporal
Estar atento a linguagem corporal é uma ferramenta muito valiosa para aprimorar sua empatia, afinal, as emoções também podem ser expressas através de gestos, expressões faciais e até mesmo pela postura.
A partir desta técnica, é possível identificar se o seu cliente está confortável, confuso ou insatisfeito durante o atendimento, o que te permite mudar a direção ou o foco da conversa de acordo com a linguagem corporal da pessoa.
4. Evite julgamentos prematuros e se coloque no lugar da pessoa
Muitas vezes precisamos reservar os julgamentos e preconceitos para compreender com clareza os motivos por trás de cada ação, emoção e sentimento que levaram aquela pessoa a se sentir daquela forma.
Por isso, tome cuidado para não formar uma opinião de forma precipitada, esteja aberto emocionalmente, se coloque no lugar da pessoa e reflita o que você faria se você estivesse passando pela mesma situação.
5. Não tente solucionar todo os problemas
É importante lembrar que ter empatia não necessariamente significa solucionar os problemas dos outros. As vezes tudo o que a pessoa precisa é de um ambiente onde ela se sinta confortável para desabafar sem ser julgada.
Isso também vale para os negócios, seus clientes só vão estar abertos a sugestões de produtos ou serviços quando eles se sentirem confortáveis e seguros. Não tente "empurrar" outro produto, pois isso pode abalar a confiança e prejudicar suas negociações.
6. Viva novas experiências
Buscar ativamente entrar em contato com diferentes culturas, experiências, background e perspectivas é uma das melhores formas de ampliar sua compreensão do mundo e aprimorar significativamente sua empatia.
Essa técnica enriquece diversos aspectos da sua própria vida e te ajuda a construir relacionamentos mais autênticos, além de contribuir para um mundo muito mais compreensivo e colaborativo.
É importante trabalhar a empatia?
Sim, afinal, a empatia é considerada um dos principais pilares quando falamos de inteligência emocional e, conforme mencionamos anteriormente, é essencial para construir relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis e duradouros.
Trabalhar esse sentimento e todos seus atributos diariamente pode ser tudo o que você precisa para entender melhor as necessidades dos seus clientes e garantir que suas negociações sejam bem sucedidas.
Aprendeu o que é e como trabalhar sua empatia?
Esperamos que nosso artigo tenha te ajuda a entender um pouco melhor o que é esse sentimento e como desenvolve-lo de forma que ele possa ser aplicado a sua rotina pessoal e profissional para construção de bons relacionamentos.
Incorporar a empatia no seu dia a dia aumenta sua capacidade de compreender as emoções e as necessidades dos outros, aumentando consequentemente suas chances de sucesso durante uma negociação.
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