Empatia: O que é e como aplica-la na sua rotina profissional

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

A empatia é um sentimento e uma habilidade essencial no cenário profissional contemporâneo, pois as interações humana desempenham um papel extremamente importante e esta diretamente relacionada ao sucesso de uma empresa.

Ela é um catalisador poderoso que te permite construir relacionamentos autênticos e duradouros. Mas afinal, o que é esse sentimento e como você pode integra-lo de maneira prática e tangível na sua rotina?

O que é empatia?

A empatia é a capacidade de sentir e compreender os sentimentos e perspectivas de outras pessoas ao se colocar no lugar delas, e pode ser considerada uma competência socioemocional. Conforme mencionamos, isso é fundamental para criar relacionamentos saudáveis.

uma mulher consolando um homem que aparenta estar triste e cansado

De acordo com os psicólogos norte-americanos Paul Ekman e Daniel Goleman, este sentimento pode ser dividido em três tipos:

  • Empatia Emocional: Capacidade de se colocar no lugar do outro para sentir e compartilhar dos mesmos sentimento, o que te permite ter uma resposta mais afetiva e se conectar mais profundamente com as pessoas.
  • Empatia Cognitiva: Habilidade de compreender a reposta emocional do outro, sem necessariamente precisar experimentar as mesmas emoções. Isso é muito valioso quando precisamos tomar uma decisão ou desenvolver um relacionamento interpessoal.
  • Empatia Compassiva: Esse tipo de empatia vai além de apenas sentir e acolher o sentimento do outro, ela faz com que você ajude de forma efetiva afim de aliviar o sofrimento do outro em uma situação delicada.

Principais atributos de pessoas com empatia

Existem diversas características e atitudes que indicam se uma pessoa está sendo empática. Confira a seguir alguns dos principais atributos de uma pessoa que tem empatia pelas outras:

  • Capacidade de identificar quando o outro está chateado, incomodado ou desconfortável;
  • Sabe ouvir com atenção;
  • Considera com bastante cuidado os sentimentos da pessoa antes de agir e tomar uma decisão;
  • Sabe a hora certa de oferecer apoio;
  • Está sempre preocupado com o bem estar das pessoas a sua volta;
  • Pensa com certa frequência diferentes maneiras de como melhorar a vida das outras pessoas.

Colocar essas atitudes em pratica vai te ajudar a criar conexões fortes e verdadeiras com as pessoas a sua volta. Apenas ouvir e se colocar no lugar do outro já é o suficiente para construir a base de uma relação forte e verdadeira.

Como melhorar e aperfeiçoar sua empatia?

Todas as habilidades que mencionamos anteriormente podem ser adquiridas ao longo da vida. Quando desenvolvidas, proporcionam uma série de vantagens e benefícios tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal.

Dentro do mundo corporativo, a empatia te permite conquistar e fidelizar clientes, criar relações verdadeiras com seus colegas de trabalho, nutrir um ambiente saudável e até mesmo te ajudar a crescer profissionalmente.

Caso seja do seu interesse desenvolver algumas dessas habilidades, nós separamos algumas dicas para te ajudar neste processo:

1. Aprenda a escutar

O primeiro passo para entender o outro com clareza é estar presente naquele momento e escutar atentamente tudo o que essa pessoa tem para falar. Isso envolve não só ouvir as palavras, mas também as emoções.

Durante uma negociação, além de se preparar, é indispensável que você escute as necessidades e os desejos do seu cliente. Com isso você consegue oferecer a melhor solução possível, gerando um sentimento de satisfação.

2. Faça as perguntas certas

Saber fazer as perguntas certas é uma ótima maneira de demonstrar que sua atenção estava totalmente dedicada ao que seu cliente estava falando e que você realmente esta empenhando em encontrar uma solução.

A quantidade e o tom das perguntas varia de acordo com cada cliente. Por exemplo, algumas pessoas não se incomodam em compartilhar certos detalhes, enquanto outros são um pouco mais reservados e podem não se sentir confortáveis.

3. Fique atento a linguagem corporal

Estar atento a linguagem corporal é uma ferramenta muito valiosa para aprimorar sua empatia, afinal, as emoções também podem ser expressas através de gestos, expressões faciais e até mesmo pela postura.

A partir desta técnica, é possível identificar se o seu cliente está confortável, confuso ou insatisfeito durante o atendimento, o que te permite mudar a direção ou o foco da conversa de acordo com a linguagem corporal da pessoa.

4. Evite julgamentos prematuros e se coloque no lugar da pessoa

Muitas vezes precisamos reservar os julgamentos e preconceitos para compreender com clareza os motivos por trás de cada ação, emoção e sentimento que levaram aquela pessoa a se sentir daquela forma.

Por isso, tome cuidado para não formar uma opinião de forma precipitada, esteja aberto emocionalmente, se coloque no lugar da pessoa e reflita o que você faria se você estivesse passando pela mesma situação.

5. Não tente solucionar todo os problemas

É importante lembrar que ter empatia não necessariamente significa solucionar os problemas dos outros. As vezes tudo o que a pessoa precisa é de um ambiente onde ela se sinta confortável para desabafar sem ser julgada.

Isso também vale para os negócios, seus clientes só vão estar abertos a sugestões de produtos ou serviços quando eles se sentirem confortáveis e seguros. Não tente "empurrar" outro produto, pois isso pode abalar a confiança e prejudicar suas negociações.

6. Viva novas experiências

Buscar ativamente entrar em contato com diferentes culturas, experiências, background e perspectivas é uma das melhores formas de ampliar sua compreensão do mundo e aprimorar significativamente sua empatia.

Essa técnica enriquece diversos aspectos da sua própria vida e te ajuda a construir relacionamentos mais autênticos, além de contribuir para um mundo muito mais compreensivo e colaborativo.

É importante trabalhar a empatia?

Sim, afinal, a empatia é considerada um dos principais pilares quando falamos de inteligência emocional e, conforme mencionamos anteriormente, é essencial para construir relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis e duradouros.

Trabalhar esse sentimento e todos seus atributos diariamente pode ser tudo o que você precisa para entender melhor as necessidades dos seus clientes e garantir que suas negociações sejam bem sucedidas.

Aprendeu o que é e como trabalhar sua empatia?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajuda a entender um pouco melhor o que é esse sentimento e como desenvolve-lo de forma que ele possa ser aplicado a sua rotina pessoal e profissional para construção de bons relacionamentos.

Incorporar a empatia no seu dia a dia aumenta sua capacidade de compreender as emoções e as necessidades dos outros, aumentando consequentemente suas chances de sucesso durante uma negociação.

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