O que é feed do Instagram e como organizar

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Muitas pessoas criam feeds organizados e atraentes para tornar seu perfil mais interessante. Esta é uma estratégia para deixar o tom do seu conteúdo profissional e atrair mais seguidores através de uma ótima primeira impressão.

Organizar o feed para ressaltar o conteúdo chega até mesmo a ser essencial em profissões que envolvem a estética, como artistas, arquitetos e designers. Diversas técnicas de edição e organização são utilizadas para destacar fotos criativas e atraentes.

Existem muitas pessoas de outras áreas que também desejam ter feeds organizados para atrair mais resultados, no entanto, acabam não utilizando esta técnica por não contarem com experiência em design.

A boa notícia é que qualquer usuário do Instagram pode criar um feed organizado mesmo sem conhecimentos técnicos. Existem ferramentas, aplicativos e dicas que pode ajudar qualquer um a criar uma experiência visual agradável com o potencial de atrair muitos seguidores.

Confira o conteúdo do nosso artigo para aprender tudo sobre como criar um ótimo feed do Instagram, dicas de harmonização e as ferramentas para tornar seu perfil profissional.

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O que é feed do Instagram?

Feed é um termo comum entre diversas redes sociais. A palavra tem origem na língua inglesa e de forma contextualizada significa "alimentação", nas redes sociais ao invés de comida falamos em publicações.

No Instagram, o feed é o espaço onde usuários podem compartilhar conteúdo e se conectarem com o conteúdo compartilhado por outras pessoas. A visão geral das publicações mais recentes será exibida primeiro, com fotos e vídeos que o Instagram julga mais importantes para seus interesses.

Podemos o feed dizer que é o resumo do conteúdo produzido pelos usuários. Por isso, é importante produzir publicações interessantes, que mostram o estilo do seu perfil com facilidade.

O que é um feed organizado no Instagram e por que é importante?

O feed organizado nada mais é do que um conjunto de publicações planejadas para se adequarem a um tema ou estética. Ele pode ser usado com diversos objetivos, para causar um impacto visual positivo, para reforçar as cores de uma marca, para destacar produtos ou serviços, entre tantas opções.

Este espaço em seu perfil pode ser utilizado como uma vitrine onde você expõe o que deseja que seus seguidores vejam. Organizar seu feed é muito importante, pois pode causar uma boa impressão e ajudar a conquistar novos seguidores, além de deixar sua conta na rede social mais profissional.

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Tipos de feed do Instagram organizados

Não existe uma regra para a criação de feeds organizados. No entanto, existem alguns modelos que fazem sucesso no Instagram e podem servir de inspiração para melhorar a apresentação de suas publicações.

Confira a seguir alguns dos principais tipos de feed do Instagram e escolha o melhor para a identidade visual do seu perfil.

Feed organizado por cor

Os perfis podem fortalecer sua identidade e criar um visual surpreendente ao definir uma paleta de cores específica para todas suas publicações. Esta é uma opção utilizada por diversos perfis comerciais de marcas, pois além de chamar a atenção com cores ele reforça sua identidade visual.

Para fazer um feed organizado por cor, escolha um tom principal para suas imagens e use no máximo 3 cores secundárias para complementar suas publicações. Seus seguidores reconheceram suas publicações com muito mais facilidade após seu perfil adotar esta estética.

Geralmente, marcas utilizam a mesma paleta de cores em todas suas publicações. No entanto, influenciadores e negócios mais flexíveis, como o ramo da moda, podem planejar bolcos de cores para ser publicados por um determinado período.

Confira a seguir o exemplo de feed do Instagram organizado por cores criado pelo @nubank.

Feed do Instagram da empresa Nubank com a cor roxa em todas as imagens

Feed com molduras

As molduras são elementos fáceis de usar que podem ajudar a organizar seu Instagram. Geralmente é um elemento branco ao redor de uma imagem para quebrar cores muito fortes e deixar a estética dos posts mais limpa.

No entanto, não é preciso se limitar a uma vertente estética. O formato pode ser adaptado para usar cores e elementos diferentes. Uma maneira interessante na utilização das molduras é criar interações como elementos entre publicações diferentes.

Confira a seguir como o perfil @serafinatlv utilizou as molduras para destacar suas fotos enquanto marca identidade com sua cor principal.

Feed do Instagram do restaurante serafina com molduras em todas as fotos

Feed alinhado

O feed alinhado é um efeito interessante e fácil de fazer. Para utilizá-lo, basta usar a mesma estética em cada linha do feed em seu perfil. Geralmente, o efeito é utilizado com grupos de três imagens destacando horizontalmente uma escolha estética. Ao adotar esta técnica, lembre-se de fazer três publicações juntas para não quebrar a harmonia de seu feed.

Também é possível se diferenciar criando alinhamentos verticais. A ideia é a mesma, o que muda é a maneira de publicar. Esteja atento para postar uma imagem no estilo escolhido para cada duas imagens com um estilo diferente.

Com criatividade é possível tornar seu perfil atraente de diversas maneiras, criando mosaicos e padrões de alinhamento.

Confira como a cantora @beyonce utiliza o feed do Instagram alinhado para compor o seu perfil.

Feed do Instagram da cantora Beyonce em que cada linha de 3 fotos repete o mesmo estilo

Feed xadrez

Esta é uma estética de feed gerada a partir das técnicas usadas em feeds alinhados. Para utilizá-lo, crie posts com dois estilos visuais diferentes que geram um grande contraste. Lembre-se também de ficar atento à ordem da publicação para não comprometer o padrão visual escolhido.

Temos o perfil @itau como um exemplo de feed xadrez, onde eles utilizam o contraste de um cor clara com o laranja para destacar suas publicações.

Feed do Instagram da empresa Itau usando o contraste entre branco e laranja para criar um efeito de xadrez

Feed mosaico

O feed mosaico, também conhecido como contínuo ou infinito, é um efeito que utiliza as publicações como um quebra-cabeça. A partir de um fundo fixo, as fotos e elementos são fixos para expressar uma sensação visual de unidade.

Ao optar por um feed mosaico, tenha muito cuidado para que todas as suas publicações sejam interessantes. Afinal, imagens com o único objetivo de contribuir com seu mosaico não irão trazer resultado algum. Para facilitar seu trabalho, utilize ferramentas de edição de imagem que já contam com templates prontos.

Confira um ótimo exemplo de feed mosaico do perfil @puzzled.media onde todas as publicações são interessantes;

Feed do Instagram do perfil puzzled.media utilizando um plano de fundo em suas imagens

Dicas para criar feeds que encantam

Agora que você já aprendeu o que é o feed do Instagram, como o organizar e até mesmo algumas inspirações, é hora de conferir algumas dicas para facilitar a execução de suas ideias.

1. Defina um tema e uma estética

O primeiro passo para criar um feed organizado é definir um conceito para suas publicações. Pense no interesse de seus seguidores e em sua personalidade ou de sua marca para fazer uma escolha de tema e estética coerente.

A partir desta escolha, será possível desenvolver ideias que façam sentido e funcionem muito bem quando dispostas juntas em seu feed. Por tanto, evite ideias que fujam demais dos temas abordados em seu conteúdo.

Para estimular sua criatividade, pesquise por referências. Existem inúmeros perfis com feeds incríveis e ideais que podem ser adaptadas ou evoluídas em seu conteúdo.

2. Planeje seu conteúdo

O planejamento de conteúdo é fundamental para manter a ordem do seu feed. Pense com muito cuidado nas fotos que irão compor o seu perfil e deixe publicações mais casuais para interagir com seus seguidores nos stories.

Avalie as categorias de publicações, como fotos pessoais, projetos, frases, dicas, paisagens, bastidores. A partir daí, selecione as principais categorias e encaixe-as em seu planejamento.

Uma maneira de facilitar a produção de conteúdo para o seu feed é a elaboração de um calendário editorial. Desta forma você escolhe os temas mais relevantes para seu público e deixa publicações prontas para gerar engajamento continuamente.

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3. Limpe seu feed com o recurso de arquivar

Vai adotar um novo estilo para suas publicações? Não tenha medo de limpar os posts antigos de seu perfil! Você não precisa deletá-los, através do recurso "Arquivar" é possível removê-los de seu feed, enquanto os mantêm salvos na nuvem do Instagram.

Adote esta prática de tempos em tempos para avaliar se todas as publicações, mesmo organizadas, fazem sentido. Além disso, esta tarefa de ocultar publicações antigas também pode ajudar a entender que tipo de posts funcionam e quais devem ser deixados de lado durante a composição do seu novo feed.

4. Lembre-se do feed na hora de fazer as fotos

Não dependa apenas de imagens da internet ou fotos tiradas ao acaso. Em seu planejamento, inclua a produção de fotos que se encaixam perfeitamente na nova estética adotada pelo seu perfil.

Busque utilizar os mesmos elementos e cores, para fazer com que suas publicações dialoguem entre si. Além disso, ao produzir as fotos para seu feed organizado, você mostra profissionalismo e criatividade como produtor de conteúdo.

5. Use filtros semelhantes

Existem diversos filtros, dentro e fora do Instagram, que podem ser usados para deixar fotos mais atraentes. No entanto, para manter a identidade de um feed organizado é preciso se limitar a um número limitado de efeitos que mantenham um padrão em suas imagens. Isso irá fortalecer sua identidade visual.

6. Conte histórias através do feed

O marketing utiliza a arte de contar histórias através de diferentes formas de conteúdo para atrair a atenção do público. Com o Instagram não é diferente. Imagens sequências e elementos presentes em diferentes publicações podem ajudar a contar uma história e manter seus seguidores interessados em seu perfil.

Personagens, estilos de fotos, adaptações do feed, existem diversos elementos que podem criar a ideia de uma história através do seu feed.

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7. Não tenha medo de usar templates prontos

A qualidade profissional das publicações não está reservada apenas para pessoas que utilizam ferramentas complexas como o Photoshop. Existem diversos aplicativos e ferramentas que tornaram a criação de imagens profissionais algo acessível para o público em geral.

Por tanto, não tenha medo de procurar por estas ferramentas e utilizar templates prontos em sua criação. Além de escolher designs que combinam com o seu perfil, também é possível adaptá-los para deixá-los com a cara do seu conteúdo.

8. Explore o potencial das cores

Explore diferentes paletas de cores e escolha aquela que mais valoriza as suas imagens. Além disso, busque realçar os principais elementos de suas publicações através do contraste de cores.

9. Edite suas imagens

A edição é uma etapa indispensável no trabalho de quem deseja criar um feed organizado. É preciso utilizar ferramentas que permitem cortar, girar, redimensionar fotos para que suas publicações fiquem do jeito que você deseja. As correções nas cores e brilho também são muito importantes para manter a qualidade das fotos.

Ferramentas para criar feeds atraentes e organizados

Conheça alguns aplicativos e ferramentas que podem ajudar bastante a tarefa de manter seu feed organizado e atraente.

Celular com um editor de imagem aberto

Photoshop

O Photoshop, criado pela Adobe, é uma das ferramentas profissionais mais usadas para edição de imagens.

O aplicativo é completo, com diversos recursos para retocar fotos, criar imagens do zero, montagens, colagem de fotos, ilustrações e muito mais.

Dominar essa plataforma é uma ótima forma de garantir que sua criatividade seja traduzida diretamente ao seu feed.

Nossa dica para começar a aprender sobre o editor e seus recursos é fazer o curos de Introdução ao Adobe Photoshop, disponível na plataforma Domestika.

Canva

O Canva é uma ferramenta de edição gratuita que conta com inúmeros templates prontos para suas criações. O aplicativo oferece até mesmo designs específicos para a criação de feeds do estilo mosaico.

Uma das principais vantagens de utilizar o canva é sua interface amigável e intuitiva, que permite a criação de imagens profissionais por usuários com qualquer nível de experiência. Ajustes mais complexos e filtros também podem ser feitos através da ferramenta.

Movavi

O Movavi é um programa de edição de vídeo completamente acessível. O software conta com uma interface intuitiva que torna o processo de edição muito mais prático. É indicado para usuários de todos os níveis e pode ajudar a tornar seus vídeos mais interessantes, sendo uma ótima adição para seu feed.

A ferramenta também conta com um recurso que proporciona a opção de gravar sua tela. Esta é uma ótima funcionalidade para criar tutoriais ou vídeo aulas para seus seguidores.

VSCO

Este é um dos aplicativos de edição preferidos dos influenciadores digitais. O VSCO conta com uma grande comunidade apaixonada pelo compartilhamento de fotos.

A ferramenta conta com diversos filtros que constantemente se tornam tendências. Também é possível criar suas próprias configurações de customização no app. Alguns dos principais recursos são: correção de cores, controle de exposição e o corretor de distorções.

Outra funcionalidade que o torna uma opção relevante é a possibilidade de editar fotos incríveis, importadas até mesmo do seu computador, e exportá-las para sua galeria mantendo a qualidade original da imagem.

Snapseed

O Snapseed é um poderoso aplicativo para edições através do seu celular. A ferramenta conta com todos os recursos necessários para criar imagens incríveis.

Usuários do editor irão encontrar recursos profissionais de edição na ferramenta. Indo de ajustes básicos como cortes e redimensionamento até opções que controlam o contraste, brilho e cor. O app também conta com um grande acervo de filtros profissionais que podem ser aplicados em suas fotos.

Foodie

O Foodie é um aplicativo de edição de imagens com o foco na culinária. Seus filtros e efeitos foram desenvolvidos para criar fotos muito apetitosas de pratos e ingredientes. É uma ótima opção para pessoas que gerenciam páginas do ramo alimentício.

O app também conta com um recurso onde configurações de filtros podem ser compartilhadas por seus usuários através de uma aba chamada "Recipe". Isso significa que é possível aplicar filtros de fotos incríveis no seu próprio conteúdo.

Preparado para organizar seu feed do Instagram?

Esperamos que tenha conseguido aprender mais sobre como criar um feed organizado para encantar seus seguidores.

Se deseja aprender mais sobre como utilizar esta rede social profissionalmente, confira nossa lista com os 14 melhores cursos do Instagram para gerar resultados. Aprender com profissionais que atuam na área e já alcançaram o sucesso irá fazer toda a diferença em seu aprendizado.

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