Gestão e Cultura Organizacional: Entenda Porque Elas Caminham Juntas
A gestão é a grande responsável por manter uma organização bem estruturada, garantindo que ela renda em todas as pontas e assim alcance seus objetivos, independente de quais sejam eles.
A visão sobre a gestão vem mudando bastante de uns anos para cá e hoje inúmeras empresas já adotam o modelo de ‘Gestão Horizontal’, por exemplo.
Nesta estrutura os colaboradores têm total autonomia e podem tomar suas próprias decisões no que diz respeito ao trabalho, englobando horários, processos, comportamento, dentre outros.
A ideia da gestão horizontal é estimular a responsabilidade dos funcionários e ao contrário do que parece, nada é desordenado, sua intenção é eliminar ao máximo etapas burocráticas e otimizar o tempo de todos.
Afinal, se o colaborador não depende de terceiros para tomar partido de determinada situação, tudo flui melhor, concorda?
A gestão
A gestão existe para ‘equilibrar’ a empresa e extrair o melhor dela, elaborar planejamentos e desenvolver processos, envolver colaboradores e fazer com que a soma de tudo isso seja o suficiente para alcançar os objetivos desenhados inicialmente.
O gestor moderno exerce a função que se pode chamar de ‘político-administrativa’. Melhor dizendo, controlar as finanças não é a sua única obrigação, ele tem de gerir as pessoas que levarão a empresa ao objetivo, dando a elas o melhor suporte possível.
Ter uma gestão que consiga executar o que foi pensado no planejamento, permite que a empresa evolua gradativamente e em consequência disso alcance todos os seus objetivos.
Portanto, fica evidente que o papel da gestão é envolver as pessoas nos processos da empresa, tendo em vista que são elas as principais responsáveis pelo sucesso e ainda que o colaborador satisfeito, traz resultados.
Então, o diferencial hoje é fazer os colaboradores trabalharem rumo à mesma causa, atingindo-os especialmente pela identificação. E é aí que entra a cultura organizacional como um elemento transformador dentro da gestão.
O que é cultura organizacional?
Cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores, ideias, hábitos, filosofias e crenças que uma organização partilha com seus colaboradores a fim de criar um ambiente em que todos estejam voltados ao mesmo propósito.
Para compreender melhor, pense como a cultura se forma na sociedade.
As pessoas que possuem comportamentos e crenças semelhantes aproximam-se naturalmente e assim passam a se sentir identificadas umas com as outras, esse é o conceito, só que dentro da organização.
Logo, a cultura organizacional nada tem a ver com imposição ou código de conduta, ela existe para propor o alinhamento, identificação e propósitos a serem alcançados por todas as pessoas que integram a empresa, independente do cargo.
No Brasil, o conceito de cultura organizacional ainda não é tão comum, mas algumas organizações como o Grupo Ideal Trends já fazem dela os pilares de sua gestão.
O Grupo Ideal Trends é um conglomerado composto por mais de 20 empresas que atuam em área variadas, como: Marketing Digital, cosméticos, serviços, real state, saúde de Organizações Não Governamentais - ONGS.
Sua cultura foi inteiramente idealizada pelo seu CEO José Paulo Pereira Silva, empreendedor do ramo da tecnologia e também especialista em gestão, que aplicou no seu grupo estudos teóricos e experiências vividas na prática.
Integrada por 10 princípios, a cultura do Grupo Ideal Trends é baseada na gestão horizontal, que garante liberdade para seus colaboradores tomarem decisões e terem contato direto com seus diretores, agilizando processos e minimizando burocracias.
Os princípios do Grupo Ideal Trends:
- Sonhar grande;
- Meritocracia;
- Formar líderes;
- Ser exemplo;
- Resultados;
- Agir como dono;
- Simplicidade e franqueza;
- Empresa enxuta;
- Trabalho duro;
- Integridade.
Detalhes sobre a cultura - Grupo Ideal Trends.
Perceba, como mencionado lá no começo, a cultura organizacional não estabelece regras. Os 10 princípios do Grupo Ideal Trends por exemplo, não são passados aos colaboradores como ‘obrigação’, mas sim como valores cultivados dentro da organização.
E sabe qual é o grande benefício disso?
Atrair somente profissionais identificados garante um ambiente altamente produtivo e harmonioso.
Leia também: 5 Processos de Vendas Que Podem Ser Otimizados Com o Chat Online
Gestão x Cultura
Gestão e cultura se complementam.
Pense, se o papel da gestão é fazer com que todos os colaboradores apresentem alto rendimento e assim a empresa se mantenha em progressão contínua até atingir todos os seus objetivos, e a cultura sugere um local de trabalho pautado na identificação, o que acontece?
A resposta é simples e direta: resultados.
Em resumo, a gestão é primordial a qualquer empresa que vise ter sucesso e a cultura é o caminho para fazer todos os colaboradores se sentirem realizados. Juntas, são uma potência.
Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!