A Importância da Meritocracia Para Uma Empresa
A palavra meritocracia estabelece a ligação direta entre ‘’mereo’’ (mérito) e ‘’cracia’’ (poder), logo é possível defini-la como: o poder do mérito.
Na sociedade, o conceito de meritocracia está extremamente difundido em ideologias, bandeiras políticas ou até como algo inaplicável, fazendo com que em algumas situações o seu real significado se perca.
Porém, nos ambientes em que todos têm plenas condições de concorrer em igualdade, a meritocracia não só demonstra o seu verdadeiro valor como se prova o caminho ideal para o sucesso e por isso, empresas estão implementando a chamada ‘meritocracia empresarial’.
Dentro de uma organização correta, todos os colaboradores possuem as mesmas condições de trabalho: estrutura, instruções, materiais, portanto os méritos singulares devem ser valorizados para que assim, possam refletir positivamente no coletivo.
Mas como assim?
A meritocracia faz parte da cultura organizacional da empresa e tem como pressuposto a valorização de cada indivíduo que compõe o coletivo. Logo, aqueles que melhor desempenham suas funções, ocuparão os melhores cargos, ganharão os melhores salários ou terão certas ‘cortesias’.
Se o individual é fortalecido, como fica o grupo?
Pense bem, em um lugar onde todos estão empenhados, entregando bons resultados dentro do prazo, se sentindo realizados, enxergando valor no trabalho e sendo recompensados de maneira justa por isso, o que acontece?
Se a resposta para a pergunta acima for algo parecido com: ‘’todos ficam motivados em buscar melhores resultados e consequentemente o coletivo se sobressai’’, está perfeitamente correta.
Isso porque quem não está em um nível tão elevado de trabalho irá se esforçar para chegar em quem está e assim, sucessivamente. Ou seja, o individual nutre o plural.
Implementando a meritocracia empresarial
A meritocracia não é utopia, mas não quer dizer que implantá-la seja fácil. Ao disseminá-la dentro da empresa, é necessário ser fiel às suas raízes e em hipótese alguma fazer com que ela soe ‘’conveniente’. Isto é, ninguém tem tratamento profissional especial por ser amigo, sobrinho, afilhado ou qualquer grau de parentesco e sim é recompensado pelo bom trabalho apresentado.
Outro ponto determinante: a implantação de qualquer metodologia é responsabilidade da gestão, então, é imprescindível que as informações estejam alcançando a todos para que os colaboradores possam saber o que e porquê devem fazer.
A partir disso, os fatores que fomentam a meritocracia na empresa são:
- Bonificações: oferecer como prêmios aos objetivos atingidos viagens, jantares e até uma quantia a mais no salário estimula os colaboradores a entregarem tarefas de qualidade, por gerar satisfação no trabalho exercido;
- Proximidade: não tem a ver com parcialidade e sim dar abertura para ouvir e tê-la, a fim de poder falar. Reuniões enaltecendo os avanços, feedbacks frequentes ou mesmo aquele ‘’parabéns’’ no café já são suficientes;
- Celebração: os profissionais que atingirem suas metas precisam ser enaltecidos e neste momento as comemorações devem estar presentes. Não há necessidade de grandes festas, mas é interessante festejar de alguma forma, nem que seja com uma reunião rápida e uma salva de palmas ao final;
- Promoção: óbvio! Promover um funcionário empenhado que entrega bons números e ainda agrega valor ao grupo é essencial para dar a ele o devido mérito. Um novo cargo não diz respeito somente a um melhor salário, traz prestígio e sensação de trabalho bem feito.
Vantagens da meritocracia
Incentivar cada integrante do grupo com a finalidade de criar um coletivo forte e deste modo formar uma empresa melhor a todos já é um benefício comprovado da meritocracia, entretanto, essa é a fase final do processo, existem outras anteriormente:
- Ambiente agradável;
- Profissionais preparados;
- Competição saudável;
- Colaboradores identificados com a empresa.
Cases de sucesso: Grupo Ideal Trends
Algumas empresas conseguem pensar à frente e criar sua identidade por meio dos valores que cultivam, executando suas funções a partir deles e tendo sucesso em suas áreas de atuação, como é o caso do Grupo Ideal Trends.
O Grupo Ideal Trends foi idealizado por José Paulo Pereira Silva, um dos maiores empresários do ramo da tecnologia da América Latina, Mestre e Doutor em Administração de Empresas e Pós-Doutor em Relações Internacionais pela FCU/USA.
Detentor de 21 empresas de segmentos que vão de odontologia a marketing digital, o Grupo Ideal Trends figura hoje entre os principais conglomerados do Brasil, em franca expansão para países como Estados Unidos, México, Alemanha, Colômbia, Peru e Chile, tendo sempre a meritocracia com um dos pilares de sua cultura.
‘’E por que o Grupo Ideal Trends está sendo mencionado como um case de sucesso?’’
Se o assunto abordado é meritocracia, não há como deixar a cultura organizacional de lado.
Os 10 princípios da cultura do Grupo Ideal Trends:
- Sonhar grande;
- Meritocracia;
- Formar líderes;
- Ser exemplo;
- Resultados;
- Agir como dono;
- Simplicidade e franqueza;
- Empresa enxuta;
- Trabalho duro;
- Integridade.
Detalhes sobre os princípios - Grupo Ideal Trends
Para o Grupo Ideal Trends, a meritocracia empresarial é o combustível para as pessoas crescerem no ritmo de seu talento e serem recompensadas adequadamente, acreditando que profissionais excelentes atraem seus semelhantes e constroem um ambiente igualmente excepcional.
Acredite na meritocracia
Ela só é injusta quando não há equalidade entre todos, caso contrário, é um artifício absolutamente positivo e transformador a uma organização.
A meritocracia empresarial é quem apontará os profissionais competentes evitando que talentos sejam desperdiçados e pessoas ocupem cargos que não merecem. Em suma, ela impulsiona pessoas e estas, a empresa, sendo próspera a todos.
Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!