Lead Time: o que é e como reduzir?
Lead Time é um indicador muito importante para quem deseja otimizar as suas vendas no ambiente virtual.
Reduzir o seu Lead Time pode fazer com que você consiga destacar entre os concorrentes e conquistar mais clientes, mesmo em um mercado tão competitivo.
Pois ele permite que você tenha insights para otimizar processos de logística do seu negócio, e aumente a satisfação dos seus clientes podendo observar um impacto direto nas suas vendas.
Ele também melhora o relacionamento com o consumidor sendo um grande aliado para que você consiga fidelizar mais clientes.
Se você ainda não sabe o que é Lead Time e como ele pode ajudar o seu negócio, neste artigo apresentaremos um guia completo com informações para que você consiga reduzir o seu.
E não se preocupe, não precisa ir no google pesquisar "o que é lead time", "lead time significado" ou "lead time tradução", pois esse é o tema do próximo tópico.
O que é lead time?
A termo Lead Time é de origem inglesa e significa "prazo de entrega" ou "tempo de espera".
Seu conceito pode ser traduzido como o período de entre o começo de uma atividade até a conclusão dessa atividade.
Para simplificar o que é lead time em logística, podemos traduzir esse processo como o tempo entre o processamento do pedido de do cliente até seja feita até a entrega do produto ou serviço para esse cliente.
Esse termo é utilizado na engenharia de produção, mas atualmente é também bastante comum no setor de serviços e logística.
No Lead Time é contabilizado o tempo de processos como:
- O pedido do clientes
- Entrada do pedido
- Produção do pedido ou separação no estoque
- Processamento
- Transporte e por fim a entrega
Cada uma dessas etapas leva um tempo até a execução e muitas vezes esse tempo não é percebido pelo cliente que só enxerga o inicio e o final do processo.
Mas elas são muito importantes, pois elas irão determinar o prazo final para a entrega de um produto e consequentemente impactar no Lead Time da sua empresa.
Qual a importância do Lead Time?
Como mencionamos no início deste artigo, a redução do Lead Time contribui para que você consiga otimizar alguns processos dentro da sua empresa.
E também para que você evite alguns problemas que podem reduzir a satisfação do consumidor e ainda fazer com que o seu negócio tenha uma reputação ruim, como:
- Atrasos na entrega
- Falta de produtos no estoque
- Má prestação de serviço
- Insatisfação do cliente
Esses fatores impactam diretamente a lucratividade do seu negócio, e entre um mercado competitivo também tem sua influência na decisão de compra do consumidor.
Ter um bom Lead Time faz com que você identifique como está a produtividade da sua empresa e consequentemente se torne mais competitivo dentro do seu setor.
Vantagens em reduzir o seu Lead Time
Nesse tópico iremos abordar individualmente cada uma das vantagens em reduzir o seu Lead Time. Confira:
Melhoria de processos
A melhoria de processos é o ponto de destaque entre as vantagens e benefícios em reduzir o seu Lead Time.
Ela se refere a ter uma maior gestão dos processos relacionados à jornada do produto, onde é possível analisar cada uma das etapas.
Assim é possível que você identifique as falhas no seu processo de venda e também os pontos fortes e fracos da sua empresa durante o processo de venda.
Também é mais fácil de reunir informações e insights para que você consiga otimizar o seu planejamento estratégico.
Evita prejuízos
No tópico anterior abordamos alguns aspectos que impactam negativamente o Lead Time, e que consequentemente são negativos para o consumidor.
O consumidor sempre está em busca da melhor solução e quanto mais rápido você oferecer essa solução, mais impacto positivo ela gera para o seu negócio.
Se você tem um Lead Time muito longo em relação aos seus concorrentes, e o seu produto oferece a mesma qualidade ao consumidor, ele não está em vantagem competitiva.
A falta de vantagem competitiva resulta na perda e não aquisição de clientes ou até mesmo na reincidência de compra.
Por isso, é importante reduzir o seu Lead Time é essencial para que você consiga oferecer uma melhor experiência ao cliente e também garantir as suas vendas.
Melhoria na qualidade de produção
O Lead Time está completamente relacionado com a produção dos seus produtos.
Reduzir o Lead Time ao corrigir os erros pontuais que você permite que os seus colaboradores se tornem mais ágeis e motivados apresentando uma performance melhor durante a produção.
Dessa forma você melhora a qualidade tornando a produção mais eficiente e objetiva.
Além disso, a tendência é que você tenha processos cada vez mais padronizados e que tendem a apresentar menos problemas.
Pois seguem a mesma lógica e dinâmica continuamente, gerando melhores resultados para o seu negócio.
Melhoria da satisfação do cliente
A melhoria da satisfação do cliente também já foi abordado anteriormente, mas que é consequência direta da otimização do seu Lead Time.
De acordo com uma pesquisa do Reclame Aqui, 64% dos consumidores não concluíram uma compra por conta do valor do frete. Já cerca de 18,6% abandonam o carrinho por conta do prazo de entrega.
Por isso, você deve levar em consideração também oferecer a melhor solução para o seu cliente em termos de preço, tempo e qualidade dos seus serviços.
Destaque entre os concorrentes
A redução do Lead Time também reflete na competitividade do mercado.
Você desperta mais confiança para que o consumidor adquira seus produtos ou serviços ao melhorar a qualidade do seu atendimento ao cliente e a experiência do cliente.
Dessa forma você passa a se destacar dos concorrentes e melhorar o seu posicionamento dentro do mercado.
Como calcular o Lead Time?
Para fazer o cálculo do Lead Time é necessário realizar o monitoramento dos processos que ocorrem em cada uma das etapas da jornada do produto, e também o mapeamento de todos esses processos.
A seguir iremos apresentar maneiras de calcular o seu Lead Time tanto para uma a que produz os produtos e também mantém estoques dos seus produtos.
Cálculo do Lead Time sob encomenda
Para produtos que são produzidos sob encomenda, deve-se considerar o tempo de produção bem como o tempo de aquisição para a confecção do produto.
Siga o passo à passo para o cálculo dos produtos sobre encomenda:
- Faça uma lista dos seus insumos: são todos os materiais necessários para a produção do seu produto. Desde a matéria prima até a mão de obra. Finalização de processos também devem ser considerados.
- Calcule o tempo de aquisição: Calcule o tempo gasto para adquirir cada um dos materiais listados anteriormente, levando em consideração prazo de deslocamento para que eles cheguem até a empresa.
- Verifique os prazos: Identifique o item com o maior prazo ao ser adquirido e o mantenha em destaque
- Tempo de fabricação: Registro do tempo de produção até a finalização e a entrega do produto. Leve em consideração pausas, feriados, finais de semana e outros atrasos que impactam nesse dado.
- Tempo de expedição: Por último deve ser feito o cálculo do tempo de expedição e de chegada do produto até o cliente.
Com os tempos estipulados em mãos basta fazer a soma para descobrir qual é o seu lead time.
Exemplo de lead time sob encomenda
Vamos ver o exemplo, digamos que você possua um ecommerce de produtos personalizados.
Você ou algum membro da gestão da sua empresa lista todos os materiais necessários para a produção e anota o material que tem o maior prazo para ser usado no cálculo.
Você entra em contato com os fornecedores e o fornecedor do insumo mais demorado informa que o seu prazo é de 3 dias úteis. A sua empresa fez o pedido na sexta-feira.
Ou seja, o prazo final para que você tenha todos os insumos na sua empresa fica de 3 dias + 2 dias do final de semana.
Após a chegada dos materiais você deve levar em consideração o tempo que a sua empresa leva para realizar o inventário e conferir esses materiais.
Se cada produto personalizado leva em média trinta minutos para ficar pronto e o pedido incluía 4 produtos, então o tempo de produção total é de 2 horas.
O cliente está na mesma cidade, então a entrega é de apenas 1 dia.
Em resumo:
O tempo total de entrega do material foi de 5 dias, 1 dia para o inventário, 2 horas para a produção e 1 para a entrega.
Sendo assim, nesse exemplo a indústria possui um Lead Time nesse pedido de 7 dias e 2 horas.
Lead time com estoque
Para uma loja que vende produtos em estoque deve-se desconsiderar o tempo de produção e levar em consideração o tempo de separação dos produtos dentro do estoque.
- Disponibilidade de produtos: O primeiro passo é verificar se os produtos estão disponíveis no estoque
- Calcular o tempo de separação desses produtos no estoque
- Calcular o tempo de contato com uma empresa para entrega
- Adicionar o tempo de transporte e entrega do produto
Exemplo de lead time com estoque
Sua loja recebeu o pedido de 35 camisetas de times de futebol.
Você já possui essa quantidade em estoque e mantém um controle atualizado, por isso vai precisar calcular o tempo de separação desses produtos que em média é de 2 horas para esse volume.
Para encontrar uma transportadora para esses produtos leva em média 1 dia, e o transporte 2 dias.
Nesse caso o Lead Time da sua empresa será de 3 dias e 2 horas.
Aspectos que influenciam o Lead Time
Para que você consiga reduzir o Lead Time na sua empresa é necessário saber quais são os aspectos que podem influenciá-lo.
Esses aspectos devem ser mapeados em cada uma das etapas da jornada do produto, sendo essas etapas: processo de compras, produção e entrega.
Processo de compras
O processo de compras é o tempo desde o processamento de um pedido até o contato com os fornecedores e a aquisição dos insumos.
Por isso, é necessário que você avalie o tempo de entrega desses materiais, já que eles refletem diretamente no tempo de entrega do seu produto para o cliente.
Também podemos levar em consideração a diferença entre uma empresa que possui estoque e uma empresa que precisa contar os fornecedores para buscar os insumos de produção.
Pois, o tempo para contatar os fornecedores demanda um tempo extra se comparado a uma loja que já possui estoque.
Entrar em contato com os fornecedores de insumos também leva em consideração o tempo de entrega desses insumos para que você possa iniciar seu processo de produção.
Produção
O tempo de produção também é uma etapa crucial para a otimização do seu Lead Time.
Nessa etapa deve-se considerar verificar a condição das máquinas e equipamentos envolvidos na produção dos seus produtos.
Pois, defeitos e problemas podem ocorrer e interferir no seu processo de produção.
Manter a sua equipe treinada, para evitar eventuais erros e possíveis gargalos é essencial para que você consiga manter um fluxo estratégico, produtivo e logístico que favoreça o consumidor.
Durante a entrega do produto
O modo de entrega do seu produto também influencia no Lead Time.
E o tempo de espera e entrega do produtos no dentro do prazo, são aspetos que influenciam fortemente a satisfação do cliente.
Portanto, é importante que você esteja atento a esse processo para torná-lo mais facilitado para o cliente e para a sua empresa.
Como reduzir o seu Lead Time
Para reduzir o Lead Time da sua empresa é preciso que você identifique as necessidades de cada um dos setores.
E avalie a possibilidade de testar novas estratégias para solucionar essas necessidades.
Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores
Caso a sua loja trabalhe com produtos sob encomenda, tente manter um bom relacionamento com o fornecedor dos seus produtos ou dos insumos.
E até mesmo fazer com que esse fornecedor seja parceiro direto da sua loja, facilitando o seu acesso a esses produtos através de estoques próprios que atendam às suas necessidades com mais rapidez.
Outra alternativa é possuir mais de um fornecedor por insumo para a produção, assim você pode definir e escolher o mais adequado ou que te entregue o material com mais rapidez.
Otimize os seus processos de gestão
Utilizando ferramentas que otimizam a sua gestão fica mais fácil de encontrar os gargalos e até mesmo manter um padrão de qualidade na sua produção.
Por isso, você pode utilizar softwares ERP, como o GestãoClick, que otimizem esses processos.
Com o Gestão Click você garante um melhor controle financeiro e de estoque dos seus produtos. Além de outras funcionalidades que irão otimizar o seu processo de gestão.
Também possui integração com as principais plataformas do mercado para que você consiga utilizá-lo independente do seu modelo de negócio.
Com ferramentas ERP fica mais fácil de você planejar fluxos de trabalho que otimizem a operação e a logística do seu negócio mantendo-o mais padronizado.
Mantenha estoque dos produtos e insumos
Manter um estoque dos seus produtos ou insumos pode custar caro, mas você pode priorizar aqueles insumos que têm um maior lead time e manter um estoque mínimo.
Também é possível realizar a mesma ação para os produtos de acordo com o seu fluxo médio de vendas.
Manter um estoque e realizar controle de estoque reduz o seu Lead Time.
Identifique fatores que possam comprometer a produção
Mantenha uma manutenção preventiva dos equipamentos que são necessários para a produção dos seus produtos
Averigue se os processos de produção ocorrem normalmente, com todos os equipamentos funcionando em perfeito estado, colaboradores treinados e aptos para desempenhar os serviços.
E invista em manter sempre um plano b caso algo saia do planejado.
Utilize uma calculadora de frete
Para que você se assegure de enviar o seu produto com rapidez e segurança você pode contratar um sistema de calculadora de frete.
Calculadoras de frete, como a Melhor Envio, possuem um sistema próprio de gestão onde você faz a cotação do frete com diferentes transportadoras otimizando o seu processo de envio dos produtos aos seus clientes e em poucos minutos.
E tudo isso em apenas um lugar, reduzindo o seu tempo de decisão e envio do produto.
Otimize o seu Lead Time e garanta a satisfação dos seus clientes
Neste artigo abordamos a importância de você reduzir o seu Lead Time para garantir clientes mais satisfeitos e incentivar melhorias nos processos de gestão do seu negócio.
Para promover os seus produtos e serviços no ambiente virtual invista em diferentes estratégias como marketing de conteúdo, marketing de relacionamento e entenda mais sobre o funcionamento do funil de vendas.
E para melhorar a comunicação com o consumidor, não deixe de investir em um serviço de chat online como o JivoChat, e conheça todos os recursos que a ferramenta oferece.
Boas vendas!
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