Como melhorar o atendimento online na indústria
Não é mais novidade para ninguém que já fazemos parte da era digital. Basta olharmos há alguns anos atrás, e vamos perceber que, se antes, os consumidores se contentavam em receber serviços, muitas vezes, demorados e frustrantes, hoje, com a transformação digital, a história é totalmente diferente.
E isso vale para qualquer segmento! Isso mesmo, seja um comércio, agência de publicidade, escritórios de advocacias, e até mesmo para as indústrias do ramo B2B (como fábricas de ímã de ferrite, entre outras).
Ou seja, os consumidores estão mais conectados, exigindo produtos, serviços e um atendimento cada vez mais rápido e otimizado.
Por essa razão, a indústria que ainda não se adaptou às estratégias digitais pode estar perdendo grandes oportunidades e obtendo desvantagens competitivas em relação a concorrência.
E se você não quer ficar fora dessa, melhorar o atendimento online em sua indústria é um fator essencial.
O atendimento online é encarado como um dos maiores diferenciais e que garante a satisfação dos clientes. Além disso, consumidores satisfeitos também indicam sua marca para parceiros no ambiente digital.
Por isso, nas próximas linhas, você verá como é possível alavancar o atendimento online da sua indústria e se destacar. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Como é feito o atendimento online na indústria?
O atendimento online em indústrias do ramo B2B já é caracterizado por uma grande revolução digital. No digital, essas empresas terão mais mobilidade para integrar os seus canais de comunicação, e assim, estar mais perto dos clientes.
Hoje em dia, os consumidores não precisam mais ter burocracias ou dificuldades para entrar em contato com a indústria: basta entrar nos canais online otimizado, e ela terá um atendimento personalizado e humanizado.
No entanto, é claro que o atendimento precisa ser implementado da forma certa pela indústria. Muita das vezes, esses detalhes fundamentais, como a experiência do cliente, são esquecidos, e o negócio deixa de gerar valor.
Por exemplo: uma indústria de grama sintética decorativa precisa analisar os detalhes para reduzir seus custos, otimizar os processos internos, capacitar a mão-de-obra, lidar com fornecedores, e muito mais.
E pensando nisso, listamos abaixo alguma das alternativas mais simples e dinâmicas, que qualquer indústria poderá investir sem muitos problemas, além de garantir a satisfação dos clientes. Confira!
Dicas para melhorar o atendimento online na indústria
1. Disponibilize ferramentas digitais
Um dos passos mais importantes para oferecer um atendimento online em sua indústria é oferecer serviços digitais. Entre eles, podemos citar o chat online e o chatbot.
O chat online se baseia em um meio de comunicação que permite mensagens instantâneas entre os usuários. Muitas indústrias contratam ou terceirizam agentes de comunicação que se disponibilizam para resolver e estudar as dores e exigências do seu público-alvo.
Já o chatbot se trata de uma ferramenta automatizada que encaminha mensagens programadas para os consumidores.
É um sistema automático que busca responder dúvidas, resolver reclamações, passar informações sobre os produtos e serviços, além de encaminhar o usuário para um agende comunicação.
Ambas as ferramentas otimizam os processos de comunicação e o tornam mais rápidos e simplificados, o que vale muito a pena para entregar a melhor experiência aos consumidores.
Também não se esqueça que, de ambas as formas, também é possível encaminhar uma cópia da conversa até o e-mail do cliente, pois assim, todas as negociações e informações se manterão seguras.
2. Treine sua equipe
Nos dias de hoje, desenvolver estratégias sem ter um bom conhecimento do seu público-alvo pode ser um terrível "tiro no pé" para qualquer indústria.
Desse modo, saber e estudar sobre o seu público-alvo é indispensável. Com um bom estudo, é possível desenvolver táticas mais segmentadas para satisfazê-lo. Com isso, seu atendimento online será muito mais efetivo e com melhores performances.
3. Invista em e-mail marketing
Ao contrário do que muitos imaginam, o e-mail está entre um dos maiores canais de comunicação online.
Apesar da sua tradicionalidade, uma pesquisa realizada pela Pew Research mostrou que 92% dos adultos presentes utilizam o e-mail, sendo que cerca de 61% deles o utilizam diariamente.
Ou seja, além do e-mail marketing ter uma alta relevância para gerar fidelização, eles também mantêm a mente dos consumidores fresca quanto às informações, e é uma forma de interação simples e que pode se encaixar em diversas estratégias.
4. Esteja presente nas redes sociais
Outra das maiores ferramentas para melhorar o atendimento online em sua indústria são as redes sociais.
Essas plataformas são poderosas quando o assunto é se relacionar com o público, interagir, solucionar dúvidas, entre outras diversas possibilidades.
Além disso, se sua indústria trabalha com etiqueta código de barras, por exemplo, por meio das redes sociais, é possível analisar seus concorrentes e realizar campanhas patrocinadas de forma segmentada, com a intenção de ampliar o seu alcance de comunicação com o público.
As redes sociais já conectam quase todo o mundo, tudo isso além de ser um investimento de baixo custo e trazer o retorno esperado.
5. Faça pós-venda
Por fim, o pós-venda faz parte do funil de vendas e pode ser um dos principais responsáveis por fidelizar os seus clientes.
Sendo assim, estruture uma boa estratégia de pós-venda para que possa manter o contato com aquele consumidor, além de solucionar as dúvidas sempre que necessário e fazer com que ele volte a comprar com sua indústria.
Agora que você já sabe como é possível melhorar o atendimento online em sua indústria, o que está esperando para aplicar essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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