Como Melhorar o Relacionamento Com o Cliente no Mercado dos Imóveis?
Quando falamos sobre o cliente precisamos pensar em uma variedade extensa e complexa de personalidades. Por mais único que o nosso público pareça ser, cada indivíduo abriga singularidades. São nelas que o seu negócio precisa focar.
O diálogo é uma das partes mais importantes para que uma relação consistente se instale entre a sua imobiliária e o cliente. A busca pelo ponto chave para prender a atenção, e promover uma experiência marcante ao indivíduo que consome seu produto, ou serviço, é incessante.
Atualmente, são tantas informações circulando pelo mundo que acabamos desnorteados e sem entender muito bem qual mensagem está sendo passada. Para desenvolver uma boa relação com o cliente, tanto no ramo imobiliário como em qualquer outro mercado, é fator significativo entender qual mensagem você quer passar e quem é o seu cliente.
No mercado dos imóveis, o processo de comunicação com o cliente dura muito tempo, principalmente por que existe um acompanhamento que vai desde o processo da prospecção até a pós-venda. Um bom relacionamento com o cliente implicará no sucesso ou fracasso do negócio e, talvez, na oportunidade de obter mais leads, possíveis novos clientes.
O poder de escolha fornece ao cliente uma imensidão de possibilidades onde quem toma a rédea da situação e decide manter, ou não, a relação, é o cliente. Funcionando como um relacionamento sério, o cliente e o serviço precisam estar em sintonia. Caso você esteja oferecendo menos do que o seu cliente procura, a relação não estará em harmonia.
Preocupando-se com o desempenho do seu negócio, queremos trazer algumas dicas para otimizar e aperfeiçoar ainda mais seu relacionamento com o cliente.
Desenvolva uma relação consistente e personalizada com o cliente
Provavelmente você já deve ter se sentido especial durante um atendimento, como se fosse a estrela daquela situação. As pessoas, as vezes, não notam importância que possuem dentro do seu negócio. Um atendimento personalizado, e voltado especificamente para as dores e problemas do cliente, irá lhe fazer sentir diferente e também parte do seu negócio.
Claro que se você possui uma grande gama de imóveis para venda ou, ainda, um serviço que precisa atender a um número alto de pessoas, será complicado manter um contato personalizado. A dica aqui é encontrar quem serão seus clientes, entender quais são os seus problemas e se esses problemas são compartilhados.
No momento em que você entender quais são os problemas dos seus clientes, é hora de entrar em ação com a solução. No caso da venda de imóveis, as pessoas estarão em busca de um lugar para viver, para ter conforto, praticidade, fatores estes que interferem diretamente na sua abordagem como corretor, podem fazer o cliente ganhar ou perder interesse no imóvel.
Aproveite para utilizar um CRM de vendas, para fazer a gestão de relacionamento com os seus clientes, e armazenar o histórico de contato, fechar uma venda geralmente demora algum tempo, então é importante assegurar de que o cliente não vai perder o interesse na compra por falta de contato.
Conheça as informações e características da sua persona
Uma outra dica que pode auxiliar ainda mais no desenvolvimento de um bom relacionamento com o cliente é a criação de uma persona. Encontre as características ideais do seu consumidor e coloque isso na prática, descrevendo em detalhes a personalidade daquele indivíduo.
Imagine que você está querendo vender um imóvel, e este está localizado na região rural no interior do Rio Grande do Sul, como proceder? Com quem você estará lidando? Se você é um empresário de uma metrópole urbana, como se comunicar com esse cliente?
Considere que exista uma linha de conexão, invista na sinceridade e naqueles conteúdos que você domina para se comunicar com esse cliente. Procure saber quem é a sua persona, quais são seus gostos, suas dores e desejos.
Compartilhe conteúdos e conhecimentos com seus clientes
É importante saber que além de realizar a venda de um imóvel, você estará proporcionando uma experiência para o cliente. O indivíduo sairá desse negócio com uma propriedade e também com uma memória marcante da situação. Foque nessa perspectiva e tente levar novos conteúdos para essa pessoa, fazendo ela sair dessa experiência com aprendizados.
Descubra qual será a melhor forma de atingir esse cliente, quais são os conhecimentos que o mesmo ainda não possui e que você poderá entregar. Um bom relacionamento também é baseado na entrega e compartilhamento de conhecimento. Então, entenda que você terá que fazer sua parte.
Leia também: 10 maneiras de usar conteúdo em vídeo para transformar seguidores em clientes
Utilize as redes sociais como ferramenta para estreitar a relação com o cliente
Diariamente estamos imersos em uma variedade de conteúdos novos que chegam através das redes sociais. Seja na timeline do Facebook ou no feed do Instagram, as redes estão cada vez mais presentes na nossa vida. Se você deseja realizar a venda de um imóvel ou oferecer outro serviço que vá de contato ao público, essa é uma ferramenta imperdível.
Entenda que as publicações disseminadas através das redes sociais poderão ter um grande alcance. Centre-se na persona que você criou e explore as redes que mais se adequarem.
Quando bem utilizadas, as redes sociais podem ser de grande ajuda para seu negócio, principalmente no pós-venda. Contudo, lembre-se que é importante não desrespeitar as pessoas ou usar as redes sociais para proferir mensagens de ódio. Todo conteúdo que estiver nas redes sociais poderá ser utilizado contra você.
Pense estratégias e engaje seus clientes
Estas são algumas possibilidades, mas existem outras formas de chamar a atenção do cliente e manter um bom relacionamento. Invista nas suas potenciais qualidades e entenda que todo esse processo irá ser uma experiência marcante, tanto para o comprador, como para você.
Como sempre, o melhor é que você planeje bem suas ações e trace estratégias. Apesar do relacionamento com os clientes ser uma atividade mais pessoal, ainda é parte do seu negócio, e tratá-lo com planejamento e preparo só trará vantagens.
É claro que isso não significa que você deva deixar de lado o aspecto pessoal. O ideal é mesclar o que for planejado e que, de certa forma, precisa ser feito, com uma abordagem mais amigável e despretensiosa.
No final do dia, você só quer agradar o cliente o suficiente para que ele confie no seu serviço e o procure de novo - ou que pelo menos fale bem de você!
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!