10 melhores convites proativos para um chat na loja
No mercado competitivo de hoje seu ecommerce não pode mais ser reativo no atendimento. Seus clientes não querem procurar sua sessão de suporte, enviar um e-mail e esperar para receber as respostas. Eles buscam atendimento em tempo real, dentro da página e a melhor forma de chamar a atenção para seu chat online é através dos convites proativos.
Estes convites podem ser configurados através de um chatbot, baseado no monitoramento de visitantes, como quais seções ou categorias de produtos estão visitando, se estão no carrinho de compras, na página de checkout ou até mesmo aproveitando o conteúdo de seu próprio blog.
Estas mensagens automáticas aparecem para seus visitantes sempre que suas condições forem atingidas e, principalmente, elas podem ser utilizadas não apenas para oferecer ajuda, mas também para outros propósitos. Conheça os melhores convites proativos que você pode configurar para um chatbot na sua loja virtual!
Não se esqueça, o JivoChat também conta com o recurso de convites proativos e te permite abordar visitantes em tempo real!
1. Alerte para promoções e ofertas especiais
Uma excelente forma de utilizar os convites proativos para chamar atenção de seus visitantes é alertando sobre promoções e ofertas especiais que seu ecommerce está oferecendo. Sejam esses descontos em categorias de produtos ou em todo seu mix, devido ao aniversário da empresa, Black Friday, natal ou outras festividades. Observe alguns exemplos:
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Utilize esse modelo de convite em sua homepage, categorias de itens e na página de produto, por exemplo.
2. Ofereça cupons de desconto
Além de informar sobre suas promoções, o Chatbot também pode ajudá-lo a oferecer cupons de desconto para seus visitantes. Isso ainda pode ser utilizado para aumentar o senso de urgência, aparecendo logo antes do visitante sair da loja e informando um período limite para que o cupom seja usado, como:
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Isso também impulsiona a tomada de decisão e aumenta suas chances de conversão!
3. Informe sobre novos produtos
Especialmente eficaz para chamar a atenção de clientes que estão retornando à sua loja virtual, você pode utilizar os convites proativos para informar sobre novos produtos, categorias ou funcionalidades que está oferecendo!
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É sempre importante chamar a atenção quando ampliar seu mix de produtos ou incluir novas funcionalidades em seus serviços!
4. Avise sobre seu horário de funcionamento
Uma excelente ideia para os convites proativos é, além de chamar para o chat, incluir o horário de funcionamento de seu atendimento, caso não seja 24 horas.
Isso ajuda seus visitantes a rapidamente absorver se sua equipe está disponível, e caso não esteja, eles ainda podem utilizar a plataforma de chat para deixar sua dúvida através do Chatbot.
5. Complemente sua Landing Page
Se está utilizando uma landing page para chamar a atenção para algum produto ou serviço em específico, ou até mesmo para captar novos leads que chegaram à sua página através de algum anúncio pago nas rede sociais, você também pode incluir o chat para reforçar ainda mais sua estratégia!
Dessa forma, seus visitante além de poder rapidamente captar a mensagem da sua landing page, também saberá que sua equipe está disponível para ajudá-lo a qualquer momento.
6. Ofereça assistência na página de checkout
A página de checkout deve conter informações detalhadas para que seu cliente possa entender perfeitamente as formas de pagamento disponíveis, parcelamento (quando permitido), entre outras informações.
Mesmo assim, é comum que hajam dúvidas nessa etapa, e por isso é crucial que você utilize um convite proativo para imediatamente informar ao seu cliente em potencial que sua equipe pode responder às suas perguntas em tempo real. Inclusive, isso também ajuda a evitar carrinhos abandonados!
7. Chame atenção para novos conteúdos no blog
Através do monitoramento de visitantes, o Chatbot pode também ser configurado para enviar um convite proativo quando seus clientes estiverem lendo o conteúdo de seu blog! Como por exemplo:
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Essa é uma excelente forma de aumentar as conversões em seu blog e captar novos leads!
8. Ajude um cliente perdido
Seu cliente acabou por cair em alguma página que resultou em um erro, como o 404: not found? Isso realmente não é uma situação muito legal, mas para aumentar suas chances de retenção você pode configurar um convite proativo indicando que pode ajudá-lo a encontrar o que procura!
Dessa forma, ao invés do cliente simplesmente fechar seu ecommerce e procurar um concorrente, ele poderá utilizar seu chat, enquanto seus agentes ainda enviam essa informação para que a equipe resolva o redirecionamento!
9. Fale sobre seu programa de afiliados
Se um visitante está acessando sua página de programa de afiliados, configure um convite proativo para aumentar suas chances de conseguir um novo parceiro e impulsionar seus resultados.
É comum que hajam dúvidas em relação aos programas de afiliados, como forma de pagamento, dinâmica de funcionamento, comissões recorrentes, entre outras especificidades da parceria. Com o Chatbot chamando seu possível afiliado para o chat, você já poderá começar a explicar tudo e ajudá-lo a iniciar suas vendas.
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10. Ofereça o Callback
Chamar atenção para sua ferramenta de Callback é uma excelente forma de promovê-la e agradar visitantes que preferem ser atendidos por voz. Dessa forma, eles podem solicitar uma ligação de sua equipe para resolver rapidamente qualquer problema ou tirar suas dúvidas.
O Callback é especialmente eficiente para usuários mobile, que muitas vezes não podem focar na digitação por texto e precisam ser atendidos enquanto em movimento!
Conclusão
O convite proativo é realmente um recurso feito para aumentar suas chances de conversão, chamar a atenção dos seus visitantes e impactar a satisfação de seus clientes. Não há motivos para não oferecer algo assim em sua loja virtual.
Para isso, instale o JivoChat no seu ecommerce e tenha acesso não só aos convites proativos, mas também à ferramenta de callback, integração com redes sociais e plataformas de CRM, suporte multilíngue e muito mais. Que tal acessar nosso chat online para saber mais?
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