B2C: o que é e quais são as vantagens?
B2C é um modelo de negócios que é amplamente utilizado por empresas de diversos segmentos de mercado.
Ele é uma alternativa ao modelo de negócios B2B, e quem utiliza esse modelo enfrenta alguns desafios.
Um desses desafios é a maior concorrência, consequentemente uma maior dificuldade em fidelizar seus clientes.
Se o seu modelo de negócios é o modelo B2C, você precisa investir em diferentes estratégias para para melhorar a retenção de clientes e aumentar as suas vendas.
Por isso, nesse artigo iremos apresentar o que é B2C, como ele se diferencia do modelo B2B, quais são as suas vantagens e quais são algumas das estratégias que você pode utilizar nesse modelo.
B2C o que é?
Como já comentamos no início deste artigo, B2C é um modelo de negócios alternativo ao modelo B2B.
O significado de B2C surge do termo em inglês business to costumer, a tradução literal para o português é negócios para o consumidor.
O consumidor por sua vez é uma pessoa física, diferentemente do modelo B2B que se refere a negócios para negócios.
Para que você compreenda melhor o funcionamento desse modelo podemos citar alguns segmentos de negócios B2C, como:
- Lojas de varejo
- Agências de viagem
- Clínicas de estética
- Empresas do ramo da educação
Através dos exemplos é possível verificar que os serviços oferecidos pelo modelo B2C não são para empresas, no entanto existem algumas empresas que utilizam ambos os modelos em seus negócios.
E é preciso estar atento para qual dos modelos você está utilizando, pois as estratégias utilizadas por esses modelos de negócios para a captação e fidelização de clientes não são as mesmas.
Enquanto o público B2B, que são as empresas, prezam pelo fator benefícios e resultados, o público B2C é possui um forte apelo emocional durante a compra.
Modelos de negócios B2C
Veremos mais adiante nesse artigo que utilizar a internet para vender seus produtos e serviços está cada vez mais comum para quem utiliza o modelo B2C.
Por isso, iremos apresentar quais são os principais modelos de negócios no ambiente digital:
Vendas diretas
É o modelo mais comum, é a venda direta de um produto ou serviço para o consumidor.
Podemos incluir os ecommerces, ou lojas virtuais, nessa categoria e também citar como exemplo de marcas maiores como a Apple e a Microsoft.
Essas empresas possuem depósitos e vendem seus produtos diretamente dos seus depósitos.
Dropshipping
O dropshipping é o modelo de negócios utilizado por plataformas como a Amazon, Ebay, Shopee e mais atualmente outras lojas de varejo brasileiras.
Nesse modelo essas plataformas apenas vendem os produtos pelo seu site fazendo a conexão entre os compradores e os vendedores, essas lojas ganham um valor a cada transação realizada.
Modelo de acesso através do pagamento de taxas
Se você assina algum serviço de stream ou curso você deve conhecer esse modelo de negócio para B2C.
É quando o consumidor paga uma taxa para acessar um conteúdo disponível em um site ou uma plataforma, o pagamento dessa taxa pode ser mensal, semestral e até mesmo anual.
Quem utiliza os serviços como Netflix, Amazon Prime e outros serviços, já sabem como funciona esse modelo.
Principais vantagens do modelo B2C
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de negócios do modelo B2C iremos abordar quais são as vantagens de utilizar esse modelo nos seus negócios.
E apesar de já termos apresentado algumas desvantagens, esse modelo possui algumas vantagens que fazem o investimento valer a pena. Confira:
Menor burocracia
Se levarmos em consideração que o modelo B2B demora até que você consiga efetuar uma venda, ela envolve mais de um tomador de decisão por se tratar de um produto com um ticket mais alto.
No modelo B2C, uma venda pode ser concretizada em poucos minutos ou dias, quando o consumidor já possui a intenção de compra.
E muitas vezes você nem precisa fazer contato com esse consumidor para que ele feche uma compra.
Comunicação instantânea
Você obtém feedbacks mais rapidamente nesse modelo de negócio, pois você está lidando com o consumidor final do seu produto.
E ao receber esses feedbacks antecipadamente te permite trabalhar para otimizar os eventuais problemas identificados como falhas no seu atendimento ao cliente ou nas suas estratégias.
Essa também é uma oportunidade de mostrar para o consumidor que você está em busca de melhoria dos seus serviços.
Atendimento voltado totalmente para a experiência do cliente.
Por ter um número maior de concorrentes, uma vez que os produtos ou serviços oferecidos dentro do modelo B2C não são tão específicos, é preciso que você tenha um maior conhecimento sobre o seu público-alvo.
Pois você precisa encontrar novas estratégias para conquistar o seu público, e também investir em um atendimento de qualidade resultando em uma melhor experiência do cliente.
Menor investimento
Por não se tratar de um mercado muito específico existe uma gama muito grande de nichos e segmentos que você pode investir.
Alguns segmentos são relativamente baratos, para começar um negócio e a captação de clientes não é tão elaborada quanto um negócio B2B, que como já comentamos envolve vários tomadores de decisão.
Alcance global dos produtos
Quem utiliza o modelo B2C tem mais facilidade de vender seus produtos e distribuí-los a nível global.
Dentre os diversos tipos de negócio B2C que apresentamos no tópico anterior, todos eles permitem que você distribua seus serviços a nível global.
E tudo isso graças a internet que oferece a possibilidade de pessoas do mundo inteiro estarem conectadas.
O desenvolvimento de ecommerce B2C
Diante das mudanças que estão ocorrendo no mundo e também da massificação do uso das redes sociais e internet, uma nova tendência surgiu entre os comerciantes do modelo B2C.
A utilização da internet tanto para promover produtos e serviços, quanto para a venda tem se intensificado ao longo dos últimos anos.
De acordo com o site Digital Commerce 360, os consumidores dos Estados Unidos gastaram cerca de $861,12 bilhões online no ano de 2020. Resultando em um aumento de 44,0% ano a ano.
Esse é o maior crescimento anual do comércio eletrônico nos Estados Unidos em pelo menos duas décadas. Também é quase o triplo do salto de 15,1% em 2019.
As vendas de comércio eletrônico deste ano devem atingir 14,4% e 19,2% até 2024 de todas as despesas de varejo dos EUA.
De acordo com uma entrevista da Neotrust ao site Ecommerce Brasil, no Brasil, os dados também mostram que esse modelo de vendas representou um aumento no primeiro semestre de 2021.
Foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Esta quantidade de compras resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.
Ao observamos os dados, dos Estados Unidos e também do cenário Brasileiro, claro que as vendas através de ecommerce, se intensificam a cada ano e isso se deve a diversos fatores, como:
- Cenário pandêmico
- Avanço das tecnologias
- Praticidade de realizar compras online
- Facilidade de entrada no mercado
- Possibilidade de alcançar mais consumidores
A partir dos dados podemos constatar que a entrada no mundo virtual é cada vez mais procurada pelos empreendedores e pelos consumidores.
As lojas de grande porte também já utilizam essa estratégia para atingirem os consumidores, pois os empreendedores já reconhecem a importância desse mercado, e a forte tendência que ele estabeleceu nos últimos anos.
As principais estratégias para B2C
Se você se sentiu atraído pelo modelo B2C e quer investir no mercado virtual, você precisa estar por dentro das principais estratégias para atrair o seu público e se destacar entre os seus concorrentes.
Conheça o seu público-alvo
O primeiro passo para elaborar as suas estratégias, é conhecer mais sobre as pessoas que têm interesse no seu produto ou serviço.
Qual é o segmento de mercado que a sua empresa atua? E para quem você está vendendo os seus produtos?
Essas são informações básicas e que fazem parte da sua análise de público-alvo, também é necessário compreender sobre o comportamento dessas pessoas, por isso você pode criar personas.
Persona é um grupo de pessoas com características muito próximas do seu cliente ideal, no entanto diferente do público-alvo, as personas revelam características mais humanas a respeito do comportamento do seu público.
Para que você conheça mais sobre o seu público-alvo ou sobre personas responder algumas perguntas pode te fornecer informações relevantes. Confira:
- Qual é a idade desse público?
- Qual é a profissão?
- Quais são as necessidades?
- Quais canais esse público frequenta?
- De que forma o meu produto se insere na vida dessas pessoas?
- O que essas pessoas fazem no tempo livre?
- Onde buscam informações?
Quanto mais informações você obtiver, mais assertiva será a sua estratégia, pois ela se voltará para diretamente para preencher os interesses desse público.
Invista em um atendimento de qualidade
Um atendimento de qualidade faz com que os consumidores passem a se sentir mais à vontade para comprar com você.
Para que você possa oferecer um atendimento de qualidade, você precisa treinar a sua equipe para resolver os problemas que surgirem de maneira humanizada, mantendo o foco na resolução do problema e também na satisfação do cliente.
Além disso, possuir um canal aberto para a resolução de dúvidas como um serviço de chat online no seu site permite atendimento em tempo real ou facilitado por meio de ferramentas como chatbot ou mensagens pré-salvas.
Melhore o relacionamento com seus clientes
Investir em marketing de relacionamento também é uma estratégia utilizada amplamente pelas empresas no ambiente físico e no ambiente virtual.
Ela contribui com a fidelização dos seus clientes e você pode utilizar as informações obtidas a partir da persona para montar a sua estratégia.
Por exemplo, utiliza-se muito as redes sociais para interação com o público, postar códigos promocionais e difundir os valores da sua marca.
E também o e-mail marketing com mensagens personalizadas em datas comemorativas ou especiais para o seu cliente.
Essas estratégias fazem com que o cliente se sinta valorizado pela sua marca, e possuem um apelo emocional que faz com que eles considerem se manterem fiéis.
Invista em anúncios pagos
Para divulgar seus produtos ou serviços você pode investir em anúncios pagos e aumentar a visualização dos seus produtos.
Esses anúncios podem ser veiculados através das redes sociais ou então em plataformas como Google Ads, ou Facebook Ads.
A escolha da plataforma para veicular esses anúncios vai surgir através do conhecimento do seu público-alvo e também do seu comportamento.
Por exemplo, se você possui um ecommerce de produtos personalizados de filmes e séries, é bem provável que o seu público-alvo seja jovem.
Uma das características do Instagram, que é uma rede social, é que de uma maneira geral o público que utiliza essa rede social é um público mais jovem.
Então você pode investir em anúncios para essa rede social, e segmentar esses anúncios por idade, gênero e outras características que você identificou na sua persona.
E o Marketing de Conteúdo para no modelo B2C?
Se você ainda não conhece a estratégia de Marketing de Conteúdo saiba que ela é muito utilizada entre as empresas.
Além de reforçar o relacionamento com o consumidor, ela também é uma ótima estratégia para atrair clientes novos.
Mas para que você entenda melhor, o Marketing de conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing, onde você oferece conteúdo de valor para o seu público-alvo.
É uma estratégia que ajuda a fidelizar os clientes, mas também pode atrair clientes novos, e vamos te explicar agora como você pode utilizá-la.
Criando um blog para o seu ecommerce
Para utilizar a estratégia de marketing de conteúdo você precisa escolher um canal de comunicação, como um blog para o seu ecommerce.
Seguindo o nosso exemplo, digamos que você tenha um ecommerce de produtos personalizados sobre séries e filmes.
Você já parou para pensar como esse público tem acesso às informações sobre suas séries favoritas? Isso mesmo, pesquisando no Google e entrando em sites relacionados.
E se você oferecesse conteúdos de séries e filmes, para que esse público encontrasse o seu produto através de uma página do seu blog?
É assim que se utiliza o marketing de conteúdo para atrair clientes, você oferece conteúdo para que seus clientes encontrem o seu produto através desse conteúdo.
Ao acessar o seu blog você pode no final de cada post fazer uma pequena propaganda de um produto do seu ecommerce e despertar o interesse do consumidor para que ele acesse o seu ecommerce.
E assim você pode utilizar essa estratégia em várias etapas do funil de vendas para fazer com que o seu seu cliente avance entre elas até fechar uma compra.
Nessa estratégia você pode ser criativo e criar conteúdos como resenhas das séries, informações sobre os artistas, seu produto e muito mais.
E se você estiver pensando em montar o seu ecommerce com Wix você cria um ecommerce integrado com o seu blog!
Wix é uma plataforma fácil de utilizar e conta com diversos templates e modelos prontos para que você consiga montar a sua loja virtual em poucos minutos.
E ele também conta com um construtor de blogs para que você possa utilizar as melhores técnicas de marketing de conteúdo no seu site.
Mas não se esqueça que para utilizar o Marketing de Conteúdo no seu blog você precisa ter conhecimento em SEO, ou então investir em anúncios pagos.
SEO é Search Engine Optimization é através dele que você garante que sua página fique entre as primeiras posições do buscador do Google.
Ou, então como citamos, utilizar a estratégia de anúncios pagos para gerar tráfego pago para o seu site, no entanto essa estratégia demanda investimentos.
Você pode trabalhar em ambas as estratégias, pois SEO demora a dar resultados e enquanto isso utilize os anúncios pagos para que o seu conteúdo apareça para o seu público-alvo.
Redes sociais
As redes sociais funcionam muito mais como construção de relacionamento com o seu público do que para alcançar novos clientes, mas é possível utilizá-las em ambas as estratégias.
O Instagram possui um recurso que permite que você faça upload do seu catálogo de uma plataforma para o Instagram.
Você ainda pode utilizar as hashtags para que o seu público consiga encontrar as suas publicações com mais facilidade.
Se você ainda não sabe como utilizar o Instagram para vendas, no Curso Instagram Para Negócios você aprende as diferentes estratégias de captação, e aprende a utilizar a plataforma em 8 módulos repletos de conteúdos para que empreendedores consigam desenvolver seus negócios.
Por ser uma rede social bastante visual, e com diferentes recursos de vídeos, é possível que você faça vídeos comentando sobre séries, filmes do momento e também mostrando os seus produtos.
Além de postar memes e criar diferentes maneiras para interação com o seu público, é possível utilizar a integração com o Facebook para realizar as mesmas publicações em ambas as redes sociais.
Você também pode utilizar o Youtube, pois é muito comum que as pessoas procurem reviews e informações por meio dessa rede social.
E como outro recurso possível para promover o seus produtos dentro das redes sociais é realizar parceria com influenciadores do mesmo nicho que o seu.
Pois os influenciadores servem como prova social fazendo com que os seus clientes se sintam mais confiantes em comprar com você.
Já sabe como promover os seus negócios no modelo B2C?
Nesse artigo, vimos que o modelo B2C oferece grandes oportunidades de crescimento principalmente no ambiente virtual, onde se destacam as estratégias de marketing de conteúdo para captar novos clientes.
Para ficar por dentro das principais estratégias, certifique-se de aprender mais sobre marketing promocional, gatilhos mentais e jornada do cliente.
Se você deseja montar um site, não esqueça de promover um atendimento de qualidade para os seus clientes utilizando um chat online como o JivoChat, que oferece recursos para que você atenda seus clientes com qualidade e segurança.
Boas vendas!
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