Aprenda o que é encaminhamento no Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais importantes do mundo, possuindo mais de 100 milhões de usuários no Brasil e desde sua criação diversas novas funcionalidades foram adicionadas à plataforma.
O que começou como uma rede social para compartilhar fotos, se tornou muito mais que isso, podendo publicar vídeos, IGTV, Reels, Stories e muitas outras funcionalidades dentro das suas ferramentas.
Além das contas comerciais que podem ser criadas no Instagram. Com tanta funcionalidade sendo adicionada na rede social, como o encaminhamento no Instagram é perfeitamente normal possuir dúvidas.
Por isso, neste artigo iremos mostrar o que é encaminhamento no Instagram e explicar tudo sobre essa funcionalidade. Confira!
O que é o encaminhamento no Instagram?
Para quem já utiliza o Instagram há muito tempo, conhece as diversas mudanças que já ocorreram na plataforma. Como falamos, diversas ferramentas foram adicionadas como o IGTV, o Reels e muitas outras.
Dentre todas essa funcionalidade, um dos principais recursos do Instagram são os Insights, principalmente para quem produz conteúdos para o Instagram. Os Insights permitem que o dono do perfil analise o desempenho do seu conteúdo publicado na rede social.
Além disso, essas métricas permitem entender melhor o comportamento e características dos seus seguidores. Como por exemplo, ver que tipo de publicação gerou mais engajamento e qual teve menor.
Dentro dos Insights é possível pegar todos os dados de interação dos seus seguidores com os Stories que você publica. É nessa hora que entra o encaminhamento no Instagram, ou Avanço como também pode ser chamado. Então, o que é encaminhamento no Instagram?
Podemos definir o encaminhamento do Instagram como o número de vezes que os usuários tocam para pular para o próximo Stories. Isso não significa que a pessoa fechou o seu Stories, isso quer dizer que ela apenas pulou para o seguinte.
Portanto, os criadores de conteúdo ficam muito atentos com essa métrica, visto que quanto maior for o número de encaminhamentos no Instagram, de pessoas pulando seus Stories, menor está sendo seu alcance.
Encaminhar no Instagram é o mesmo que compartilhar?
Provavelmente se alguém te pedisse para responder rapidamente o que é encaminhamento no Instagram, você poderia responder que é a mesma coisa que compartilhar.
Apesar de serem palavras muito parecidas, no Instagram o encaminhamento não é a mesma coisa que compartilhar. Cada um desses termos se refere a uma funcionalidade dentro da rede social.
Quando você publica uma foto no seu feed ou nos Stories, e alguém envia essa publicação por mensagem direta, DM, para outro perfil, é considerado compartilhar. Ou quando um usuário insere uma publicação de outra pessoa em seus Stories.
Basicamente, compartilhar no Instagram é enviar uma publicação, seja dos Stories ou do Feed para outro usuário. Isso é diferente do encaminhamento no Instagram, como falamos anteriormente.
Para o que serve o encaminhamento no Instagram?
Agora que você entende melhor o que é encaminhamento no Instagram e a diferença para o compartilhamento, você pode estar se perguntando para que serve essa ferramenta.
O encaminhamento no Instagram é uma das melhores métricas para você conhecer seus seguidores e entender quais tipos de conteúdos eles mais gostam de assistir até o final nos Stories.
Até porque, quanto menor for o encaminhamento, significa que os usuários assistiram do início ao fim todas as suas publicações.
Por exemplo, se você tem o costume de publicar diariamente nos seus Stories e percebe que o encaminhamento é maior, isso pode ser um sinal de que o seu público não esteja interessado.
Por outro lado, se os seus Stories com caixinhas de perguntas ou enquetes possuem menor encaminhamento, é sinal de que seus seguidores gostam desse tipo de conteúdo.
Por isso o encaminhamento no Instagram é uma das melhores formas de entender o que seu público deseja e gosta de acompanhar. Analisar cada detalhe é o segredo do sucesso para aumentar seu engajamento.
Como ver os encaminhamentos no Instagram?
Como mencionamos anteriormente, para acessar as métricas, ou Insights, do Instagram é necessário possuir uma conta profissional. Caso já possua uma conta profissional no Instagram, basta seguir esse passo a passo:
Para começar, você precisa acessar o seu perfil no Instagram e clicar nos três tracinhos no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em "Insights". Na aba "conteúdo que você compartilhou", procure a aba "Stories".
Por padrão do Instagram, ele mostrará o alcance dos seus Stories, basta apertar na setinha onde está escrito "Alcance" para mudar. Busque a opção "encaminhar" ou "Avanço" e aperte ela.
Após fazer isso, será possível obter todas as informações de encaminhamento dos Stories do Instagram.
Encaminhamento no Instagram pode ter outro significado?
Como nos falamos antes, muitas pessoas podem acabar se confundindo encaminhar no Instagram como sinônimo de "compartilhar" No dia a dia, muitas pessoas utilizam o termo "encaminhar" se referindo a compartilhar ou enviar uma publicação.
Já no meio mais profissional e técnico, é preciso entender que o Instagram diferencia esses dois termos. Inclusive, dentro do Insights é possível visualizar quantas pessoas compartilharam certa publicação.
Como ver quem divulgou seu post no stories no Instagram?
Como estamos falando sobre compartilhamento das publicações no Instagram, caso você esteja com curiosidade, é possível visualizar quem divulgou uma publicação sua nos Stories do Instagram.
Caso sua conta não seja pública, quando você publicar algo nos Stories do Instagram, ele será mostrado nos seguintes lugares: No perfil, com um círculo na sua foto onde os seguidores poderão tocar para assistir.
Além disso, pode ser visualizado na área superior do feed, assim como no ícone de publicações que você fizer no feed. Caso alguém esteja conversando com você no direct do Instagram também é possível visualizar os Stories.
Agora, como saber se alguém compartilhou seu Stories? Para isso, basta acessar os três tracinhos no canto superior direito do seu perfil do Instagram. Procure a opção "recompartilhamento do Story".
Ao abrir uma nova janela, selecione a sua publicação e veja quem compartilhou o seu Storie. Mas fique atento, só é possível esse resultado por 24 horas, o tempo que o Storie publicado fica no ar.
Aprendeu o que é encaminhamento no Instagram?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é encaminhamento no Instagram e como encontrar essa métrica para você analisar e montar a melhor estratégia para seus Stories no Instagram.
Se você está buscando uma forma de gerar uma renda extra e trabalhar com a criação de conteúdo no Instagram, confira nosso artigo sobre Influenciadores digitais.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!