Transmídia: O que é e como aplicar?
Transmídia é uma estratégia para quem deseja captar a atenção do público-alvo através de diversas mídias diferentes.
Além de utilizar diferentes mídias, você também pode aplicá-la sua estratégia de multicanal, por exemplo, para incentivar o seu público a conhecer outros canais.
Também é uma oportunidade de atingir novos públicos despertando a curiosidade desse público para que ele venha a conhecer mais sobre o seu produto ou serviço.
Pode ser utilizada em conjunto com storytelling e também para você que já utiliza a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Se você deseja conhecer mais sobre essa estratégia e saber como aplicá-la ao seu negócio, neste artigo abordaremos transmídia o que é, quais são suas vantagens e também storytelling e transmídia afinal o que é e para que serve.
O que é transmídia?
Transmídia, ou também conhecido como "narrativa transmídia" ou ainda através da sua tradução para a língua inglesa "transmedia'', é um conteúdo que é apresentado ao seu público através de diferentes mídias.
Quando colocado em prática ele se refere a diferentes mídias que irão transmitir conteúdos diferentes, no entanto esses conteúdos são complementares e estão relacionados.
Como se um conteúdo fosse um complemento do outro, portanto transmídia não é apenas replicar o mesmo conteúdo para diversas mídias.
Por exemplo, se o seu público tiver acesso a apenas uma das mídias que você disponibilizou, ele apenas terá acesso a uma parcela da mensagem que você deseja transmitir.
Para que ele tenha uma compreensão total sobre o conteúdo em questão é preciso que ele acesse as demais mídias nos canais em que elas se encontram.
E se você já está por dentro do marketing digital, é muito provável que já saiba que as redes sociais ocupam um papel muito importante na comunicação com o seu público.
Pois elas podem ser utilizadas tanto para o relacionamento quanto para a divulgação da sua marca.
No entanto, as redes sociais não são os únicos canais a aplicar a estratégia transmídia, ela também pode ser utilizada em blogs e sites, email, outdoors, televisão e outros canais.
O seu conteúdo pode ser transmitido através de texto, imagens, hiperlinks, vídeos, infográficos e outros formatos permitindo ao consumidor adicionar uma leitura multilinear a respeito do seu conteúdo.
Uma vez que um único texto não consegue abranger todo o conteúdo de uma narrativa.
Como surgiu o termo transmídia?
O termo transmídia foi citado pela primeira vez em 1991, nos Estados Unidos, pelo professor Marsha Kinder.
No entanto, ele se popularizou apenas em 2003 quando o professor Henry Jenkins do Massachusetts Institute of Technology, publicou um artigo na revista Technology Review.
Em seu artigo, Jenkins citou a franquia Matrix, que possuía na época três filmes, uma série de curtas de animação, duas histórias em quadrinhos e vários jogos de videogame.
Cada uma dessas mídias contava uma parte diferente da história e não continha todas as informações sobre a narrativa.
Apesar disso, cada mídia era autossuficiente no sentido de permitir que o consumidor compreendesse a narrativa.
Posteriormente, Jenkins escreveu um livro intitulado Cultura da convergência ele definiu o conceito de Transmídia.
Desde então vários estudos a respeito de transmídia começaram a surgir no mundo da comunicação, e gerou diversas discussões, uma vez que ainda não há uma verdade absoluta sobre o tema.
O fato é que após Jenkins, a transmídia ganhou visibilidade e passou a ser vista como alternativa para produções de conteúdo audiovisual.
Para Jenkins, o fluxo de conteúdo através de múltiplos canais de mídia é quase inevitável nesta era de convergência de mídias.
Vantagens da estratégia transmídia
Embora a transmídia seja muito utilizada como estratégia para promover filmes, livros e jogos, você pode se beneficiar com o uso do seu negócio.
Por isso, é importante que você conheça quais são as vantagens de aplicar essa estratégia.
Expressar seu posicionamento no mercado
O posicionamento da sua marca pode ser trabalhado através de transmídia, com ela você pode expressar quais são os ideais e os valores que você deseja que o seu negócio transmita ao consumidor.
Essa transmissão de ideias e valores ocorre através de uma narrativa que tem o foco em captar a atenção do consumidor.
Dessa forma, a transmídia pode ser utilizada em conjunto com uma estratégia de Branding ou de posicionamento de marca, sendo uma boa aliada para reforçar esses conceitos para o público.
Melhorar seu relacionamento com o consumidor
Através de transmídia você cria estratégias diferentes para captar a atenção do consumidor, e para isso você precisa compreender mais sobre o seu público.
Ao compreender mais sobre o público você tem a chance de realizar campanhas mais assertivas e entregar a esse público conteúdo de valor.
E atender as necessidades do consumidor faz com que ele se aproxime mais da sua marca.
Maior alcance do público
Além de utilizar diferentes mídias, você pode adaptá-las para diferentes canais permitindo que você alcance um público maior.
Embora seja muito provável que você já saiba em qual canal o seu público-alvo se concentra, com transmídia você pode explorar os demais canais disponíveis.
É possível criar estratégias utilizando os recursos específicos de cada canal.
Como aplicar transmídia ao seu negócio
Para aplicar transmídia ao seu negócio você precisa ter o conhecimento de diversas áreas, não apenas da área de marketing.
Pois também são necessários conhecimentos de design, redação e outros temas que irão contribuir para que a sua estratégia seja um sucesso.
Confira o que é importante saber para aplicar a estratégia de transmídia ao seu negócio.
Conheça o seu público
Para realizar uma comunicação assertiva com o seu público você deve conhecer as principais características desse público.
Esse conhecimento não deve se restringir apenas a informações mais básicas, mas também é preciso entender sobre o comportamento e o que leva o seu público a adquirir o produto ou serviço que a sua empresa está comercializando.
Bem como investigar quais são os principais canais que esse público tem acesso.
Para obter essas informações é recomendável que você crie personas, que são personagens fictícios e que representam uma parcela do seu público.
Elas possibilitam que você tenha uma visão mais ampla e assim saiba como direcionar a sua comunicação para alcançar esse público.
Utilize a estratégia de multicanal
Se você ainda não utiliza a estratégia de multicanal, para aplicar transmídia será necessário que você conheça e saiba como aplicá-la.
A estratégia multicanal consiste em estar presente nos diferentes canais que você sabe que o seu público também está presente.
Você pode utilizá-la para elaborar um planejamento estratégico para promover a sua marca.
A vantagem de aplicar transmídia em conjunto com a estratégia multicanal é que você pode explorar os diferentes recursos de mídia disponíveis em cada canal, como já foi abordado.
Conheça o seu objetivo
Um passo crucial é também fundamental para a aplicação dessa estratégia é fundamental que você defina um objetivo para alcançar com essa estratégia.
Você quer ter mais reconhecimento? Quer aumentar suas vendas? Engajar o seu público? Todos esse objetivos podem alcançáveis através estratégia transmídia, mas você deve definir um objetivo principal.
Pois, o objetivo principal será permitir que você identifique maneiras de direcionar as suas campanhas, e lembre-se de estabelecer um objetivo que seja tangível para essa estratégia.
Aposte em Marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para você utilizar em conjunto com transmídia.
Essa estratégia envolve entregar conteúdo de valor para o seu público-alvo e assim alcançar um maior reconhecimento, melhorar relacionamento e fazer com que esse público se torne fiel a sua marca.
Para utilizar o Marketing de conteúdo você deve conhecer sobre o seu público, seu produto e também sobre o mercado que você está inserido, e criar uma comunicação voltada para as necessidades desse público.
Para se aprimorar nessa estratégia, você pode investir em cursos como o Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo. Esse curso é um curso completo para que você saiba como se comunicar com o seu público, é um curso criado para empreendedores que desejam destacar o seu negócio.
Utilize Storytelling
Para que a sua narrativa seja cativante e conquiste o seu público-alvo você deve apostar na estratégia de storytelling, que consiste em contar histórias persuasivas para o seu público.
O storytelling permite que o público venha a se identificar mais com a mensagem e também tende a ser menos invasivo.
Elabore um enredo envolvente, inclua histórias sobre o seu produto, ou sobre a sua empresa demonstrando os benefícios do seu negócio através dessas narrativas.
E não deixe de utilizar referências, se for trabalhar com conteúdos que são fictícios deixe bem claro para o cliente.
Defina as estratégias de cada canal
Depois de definir quais canais você utilizará, é necessário elaborar a estratégia que será aplicada individualmente em cada um desses canais.
Por isso, é importante que você explore seus potenciais, verifique qual é o tipo de mídia possível para eles e como você pode transmitir sua mensagem.
Lembre-se que a mensagem transmitida nesses canais deve ser autossuficiente para o público, mas deve estar relacionada com os demais canais.
O seu público deve sentir que precisa se aprofundar no seu conteúdo e nos demais canais para se aprofundar nesse conteúdo.
Elaboração da mídia
Depois de todas as etapas que citamos acima é hora de colocar a mão na massa.
Você já deve ter definido quais mídias serão utilizadas, e qual será o papel de cada canal na sua estratégia transmídia.
Então é hora de colocar a mão na massa e escrever seu roteiro e também as mensagens que serão transmitidas ao público.
Capriche na sua redação e também nas mídias independentemente de serem imagens, vídeos promocionais ou outros formatos.
Busque fazer com que o público consiga relacionar a mensagem com a mídia utilizada.
Pois elas devem funcionar bem em conjunto para que a mensagem seja transmitida de maneira adequada.
Programas para a sua estratégia transmídia
Como podemos acompanhar, além de um roteiro de qualidade e de uma narrativa única que engaje o seu público, você também pode utilizar elementos gráficos para contar a sua história através dos canais que você definir.
Conteúdos em formato multimídia são mais aceitos pelo público e por isso você deve buscar as ferramentas certas para a construção desses conteúdos.
Pensando nesse aspecto, preparamos uma lista com alguns dos principais programas para você utilizar.
Canva
Canva é uma ferramenta que irá te auxiliar a criar peças gráficas de maneira fácil e intuitiva.
Se você não tem conhecimentos aprofundados sobre Design, você pode contar com alguns layouts prontos que são disponibilizados nessa plataforma.
A interface da plataforma é bastante simples e intuitiva, fazendo com que ela seja utilizada tanto por iniciantes quanto por profissionais.
Dentro desta plataforma você pode trabalhar com recursos de vídeo, imagem, áudio, gifs e outros formatos.
Ela apresenta algumas dimensões pré-estabelecidas para conteúdos de e-mail, banners, postagens nas redes sociais ou em blogs e outras especificações.
Nesse sentido, a plataforma te auxilia para que você não precise preocupar se a sua peça gráfica está de acordo com as dimensões padrões para o canal que ela será aplicada.
É uma ferramenta ótima para quem não tem muita experiência e deseja criar mídias com facilidade para aplicar na sua estratégia transmídia.
Você pode optar pela versão gratuita da ferramenta ou utilizar a versão paga que libera ainda mais recursos para otimizar as suas mídias.
Destaques do canva:
- Grande quantidade de layouts prontos
- Dimensões pré-definidas
- Possibilidade de criar vídeos
- Ferramenta fácil e intuitiva
- Acesso gratuíto, ou plano completo pago
Envato Placeit
Envato é uma plataforma bem completa, onde você encontra de tudo para deixar a sua estratégia transmídia mais atrativa.
Na plataforma você encontra vídeos, músicas, layouts para blog, site, imagens, fontes e muito mais.
A Envato funciona por meio de um serviço de assinatura, onde você tem acesso aos diversos conteúdos que pode utilizar na produção das suas campanhas e peças gráficas.
Apesar de ser uma plataforma paga, todo mês são disponibilizados alguns elementos gratuitos para que você possa testar a qualidade da plataforma.
É uma maneira de encontrar diferentes elementos para adicionar nas suas mídias e torná-las mais interessantes para o consumidor.
Destaques do Envato:
- Acervo de arquivos de diversos formatos
- Grande quantidade arquivos disponíveis para download
- Disponibilização de alguns elementos gratuítos
- Com foco para quem deseja melhorar a produtividade
Movavi
Se você pretende contar histórias para o seu público através de vídeo com o Movavi, a edição de vídeos se torna uma tarefa prática e profissional.
A plataforma conta com uma série de recursos e ferramentas multimídia para você utilizar.
O design do Movavi também é fácil e intuitivo e uma vez que você comece a utilizar a plataforma você pode aprender a utilizar todas as ferramentas com facilidade.
Entre os recursos do movavi podemos citar adição de efeitos nos seus vídeos, filtros e transições, recorte dos vídeos, gravação da tela do seu computador, chromakey e muito mais.
A licença do Movavi é paga, mas você pode baixar e ter acesso a alguns dos recursos por 7 dias pela versão gratuita.
Destaques do Movavi:
- Editor de vídeo profissional
- Série de recursos e ferramentas multimídia
- Acesso gratuito limitado
Pacote Adobe
Ou Adobe Creative Cloud é para quem já possui um pouco mais de experiência na área do design e quer programas mais robustos.
A Adobe oferece uma grande variedade de programas que você pode utilizar para a sua estratégia transmídia.
Os programas vão desde ilustradores, editores de imagem até editores de vídeos, criadores de animação e tudo que você pode imaginar.
No entanto, comparado às outras opções que citamos, ele é mais complexo em seu uso e também requer um investimento maior.
Destaques do Pacote Adobe:
- Programas profissionais
- Opção para quem deseja realizar exclusivo
Como otimizar a sua estratégia transmídia?
Para que você consiga fazer da sua estratégia transmídia um sucesso, separamos alguns aspectos que podem te ajudar a alcançar seus objetivos.
Crie um conteúdo único
Para que o seu público se interesse pelo seu conteúdo lembre-se de apresentar a ele algo único que diferente do que ele está acostumado a ver.
Por isso, não deixe de pesquisar os seus concorrentes para não oferecer ao seu público um
conteúdo que já está saturado.
Promova a interação
O engajamento da sua audiência é essencial, e por isso você deve apostar em conteúdos que interajam com o seu público.
Traga a eles informações que sejam relevantes, dados, infográficos e até mesmo curiosidades para que eles sintam vontade de interagir com o seu conteúdo.
Procure parcerias
Para divulgação e também para alcançar um público ainda maior é interessante que você busque por parcerias que despertem o interesse do seu público.
Essa parceria pode colaborar tanto com a construção do seu projeto quanto na divulgação dele.
Mantenha os custos baixos
Algumas produções transmídias podem custar bem caro, no entanto alguns recursos disponíveis no ambiente virtual são mais acessíveis.
É impossível não ter nenhum gasto ao utilizar a estratégia transmídia, mas mantenha eles dentro do seu orçamento.
Monitore o seu público
Para ter certeza de que sua estratégia está indo bem, nada melhor do que monitorar o que o seu público está comentando sobre a sua marca.
Portanto, mantenha-se atento a todos os comentários, e mensagens que você recebe e também as interações com o seu conteúdo.
Pode ser que você precise aprimorar ainda mais o seu conteúdo até que consiga de fato alcançar o seu público.
Exemplo de estratégia transmídia
Um dos posicionamentos do banco Itaú é ser um banco digital.
E em 2016, a marca lançou uma propaganda na televisão com o slogan Digitau, o intuito dessa propaganda era trazer à tona as facilidades da empresa para o ambiente virtual.
Entretanto, eles acabaram recebendo algumas críticas por conta da escrita da palavra com "u" no final.
O banco se retratou ao divulgar no Youtube um vídeo que explicava a diferença entre as duas palavras com um tom mais humorístico.
Com o exemplo podemos ver que o Itaú utiliza diferentes canais e linguagens para se comunicar com o seu público.
Invista em transmídia no ambiente virtual
Nesse artigo apresentamos sobre o conceito de transmídia, quais são os benefícios em utilizar essa estratégia e como aplicá-la ao seu negócio,
Como já mencionamos, ela envolve alguns gastos, mas você pode explorar os potenciais das redes sociais para fazer sua estratégia.
Além disso, é possível realizar anúncios patrocinados para obter um maior alcance do seu público e consequentemente impactar mais pessoas.
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