Transmídia: O que é e como aplicar?

Tempo de leitura13 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Transmídia é uma estratégia para quem deseja captar a atenção do público-alvo através de diversas mídias diferentes.

Além de utilizar diferentes mídias, você também pode aplicá-la sua estratégia de multicanal, por exemplo, para incentivar o seu público a conhecer outros canais.

Também é uma oportunidade de atingir novos públicos despertando a curiosidade desse público para que ele venha a conhecer mais sobre o seu produto ou serviço.

Pode ser utilizada em conjunto com storytelling e também para você que já utiliza a estratégia  de Marketing de Conteúdo.

Se você deseja conhecer mais sobre essa estratégia e saber como aplicá-la ao seu negócio, neste artigo  abordaremos transmídia o que é, quais são suas vantagens e  também storytelling e transmídia afinal o que é e para que serve.

O que é transmídia?

Transmídia, ou também conhecido como "narrativa transmídia" ou ainda através da sua tradução para a língua inglesa "transmedia'', é um conteúdo que é apresentado ao seu público através de diferentes mídias.

Quando colocado em prática ele se refere a diferentes mídias que irão transmitir conteúdos diferentes, no entanto esses conteúdos são complementares e estão relacionados.

Como se um conteúdo fosse um complemento do outro, portanto transmídia não é apenas replicar o mesmo conteúdo para diversas mídias. 

Por exemplo, se o seu público tiver acesso a apenas uma das mídias que você disponibilizou, ele apenas terá acesso a uma parcela da mensagem que você deseja transmitir.

Para que ele tenha uma compreensão total sobre o conteúdo em questão é preciso que ele acesse as demais mídias nos canais em que elas se encontram. 

E se você já está por dentro do marketing digital, é muito provável que já saiba que as redes sociais ocupam um papel muito importante na comunicação com o seu público.

Pois elas podem ser utilizadas tanto para o relacionamento quanto para a divulgação da sua marca. 

No entanto, as redes sociais não são os únicos canais a aplicar a estratégia transmídia, ela também pode ser utilizada em blogs e sites, email, outdoors, televisão e outros canais.

O seu conteúdo pode ser transmitido através de texto, imagens, hiperlinks, vídeos, infográficos  e outros formatos permitindo ao consumidor adicionar uma leitura multilinear a respeito do seu conteúdo. 

Uma vez que um único texto não consegue abranger todo o conteúdo de uma narrativa.

Como surgiu o termo transmídia?

O termo transmídia foi citado pela primeira vez em 1991, nos Estados Unidos, pelo professor Marsha Kinder.

No entanto, ele se popularizou apenas em 2003 quando o professor Henry Jenkins do Massachusetts Institute of Technology, publicou um artigo na revista Technology Review.

Em seu artigo, Jenkins citou a franquia Matrix, que possuía na época três filmes, uma série de curtas de animação, duas histórias em quadrinhos e vários jogos de videogame.

Cada uma dessas mídias contava uma parte diferente da história e não continha todas as informações sobre a narrativa.

Apesar disso, cada mídia era autossuficiente no sentido de permitir que o consumidor compreendesse a narrativa. 

Posteriormente, Jenkins escreveu um livro intitulado Cultura da convergência ele definiu o conceito de Transmídia. 

Desde então vários estudos a respeito de transmídia começaram a surgir no mundo da comunicação, e gerou diversas discussões, uma vez que ainda não há uma verdade absoluta sobre o tema. 

O fato é que após Jenkins, a transmídia ganhou visibilidade e passou a ser vista como alternativa para produções de conteúdo audiovisual.

Para Jenkins, o fluxo de conteúdo através de múltiplos canais de mídia é quase inevitável nesta era de convergência de mídias.

Vantagens da estratégia transmídia

Embora a transmídia seja muito utilizada como estratégia para promover filmes, livros e jogos, você pode se beneficiar com o uso do seu negócio.

Por isso, é importante que você conheça quais são as vantagens de aplicar essa estratégia. 

Expressar seu posicionamento no mercado

O posicionamento da sua marca pode ser trabalhado através de transmídia, com ela você pode expressar quais são os ideais e os valores que você deseja que o seu negócio transmita ao consumidor. 

Essa transmissão de ideias e valores ocorre através de uma narrativa que tem o foco em captar a atenção do consumidor.

Dessa forma, a transmídia pode ser utilizada em conjunto com uma estratégia de Branding ou de posicionamento de marca, sendo uma boa aliada para reforçar esses conceitos para o público.

Melhorar seu relacionamento com o consumidor

Através de transmídia você cria estratégias diferentes para captar a atenção do consumidor, e para isso você precisa compreender mais sobre o seu público.

Ao compreender mais sobre o público você tem a chance de realizar campanhas mais assertivas e entregar a esse público conteúdo de valor. 

E atender as necessidades do consumidor faz com que ele se aproxime mais da sua marca. 

Maior alcance do público

Além de utilizar diferentes mídias, você pode adaptá-las para diferentes canais permitindo que você alcance um público maior.

Embora seja muito provável que você já saiba em qual canal o seu público-alvo se concentra, com transmídia você pode explorar os demais canais disponíveis.

É possível criar estratégias utilizando os recursos específicos de cada canal.

Imagem vetorizada de um homem sentado e escorado em um notebook

Como aplicar transmídia ao seu negócio

Para aplicar transmídia ao seu negócio você precisa ter o conhecimento de diversas áreas, não apenas da área de marketing. 

Pois também são necessários conhecimentos de design, redação e outros temas que irão contribuir para que a sua estratégia seja um sucesso.

Confira o que é importante saber para aplicar a estratégia de transmídia ao seu negócio.

Conheça o seu público

Para realizar uma comunicação assertiva com o seu público você deve conhecer as principais características desse público.

Esse conhecimento não deve se restringir apenas a informações mais básicas, mas também é preciso entender sobre o comportamento e o que leva o seu público a adquirir o produto ou serviço que a sua empresa está comercializando.

Bem como investigar quais são os principais canais que esse público tem acesso.

Para obter essas informações é recomendável que você crie personas, que são personagens fictícios e que representam uma parcela do seu público.

Elas possibilitam que você tenha uma visão mais ampla e assim saiba como direcionar a sua comunicação para alcançar esse público. 

Utilize a estratégia de multicanal

Se você ainda não utiliza a estratégia de multicanal, para aplicar transmídia será necessário que você conheça e saiba como aplicá-la.

A estratégia multicanal consiste em estar presente nos diferentes canais que você sabe que o seu público também está presente.

Você pode utilizá-la para elaborar um planejamento estratégico para promover a sua marca.

A vantagem de aplicar transmídia em conjunto com a estratégia multicanal é que você pode explorar os diferentes recursos de mídia disponíveis em cada canal, como já foi abordado.

Conheça o seu objetivo

Um passo crucial é também fundamental para a aplicação dessa estratégia é fundamental que você defina um objetivo para alcançar com essa estratégia.

Você quer ter mais reconhecimento? Quer aumentar suas vendas? Engajar o seu público? Todos esse objetivos podem alcançáveis através estratégia transmídia, mas você deve definir um objetivo principal.

Pois, o objetivo principal será permitir que você identifique maneiras de direcionar  as suas campanhas, e lembre-se de estabelecer um objetivo que seja tangível para essa estratégia.

Aposte em Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para você utilizar em conjunto com transmídia. 

Essa estratégia envolve entregar conteúdo de valor para o seu público-alvo e assim alcançar um maior reconhecimento, melhorar relacionamento e fazer com que esse público se torne fiel a sua marca.

Para utilizar o Marketing de conteúdo você deve conhecer sobre o seu público, seu produto e também sobre o mercado que você está inserido, e criar uma comunicação voltada para as necessidades desse público.

Para se aprimorar nessa estratégia, você pode investir em cursos como o Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo. Esse curso é um curso completo para que você saiba como se comunicar com o seu público, é um curso criado para empreendedores que desejam destacar o seu negócio.

Utilize Storytelling

Para que a sua narrativa seja cativante e conquiste o seu público-alvo você deve apostar na estratégia de storytelling, que consiste em contar histórias persuasivas para o seu público.

O storytelling permite que o público venha a se identificar mais com a mensagem e também tende a ser menos invasivo.

Elabore um enredo envolvente, inclua histórias sobre o seu produto, ou sobre a sua empresa demonstrando os benefícios do seu negócio através dessas narrativas. 

E não deixe de utilizar referências, se for trabalhar com conteúdos que são fictícios deixe bem claro para o cliente.

Defina as estratégias de cada canal  

Depois de definir quais canais você utilizará, é necessário elaborar a estratégia que será aplicada individualmente em cada um desses canais.

Por isso, é importante que você explore seus potenciais, verifique qual é o tipo de mídia possível para eles e como você pode transmitir sua mensagem.

Lembre-se que a mensagem transmitida nesses canais deve ser autossuficiente para o público, mas deve estar relacionada com os demais canais.

O seu público deve sentir que precisa se aprofundar no seu conteúdo e nos demais canais para se aprofundar nesse conteúdo.

Elaboração da mídia

Depois de todas as etapas que citamos acima é hora de colocar a mão na massa.

Você já deve ter definido quais mídias serão utilizadas, e qual será o papel de cada canal na sua estratégia transmídia.

Então é hora de colocar a mão na massa e escrever seu roteiro e também as mensagens que serão transmitidas ao público.

Capriche na sua redação e também nas mídias independentemente de serem imagens, vídeos promocionais ou outros formatos.

Busque fazer com que o público consiga relacionar a mensagem com a mídia utilizada.

Pois elas devem funcionar bem em conjunto para que a mensagem seja transmitida de maneira adequada.

Imagem de uma mão segurando um megafone.

Programas para a sua estratégia transmídia

Como podemos acompanhar, além de um roteiro de qualidade e de uma narrativa única que engaje o seu público, você também pode utilizar elementos gráficos para contar a sua história através dos canais que você definir.

Conteúdos em formato multimídia são mais aceitos pelo público e por isso você deve buscar as ferramentas certas para a construção desses conteúdos. 

Pensando nesse aspecto, preparamos uma lista com alguns dos principais programas para você utilizar.

Canva

Canva é uma ferramenta que irá te auxiliar a criar peças gráficas de maneira fácil e intuitiva.

Se você não tem conhecimentos aprofundados sobre Design, você pode contar com alguns layouts prontos que são disponibilizados nessa plataforma.

A interface da plataforma é bastante simples e intuitiva, fazendo com que ela seja utilizada tanto por iniciantes quanto por profissionais. 

Dentro desta plataforma você pode trabalhar com recursos de vídeo, imagem, áudio, gifs e outros formatos.

Ela apresenta algumas dimensões pré-estabelecidas para conteúdos de e-mail, banners, postagens nas redes sociais ou em blogs e outras especificações.

Nesse sentido, a plataforma te auxilia para que você não precise preocupar se a sua peça gráfica está de acordo com as dimensões padrões para o canal que ela será aplicada. 

É uma ferramenta ótima para quem não tem muita experiência e deseja criar mídias com facilidade para aplicar na sua estratégia transmídia.

Você pode optar pela versão gratuita da ferramenta ou utilizar a versão paga que libera ainda mais recursos para otimizar as suas mídias.

Destaques do canva:

  • Grande quantidade de layouts prontos
  • Dimensões pré-definidas
  • Possibilidade de criar vídeos
  • Ferramenta fácil e intuitiva
  • Acesso gratuíto, ou plano completo pago

Envato Placeit

Envato é uma plataforma bem completa, onde você encontra de tudo para deixar a sua estratégia transmídia mais atrativa. 

Na plataforma você encontra vídeos, músicas, layouts para blog, site, imagens, fontes e muito mais.

A Envato funciona por meio de um serviço de assinatura, onde você tem acesso aos diversos conteúdos que pode utilizar na produção das suas campanhas e peças gráficas. 

Apesar de ser uma plataforma paga, todo mês são disponibilizados alguns elementos gratuitos para que você possa testar a qualidade da plataforma.

É uma maneira de encontrar diferentes elementos para adicionar nas suas mídias e torná-las mais interessantes para o consumidor.

Destaques do Envato:

  • Acervo de arquivos de diversos formatos
  • Grande quantidade arquivos disponíveis para download
  • Disponibilização de alguns elementos gratuítos
  • Com foco para quem deseja melhorar a produtividade

Movavi

Se você pretende contar histórias para o seu público através de vídeo com o Movavi, a edição de vídeos se torna uma tarefa prática e profissional.

A plataforma conta com uma série de recursos e ferramentas multimídia para você utilizar.

O design do Movavi também é fácil e intuitivo e uma vez que você comece a utilizar a plataforma você pode aprender a utilizar todas as ferramentas com facilidade.

Entre os recursos do movavi podemos citar adição de efeitos nos seus vídeos, filtros e transições, recorte dos vídeos, gravação da tela do seu computador, chromakey e muito mais.

A licença do Movavi é paga, mas você pode baixar e ter acesso a alguns dos recursos por 7 dias pela versão gratuita.

Destaques do Movavi:

  • Editor de vídeo profissional
  • Série de recursos e ferramentas multimídia
  • Acesso gratuito limitado

Pacote Adobe

Ou Adobe Creative Cloud é para quem já possui um pouco mais de experiência na área do design e quer programas mais robustos.

A Adobe oferece uma grande variedade de programas que você pode utilizar para a sua estratégia transmídia.

Os programas vão desde ilustradores, editores de imagem até editores de vídeos, criadores de animação e tudo que você pode imaginar.

No entanto, comparado às outras opções que citamos, ele é mais complexo em seu uso e também requer um investimento maior.

Destaques do Pacote Adobe:

  • Programas profissionais
  • Opção para quem deseja realizar exclusivo

Como otimizar a sua estratégia transmídia?

Para que você consiga fazer da sua estratégia transmídia um sucesso, separamos alguns aspectos que podem te ajudar a alcançar seus objetivos. 

Crie um conteúdo único

Para que o seu público se interesse pelo seu conteúdo lembre-se de apresentar a ele algo único que diferente do que ele está acostumado a ver.

Por isso, não deixe de pesquisar os seus concorrentes para não oferecer ao seu público um 

conteúdo que já está saturado.

Promova a interação

O engajamento da sua audiência é essencial, e por isso você deve apostar em conteúdos que interajam com o seu público.

Traga a eles informações que sejam relevantes, dados, infográficos e até mesmo curiosidades para que eles sintam vontade de interagir com o seu conteúdo.

Procure parcerias

Para divulgação e também para alcançar um público ainda maior é interessante que você busque por parcerias que despertem o interesse do seu público.

Essa parceria pode colaborar tanto com a construção do seu projeto quanto na divulgação dele.

Mantenha os custos baixos

Algumas produções transmídias podem custar bem caro, no entanto alguns recursos disponíveis no ambiente virtual são mais acessíveis.

É impossível não ter nenhum gasto ao utilizar a estratégia transmídia, mas mantenha eles dentro do seu orçamento.

Monitore o seu público

Para ter certeza de que sua estratégia está indo bem, nada melhor do que monitorar o que o seu público está comentando sobre a sua marca.

Portanto, mantenha-se atento a todos os comentários, e mensagens que você recebe e também as interações com o seu conteúdo.

Pode ser que você precise aprimorar ainda mais o seu conteúdo até que consiga de fato alcançar o seu público.

Exemplo de estratégia transmídia

Um dos posicionamentos do banco Itaú é ser um banco digital. 

E em 2016, a marca lançou uma propaganda na televisão com o slogan Digitau, o intuito dessa propaganda era trazer à tona as facilidades da empresa para o ambiente virtual.

Entretanto, eles acabaram recebendo algumas críticas por conta da escrita da palavra com "u" no final.

O banco se retratou ao divulgar no Youtube um vídeo que explicava a diferença entre as duas palavras com um tom mais humorístico. 

Com o exemplo podemos ver que o Itaú utiliza diferentes canais e linguagens para se comunicar com o seu público. 

Invista em transmídia no ambiente virtual

Nesse artigo apresentamos sobre o conceito de transmídia, quais são os benefícios em utilizar essa estratégia e como aplicá-la ao seu negócio,

Como já mencionamos, ela envolve alguns gastos, mas você pode explorar os potenciais das redes sociais para fazer sua estratégia.

Além disso, é possível realizar anúncios patrocinados para obter um maior alcance do seu público e consequentemente impactar mais pessoas.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download