30 Ideias sobre o que postar no Instagram
Atualmente, o Instagram é uma das plataformas mais populares quando falamos de redes sociais. Acumulando cerca de 1 bilhão de usuários mensais e 500 milhões de usuários ativos.
Considerando esses números, fica evidente que para ter sucesso em seus negócios e se tornar uma pessoa mais influente, é necessário ter uma presença muito forte dentro desta plataforma.
Reunimos 30 ideias sobre o que postar no Instagram, para melhorar seu conteúdo, construir sua marca e criar um planejamento de comunicação e postagens para o seu perfil. Você pode testar nossas sugestões e ver qual funciona melhor com seu público.
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Uma boa maneira de aprender mais sobre o que postar na plataforma é com especialistas em criação de conteúdo. Ter uma mentoria profissional torna muito fácil entender toda a dinâmica que existe na rede social, além dos melhores caminhos para seguir.
Além de ideias sobre postagens, o curso Estratégia de marca no Instagram ensina como posicionar seu negócio na plataforma para conquistar cada vez mais resultados.
1. Mensagens Motivacionais
Nossa primeira dica sobre o que postar no Instagram, é investir em conteúdos que visam motivar seus seguidores, contando historias inspiradoras de superação, de sucesso ou como conseguiu alcançar algum objetivo específico.
Use as ferramentas da plataforma para conseguir transmitir essa mensagem. Essa categoria de conteúdo cabe em postagens, stories e vídeos no IGTV. Essa estratégia vai ajudar sua marca a gerar engajamento e ter mais relevância. Você pode postar essas mensagens através de uma foto sozinha, ou uma selfie para humanizar seu perfil.
2. Faça perguntas para seus seguidores
Uma forma interessante de gerar engajamento para sua página no Instagram, é planejar perguntas e selecionar alguns tópicos para os seus seguidores responderem e darem a opinião deles em relação ao seu produto ou serviço.
Caso, você esteja criando um perfil novo e tenha poucos seguidores considere utilizar estratégias para ganhar seguidores de forma orgânica ou então comprar seguidores em sites.
Fazer isso de forma natural e em momentos oportunos é a parte mais importante, mas com certeza vai dar bons resultados. Pessoas adoram interagir, principalmente quando são instigadas e convidadas a participar do assunto. Criar essa relação pode fazer toda a diferença.
3. Depoimentos dos Clientes
O melhor conteúdo para dar credibilidade e melhorar a reputação da sua marca, é postar os depoimentos dos seus clientes em relação ao seu serviço ou produto. Isso passa confiança e segurança para os seguidores que ainda não te conhecem muito bem ou são novos.
Você pode pedir para os seus próprios clientes mandarem fotos ou ate mesmo vídeos, utilizando ou falando sobre sua experiência. Além de criar uma interação com seus seguidores mais fieis, passando uma mensagem as pessoas novas que estão conhecendo sua marca.
4. Poste sobre temas relevantes
Manter seus seguidores informados sobre o que acontece dentro do seu mercado ou do seu nicho é extremamente importante, sendo assim, postar noticias e temas atuais se torna uma excelente estratégia sobre o que postar no instagram.
Ao fazer isso, sua marca se torna um ponto de busca para as informações e dúvidas que eles possam ter, além de gerar autoridade e propriedade, mostrando que esta acompanhando todas as mudanças que acontecem nele.
Além disso, fica fácil se manter em evidência, pois as pessoas vão sempre buscar pelos temas mais atuais e as novidades, então manter postagens frequentes que rastreiam esses temas e uma boa maneira de estar em foco.
5. Unboxing
Vídeos de unboxing tem feito muito sucesso tanto no Instagram quanto no YouTube. Apostar nesse conteúdo ajuda a divulgar o produto, a embalagem e toda a experiência e euforia do cliente ao receber o produto.
Consiga parceria com influenciadores, criando um fluxo onde, você envia o produto e eles fazem um stories ou video realizando todo o processo, depois reposte em sua pagina. Isso traz confiança para o seguidor, pois mostra que uma autoridade acredita e gosta da sua marca.
6. Memes
Em meio a todas essas ideias sobre o que postar no Instagram, precisamos lembrar dos importantes momentos de distração e relaxamento. Trazer algo divertido, intercalando com todas essas postagem, gera um bom engajamento, afinal todo mundo adora dar risada.
Para fazer isso da forma correta, pense em conteúdos que fazem sentido para o tema da sua pagina. Aposte em memes sobre a profissão, o mercado, alguma brincadeira que faz sentido dentro daquele contexto todo que tem sido criado.
7. Compartilhe Conquistas
Todos sabem que empresas tem metas e objetivos a serem alcançados, sendo assim, sempre que for possível compartilhar uma conquista alcançada por sua marca pense em um post comemorativo.
Uma característica muito importante para incluir nessa postagem é agradecer todos os seus clientes, parceiros e apoiadores. Mostrar para eles que eles fazem parte daquele negócio e que são extremamente importantes para o seu sucesso.
Isso gera um engajamento muito bom, além de um sentimento de pertencimento para seus seguidores, ajudando na fidelização e aproximação.
8. Tutoriais
Criar conteúdos que pretendem responder duvidas e guiar, pode ser uma ótima ideia sobre o que postar no Instagram. Seja uma dúvida em relação ao produto, usabilidade, funcionalidade, etc.
Um tutorial bem feito, requer uma breve pesquisa. Quais são as principais dúvidas que as pessoas têm? Como contornar ou resolver certo problema? Como utilizar o produto, ferramenta ou serviço? Esses são exemplos que podem ser comuns e que servem para gerar um conteúdo simples, rápido, mas que tem uma utilidade muito grande para quem te segue.
9. Mostre os Bastidores
Nada gera tanta confiança quando o sentimento de transparência e verdade. Para conseguir despertar isso no seu público, mostre os bastidores do que acontece na empresa, com fotos, vídeos, stories curtos compartilhando o dia a dia da marca.
Isso ajuda a humanizar a marca, mostrando os processos pelo qual produto passa, o carinho que sua marca tem com a produção, a organização do fluxo de trabalho, o ambiente no qual tudo é feito.
10. Relembrar Momentos - TBT
O TBT, abreviação para Throwback Thursday, é uma # muito utilizada, aonde as pessoas postam fotos antigas, para relembrar momentos que foram importantes e que marcaram aquela data.
Quando estivar na dúvida sobre o que postar no Instagram, tente fazer um TBT, mostrando o dia que a empresa foi inaugurada, um acontecimento que marcou a história da equipe. Esse sentimento de nostalgia pode ser muito poderoso se utilizado da forma correta.
11. Transmissões ao vivo
Essa não é exatamente uma dica sobre o que postar no Instagram, mas sim sobre o quão importante as Transmissões ao vivo podem ser para o seu perfil e para sua empresa, pois nesse momento, você esta disponibilizando um tempo muito importante para interagir com seus seguidores.
Tente organizar um pequeno roteiro para conduzir a transmissão, abra oportunidades para responder duvidas, mostrar novidades. Uma coisa interessante é fazer lives conjuntas com outras pessoas ou marcas, criando uma troca de seguidores natural que beneficia ambos.
12. Faça sorteios no Instagram
Dar um motivo adicional para seu cliente te seguir é crucial. Porem, como fazer isso? Criando benefícios para quem te segue. Mas que categoria de benefícios é possível criar para seu público?
Uma maneira bem legal, sao promoções exclusivas para seguidores do seu perfil, como, por exemplo, sorteios. Os sorteios no Instagram criam um sentimento de recompensa, além de incentivar o engajamento de forma orgânica, podendo inclusive, aumentar o alcance da sua pagina e gerando valor para seus seguidores.
13. Compartilhe posts dos seus clientes
Entendemos como é difíci saberl o que postar no Instagram diariamente, manter um fluxo de conteúdo bom, depende de bastante tempo e criatividade. Uma solução para ser utilizada esporadicamente é, repostar fotos ou posts que seus clientes fizeram falando de você ou do seu produto.
Com isso, é possível aliviar um pouco a pressão de ter um conteúdo absolutamente novo diariamente e gerar no seu cliente um sentimento de felicidade ao ver o post dele replicado em sua pagina ou em seu stories.
14. Crie destaques no seu perfil
Criar destaques no seu perfil, te ajuda a manter alguns conteúdos importantes mais acessíveis e de fácil visualização para seu seguidor. Eles ficam localizados logo abaixo da sua bio e podem ser divididos em grupos.
Mantenha esse espaço reservado para campanhas promocionais que estão acontecendo por longos períodos, conteúdos que respondem duvidas e novidades sobre produtos.
15. Pergunte a opinião dos seus seguidores no stories
Dentro dos stories, é possível utilizar um sticker interativo com duas opções. Usar esse recurso de forma inteligente, pode gerar um engajamento excelente, pois ao responder o sticker e escolher uma das opções, as pessoas podem ver a porcentagem de cada uma das respostas.
Além disso, você aproxima o cliente, mostrando para ele que a opinião dele é super importante para a marca e que estão dispostos a ouvir. Essa estratégia sobre o que postar no Instagram, da voz ao consumidor.
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16. Seu produto
Uma boa maneira de impactar visualmente e promover o seu produto, é pensar em fotos com alta qualidade e que associem ele a um lifestyle ou um sentimento. Essas postagens ajudam a promover o seu produto e conectar ele com momentos pessoais do seu seguidor.
Sempre pense em coisas positivas para associar seus produtos e sua marca, coisas que despertem apenas boas qualidades e bons momentos.
17. Stickers de Compra
Se estiver estruturando uma loja virtual no Instagram, ou já tiver uma, lembre-se que os stickers de compra, unidos da dica anterior, incentivam seu consumidor a adquirir o produto, mostrando o preço e criando interatividade
Ao clicar no sticker, ele se expande e com apenas mais um clique a pessoa é direcionada ao site do produto. Isso ajudar a diminuir o abandono das compras, pois facilita todo o caminho e diminui as etapas necessárias para concluir uma compra.
18. Concurso
Organizar um concurso criativo ou artístico é excelente para gerar engajamento na página. Para gerar melhores resultados, associe com uma premiação, seja uma linha dos seus produtos, um celular ou até dinheiro.
Essa estratégia gera conteúdos para página sem a necessidade deles serem produzidos por você e cria um momento de importância e destaque para quem te segue. Tudo de forma orgânica e com investimento relativamente baixo.
19. Adote causas sociais
Associar sua marca com uma causa social e adota-la é muito importante para demonstrar ao seu público o comprometimento da empresa com o mundo e a sociedade. Mostrando que não esta ali, apenas pelo lucro, mas sim para fazer diferença no mundo.
Escolha uma ONG ou associação que realize trabalhos locais, regionais ou ate mundiais. Compartilhe os projetos que são trabalhados em conjunto e convide seu público a participar das ações.
20. Datas comemorativas
Organize um calendário com as datas comemorativas mais importantes do ano. Planeje o que postar no Instagram para esses dias. Invista em conteúdos descontraídos e divertidos para essas datas.
Se possível, tente sempre aproveitar o gancho para associar a data com algo referente a sua marca, produto ou serviço. Abuse das hashtags nessas postagens para facilitar a busca e facilitar encontrar a imagem.
21. Carrossel de imagens
Com o formato carrossel, o Instagram permite que varias fotos sejam incluídas na mesma postagem, desta forma você pode explorar este formato em algumas das outras dicas, sendo criativo e adicionando variedade para suas postagens.
22. União com outras marcas
Criar oportunidades de se unir com outras marcas que trabalhem no mesmo ramo ou ramos complementares ao seu, é uma excelente maneira de unir forcas e conquistar mais publico.
Por exemplo, se sua empresa trabalha com ração de cachorro, crie um post de parceria com um petshop, ou uma loja que venda potes de comida para animais. Também é possível fazer comentários em postagens de marcas parceiras, humanizando sua marca e interagindo na rede social.
23. Cubra eventos
Se for comparecer em algum evento importante ou alguma feira comercial, lembre-se de realizar a cobertura completa no Instagram. Tenha os horários do evento, planeje o que postar no Instagram, conforme for acontecendo e não perca nenhum detalhe.
Isso proporciona para seus seguidores, que não podem comparecer ao evento, uma maneira de presenciar os acontecimento e participar, mesmo que indiretamente, de toda a experiência.
24. Fatos curiosos
Para se aproximar um pouco mais do seu público, uma dica rápida é criar um post semanal com fatos curiosos sobre a marca, empresa, produção, etc. Isso ajuda a desconstruir uma imagem rígida e torna-la mais amigável.
25. Post de agradecimento
Separe um post, única e exclusivamente para agradecer seus seguidores. Crie um texto cativante, emocional, mas sincero. Explique por que eles são tao importantes e o quanto é gratificante todo o apoio e engajamento que eles tem com a sua marca.
26. Recomende outras paginas
Recomendar paginas de marcas e influenciadores parceiros gera um bom engajamento e ajuda na troca de seguidores de forma orgânica. Essa parceria pode ser combinada entre você e outras paginas, para que recomendem conteúdos novos e diferentes para as pessoas
27. Top produtos
Organize uma sequência de fotos, que podem ser postadas no estilo carrossel, com seus produtos mais vendidos da semana ou do mês, criando assim um Top 3, ou, Top 5 de vendas para recomendar ao seus clientes.
Essa é uma recomendação sobre o que postar no Instagram, que pode aumentar o seu numero de vendas para esses produtos específicos, pois fica em evidencia para seu público, o que todo mundo esta consumindo, geralmente um possível interesse.
28. Recomende artistas
Traga reconhecimento para artistas que ajudam a produzir conteúdo para sua marca. Crie uma postagem divulgando o trabalho dele ou ate recomendando, colocando em destaque alguma arte produzida por ele.
29. Compartilhe livros
Recomende aos seus seguidores, livros e obras literárias, em geral, que te inspiram e te incentivam. Crie esse vínculo pessoal com eles de uma forma natural.
30. Planos e Projetos
Uma dica sobre o que postar no Instagram, e compartilhar quais são os planos e projetos futuros que sua marca ou você tem projetados para longa data. O que seu público pode esperar de novidades nos próximos meses ou anos?
Agora você tem muitas ideias sobre o que postar no Instagram
Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado você a se inspirar, trazendo boas ideias e novas formas de trabalhar sua marca na rede social. Não se esqueça do planejamento e criatividade na hora de cuidar do seu perfil.
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