O que significa impressões no Instagram [Guia Completo]

Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Além das publicações com imagens bonitas e legendas atraentes, gerar resultados no Instagram é uma tarefa que necessita muito planejamento e execução de uma boa estratégia de marketing digital.

O primeiro passo para qualquer um que deseja utilizar o Instagram profissionalmente e de forma eficiente para atingir os melhores resultados em suas campanhas é entender as métricas do Instagram.

Quando o assunto são as métricas do Instagram, muitos costumam falar que as Impressões no Instagram são apenas uma métrica de "vaidade" e que não tem tanto valor como outras.

Se você tem interesse em aprender o que significa Impressões no Instagram e qual a importância dessa métrica para seus resultados, confira nosso artigo. Neste artigo vamos te mostrar o que é Impressões no Instagram e como podem ser úteis para sua análise.

Aprenda a aumentar seus resultados no Instagram

Se você quer começar a utilizar o Instagram de forma profissional e transformar seu perfil em um negócio rentável, temos a indicação de um curso que irá te ajudar a aumentar o engajamento do seu perfil e torná-lo mais atraente.

O curso InstaBoss é uma das melhores opções para quem deseja aprender de uma vez a transformar seu Instagram em uma conta business, atraente e profissional. Suas aulas abordam desde a criação de uma conta comercial até a elaboração de estratégias para negócios.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso InstaBoss!

O que é impressões no Instagram?

Independentemente se um mesmo usuário viu uma publicação várias vezes, as Impressões no Instagram revelam o número de vezes que uma publicação ou o perfil apareceu para outros usuários.

Nos relatórios de estatísticas do Instagram, é possível visualizar o número de impressões do perfil como um todo ou de cada tipo de conteúdo compartilhado no período, podendo ser posts do feed, dos Stories, IGTV, Reels e transmissões ao vivo.

Entretanto, na hora de visualizar as métricas e entender o que significa impressões no Instagram, muitas pessoas têm dúvidas da diferença entre impressões, alcance e visualizações, que podem aparecer nos relatórios de desempenho. Iremos explicá-las agora:

Impressões

Como já falamos, as impressões mostram o número total de vezes que um perfil ou uma publicação foi exibida aos usuários dentro de um determinado período de tempo.

Ilustração de pessoas analisando gráficos

Alcance

Já o alcance contabiliza apenas o número de usuários únicos alcançados. Caso uma pessoa veja uma publicação suas 5 vezes, o Instagram irá contar 5 impressões e apenas 1 alcance.

Visualizações

As visualizações, por sua vez, são exclusivas para vídeos e Stories, e revelam a quantidade de vezes que o conteúdo foi assistido. A plataforma considera uma visualização quando o vídeo publicado no Feed for visto por pelo menos 3 segundos.

Já no caso dos Stories, não existe regra de tempo. Caso o usuários assista sua publicação por apenas 1 segundo, o Instagram já conta na métrica.

Qual a importância das métricas de vaidade? 

Como falamos, muitos consideram as impressões do Instagram como métrica de vaidade, mas isso não reduz sua importância. Depois de entender melhor o que significa Impressões no Instagram, vamos mostrar a sua importância.

As impressões podem ajudar a indicar caminhos positivos, influenciando em toda sua estratégia dentro da rede social. Em alguns casos, o aumento no número de impressões pode refletir no aumento de tráfego e, com isso, direcionar ações corretas para elevar suas conversões.

Foto de uma pessoa segurando um celular vendo os Insights do Instagram

Diferente de outras métricas de vaidade como os likes e número de seguidores, as impressões não mostram resultados em conversões ou engajamento, mas ajuda avaliar em conjunto com outros indicadores para entender o desempenho do seu perfil.

Como acessar as impressões no Instagram?

As métricas ou Insights do Instagram só estão disponíveis para perfis comerciais do Instagram. Caso ainda utilize um perfil pessoal para sua marca ou negócio, é fundamental migrar o quanto antes para um perfil comercial.

Dentro do seu perfil comercial do Instagram, você deverá acessar os Insights para ter acesso a esse tipo de informação do seu perfil. É possível acessá-lo clicando no botão "Insights" na janela do seu perfil, perto dos botões de "editar Pefil".

Menu do Instagram

Também é possível acessá-lo através do menu do Instagram, basta clicar nos três tracinhos no canto superior direito do seu perfil e escolher a opção de "Insights". Nessa janela você terá acesso a todas as métricas do Instagram.

Dividida em seções, você pode analisar informações gerais dos insights, métricas sobre os conteúdos que compartilhou no Feed, Stories, IGTV, Reels e transmissões ao vivo dentro da plataforma.

Menu de Insights Instagram

Acessando o menu de "Contas alcançadas" é possível observar o número total de vezes que todas suas publicações foram vistas dentro de um período selecionado, assim como o crescimento ou queda em relação à semana anterior.

Em "Atividades" as métricas informam os dados do perfil de maneira geral. Para encontrar as impressões é preciso acessar o menu "Descoberta", onde eles revelam o número total de vezes que todas suas publicações foram vistas no período selecionado.

Print do Instagram

Já na aba de "Conteúdo" que você compartilhou, é possível analisar as métricas detalhadas de cada publicação. Aqui é possível analisar separadamente quantas vezes cada publicação foi exibida.

Para observar as impressões das publicações do Feed, seleciona a publicação que você deseja analisar e selecione a opção "Ver informações" ou "Insights", localizada na parte inferior da  publicação. Pronto, você já pode ver as impressões do post. 

Print do Instagram com Impressões

Para visualizar as impressões de publicação dos Stories, selecione o Storie desejado e arraste para cima. O Instagram irá exibir o número total de impressões desta publicação.

Agora, se você quer observar as impressões dos Reels publicados basta acessar o post e clicar nos três pontinhos no canto direito e selecionar a opção "Ver Insights" para analisar todas as impressões daquela publicação.

Além de observar as informações e estatísticas dentro do Instagram, também é possível acompanhar relatórios caso você utilize alguma ferramenta de gerenciamento de Instagram.

Como por exemplo o SocialGram. Além de ajudar no agendamento de publicações, ele também auxilia na automação do perfil para conquistar novos seguidores e fortalecer o engajamento com seu público.

O SocialGram gera estratégias de curtidas, lista de seguidores confiáveis, relatório de conversação prático e rápido, além do agendamento de posts no Feed e nos Stories.

Ao entrar no SocialGram, você pode descrever os seus seguidores para que a plataforma trabalhe com uma busca de perfis que podem se interessar pelo seu conteúdo e se tornar potenciais consumidores.

A ferramenta é paga e possui planos mensais e trimestrais com diversas funções exclusivas, além disso, é possível testar a plataforma por 5 dias gratuitos.

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

Vale a pena acompanhar as impressões do Instagram?

Apesar de muitas pessoas considerarem as impressões como uma métrica vazia, apenas de vaidade como falamos antes. Entretanto, o que significa impressões no Instagram depende do contexto que é analisada..

Se o objetivo é gerar um reconhecimento da marca, as impressões podem ser analisadas junto com os dados de alcance e mostrar se a publicação teve uma boa entrega. Por outro lado, se o objetivo for engajamento, é importante analisar junto com as interações.

Se a intenção é gerar leads ou vendas com o Instagram, as impressões devem ser analisadas junto aos dados de conversão. Dessa forma, você consegue identificar, por exemplo, quantas vezes o post precisa ser entregue para atingir seu objetivo.

Tenha em mente que o mais importante não é saber como identificar ou extrair os dados, e sim definir o foco. Com objetivos bem definidos você consegue tornar essas informações úteis para as suas estratégias de marketing.

Pessoa sentada olhando estatísticas em um notebook

O que você pode fazer para melhorar suas Impressões no Instagram?

Agora que você entende melhor o que significa impressões no Instagram e quer melhorar seus números dentro da rede social, separamos algumas dicas do que fazer para melhorar suas impressões.

Use hashtags e adicione uma Localização

Além de ajudar no alcance das suas publicações, esses recursos também ajudam nas impressões no Instagram. Isso acontece pois cada vez que alguém pesquisa por uma hashtag ou localização específica, seu post pode aparecer em destaque por lá.

Vale a pena destacar que só utilize quando fizer sentido com seu conteúdo e com a identidade da marca. Exagerar em hashtags populares que não tenham a ver com seu público pode acabar prejudicando seu post.

Crie conteúdos úteis que as pessoas possam salvar

Outra forma de aumentar suas impressões é garantir que o mesmo usuário veja sua publicação mais de uma vez. Para isso, pense em conteúdos úteis que façam os usuários salvarem para revisitar diversas vezes.

Ah, e não esqueça de incentivar os usuários chamando eles para ação no fim dos seus textos. Por exemplo: "Gostou desse conteúdo? Salve pra não perder!"

Crie conteúdos que as pessoas queiram rever

Seguindo a mesma ideia da dica anterior, não é necessário que todos salvem suas publicações, mas crie conteúdos que façam as pessoas queiram rever e consequentemente o Instagram entende que seu conteúdo é relevante e distribuía para mais pessoas.

Aprendeu o que significa impressões no Instagram?

Esperamos que este artigo tenha te mostrado o que significa impressões no Instagram e que você entenda como funciona essa métrica e como analisá-la da forma correta para seus objetivos.

Se você está querendo começar a criar conteúdo no Instagram e pensa em ganhar dinheiro com a rede social, conheça nosso artigo sobre o que é Influencer digital.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download