PABX: O que é, como funciona e como ele ajuda seu negócio
O PABX, abreviação de Private Automatic Branch Exchange, é uma peça fundamental na comunicação de uma empresa, pois permite a criação de uma rede interna de telefonia que torna a rotina de trabalho mais fácil e eficiente.
Para te ajuda a entender um pouco melhor como esses aparelhos funcionam, nós preparamos um guia que detalha o que é esse sistema, os diferentes tipos que existem e todas as vantagens que ele pode trazer para sua empresa, confira!
O que é um PABX?
O PABX é um dispositivo que se conecta à uma operadora de telefonia, similar a um aparelho de telefone comum. No entanto, ele também permite a conexão com outras linhas internas, conhecidas como ramais.
Além disso, com esse sistema, é possível direcionar chamadas externas automaticamente para os ramais escolhidos e realizar chamadas simultâneas, garantindo que a comunicação se torne mais rápida e eficiente.
A flexibilidade e capacidade de integração com diferentes sistemas e tecnologias de comunicação, tornam o PABX uma ferramenta de telecomunicação indispensável em diversos setores da sociedade, principalmente no mundo corporativo.
Tipos de PABX
Existem três tipos principais de centrais telefônicas disponíveis no mercado: as analógicas, as híbridas e as por IP (VoIP). A seguir, vamos explorar as principais diferenças entre elas:
Analógico
O PABX analógico é o modelo mais básico e mais acessível entre os três, sendo a melhor alternativa para empresas de pequeno e médio porte que que buscam melhorar sua comunicação interna e externa sem grandes investimentos em infraestrutura tecnológica.
Este modelo utiliza tecnologia de comutação analógica tradicional e faz a conexão de ramais internos e linhas externas através de circuitos físicos feitos de cobre. Confira algumas da principais funções do PABX analógico:
- Identificador de chamadas;
- Transferência de chamadas;
- Conferência telefônica;
- Atendimento automático (DISA);
- Correio de voz;
- Registro de histórico de chamadas;
- Bloqueador de chamadas a cobrar;
- Ramal econômico;
- Possibilidade de integração com softwares de tarifação (Controller);
Apesar de apresentar funcionalidades básicas em comparação com modelos mais avançados, a central analógica é uma ótima opção para empresas que buscam uma solução custo-benefício que as auxilie a gerenciar as suas comunicações internas e externas.
Híbrido
Como o próprio nome indica, o PABX híbrido reúne, num único dispositivo, as funções dos sistemas analógicos, digitais e IP, permitindo que a empresa use cada um deles de acordo com as suas necessidades.
Além disso, ele conta com uma configuração relativamente simples e pode ser integrado a outros sistemas ou computadores. Veja algumas funcionalidades deste modelo:
- Suporta um maior número de ramais;
- Conta com seleção automática de linhas;
- Capacidade de se conectar com porteiros eletrônicos;
- Sistema de atendimento automático digital por URA;
- Possibilidade de interligar a matriz e uma filiar através da tecnologia VoIP;
- Compatibilidade com sistemas de TI e redes de dados;
- Escalabilidade para expansão conforme necessário.
IP
O PABX por IP utiliza a tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) para transmitir chamadas telefônicas de um ponto a outro através de uma rede de internet. Devido a quantidade de funcionalidades avançadas e sua capacidade de se integrar facilmente a outras redes, elas se torna uma excelente alternativa.
Aqui estão algumas das principais características e funções deste sistemas:
- Transmissão de chamadas de voz via internet;
- Redução de custos de comunicação;
- Possibilidade de utilizar a mesma infraestrutura de cabeamento da internet;
- Chamadas de voz em alta definição;
- Possibilidade de transformar um celular em um ramal móvel utilizando aplicativos;
- Capacidade para suportar até 700 ramais.
Devido ao seu custo relativamente elevado, principalmente se comparado aos sistemas analógicos, o PABX IP normalmente é indicado para empresas de médio e grande porte, que necessitam de toda essa estrutura e quantidade de recursos.
Nuvem
Por último, existe o PABX Cloud que, diferente dos sistemas anteriores, utiliza a infraestrutura da nuvem para gerenciar as chamadas, eliminando a necessidade de dispositivo físico ou um software instalado em sua empresa.
Além de oferecer uma ampla gama de recursos, por ser um sistema baseado em nuvem, o investimento inicial necessário é relativamente baixo e sua configuração pode ser realizada de maneira simples e rápida.
Aqui estão algumas outras funcionalidades e características deste modelo:
- Praticidade para adicionar e alterar ramais;
- Possibilidade de configurar uma caixa postal para cada ramal;
- Correio de voz web;
- Sistema de Call Center com discador automático, DAC e URA;
- Gravação de telas e chamadas de voz em geral;
- Possibilidade de integração com CRM e outros aplicativos empresariais;
- Mensagens unificadas;
- Filas de chamadas;
- Relatórios e análises de chamadas.
Vantagens de ter um sistema PABX na sua empresa
Agora que já entendemos o que é e como cada modelo funciona, vamos explorar algumas das vantagens que essa tecnologia pode trazer para sua empresa, confira:
1. Redução de Custos Operacionais
Por conectar os sistemas de comunicação da sua empresa, esse tipo de sistema permite que seus colaboradores realizem chamadas gratuitas entre os departamentos, setores e outras filiais, reduzindo consideravelmente as despesas com ligações telefônicas.
2. Eficiência
Instalar um PABX na sua empresa facilita a transferência e o encaminhamento de chamadas, bem como a comunicação entre as diferentes equipes e departamentos, aumentando a eficiência e a produtividade de todos os colaboradores.
3. Escalabilidade
Com uma solução como esta fica fácil adicionar ou remover ramais conforme sua empresa cresce e novas necessidades surgem, sem que seja necessário realizar grandes investimento em novos sistemas de comunicação.
4. Funcionalidades Avançadas
O PABX permite que você usufrua de diversos recursos úteis, como correio de voz, conferências telefônicas, gravação de chamadas, atendimento automático (IVR), filas de chamadas e muitas outras funcionalidades.
Alguns modelos ainda permitem que você realize integrações com sistemas de CRM e outras ferramentas, melhorando a comunicação e a gestão interna da sua empresa.
5. Centralização da Comunicação
Todas as chamadas feitas são gerenciadas por um ponto central e você ainda tem acesso a relatórios detalhados e análises dessas chamadas, facilitando o controle e ajudando na tomada de decisões estratégicas.
6. Mobilidade
Se optar por um PABX baseado em nuvem ou IP, seus funcionários poderão acessar o sistema de qualquer lugar com uma conexão à internet, proporcionando mobilidade e permitindo o trabalho remoto.
Isso também facilita a colaboração entre funcionários de diferentes departamentos, aumentando consideravelmente a produtividade, ao mesmo tempo que reduz os ruídos e falhas na comunicação.
7. Atendimento ao Cliente Aprimorado
Com recursos como direcionamento automático para o departamento correto e sistemas de gestão de filas de chamadas, os sistemas PABX, de modo geral, aumentam a eficiência do atendimento e melhoram a experiência do cliente.
Aprendeu o que é PABX?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é o PABX e como esses sistemas podem trazer diversas vantagens e impactar positividade toda a comunicação interna e externa da sua empresa.
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