PABX: O que é, como funciona e como ele ajuda seu negócio

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

O PABX, abreviação de Private Automatic Branch Exchange, é uma peça fundamental na comunicação de uma empresa, pois permite a criação de uma rede interna de telefonia que torna a rotina de trabalho mais fácil e eficiente.

Para te ajuda a entender um pouco melhor como esses aparelhos funcionam, nós preparamos um guia que detalha o que é esse sistema, os diferentes tipos que existem e todas as vantagens que ele pode trazer para sua empresa, confira!

O que é um PABX?

O PABX é um dispositivo que se conecta à uma operadora de telefonia, similar a um aparelho de telefone comum. No entanto, ele também permite a conexão com outras linhas internas, conhecidas como ramais.

Além disso, com esse sistema, é possível direcionar chamadas externas automaticamente para os ramais escolhidos e realizar chamadas simultâneas, garantindo que a comunicação se torne mais rápida e eficiente.

A flexibilidade e capacidade de integração com diferentes sistemas e tecnologias de comunicação, tornam o PABX uma ferramenta de telecomunicação indispensável em diversos setores da sociedade, principalmente no mundo corporativo.

Tipos de PABX

Existem três tipos principais de centrais telefônicas disponíveis no mercado: as analógicas, as híbridas e as por IP (VoIP). A seguir, vamos explorar as principais diferenças entre elas:

Analógico

O PABX analógico é o modelo mais básico e mais acessível entre os três, sendo a melhor alternativa para empresas de pequeno e médio porte que que buscam melhorar sua comunicação interna e externa sem grandes investimentos em infraestrutura tecnológica.

Este modelo utiliza tecnologia de comutação analógica tradicional e faz a conexão de ramais internos e linhas externas através de circuitos físicos feitos de cobre. Confira algumas da principais funções do PABX analógico:

  • Identificador de chamadas;
  • Transferência de chamadas;
  • Conferência telefônica;
  • Atendimento automático (DISA);
  • Correio de voz;
  • Registro de histórico de chamadas;
  • Bloqueador de chamadas a cobrar;
  • Ramal econômico;
  • Possibilidade de integração com softwares de tarifação (Controller);

Apesar de apresentar funcionalidades básicas em comparação com modelos mais avançados, a central analógica é uma ótima opção para empresas que buscam uma solução custo-benefício que as auxilie a gerenciar as suas comunicações internas e externas.

Híbrido

Como o próprio nome indica, o PABX híbrido reúne, num único dispositivo, as funções dos sistemas analógicos, digitais e IP, permitindo que a empresa use cada um deles de acordo com as suas necessidades.

Além disso, ele conta com uma configuração relativamente simples e pode ser integrado a outros sistemas ou computadores. Veja algumas funcionalidades deste modelo:

  • Suporta um maior número de ramais;
  • Conta com seleção automática de linhas;
  • Capacidade de se conectar com porteiros eletrônicos;
  • Sistema de atendimento automático digital por URA;
  • Possibilidade de interligar a matriz e uma filiar através da tecnologia VoIP;
  • Compatibilidade com sistemas de TI e redes de dados;
  • Escalabilidade para expansão conforme necessário.

IP

O PABX por IP utiliza a tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) para transmitir chamadas telefônicas de um ponto a outro através de uma rede de internet. Devido a quantidade de funcionalidades avançadas e sua capacidade de se integrar facilmente a outras redes, elas se torna uma excelente alternativa.

Aqui estão algumas das principais características e funções deste sistemas:

  • Transmissão de chamadas de voz via internet;
  • Redução de custos de comunicação;
  • Possibilidade de utilizar a mesma infraestrutura de cabeamento da internet;
  • Chamadas de voz em alta definição;
  • Possibilidade de transformar um celular em um ramal móvel utilizando aplicativos;
  • Capacidade para suportar até 700 ramais.

Devido ao seu custo relativamente elevado, principalmente se comparado aos sistemas analógicos, o PABX IP normalmente é indicado para empresas de médio e grande porte, que necessitam de toda essa estrutura e quantidade de recursos.

Nuvem

Por último, existe o PABX Cloud que, diferente dos sistemas anteriores, utiliza a infraestrutura da nuvem para gerenciar as chamadas, eliminando a necessidade de dispositivo físico ou um software instalado em sua empresa.

Além de oferecer uma ampla gama de recursos, por ser um sistema baseado em nuvem, o investimento inicial necessário é relativamente baixo e sua configuração pode ser realizada de maneira simples e rápida.

Aqui estão algumas outras funcionalidades e características deste modelo:

  • Praticidade para adicionar e alterar ramais;
  • Possibilidade de configurar uma caixa postal para cada ramal;
  • Correio de voz web;
  • Sistema de Call Center com discador automático, DAC e URA;
  • Gravação de telas e chamadas de voz em geral;
  • Possibilidade de integração com CRM e outros aplicativos empresariais;
  • Mensagens unificadas;
  • Filas de chamadas;
  • Relatórios e análises de chamadas.

Vantagens de ter um sistema PABX na sua empresa

Agora que já entendemos o que é e como cada modelo funciona, vamos explorar algumas das vantagens que essa tecnologia pode trazer para sua empresa, confira:

1. Redução de Custos Operacionais

Por conectar os sistemas de comunicação da sua empresa, esse tipo de sistema permite que seus colaboradores realizem chamadas gratuitas entre os departamentos, setores e outras filiais, reduzindo consideravelmente as despesas com ligações telefônicas.

2. Eficiência

Instalar um PABX na sua empresa facilita a transferência e o encaminhamento de chamadas, bem como a comunicação entre as diferentes equipes e departamentos, aumentando a eficiência e a produtividade de todos os colaboradores.

3. Escalabilidade

Com uma solução como esta fica fácil adicionar ou remover ramais conforme sua empresa cresce e novas necessidades surgem, sem que seja necessário realizar grandes investimento em novos sistemas de comunicação.

4. Funcionalidades Avançadas

O PABX permite que você usufrua de diversos recursos úteis, como correio de voz, conferências telefônicas, gravação de chamadas, atendimento automático (IVR), filas de chamadas e muitas outras funcionalidades.

Alguns modelos ainda permitem que você realize integrações com sistemas de CRM e outras ferramentas, melhorando a comunicação e a gestão interna da sua empresa.

5. Centralização da Comunicação

Todas as chamadas feitas são gerenciadas por um ponto central e você ainda tem acesso a relatórios detalhados e análises dessas chamadas, facilitando o controle e ajudando na tomada de decisões estratégicas.

6. Mobilidade

Se optar por um PABX baseado em nuvem ou IP, seus funcionários poderão acessar o sistema de qualquer lugar com uma conexão à internet, proporcionando mobilidade e permitindo o trabalho remoto.

Isso também facilita a colaboração entre funcionários de diferentes departamentos, aumentando consideravelmente a produtividade, ao mesmo tempo que reduz os ruídos e falhas na comunicação.

7. Atendimento ao Cliente Aprimorado

Com recursos como direcionamento automático para o departamento correto e sistemas de gestão de filas de chamadas, os sistemas PABX, de modo geral, aumentam a eficiência do atendimento e melhoram a experiência do cliente.

Aprendeu o que é PABX?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é o PABX e como esses sistemas podem trazer diversas vantagens e impactar positividade toda a comunicação interna e externa da sua empresa.

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