12 Dicas para perfil do Instagram: como criar a bio perfeita
A primeira impressão é muito importante para conquistar novos seguidores, principalmente quando investimentos são feitos para fazer com que novas pessoas cheguem até o seu perfil no Instagram.
O conteúdo da biografia compõe o conjunto de informações com que novos visitantes terão contato pela primeira vez. Esta interação é um momento muito importante, pois será possível expressar o que sua marca representa e como ela deve ser lembrada.
Por isso, é essencial construir uma bio que apresenta sua personalidade ou sobre o que seu negócio se trata com muita clareza. Caso estes visitantes se identifiquem com seus valores, eles poderão ser convertidos em novos seguidores e até mesmo clientes.
Você deseja criar um perfil de sucesso no Instagram, mas ainda não sabe por onde começar? Continue lendo este artigo para entender como fazer uma biografia perfeita e turbinar seus resultados na rede social.
Por que é importante ter uma bio do Instagram perfeita?
Saber criar um perfil comercial e uma bio atraente são passos fundamentais para as pessoas que desejam obter resultados expressivos no Instagram. A partir daí, as campanhas e estratégias buscam conquistar novos seguidores poderão aumentar seu desempenho significativamente.
Nossa primeira dica para quem deseja utilizar a rede social profissionalmente é a especialização. Existem vários cursos online voltados para empreendedores que desejam ter sucesso nesta área. Nossa indicação é o curso Insta para Negócios, que cobre desde a criação de perfis comerciais até o desenvolvimento de estratégias de comunicação.
O que é a biografia do Instagram
Antes de conferir nossa lista de dicas é preciso entender bem o que é a bio para Instagram. Por mais que pareça algo óbvio, a explicação sobre o que é este recurso pode esclarecer algumas dúvidas.
De maneira geral, a biografia do Instagram é uma seção dos perfis reservada para que seus usuários possam adicionar suas descrições, sejam em perfis pessoais ou comerciais. Existem diversos elementos que compõe este recurso e algumas limitações.
Quais elementos do perfil do Instagram compõe a biografia?
A seção de biografia conta com diversos recursos que podem auxiliar a expressar sua personalidade através do seu perfil no Instagram, seja para empresas, influenciadores digitais ou no uso pessoal.
Uma maneira de saber até onde sua criatividade pode ir para criar um perfil com muito engajamento é conhecer cada um destes itens e suas limitações. Isso é importante para que suas informações façam sentido em conjunto, expressando a mensagem que uma pessoa ou uma empresa deseja passar.
- Foto do perfil: a dimensão da foto de perfil deve ser 1:1, ou seja, um quadrado.
- Nome: é o nome completo ou apelido pelo qual o dono daquele perfil é conhecido. Aparece logo abaixo da foto de perfil.
- Nome de usuário: é o nome que irá gerar o link do seu perfil no Instagram e também é a principal maneira de encontrar perfis através do recurso de busca.
- Categoria: disponível apenas para perfis comerciais e criadores de conteúdo, é uma categoria em que aquele conta se identifica.
- Biografia: é uma descrição em poucos caracteres que caracterizam seu perfil. Além de recursos de texto, é possível utilizar fontes diferentes, emojis, hashtags, links e até mesmo mencionar outros perfis utilizando o @.
- Site: este é o único local onde é possível utilizar links clicáveis no Instagram. É possível inserir o site principal de sua empresa ou utilizar recursos que redirecionam os seguidores uma página com diversos links, ou criar um link para WhatsApp.
- Endereço: é o espaço para colocar sua melhor localização, o recurso geralmente é mais usado por empresas com uma sede física.
12 Dicas para turbinar seu perfil no Instagram com a biografia perfeita
Customizar a bio do seu perfil é essencial para que estratégias de marketing possam ser executadas. Se você tem dúvidas sobre o conteúdo e como utilizar frases para a biografia do Instagram, confira nossas dicas e fique preparado para personalizar seu perfil.
1. Escolha um bom nome e nome de usuário
O nome e o nome de usuário escolhidos para seu perfil são o fator principal que irá fazer com que as pessoas te encontrem ou não através das buscas feitas no Instagram. Portanto, parar um pouco e dedicar sua atenção à criação de um bom nome é investimento de tempo que vale a pena!
Confira as características que compõe um ótimo nome:
- É fácil de ser escrito e lembrado.
- Contem uma palavra relacionada a você ou ao seu negócio, seja um serviço ou produto que você deseja vender pelo Instagram.
- Expressa bem sua marca, demonstrando o que é oferecido pelo seu perfil como conteúdo, produto ou serviço.
- É fácil de entender e não precisa de explicação.
Ao utilizar estas características você poderá criar ótimos nomes e nomes de usuários que irão gerar um @ e um link otimizado para seu público.
2. Utilize palavras-chave
Ao utilizar palavras-chave na biografia do seu perfil no Instagram, através do nome de usuário e descrição, sua conta será encontrada com mais facilidade por pessoas que desejam achá-la através da barra de buscas.
Por isso, lembre-se sempre de inserir termos relevantes e relacionados com o seu negócio em sua bio, caso contrário, os usuários da rede terão maior dificuldade para encontrar seu perfil.
3. Crie uma ótima foto de perfil
A escolha de foto do perfil no Instagram é um processo simples, mas que deve ser respeitado. Se o perfil comercial gerenciado representa uma empresa, escolha um logo que identifique aquela marca e seja fácil de entender.
Caso o perfil seja de um influenciador digital ou de um empreendedor, utilize uma foto em que seja fácil identificar o dono daquele perfil, geralmente fotos que enquadrem bem o rosto.
Independente de ser um logo ou uma foto, assegure que a qualidade está excelente. Uma dica técnica é deixar a informação principal no centro da imagem, pois o Instagram irá fazer um corte circular em sua imagem.
4. Fale sobre seus interesses
Seja na biografia para Instagram pessoal ou para contas comerciais, o conteúdo utilizado deve ser simples e claro. Seu texto deve expressar o que você ou seu negócio faz sem deixar dúvidas nos visitantes, para que eles decidam se vale a pena começar a seguir sua conta.
Para garantir que o conteúdo de sua bio resuma sobre o que se trata o seu perfil, responda às perguntas: o que você oferece? Para quê esse serviço, produto ou conteúdo é oferecido?
Analise sua resposta e veja se ela está pronta para ser incorporada em sua descrição. Caso sua linguagem esteja um pouco diferente, adapte-a para se comunicar melhor com o seu público.
5. Esclareça qual é seu diferencial
Uma das principais maneiras de conquistar novos seguidores é mostrar em sua biografia do Instagram como seu negócio se difere da concorrência.
Seu negócio oferece algo único e especial que mais ninguém pode oferecer? Busque descobrir qual é a maior força da sua marca e transforme isso em poucas palavras que se comuniquem bem com seu público, seja através do humor, profissionalismo ou qualquer outro recurso que aproxime seu perfil das pessoas.
6. Use sua principal localização
O perfil do Instagram conta com um espaço dedicado apenas para a localização do seu negócio.
Utilize bem este recurso para dar credibilidade à sua marca, facilitar contatos comerciais e mostrar ao seu público que o seu negócio é real. Caso sua empresa tenha mais de uma localização, avalie qual é a principal e que mais gera conexão com seu público.
7. Utilize elementos visuais como emojis, símbolos e fontes
Os recursos visuais que podem ser utilizados na biografia para Instagram podem ajudar a capturar a atenção de novos visitantes do seu perfil. Emojis, quebra de linhas, fontes diferentes e até alguns símbolos podem ser utilizados para organizar seu conteúdo e expressar sua personalidade.
Isso abre espaço para utilizar a criatividade, no entanto, tome bastante cuidado para não utilizar muitos elementos e acabar poluindo visualmente o conteúdo da sua bio.
Não sabe como utilizar estes recursos? Confira algumas dicas:
- Os emojis podem ser utilizados da mesma maneira que são enviados em conversas ou comentários. Seus elementos de texto como barras, traços e pontos são excelentes para organizar seu conteúdo.
- Existem sites especializados em oferecer fontes e símbolos diferentes, como o Fonts for Instagram e o Instagram Fonts. É só escrever seu texto, escolher a fonte que combina com seu perfil, copiar e colar em sua descrição.
- A quebra de linhas é um recurso visual que pode ajudar a tornar o texto da sua bio mais claro, contudo, o Instagram não oferece este recurso nativamente. Mas, você pode acessar o Apps4Life, digitar o texto no formato que você deseja, clicar em "Convert & copy to clipboard" e colar o texto com as quebras na sua descrição.
8. Adicione uma chamada em seu texto
Os chamados para a ação, também conhecidos pela sigla CTA, são recursos que utilizam a função conativa da linguagem para convidar pessoas a realizarem uma ação desejada. Os CTAs são muito utilizados no marketing para gerar conversões.
Textos como "acesse o site", "inscreva-se no canal", "participe do evento", entre tantas possibilidades, podem ajudar a conquistar seu objetivo.
Além disso, é possível adicionar botões com CTAs que ficam abaixo dos destaques nos perfis do Instagram. Esta é uma maneira mais simples de fazer com que possíveis clientes entrem em contato com você em apenas 1 toque em sua tela.
9. Escolha uma categoria para seu perfil do Instagram
A categoria é um recurso que pode ser usado apenas nos perfis comerciais. Elas ajudam a classificar sua conta e fazer com que pessoas que tenham o mesmo interesse encontrem sua conta com mais facilidade.
Existem diversas categorias e subcategorias derivadas, que irão aparecer em seu perfil. Se você ainda não estava convencido em categorizar sua conta, ao ter esta informação exibida automaticamente, será possível poupar espaço no texto de descrição em sua biografia.
10. Gere tráfego em seu site através de links na bio do Instagram
Hoje, as estratégias de marketing nas redes sociais fazem parte de uma das maneiras mais efetivas de gerar tráfego para uma página, contudo, a utilização de links no Instagram é limitada. O espaço "Site" na biografia é o único lugar onde é possível utilizar um link clicável.
Por isso é muito importante manter o endereço atualizado do seu site para garantir que as pessoas que gostem do seu perfil acessem seu site e possam se tornar novos clientes.
11. Deixe o link da bio mais interessante
Existe uma solução para negócios que precisam utilizar mais de 1 link em suas estratégias de marketing. Existem ferramentas, como Linktree, que criam uma página onde diversos links são reunidos e podem direcionar seu público para objetivos diferentes.
É possível incorporar a página de uma promoção específica, direcionar seus seguidores para outras redes sociais e até mesmo criar seu link do WhatsApp para iniciar uma conversa.
Para que este link fique ainda mais interessante, reforce sua importância utilizando chamados para ação no texto de descrição da sua biografia.
12. Utilize hashtags
Hashtags são palavras acompanhadas do símbolo #. Elas são clicáveis e servem para facilitar a descoberta de conteúdo através de temas específicos. Geralmente são usadas em publicações para expressar algum sentimento, aderir a alguma tendência ou enquadrar uma publicação em um tema.
As hashtags podem ser utilizadas na sua biografia para que seu perfil do Instagram apareça nas buscas relacionadas aos temas utilizados.
Por mais que seja tentador utilizar várias para aparecer em diversos tipos de conteúdo, elas devem ser inseridas com cuidado e devem ser relacionadas ao conteúdo que seu perfil oferece.
Preparado para criar uma bio perfeita seu perfil do Instagram?
Depois de conferir todas estas dicas sobre a customização da bio do Instagram, você já está pronto para criar um perfil que atrai muitos seguidores e gera resultados relevantes.
Se um dos seus objetivos com a utilização do Instagram é levar tráfego para suas páginas, considere começar a utilizar uma ferramenta de chat online.
Com o JivoChat é possível a tender diversos clientes simultaneamente, além de abordar visitantes com convites proativos para novas conversas, uma ótima maneira de atender pessoas provindas de suas redes sociais.
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