Tamanho de banner: Qual utilizar?
Saber qual tamanho de banner utilizar é muito importante para que o seu resultado saia como esperado.
Existem diversos formatos, tamanhos e especificações de banner, e é o conjunto da obra que vai permitir que você alcance o seu objetivo.
Ainda que haja alguns tamanhos de banner que sejam mais comuns de serem utilizados tanto no ambiente físico quanto no digital, tudo vai depender a qual objetivo ele se destina.
Se você precisa fazer um banner e não sabe qual tamanho de banner deve ser aplicado, não se preocupe.
Nesse artigo iremos abordar os tamanhos mais utilizados no ambiente físico e também no ambiente virtual, bem como as resoluções para cada ocasião.
Qual é o tamanho de banner padrão?
Como já exploramos, o tamanho de um banner pode variar de acordo com o seu objetivo, e principalmente se ele será aplicado no ambiente físico, ou no ambiente virtual.
No ambiente físico é mais comumente aplicado à fachada de negócios, decorações de festas ou trabalhos acadêmicos.
Já no ambiente digital temos os banners para os anúncios para patrocinadores como o Microsoft Advertising, esses que geralmente são chamados de criativos, e também podemos encontrar os banners que na verdade são cabeçalhos ou capas como a capa do Facebook ou então de um site.
Dentro desse vasto cenário, como você já deve imaginar, estão incluídos os mais diversos tamanhos de banner.
Mas de uma maneira geral podemos definir as seguintes medidas como medidas mais padrões de banners impressos:
- 60x80 cm (retângulo vertical)
- 100x100 cm (quadrado)
- 80x120 cm (retângulo vertical)
- 100x200 cm (retângulo vertical)
Para banners impressos, a unidade de medida utilizada nas gráficas para a impressão de materiais são os centímetros, e para saber qual tamanho se adequa melhor a sua necessidade você pode fazer a medicação tradicional com uma régua ou uma trena
Já na internet, as dimensões padrões são um pouco mais variadas, para começar ao invés de utilizar centímetros, como unidade de medida, se utiliza pixels.
Um pixel (aglutinação de picture e element, ou seja, elemento de imagem) é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
Por comparação, 1 pixel equivale a 0,04 cm aproximadamente. Confira quais são os tamanhos de banner mais utilizados na internet:
- 728×90 pixels (retângulo horizontal)
- 468×90 pixels (retângulo horizontal)
- 336×280 pixels (retângulo horizontal)
- 300×250 pixels (retângulo horizontal)
- 250×250 pixels (quadrado)
- 300×600 pixels (retângulo vertical)
Você provavelmente deve ter percebido, depois de olhar os tamanhos de banner padrões, tanto para os banners no ambiente virtual quanto para os banners impressos que eles possuem algo em comum.
As metragens desses tipos de banner são fechadas, ou seja, não há numeração quebrada, mesmo esses banners com a possibilidade dos diferentes formatos apresentados acima.
Tamanho de banner padrão para banner impresso
Depois de apresentar qual é o tamanho de banner padrão, no ambiente físico e virtual, vamos fornecer informações sobre os tamanhos padrões de algumas peças utilizadas com diferentes objetivos para banners impressos.
É importante que você entenda que para um banner impresso você deve priorizar a visibilidade, tanto do texto quanto das imagens independente do seu tamanho e formato.
As maiores limitações para a confecção de banners impressos é a capacidade das máquinas que irão imprimi-lo e também a qualidade da imagem, por isso é importante se atentar a esses detalhes.
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Tamanho de banner fotográfico
Banners fotográficos são aqueles utilizados em festas de aniversário ou então na própria decoração da sua casa.
O conteúdo do banner é livre, e fica a seu critério escolher a arte e o modelo.
O tamanho de banner fotográfico geralmente é de:
- 100x70 cm
- 150x100 cm
- 220x140 cm
Entretanto, para que você possa definir o tamanho certo é necessário avaliar as dimensões do local onde o banner será disponibilizado.
Tamanho de banner acadêmico
O banner acadêmico, ou banner científico, é muito utilizado no meio acadêmico para a apresentação de trabalhos científicos, seminários ou socializações e congressos.
Como esse tipo de banner é utilizado para expor um trabalho acadêmico, muitas vezes ele contém bastante conteúdo de texto, então a intenção é que o público consiga ler seu conteúdo mesmo de locais mais distantes.
Ele deve seguir as normas da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas), pois ela estabelece algumas regras para a confecção desse tipo de banner.
Por isso, esteja atento na hora de confeccionar o seu banner acadêmico, o tamanho de banner padrão utilizado utilizado é de 90X120 cm e na orientação retrato (ou vertical).
Ainda é necessário que você esteja atento para o conteúdo desse tipo de banner, pois ele deve ter introdução, metodologia, resultados, conclusão e referências.
Tamanho de banner para festa
Os banners para festa não exigem um tamanho padrão, e eles podem ser confeccionados nos mais variados tamanhos e formatos.
Como o objetivo desse tipo de banner é o entretenimento, a sua criatividade e a disponibilidade de espaço onde a peça será alocada são os únicos fatores limitantes.
Mas se você ainda estiver em dúvidas sobre quais tamanhos de banner escolher, confira alguns dos mais comuns:
- 100x60 cm
- 100X80 cm
- 100X90 cm
- 100x100 cm
- 120x100 cm
- 150x100 cm
- 150x150 cm
- 200x150 cm
- 200X200 cm
- 200x250 cm
Tamanho de banner para aniversário
Os banners para aniversário são bastante similares aos banners para festa.
Não possuem conteúdo específico, são utilizados como parte da decoração fazendo a contextualização com a temática utilizada na festa.
Geralmente, estão posicionados em lugares específicos como entrada de salões ou ao lado da mesa, mas podem fazer parte da decoração.
Costuma-se utilizar o tamanho de banner:
- 70x100 cm
- 80x120 cm
- 100x150 cm
- 100x180 cm
Tamanho de banner para anúncios publicitários
Normalmente em banners confeccionados para anúncios publicitários são utilizados os tamanhos padrões de banner que citamos no início deste artigo.
A sua finalidade é divulgar um produto, marca ou serviço.
Dentro dos banners para anúncios publicitários podemos incluir:
- Outdoor: 900X300 cm
- Painéis: 600X300 cm
Tamanho de Banner padrão para banner ambiente digital
Se o seu foco não é confeccionar um banner impresso e sim utilizar o ambiente virtual para fazer divulgação de produtos ou serviços, é preciso estar atento às diferentes dimensões e formatos disponíveis.
Com o avanço tecnológico, a publicidade em Display ganhou espaços variados no ambiente virtual, e os banners são muito utilizados para a criação de anúncios gráficos ou até mesmo de rich media em páginas da web ou até mesmo nas redes sociais.
Entretanto, esse não é o único espaço ocupado pelos banners no ambiente virtual.
Eles também estão presentes nos cabeçalhos, nas capas e publicações das redes sociais, além das campanhas de e-mail marketing.
Tamanho de banners para anúncios do Google Ads
Como já comentamos, na internet é possível realizar anúncios pagos, e o Google é o maior patrocinador de anúncios pagos do mundo.
Através do Google Ads você pode exibir os seus banners na rede de display de sites que são parceiros do Google.
O tamanho de banner, ou criativo, para anúncio no Google são bastante variados, por isso esteja atento às principais especificações desses anúncios para que eles sejam exibidos corretamente:
- Quadrado pequeno: 200X200 pixels. É pouco utilizado, pois é pequeno e possui baixa visibilidade.
- Quadrado: 250X250 pixels. Um pouco maior e mais versátil do que o quadrado pequeno.
- Banner: 460X60 pixels. Banner amplo e utilizado em formato de cabeçalho, porém um pouco menor. Geralmente fica posicionado entre acima da barra de navegação ou entre o conteúdo principal.
- Cabeçalho: 728X90 pixels. É encontrado acima da barra de navegação, muito comum em fóruns. Por ser mais visível prende a atenção do leitor.
- Retângulo Inline: 300x250 pixels. É utilizado na barra lateral ou colocado entre conteúdos.
- Retângulo grande: 336X280 pixels. É um anúncio bastante comum, pois ele é mais perceptível. É utilizado em barras laterais de um site no conteúdo principal.
- Arranha-céu: 120X600 pixels. Utilizado em barras laterais. A largura confere um impacto maior entre os visitantes.
- Arranha-céu largo: 160x600 pixels. Segue o mesmo propósito do anúncio de arranha-céu.
- Meia página: 300x600 pixels. Possui maior visibilidade cobrindo até meia página da web.
- Cabeçalho grande: 970x90 pixels. Maior do que o cabeçalho padrão. Permite um maior envolvimento dos leitores.
Tamanho de banners comuns no Facebook
O Facebook é uma rede social mundialmente conhecida, e possui uma grande quantidade de usuários, e por esse motivos muitos empreendedores levam seus empreendimentos para essa rede social.
Sabendo desse fato, o Facebook disponibiliza a possibilidade criar páginas para que você possa anunciar seus produtos ou serviços.
Também é possível fazer a veiculação de anúncios através do Facebook Ads para que suas publicações tenham mais alcance e visibilidade.
Dentro desse cenário, existem diversas possibilidades de tamanho de banner e com diferentes usos dentro da plataforma, vamos conferir:
- Tamanho da capa do Facebook: mínimo 399x150 pixels, com tamanho ideal de 852x315 pixels e menos de 100 KB. Fica localizado no cabeçalho da sua página.
- Tamanho da foto de perfil do Facebook: deve ter ao menos 180×180 pixels.
- Anúncios de imagem de feed: 1200x628 pixels. São os anúncios que serão veiculados através do feed de notícias.
- Anúncios em formato de carrossel: 1080X1080 pixels. Anúncios em formato de carrossel permite que você veicule vários banners através de um mesmo anúncio.
- Anúncios da coluna da direita: 1200x628 pixels. É um modelo de anúncio de desktop, no entanto com o aumento do uso de dispositivos móveis ele não é tão utilizado.
- Anúncios de Marketplace: 1200x628 pixels. São os anúncios que ficam disponíveis na aba Marketplace do Facebook.
- Anúncios de artigos instantâneos: 1200x628 pixels. São anúncios quando você compartilha uma publicação através do messenger do Facebook.
- Tamanho de banner de anúncio para Story: 1080x1920 pixels. São anúncios exibidos na aba de Storie que ficam visíveis por 5 segundos.
- Tamanho de anúncios da coleção do Facebook: 600x600 pixels. São anúncios que funcionam como um catálogo.
Tamanhos de banner para Instagram
O Instagram, assim como o Facebook, também é uma rede social que possui um grande volume de usuários ativos, são mais de 1 bilhão de acessos mensais mundialmente.
Com o passar do tempo a plataforma passou a investir em ferramentas para quem deseja divulgar os seus negócios na rede social.
Confira os tamanhos de banner para Instagram:
- Tamanho de banner de foto de perfil: 110x110 pixels. A foto de perfil não precisa ser uma foto, ela pode ser um banner com o seu logotipo, por exemplo.
- Tamanho de banner para feed de notícias: 1080x1080. São as imagens que serão exibidas no seu feed de notícias.
- Anúncios de imagem única: 400x500. É uma imagem única que ocupa o espaço da tela inteira do usuário.
- Tamanho de banner para anúncios de carrossel: 1080x1920. Permitem que você utilize até 10 banners ou imagens.
- Carrossel nos Stories: 1080x1920. São anúncios que permitem que você veicule vários banners nos Stories.
- Anúncios de Slideshow no Instagram: o mínimo é 600x600 e o máximo 1080x1080 pixels. Permite que você faça uma seleção de até 10 banners e insira uma trilha sonora.
- Tamanho de banner para Instagram stories: 1080x1920. Esse tamanho é padrão tanto para os anúncios quanto para as publicações.
Tamanho de banner para o Youtube
O Youtube é uma rede social com muito potencial para quem deseja criar conteúdos através de vídeos e divulgar dentro da plataforma.
Infelizmente não é possível utilizar banners em formato de imagem para a veiculação de anúncios na plataforma.
No entanto, você pode precisar fazer um banner para utilizar como capa do seu canal ou então um banner para capa do seu vídeo.
Veja agora qual é o tamanho de banner utilizado no Youtube:
- Tamanho da imagem de capa do Youtube: 2560 x 1440 pixels;
- Tamanho da imagem de perfil do Youtube: 100 x 100 pixels;
- Tamanho da imagem de vídeo do Youtube: 368 x 207 pixels,
Tamanho de banner para Linkedin
O Linkedin é uma rede social com o foco em obter contatos profissionais ou então anunciar vagas, por isso muitos empreendimentos utilizam essa rede social.
No Linkedin os tamanhos de banner são os seguintes:
- Tamanho foto de capa do Linkedin: 1400 x 220 pixels
- Tamanho da logo no Linkedin: 110 x 110 pixels
- Tamanho de banner de produtos no Linkedin: 646 x 220 pixels
- Tamanho de imagens em posts de empresas no Linkedin: mínimo (ideal) de 1200 x 627 pixels ou proporção 1,91:1.
Faça agora mesmo o seu próprio banner com o Kittl
Depois de definir qual é o tamanho de banner ideal para o seu objetivo, é hora de confeccionar o seu banner.
Embora existam vários programas no mercado para que você possa realizar essa tarefa, o Kittl é uma ferramenta que permite que você elabore banners, cartões de visita, publicações para as redes sociais e até mesmo logotipo.
A vantagem é que a ferramenta já possui algumas dimensões pré definidas, e você não precisa se preocupar com o tamanho de banner.
Outra facilidade é não é necessário um vasto conhecimento em Design para elaborar banners bonitos e com qualidade profissional.
Pois a plataforma é fácil de mexer e conta com centenas de templates a sua disposição para você utilizar como quiser.
Para utilizar o Kittl é muito simples:
- Basta acessar a ferramenta através do link e na barra de pesquisa escreva a palavra "banner";
- Após escolher o seu modelo favorito, você pode começar a editá-lo da maneira que desejar;
- Ao clicar no banner desejado você será redirecionado ao editor, na barra lateral esquerda você terá acesso a todos os recursos da plataforma para editar seus banners;
- Na aba imagens, por exemplo, você terá acesso a galeria com mais de milhares de imagens do banco do Kittl para utilizar no seu banner. Também é possível remover fundo das imagens, adicionar efeitos e modificar tamanho e estilo de fontes.
- Ainda poderá adicionar elementos para enriquecer a sua arte com detalhes e deixá-la ainda mais profissional, com uma ferramenta prática e intuitiva.
Destaques do Kittl:
- Plataforma amigável
- Banco de imagens
- Centenas de templates prontos
- Facilidade de acesso
- Ferramenta de criação por IA
Características importantes além do tamanho de banner
Antes de utilizar o Shutterstock: Creative Flow, para elaborar o seu banner é importante que você compreenda alguns aspectos que podem interferir na qualidade do seu banner.
Resolução da imagem
A resolução da imagem, é um elemento que terá um papel fundamental para que a sua imagem seja visível apresentando alta definição e também boa qualidade, podendo sofrer influência do tamanho do banner.
Existem duas resoluções diferentes que é possível de se trabalhar:
- PPI ( Pixel per inch) : Equivale a pixels por polegadas que é utilizada para materiais que não serão impressos e permanecerão no ambiente virtual
- DPI (Dots per inch): Que equivale a pontos por polegadas para materiais que são impressos.
Nesses dois modelos de resolução é importante que você entenda que independente da resolução que você utilizar depois de definir o tamanho de banner, quantos mais pixels ou pontos maior é a resolução da imagem.
Não é o tamanho de banner que irá definir se a imagem tem uma boa qualidade ou não e sim a quantidade de pontos e pixels que cabem dentro dela.
Em imagens para impressão, geralmente utiliza-se o valor de 300 DPI, pois essa resolução permite uma boa qualidade da imagem.
Esquema de cores
Outro aspecto que você deve se atentar além do tamanho de banner é o esquema de cores utilizado na confecção do seu banner.
Embora não tenha tanta influência no ambiente virtual, no ambiente físico ele pode ser capaz de arruinar o seu banner.
Atualmente utiliza-se dois esquemas de cores distintos:
- Padrão CMYK : Ciano, Magenta, Amarelo (Yellow), Preto (Key). usa um modelo subtrativo, o que isso significa é que as cores do espectro são subtraídas da luz branca natural em pigmentos ou corantes, são utilizadas para banners físicos.
- Padrão RGB: Vermelho (Red), Verde (Green), Azul (Blue). Esse modelo utiliza a luz para fazer as cores vibrarem e por isso são utilizados em banners virtuais.
O importante que você compreenda nesses dois padrões de cores é o momento mais adequado de usar cada um deles.
O padrão RGB por exemplo, tende a entregar uma coloração mais viva do que o CMYK e no entanto, na hora da impressão você não verá cores vibrantes.
Dicas para fazer um bom banner
Além do tamanho de banner e de todos os aspectos que já comentamos ao longo desse artigo, é necessário que você esteja atento na hora de confeccionar o seu banner para que você consiga transmitir a mensagem desejada.
Menos é mais
O primeiro passo é entender qual é o objetivo do seu banner e quais elementos você utilizará para alcançar esse objetivo.
Qual mensagem você deseja transmitir através do seu banner? Independente dele ser um banner impresso ou virtual ele provavelmente servirá para comunicar algo a alguém.
Por isso, você precisa compreender que o design de um banner é fundamental para que a mensagem seja transmitida com sucesso.
Esteja atento para a utilização de cores que sejam harmônicas, formas e até mesmo a quantidade de imagens.
Não sobrecarregue o seu banner de elementos, pois o leitor pode ficar confuso e não entender o que você quer dizer.
Seja objetivo
Lembre-se que o tamanho de banner é limitado e o seu texto deve caber no espaço, caso o seu banner tenha texto.
Por esse motivo, você deve ser o mais objetivo e sucinto possível entregando apenas as informações que são importantes para o seu leitor.
Lembre-se que o seu texto precisa seguir uma hierarquia para ajudar o leitor a identificar a temática, pausas e mudanças de assunto.
O contraste de fundo e as cores do banner também não devem atrapalhar o leitor, evite cores muito fortes e que obrigue o observador a forçar a leitura.
Escolha fontes simples e legíveis, você deve prezar pela legibilidade do seu banner.
Utilize imagens de qualidade
Independente do objetivo do seu banner, se assegure de que as imagens utilizadas tenham uma boa qualidade, principalmente para os banners impressos.
Pois, depois de imprimir não tem mais o que fazer. Evite gastos desnecessários ao utilizar apenas imagens profissionais e que não apresentam perda de qualidade.
Alinhe todos os elementos do seu banner
A estética é muito importante para qualquer tipo e tamanho de banner, por isso antes de lançar um anúncio, ou mandar o seu banner para impressão.
Certifique-se de que todos os elementos estão perfeitamente alinhados, e esteja atento ao espaçamento entre eles para que não haja sobreposição de elementos.
Tente de novo
É natural que você não chegue ao melhor resultado logo na primeira tentativa.
A construção de um banner é um processo que exige análise, paciência e também persistência.
Portanto, não pense em desistir se você não conseguir elaborar o seu banner logo na primeira vez.
Então tente de novo e se for necessário comece do zero.
Adeque o tamanho de banner ao seu objetivo
Embora nós tenhamos apresentado nesse artigo diversos tamanhos de banner, para banner físicos não existe uma limitação, a maior limitação será o espaço disponível para você colocar o banner.
Então vale a pena avaliar se os tamanhos indicados aqui realmente são as melhores medidas de banner para que confeccione o seu.
Não esqueça que trabalhos científicos possuem tamanhos determinados pela ABNT.
Já para banners na Web, é preciso seguir as diretrizes de cada plataforma, para evitar que a imagem veiculada não fique distorcida em baixa qualidade.
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