Telefonia VoIP: O que é, qual ferramenta usar?

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

A telefonia VoIP não é algo recente, já sendo amplamente oferecida por diversos aplicativos e ferramentas profissionais projetadas para permitir que empresas consigam comunicar-se facilmente com clientes através do telefone, via internet.

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre telefonia VoIP, assim como sugestões de uma ferramenta profissional para que possa começar a usá-la como canal de atendimento ao cliente dentro de seu próprio negócio.

O que é telefonia VoIP?

O termo VoIP deriva do inglês para Voice over Internet Protocol, que pode ser traduzido livremente para voz sobre IP ou voz sobre protocolo de rede. Ele também é comumente referenciado de outras formas, como telefonia IP, telefonia em banda larga ou telefonia VoIP.

Este termo refere ao roteamento de ligações e chamadas de voz através da Internet ou demais redes de telecomunicações baseadas em IP.

Considerando uma aproximação didática, seu funcionamento não é extremamente complexo de se entender. Essencialmente, a comunicação enviada por um dispositivo conectado à uma rede de IP é digitalizada em pacotes de dados. Estes pacotes são enviados à internet e então roteados para o dispositivo destinatário, sendo convertidos em voz e transmitidos através do mesmo.

O que é telefonia VoIP e como funciona

Assim, podemos dizer que a telefonia existe para facilitar a comunicação por voz através da internet.

Para exemplificar, quando você realiza uma ligação através do WhatsApp para um de seus contatos, está fazendo o uso da telefonia VoIP, visto que a mesma é feita através da internet e não depende do uso de pacotes de dados DDD ou DDI de operadoras telefônicas.

Além disso, é importante mencionar que a tecnologia de telefonia VoIP também possibilita a ligação de um dispositivo ligado à internet à um telefone que usa uma rede de telefonia convencional.

Isso significa que é possível ligar para números de telefone de operadores através de pacotes DDD ou DDI através da internet, sem que o destinatário tenha o mesmo software facilitador instalado e conectado.

Quando surgiu a telefonia VoIP?

Pode parecer que a telefonia pela Internet seja algo recente, mas na verdade, ela surgiu em 1973 através de experimentos realizados para a ARPANET, a primeira rede a implementar o protocolo TCP/IP usado ainda hoje.

Entretanto, o primeiro sistema de telefonia VoIP, o Vocaltec, foi lançado apenas em 1995. Desde então, o VoIP passou por diversas evoluções para chegar em seu modelo atual, o qual é acessível para essencialmente toda a população através de aplicativos gratuitos disponíveis tanto em computadores quanto nos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Vantagens da telefonia para negócios

Agora que você entende que a telefonia VoIP é essencialmente a união entre o telefone e a internet e sabe um pouco da história desta tecnologia, podemos começar a falar sobre como ela começou a ser empregada por negócios e quais são suas principais vantagens em relação ao uso de ligações de telefone padrão.

Menor custo

Diferente do uso de operadores de telefone, para realizar ligações VoIP, basta estar conectado à internet e ter acesso à uma ferramenta capaz de processar este tipo de comunicação.

Isso significa que a tarifa e o custo por estas ligações não depende de fatores como distância ou qual operadora, como a Vivo, Tim, Claro o cliente está usando, podendo ser cobrada com um custo único independente da operadora de telefone usada pelo destinatário.

Não é impedida por distância

Não precisamos falar sobre o alcance da Internet. Hoje, essencialmente o mundo inteiro está conectado através de protocolos de rede e, por isso, torna-se possível realizar ligações VoIP para essencialmente qualquer local do mundo.

Mesmo que o destinatário esteja em outro país, desde que ele tenha acesso à internet e esteja usando o mesmo software ou consiga receber uma ligação através de sinal analógico padrão, ele poderá receber sua ligação.

Mas claro, a qualidade do sinal dependerá da qualidade da conexão de ambos, levando em consideração aspectos como a largura de banda e podendo sofrer interferências externas.

Melhor mobilidade

A telefonia VoIP não é limitada à área de cobertura de uma determinada operadora de telefone, mas apenas à internet.

Isso significa que, mesmo em uma viagem, desde que você tenha acesso à internet, poderá fazer e receber ligações VoIP através de sistemas e aplicativos capazes de processá-las.

Oferece soluções integradas

Hoje, soluções profissionais de telefonia para empresas oferecem recursos integrados e verdadeiras plataformas de comunicação omnichannel.

Por exemplo, a JivoChat oferece telefonia VoIP integrada à sua ferramenta que também conta com canais como o chat online ou sua ferramenta de Callback, sendo capaz de armazenar ligações, contatos e dados em uma única plataforma.

Além disso, sistemas de redirecionamento de chamadas e Unidades de Respostas Automáticas (URA) não são exclusivos à telefonia padrão.

Comece a usar telefonia VoIP em seu negócio

Para que você tenha acesso à todas as vantagens já apresentadas sobre a telefonia, será necessário começar a usar uma ferramenta profissional, projetada para ajudá-lo a oferecer um excelente padrão de qualidade no atendimento ao cliente através deste canal.

Não basta simplesmente esperar que seus consumidores tenham o aplicativo que você usa instalado e conectado a todo momento, você precisa ser capaz de fazer ligações via Internet para números de telefone padrão ou processadas inteiramente de forma digital.

Além disso, soluções integradas te permitem rastrear o chamadas e centralizar informações de contatos em um único local, o que ajuda a melhorar o desempenho de sua equipe de operadores, além de melhorar o acompanhamento dos resultados através de relatórios completos.

Conheça a Nvoip

Para isso, recomendamos a ferramenta da Nvoip, uma das empresas líderes dessa tecnologia no Brasil. Com ela, você conseguirá gravar todas as ligações da sua empresa, gerar relatórios em tempo real, não precisará instalar equipamentos ou softwares e ainda poderá aproveitar a API de voz e SMS para integrá-lo ao seu ERP, CRM, entre outras aplicações.

É possível ainda escolher de onde você deseja realizar as suas ligações, seja através de seu computador, celular, telefone IP, telefone fixo ou mesmo via seu PABX IP. A Nvoip oferece todas as ferramentas e recursos profissionais que você espera encontrar em uma plataforma VoIP, vale a pena conferir seus diferenciais.

Tecnologia VoIP Nvoip

Tecnologia VoIP do JivoChat

Além da solução da Nvoip, recomendamos que confira como o sistema de telefonia VoIP do JivoChat pode servir para seu negócio. Nós oferecemos tarifas altamente competitivas e recursos como:

  • Distribuição de chamadas;
  • Armazenamento de dados de clientes;
  • Ligações para mais de 50 países;
  • Encaminhamento de chamadas;
  • Saudações de voz;
  • Ligações através do aplicativo mobile.

Para conferir, basta acessar a página e ver como é fácil começar a utilizá-la dentro da plataforma do JivoChat, na qual você pode se cadastrar e instalar gratuitamente.

Como começar a usar a telefonia VoIP do JivoChat em sua empresa

Seja você um empreendedor que já usa o JivoChat em seu negócio ou alguém em busca de uma solução profissional, começar a usar a telefonia VoIP do JivoChat é extremamente simples e nós temos guias prontos para você.

Basta escolher entre as opções: acesse o tutorial em nossa base de conhecimento ou simplesmente assista ao vídeo abaixo e veja como é fácil!

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco aqui no chat, estamos sempre prontos para ajudá-lo. Boas vendas!

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