Telefonia VoIP: O que é, qual ferramenta usar?

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de Conteúdo

A telefonia VoIP não é algo recente, já sendo amplamente oferecida por diversos aplicativos e ferramentas profissionais projetadas para permitir que empresas consigam comunicar-se facilmente com clientes através do telefone, via internet.

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre telefonia VoIP, assim como uma ferramenta profissional para que possa começar a usá-la como canal de atendimento ao cliente dentro de seu próprio negócio.

O que é telefonia VoIP?

O termo VoIP deriva do inglês para Voice over Internet Protocol, que pode ser traduzido livremente para voz sobre IP ou voz sobre protocolo de rede. Ele também é comumente referenciado de outras formas, como telefonia IP, telefonia em banda larga ou telefonia VoIP.

Este termo refere-se ao roteamento de ligações e chamadas de voz através da Internet ou demais redes de telecomunicações baseadas em IP.

Considerando uma aproximação didática, seu funcionamento não é extremamente complexo de se entender. Essencialmente, a comunicação enviada por um dispositivo conectado à uma rede de IP é digitalizada em pacotes de dados. Estes pacotes são enviados à internet e então roteados para o dispositivo destinatário, sendo convertidos em voz e transmitidos através do mesmo.

O que é telefonia VoIP e como funciona

Assim, podemos dizer que a telefonia existe para facilitar a comunicação por voz através da internet.

Para exemplificar, quando você realiza uma ligação através do WhatsApp para um de seus contatos, está fazendo o uso da telefonia VoIP, visto que a mesma é feita através da internet e não depende do uso de pacotes de dados DDD ou DDI de operadoras telefônicas.

Além disso, é importante mencionar que a tecnologia de telefonia VoIP também possibilita a ligação de um dispositivo ligado à internet a um telefone que usa uma rede de telefonia convencional.

Isso significa que é possível ligar para números de telefone de operadores através de pacotes DDD ou DDI através da internet, sem que o destinatário tenha o mesmo software facilitador instalado e conectado.

Quando surgiu a telefonia VoIP?

Pode parecer que a telefonia pela Internet seja algo recente, mas na verdade, ela surgiu em 1973 através de experimentos realizados para a ARPANET, a primeira rede a implementar o protocolo TCP/IP usado ainda hoje.

Entretanto, o primeiro sistema de telefonia VoIP, o Vocaltec, foi lançado apenas em 1995. Desde então, o VoIP passou por diversas evoluções para chegar em seu modelo atual, o qual é acessível para essencialmente toda a população através de aplicativos gratuitos disponíveis tanto em computadores quanto nos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Vantagens da telefonia para negócios

Agora que você entende que a telefonia VoIP é essencialmente a união entre o telefone e a internet e sabe um pouco da história desta tecnologia, podemos começar a falar sobre como ela começou a ser empregada por negócios e quais são suas principais vantagens em relação ao uso de ligações de telefone padrão.

Menor custo

Diferente do uso de operadores de telefone, para realizar ligações VoIP, basta estar conectado à internet e ter acesso à uma ferramenta capaz de processar este tipo de comunicação.

Isso significa que a tarifa e o custo por estas ligações não depende de fatores como distância ou qual operadora, como a Vivo, Tim, Claro o cliente está usando, podendo ser cobrada com um custo único independente da operadora de telefone usada pelo destinatário.

Não é impedida por distância

Não precisamos falar sobre o alcance da Internet. Hoje, essencialmente o mundo inteiro está conectado através de protocolos de rede e, por isso, torna-se possível realizar ligações VoIP para essencialmente qualquer local do mundo.

Mesmo que o destinatário esteja em outro país, desde que ele tenha acesso à internet e esteja usando o mesmo software ou consiga receber uma ligação através de sinal analógico padrão, ele poderá receber sua ligação.

Mas claro, a qualidade do sinal dependerá da qualidade da conexão de ambos, levando em consideração aspectos como a largura de banda e podendo sofrer interferências externas.

Melhor mobilidade

A telefonia VoIP não é limitada à área de cobertura de uma determinada operadora de telefone, mas apenas à internet.

Isso significa que, mesmo em uma viagem, desde que você tenha acesso à internet, poderá fazer e receber ligações VoIP através de sistemas e aplicativos capazes de processá-las.

Oferece soluções integradas

O VoIP permite a conexão entre diferentes sistemas utilizados pela empresa, integrando-se a ferramentas como CRM, plataformas de vendas, ERP e outras soluções. Com isso, as equipes operam de maneira mais alinhada, garantindo acesso a todos os recursos essenciais para a execução de suas atividades.

Segurança

As ligações via telefonia VoIP são protegidas por criptografia de ponta a ponta e podem ser registradas, aumentando a segurança das comunicações.

Quando integradas a outras ferramentas, essas chamadas ajudam a identificar leads qualificados e aprimorar a qualidade do atendimento. Além disso, facilitam o monitoramento dos processos de vendas, suporte e capacitação das equipes.

Como escolher a melhor ferramenta de telefonia VOIP

Alguns indícios mostram que é hora de modernizar a comunicação da empresa para garantir um crescimento sustentável e escalável. Um deles é o aumento dos gastos com reparos e manutenção da infraestrutura telefônica.

Outro ponto de atenção são os custos elevados com chamadas interurbanas e roaming. Além disso, é essencial identificar desafios que possam comprometer a eficiência da comunicação.

Se esses problemas fazem parte da realidade do seu negócio, está na hora de considerar a migração para um sistema de telefonia VoIP. Mas como escolher a melhor opção? A solução ideal deve atender a critérios que assegurem um funcionamento eficiente da rede. Veja os principais:

Atendimento de qualidade

Ao avaliar fornecedores, observe como é o suporte oferecido. Durante a negociação, pesquise a reputação da empresa na internet e confira as avaliações de outros clientes.

Agilidade na portabilidade

A possibilidade de transferência rápida da linha minimiza interrupções no serviço e evita impactos negativos nas operações da empresa.

Recursos inclusos no serviço

Verifique quais funcionalidades estão disponíveis no pacote contratado, como atendimento automatizado (URA), número 0800, gravação de chamadas e outras ferramentas que possam agregar valor ao seu negócio.

Equipamentos confiáveis

A infraestrutura deve contar com dispositivos de alta qualidade. Além disso, é importante que o fornecedor ofereça suporte, garantia e serviços de manutenção para maior segurança e tranquilidade.

Facilidade de instalação e manutenção

A qualidade do serviço vai além da ativação inicial. Uma manutenção eficiente garante que o investimento traga retorno a longo prazo e evita problemas operacionais.

Comece a usar telefonia VoIP em seu negócio

Para que você tenha acesso a todas as vantagens já apresentadas sobre a telefonia, será necessário começar a usar uma ferramenta profissional, projetada para ajudá-lo a oferecer um excelente padrão de qualidade no atendimento ao cliente através deste canal.

Hoje, soluções profissionais de telefonia para empresas oferecem recursos integrados e verdadeiras plataformas de comunicação omnichannel.

Por exemplo, o JivoChat oferece um serviço de Telefonia VoIP completo e acessível. Ele permite que empresas otimizem o atendimento ao cliente de maneira rápida e profissional, reunindo em um só lugar todos os canais essenciais para a comunicação, como chat online, chat interno para equipes, e-mail e, claro, telefonia VoIP.

Um exemplo de solução completa e acessível em Telefonia VoIP é o serviço oferecido pelo JivoChat. Ao utilizar o JivoChat, sua empresa pode contar com diversos recursos, incluindo:

  • Armazenamento de informações dos clientes;
  • Encaminhamento inteligente e distribuição de chamadas;
  • Mensagens de saudação personalizadas;
  • Ligações diretas pelo aplicativo móvel;
  • Gravação e transcrição de chamadas;
  • Chamadas internacionais para mais de 50 países.

Além disso, o JivoChat disponibiliza planos acessíveis que incluem números locais com DDD e opções de números gratuitos (0800), tornando a Telefonia VoIP uma alternativa econômica e eficiente para empresas que desejam elevar a qualidade do seu atendimento.

Basta escolher entre as opções: acesse o tutorial em nossa base de conhecimento ou simplesmente assista ao vídeo abaixo e veja como é fácil!

Tem alguma dúvida? Nossa equipe está à disposição para ajudar no chat. Conte conosco para aprimorar a comunicação do seu negócio. Boas vendas!

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