Tipos de comunicação: Conheça os principais

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Thais L.
Thais L.
Redatora

Aplicar os tipos de comunicação ao seu negócio pode trazer resultados muito positivos principalmente se você quer começar um negócio virtual e não sabe como alcançar determinado público.

A comunicação é o elemento chave para que você possa realizar qualquer campanha de marketing e construir um relacionamento com o seu cliente.

Por isso, é necessário saber como utilizá-la e quais ferramentas farão com que a mensagem que você deseja transmitir seja mais efetiva do ambiente virtual. 

Se você deseja saber mais sobre como os tipos de comunicação podem influenciar nas suas estratégias de comunicação e marketing, nós preparamos um artigo cheio de informações para você. 

Quais são os tipos de comunicação?

Existem dois tipos principais de comunicação, mas antes de apresentar cada um deles  é necessário compreender o que é a comunicação.

A comunicação é o processo de transmissão de uma informação de um emissor(aquele que está transmitindo a informação) para um interlocutor(aquele que está recebendo a informação).

Para que o processo de comunicação seja efetivo, durante a transmissão, não deve haver ruídos, pois eles são obstáculos que impedem que a mensagem seja transmitida com clareza.

A comunicação é importante em diferentes níveis para quem possui um negócio, desde a comunicação interna até a comunicação externa, e por isso é importante conhecer os tipos de comunicação. 

Comunicação verbal 

A comunicação verbal é a mais conhecida e utilizada. A partir desse tipo de comunicação é possível transmitir ideias, expressar pensamentos, sentimentos e ainda corrigir a mensagem para que ela se torne mais próxima do interlocutor. 

Quando falamos sobre a comunicação verbal estamos falando de um dos tipos de comunicação que se propaga através da escrita e também da oralidade, ou seja, podemos dividir a comunicação verbal em oral e escrita. 

Por exemplo, quando você conversa por meio da fala, pessoalmente ou através de um dispositivo, com um cliente está utilizando a comunicação oral.

As mensagens que você troca no Whatsapp,  ou até mesmo as publicações nas redes sociais majoritariamente utilizam a linguagem escrita para transmitir mensagem ao interlocutor. 

A comunicação oral se propaga por meio da fala, e uma das maiores dificuldades no uso da comunicação oral é a escolha correta da linguagem, e muitas vezes impede que o interlocutor, ou o seu público-alvo, possa compreendê-la completamente. 

No mundo dos negócios, a comunicação oral é amplamente utilizada em campanhas de marketing, vendas e também em atendimento ao cliente

Já a comunicação escrita é bastante útil quando se deseja transmitir uma mensagem para o interlocutor futuramente, ela é um tipo de comunicação utilizada por símbolos ou caracteres. 

Também pode ser utilizada em campanhas de marketing, comunicação interna, atendimento e etc…  

Na maioria das vezes, quando utilizada, o interlocutor estará ausente e por isso uma das maiores dificuldades é saber se a mensagem escrita realmente será compreendida por quem está lendo. 

Portanto, a comunicação escrita requer cuidado e ordenação das informações para que seja possível assegurar a compreensão das mensagens pelo interlocutor.

No ambiente virtual, antes notava-se que existia uma predominância no uso da linguagem escrita, entretanto os novos recursos que surgiram, permitiram que a comunicação oral também adquirisse espaço através do uso de mídias em vídeo e áudio nas redes sociais.

Quer saber mais sobre como desenvolver a sua comunicação oral? Não deixe de conferir o nosso conteúdo: O que é oratória. 

Comunicação não verbal

Diferentemente da comunicação verbal, a comunicação não verbal não faz o uso de palavras. A mensagem é transmitida através de elementos ou símbolos, logotipos, ícones, sinais, gestos,  e ainda imagens que irão transmitir uma ideia ou mensagem, esses também podem ser chamados de tipos de comunicação não verbal.

Embora não sejam as mais utilizadas no cotidiano, a comunicação verbal há anos é utilizada para gerar impacto e memória visual em campanhas e anúncios publicitários, além dos avisos mais comuns que visualizamos diariamente como os sinais de trânsito e também a linguagem por meio de sinais.

A maior das vantagens em utilizar a comunicação não verbal é que na maioria das vezes ela é universal, ou seja através de uma única imagem é possível transmitir uma mensagem para pessoas que vivem em outros países.

Por esse motivo você pode e deve aplicá-la nas suas campanhas de marketing e também na identidade visual do seu negócio.

Exemplo de comunicação não verbal através de símbolos no smartwatch

Quais são as vantagens em utilizar diferentes tipos de comunicação na sua empresa?

Se você pretende levar a sua empresa para o ambiente virtual é necessário ser criativo e saber utilizar os recursos disponíveis para se destacar entre os concorrentes e atrair o público.

Quanto mais interativo e direcionado for seu conteúdo, maiores serão as suas chances criar um relacionamento sólido com a sua audiência, pois a comunicação possui um papel fundamental e indispensável para o marketing do seu negócio. 

Entre as principais vantagens em utilizar os tipos de comunicação podemos citar:

  • Vantagens entre os seus concorrentes. 
  • Aumento nas venda (ou gera mais conversão)
  • Motivador de compra (quando utilizada com gatilho mentais) 
  • Garante sua autoridade no mercado e seu posicionamento
  • Trabalha o relacionamento com o cliente
  • Maiores taxas de fidelização

Para você que está entrando no mercado digital agora é preciso saber por onde começar, por isso abaixo separamos três canais de comunicação fundamentais para divulgar o seu negócio e se comunicar com o público. 

Como fazer uso dos diferentes tipos de comunicação?

Agora que você já conhece os tipos de comunicação é bem provável que esteja se perguntando: onde e como utilizá-las no ambiente virtual? 

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para a comunicação com o seu público-alvo, mas nós separamos três que são essenciais para qualquer negócio que deseja fazer sucesso dentro do ambiente virtual, confira abaixo:

JivoChat

O JivoChat é uma ferramenta essencial  e que irá te ajudar na comunicação interna do seu negócio, e também na comunicação com o seu público, podendo ser utilizado no site da sua loja virtual ou do seu site profissional.

Ele é um software de chat online que permite que você realize conversas com o seu público em tempo real, tornando a comunicação mais fácil e acessível para que você não perca nenhuma oportunidade de venda.

Principalmente se você possui uma loja virtual, pois a falta de atendimento é um dos problemas mais frequentes e que também é responsável pelo alto índice de abandono de carrinho de compras.

Com o JivoChat você pode utilizar os diferentes tipos de comunicação verbal, oral e escrita, pois ele permite que você também faça chamadas de voz caso deseje investir no atendimento para a sua empresa.

Além disso, o JivoChat possui recursos de CRM e também a função de Chatbot para que você possa oferecer atendimento de qualidade 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Investir nesse canal de comunicação permite que você possa adquirir maiores oportunidades de venda e também obter uma maior quantidade de clientes fidelizados.

Quer saber mais sobre os tipos de comunicação organizacional? No nosso conteúdo sobre comunicação interna você vai encontrar maiores detalhes e informações sobre esse assunto. 

Site profissional

No ambiente virtual, investir em um site profissional é essencial para que você possa promover o seu negócio e não apenas isso, ele é capaz de transmitir maior credibilidade para seus possíveis novos clientes.

Através de um site profissional você pode garantir que o cliente tenha uma fonte segura de informações sobre o seu negócio.

Em um site você vai utilizar diferentes tipos de comunicação, desde a comunicação não verbal através das figuras que serão exibidas para deixá-lo mais dinâmico como também a linguagem escrita para transmitir todas informações necessárias ao público sobre o seu negócio.

Atualmente, no ambiente virtual, é possível criar um site profissional mesmo sem ter conhecimento de programação e passar mais credibilidade para isso conheça o Wix e o seu construtor de sites.

Ter um site profissional agora é fácil com o construtor de sites do Wix você cria o seu em poucos minutos para começar o seu negócio virtual. 

Você pode criar um site totalmente do zero ou então pode escolher entre os templates prontos e editá-los da maneira que preferir.

Crie seu site com a Wix

Se está em dúvida sobre o design do seu site não deixe de conferir nosso conteúdo sobre esse tema, lembre-se que o design do seu pode utilizar os diferentes tipos de comunicação.

Redes sociais

Depois de investir em atendimento ao cliente e em um site profissional para realizar as suas campanhas de marketing é preciso expandir o alcance da sua comunicação com o público e para isso você pode utilizar as redes sociais. 

As redes sociais também são um importante canal de comunicação onde você pode adaptar e utilizar os diferentes tipos de comunicação para alcançar o seu público.

Antigamente poderíamos dizer que a linguagem mais utilizada era a linguagem verbal escrita, entretanto, atualmente os recursos permitem que você utilize linguagem não verbal e também linguagem verbal oral.

Para alcançar o sucesso dentro desses espaços e conseguir se comunicar com o seu público é imprescindível que você saiba utilizar recursos de mídia. 

Por exemplo, o Instagram é uma rede social onde a linguagem não verbal possui um grande espaço, mas você pode mesclar todos os tipos de comunicação por conta dos seus recursos.

E para vencer esse desafio é preciso investir em vídeos e imagens de qualidade, principalmente se você está pensando em utilizar as redes sociais para fazer o marketing do seu negócio.

Um software que pode te ajudar a utilizar a comunicação dentro das redes sociais e ter maior visibilidade é o Kittl

O Kittl é um software que permite que você explore diferentes tipos de comunicação através da criação de imagens, gifs, apresentações e vídeos curtos.

Ele é um software de design fácil e prático de utilizar, permitindo que você crie anúncios, animações e muito mais para se comunicar com o seu público a partir das redes sociais.  Experimente utilizar o Kittl para criar uma maior conexão com o seu público através das redes sociais. 

Exemplo de comunicação verbal conversa em grupo de pessoas

No nosso conteúdo sobre canais de comunicação abordamos outras possibilidades de utilizar a comunicação no ambiente virtual para dar maior visibilidade ao seu empreendimento.

Como saber utilizar os tipos de comunicação para marketing do seu negócio?

Você já sabe em quais canais pode utilizar os diferentes tipos de comunicação, entretanto para que a sua comunicação seja efetiva e você consiga se conectar com os consumidores e tornar as suas ações por meio dos canais que citamos mais assertivos é preciso conhecer o público-alvo.

Como já foi comentado, a comunicação é essencial para o Marketing e permite que você comunique quais são os valores do seu negócio, a missão e também comunicar os seus diferenciais. 

Por isso, antes de pensar em comunicar esses aspectos é preciso entender como essa comunicação deve ser realizada, ou seja é preciso olhar para as características do seu público-alvo e entender quem são as pessoas que tem interesse no seu negócio.

É para essas pessoas que você irá direcionar o seu discurso seja nas redes sociais ou dentro do seu próprio site. É preciso conhecer quais são as características que os definem e como eles estão acostumados a se comunicar.

Lembre-se que já mencionamos que um dos principais problemas em utilizar a comunicação verbal é não utilizar a linguagem correta ou ainda utilizar uma linguagem que é muito distante da realidade daquelas pessoas que você deseja alcançar. 

Transmitir uma mensagem, ser persuasivo e conquistar o público no ambiente virtual não é uma tarefa fácil, mas ao conhecer as características que te permitam utilizar a comunicação mais adequada é essencial. 

Após conhecê-las com certeza conseguirá direcionar melhor as suas campanhas, sejam elas campanhas de marketing ou simplesmente dar um tom de voz a sua marca para utilizar durante o atendimento ao cliente. 

E consequentemente ter mais chances de se destacar entre os seus concorrentes no ambiente virtual. 

Aprendeu a diferenciar os tipos de comunicação?

Nesse artigo, mostramos a importância de conhecer os tipos de comunicação e como eles podem ser incorporados ao seu negócio virtual.

Não esqueça que apenas citamos os canais que consideramos essenciais para quem busca obter sucesso no ambiente virtual e que depois de estudar o seu público-alvo você pode incluir outros canais.

Não deixe de conferir também o nosso conteúdo sobre a estratégia de multicanal e omnichannel e conhecer os benefícios em utilizar mais de um canal de comunicação. 

Boas vendas e até a próxima!

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