Webinar o que é? [Guia Completo]

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Provavelmente você já ouviu falar sobre webinar, talvez tenha até participado de algum, esse tipo de conteúdo, quando bem utilizado possui o poder de potencializar suas estratégias de marketing de conteúdo.

Com transmissão ao vivo pela internet, o webinar é um seminário online, podendo ser pré-gravado ou ao vivo, que apresenta um tema de interesse do seu público buscando criar autoridade e engajar os participantes.

O Webinar é um dos melhores materiais para conversão, atraindo possíveis leads e concretizando vendas. Esqueça o seminário presencial e simplifique tendo um alcance muito maior com o webinar.

Se você pretende começar a criar webinar e investir nesse formato para engajar seu público, preparamos este conteúdo para tirar todas as dúvidas sobre webinar, o que é e como criar o seu webinar de sucesso.

O que é webinar?

O webinário ou webinar é um seminário online, através de uma videoconferência, que consiste em apresentar um tema específico para um público-alvo determinado, como parte das estratégias de marketing digital.

A palavra webinar vem da junção das palavras "web" e "seminário", o termo é uma abreviação da expressão em inglês "web based seminar" que, traduzindo, significa um seminário realizado pela internet.

Como funciona um webinar?

Como falamos, basicamente o webinar é uma videoconferência no formato de seminário, onde o apresentador conduz a exposição e interage com a audiência e os participantes através de um chat.

Ilustração de uma pessoa usando um computador assistindo um webinar

Atualmente existem diversas plataformas para realizar um webinário, a eWebinar é um excelente exemplo. A eWebinar é uma ferramenta que permite automatizar o agendamento do seu webinar.

A eWebinar conta com integração com a ferramenta de videoconferência Zoom, e permite utilizar vídeos pré-gravados em transmissões ao vivo com interações em tempo real. Além disso, a ferramenta conta com diversos templates prontos para você realizar seu webinar.

A ferramenta também conta com personalizações de respostas em seu chat e após a transmissão do seu webinar, todas as mensagens são salvas em seu e-mail, para você poder conferir se todas as perguntas foram respondidas.

Com a eWebinar também é possível criar páginas de registro sem a necessidade de saber programação, permitindo uma alta conversão. Além de widgets e pop-ups de registro em seu site e landing pages. A ferramenta também conta com inúmeras outras funções.

Quais os benefícios de um webinar?

Cada vez mais se mostrando um recurso útil, o webinar veio para otimizar a relação entre público e empresa. Por isso, iremos mostrar alguns dos benefícios de utilizar o webinar em suas estratégias de marketing digital.

Atenção do público

Buscar a atenção do público vem se tornando uma atividade cada vez mais desafiadora com o constante aumento de marcas buscando espaço na internet. Pois hoje existem inúmeras opções de conteúdo para consumir.

Oferecer um webinar é uma maneira eficaz de atrair o interesse da audiência. O formato mais atrativo do webinário acaba atraindo mais alguns internautas, visto que muitos conteúdos estão disponibilizados no formato de texto.

Muitas pessoas acham mais interessante consumir um conteúdo em vídeo falando sobre determinado assunto do que ler um artigo explicando-o. Isso se torna mais relevante quando o assunto são palestras ao vivo.

Engajamento

Uma das métricas mais importantes quando se trata de estratégias no marketing digital é o engajamento. O webinar permite criar uma conexão entre marca e consumidores que pode ser fundamental para o sucesso da sua marca.

Durante um webinário é possível receber e responder dúvidas em tempo real. Isso é uma excelente oportunidade para mostrar conhecimento sobre o assunto e se estabelecer como autoridade na área, facilitando a atração de novos leads.

A possibilidade de responder os questionamentos da sua audiência permite que você os eduque sobre seus serviços ou produtos. Por isso, o seminário na web é muito utilizado para qualificar leads e conduzi-los para as próximas etapas do funil de vendas.

Tráfego

Ter um site comercial bem estruturado é fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital. Entretanto, não adianta nada possuir um excelente portal e o público não criar o hábito de visitá-lo.

Disponibilizar um webinário é uma excelente forma de aumentar o tráfego do site. Se bem feito, o evento será divulgado pela própria audiência, atraindo mais visitantes e, consequentemente, aumentando as oportunidades de negócio.

Autoridade

O simples anúncio de um webinar já proporciona uma atmosfera de autoridade sobre o tema que será abordado. Visto que o seminário é o momento de mostrar que você domina o assunto e é capaz de entregar um conteúdo de alto valor.

Como fazer um webinar?

Agora que você conheceu melhor webinar, o que é e quais seus benefícios de utilizar esse tipo de conteúdo, vamos explicar como criar um webinar. Separamos algumas dicas, cada negócio deve realizar o evento seguindo sua própria realidade.

Ilustração de um notebook com uma videoconferência

É fundamental basear a estratégia das características da sua persona. O seminário só terá efeito se ele for consumido pelo público alvo. Dito isso, vamos ao primeiro passo.

Escolha o tema

A primeira etapa para realizar seu webinar é determinar o tema que será abordado. Caso você não saiba por onde começar, olhe para seus próprios conteúdos e procure aqueles que causam maior impacto positivo em seu público.

Outra dica interessante é pesquisar pelas palavras-chave para identificar os termos mais buscados pelas suas pessoas. Baseado nisso, é ideal encontrar os tópicos mais relevantes e desenvolver seu webinar de forma que atraia esse público.

Além de pensar no tema, é importante se atentar ao título atribuído ao webinar. Com o alto volume de informações e o acesso constante, os visitantes tendem a se interessar por conteúdo com títulos claros, sugestivos e atraentes.

Defina a data

Para ter resultados bem-sucedidos em qualquer estratégia é fundamental ter um bom planejamento, com o webinar não seria diferente. Quanto antes você definir a data para realizar o seminário, melhor será sua programação.

Além do dia do evento, é importante definir o horário. Afinal, o grande apelo desse formato de conteúdo é o senso de inclusão e urgência gerado pela transmissão ao vivo. Dessa forma, é fundamental optar por um horário em que seu público costuma estar ativo.

Escolha uma plataforma

Como falamos, escolher uma plataforma para realizar o seu webinar é fundamental. Busque uma que possibilite uma boa experiência para o usuário, transmitindo o conteúdo com qualidade, sem travamentos e ruídos.

Como citamos no início do nosso artigo, a eWebinar é uma excelente alternativa de plataforma para criar seu webinar.

Crie uma landing page

Uma pagina de captura ou landing page, é uma pagina onde as pessoas irão fazer a inscrição para participar do seu webinar. Ela deve contar com um texto direto e chamativo, além de espaços para que sua audiência insira seus dados de contato.

É fundamental que sua página deixe bem claro sobre o que se trata o webinar, a data e quaisquer informações relevantes. Ao se cadastrar na página, o usuário fica por dentro de tudo que envolve o evento.

Planeje a divulgação

Utilizando tráfego orgânico ou tráfego pago, no momento de atrair inscritos para seu webinar você deve investir em diferentes canais de comunicação. Utilizar campanhas de e-mail marketing pode ser uma boa maneira de atrair mais participantes.

As redes sociais nesse momento são fundamentais para ajudar na divulgação. Prepare chamadas em todos os canais, informando a data e o horário e convidando o público para participar do seu webinar.

Estruture um roteiro

Por mais que você domine o tema abordado no webinar, não deixe de fazer um roteiro. A qualidade dos detalhes pode variar conforme a sua necessidade, mas o ideal é separar os pontos principais a serem abordados. Aqui vai a nossa dica de estrutura:

  • Introdução e sua história pessoal (5 a 10 minutos);
  • Apresentação principal (25 a 30 minutos);
  • Perguntas e respostas (10 minutos).

Além disso, lembre-se de terminar sua apresentação principal utilizando call to action, podendo oferecer oferta de um produto, sugerir que seu público assine uma lista de e-mails exclusiva ou simplesmente peça para que curtam suas páginas nas redes sociais.

Prepare uma apresentação visual

Utilizar apresentação de slides durante seu webinar ajuda o próprio organizador e também permite que o público acompanhe e faça anotações. Existem diversas ferramentas no mercado, como os famosos PowerPoint, Keynote, entre outros.

Como seu objetivo é captar e reter o máximo de atenção da sua audiência e mantê-los engajados, você deve preparar um design agradável e chamativo. Teste diferentes cores e imagens para tornar sua apresentação moderna.

As dicas gerais são: use fontes de tamanho grande; resuma o conteúdo em frases curtas; ilustre com ícones e imagens; e varie as cores ao longo da apresentação.

Monte um cronograma

Como falamos, ter um planejamento é fundamental e para seguir corretamente evitando imprevistos, é interessante elaborar um cronograma para guiar as semanas que antecedem o webinar.

Por exemplo, defina um limite para tomar decisões relacionadas ao tema, ao objetivo e à aquisição de parceiros. Tire pelo menos duas semanas para trabalhar a divulgação e veicular anúncios pagos.

Na semana do webinar, teste a plataforma e os equipamentos para verificar todas suas funcionalidades. Além de realizar testes para verificar a qualidade da conexão com a internet e captação de áudio e imagem.

O que fazer ao terminar o webinar?

Terminou o webinar, chegou o momento de começar o trabalho de relacionamento e análise de resultados. Através de um formulário simples, realize uma pesquisa de satisfação com os participantes.

Separamos algumas dicas para você acompanhar todas as informações e fornecer um "pós atendimento" eficiente após seu webinar.

Disponibilize o vídeo da sua transmissão

Logo após o encerramento do seu webinar, você pode enviar um email para todos os participantes e inscritos com o vídeo permanente do seminário no YouTube.

Para quem não conseguiu acompanhar, reforce o sucesso do evento e por que vale a pena assistir a gravação. Se possível, também é interessante enviar os slides utilizados durante a apresentação. Essas informações ainda podem ser disponibilizadas na landing page.

Crie campanhas de agradecimento

Além de atualizar todos os conteúdos e textos sobre o evento, também é interessante criar uma campanha de agradecimento. Ao agradecer a audiência, descreva o sucesso do evento, dessa forma pode acabar atraindo um futuro público para o próximo webinar.

Monitore os resultados

Ao encerrar seu webinar, é possível analisar alguns KPIs, como taxa de comparecimento, acessos, tempo de visualização e engajamento do público. Além disso, não deixe de fazer uma pesquisa com os participantes através de um formulário simples para sugestões.

Esses resultados podem servir de base para elaboração do seu próximo webinar e melhorar sua estratégia, além de traçar novas metas. Além disso, é interessante acompanhar os comentários nas redes sociais, acessos ao site e outras interações geradas pelo webinar.

Continue em contato com o público

Mantenha um relacionamento próximo com sua audiência, incluindo os leads que apenas demonstraram interesse e não acessaram. Encaminhe constantemente aos participantes, conteúdos relacionados ao evento, avançando no funil de vendas até a conversão.

Aprendeu o que é webinar?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor o que é webinar e como fazer seu próprio seminário na web.

Se você está começando a pensar em novas estratégias de marketing digital para engajar sua audiência, confira tudo sobre produção de conteúdo com nosso artigo.

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