Tutorial - Como criar um ebook gratuito para seu site
Os ebooks sempre foram uma forma de conseguir gerar mais leads para qualquer site, seja ele um blog ou um ecommerce. Mas muitas pessoas ficam bloqueadas na hora de criarem o seu ebook. O que fazer? Como entregar ele? Para ajudar você, decidimos criar um texto mostrando um passo a passo de como criar seu próximo (ou primeiro) ebook. Vamos lá:
1. Para que serve um ebook?
Antes mesmo de escrever um ebook, você deve entender claramente para quê ele serve. Qual o seu objetivo? O que você e o leitor vão ganhar ao produzir um? Um ebook não é mais do que uma troca: você oferece conteúdo único para seu leitor e em troca ele fornece algo para você (o email, por exemplo).
Então é importante que esta troca seja justa. Muitas vezes as pessoas acabam criando ebooks de pouco valor. Isso acontece porque o foco está apenas em conseguir o email e não em dar uma boa experiência para quem baixa ele. Essa estratégia deixa você satisfeito mas seus eleitores frustrados, pois sentem que foram enganados. Então, antes de publicar, pense se vai fazer uma troca justa com sua audiência.
2. Qual tema escrever?
Antes de produzir o seu ebook é importante que reflita sobre o tema do ebook. Se você tiver um blog, uma dica é ir até o seu Google Analytics e pesquisar pelos artigos mais lidos. Se eles gostam de ler sobre eles no seu blog, provavelmente vão gostar de ler um ebook sobre o mesmo tema.
Outra estratégia que pode usar é fazer perguntas ao seus fãs da página ou seguidores dos stories. Algo desse género:
Galera estou pensando em produzir um ebook gratuito e estou indeciso entre estes temas:
A) Marketing
B) Facebook Ads
C) Instagram
Qual das opções vocês preferem?
E a partir da resposta de quem te segue você toma suas decisões.
Outro ponto importante é que o ebook tenha uma conexão com o que você vai vender para a sua lista. Se você faz um ebook sobre marketing e depois vende cursos de Motivação, a sua audiência não se sentirá muito conectada.
3. O tamanho importa?
Uma coisa muito importante do ebook, como já referi, é que ele ajude o usuário. É aquilo que no marketing chamamos de pequena vitória. É importante que o usuário consiga ler o seu ebook e, imediatamente, consiga aplicar algo que possa ser útil na vida dele e que ele consiga ter retorno. Se você escrever um ebook demasiado extenso e técnico, é muito provável que ele não vá ler até ao final e nem aplique aquilo que você quer. Seja conciso no seu livro de forma a conseguir que ele leia, aplique e tenha resultados. Obviamente não vai fazer um ebook de 5 páginas, mas também não exagere no tamanho dele.
4. Começando a escrever - Ferramentas
Quando você começa a escrever, é normal que não tenha muita noção sobre o tempo que vai demorar, qual software usar, etc. É normal! Por norma, quando as pessoas escrevem o seu primeiro ebook o Word costuma ser uma excelente ferramenta. Ele cumpre bem seu papel e geralmente não é necessário mais do que isso. Se fizer um ebook colaborativo, o Google Docs pode ser outra excelente escolha pois conseguirá escrever online ao mesmo tempo que outras pessoas fazem isso.
Se quiser ferramentas mais complexas mas que também facilitam a sua escrita, pode optar pelo Ulysses ou pelo Scrivener.
5. Começando a escrever - Redator ou você mesmo?
Se você não tem tempo para escrever um ebook, pode optar por contratar alguém para escrever o seu ebook. Hoje em dia encontrar redatores é algo extremamente simples. Ao pesquisar em sites como o Workana você encontra várias opções de redatores, que por alguns reais podem produzir aquilo que você precisa. Ao contratar freelancers, é muito importante que analise todos os feedbacks que eles receberam de outros clientes para aumentar suas chances de contratar um bom profissional. No entanto, não são só vantagens. Ao contratar um freelancer pode perder um pouco da identidade da sua empresa, algo que não aconteceria se fosse você mesmo a escrever o ebook.
6. Começando a escrever - revisor
Outro detalhe é: e quando terminar o seu livro? Certamente a sua escrita (ou a do freelancer) terá alguns erros e é importante que contrate um revisor. Não recomendo que disponibilize o seu livro sem contratar um revisor. É normal que um livro, após ter sido terminado, contenha vários erros gramaticais ou mesmo de escrita. E se você oferece algo para a sua audiência e isso que foi oferecido, tem erros, você não estará transmitindo uma boa imagem do seu negócio. Se você não tiver dinheiro para contratar um revisor, ofereça o ebook a alguns amigos ou pessoas próximas e peça para eles lerem e avisarem você se encontrarem alguns erros. Não é algo tão assertivo, mas pode ajudar.
7. E a capa?
A capa é uma das partes mais importantes de um ebook. Uma capa que chame a atenção pode aumentar o número de downloads do seu ebook. Contratar um designer por norma é a melhor opção. Não tente fazer você mesmo se você não tem mínimas noções de design. O Workana, que recomendei anteriormente para contratação de freelancers, vai ajudar.
8. Como divulgar?
Geralmente, o processo de divulgação de um ebook é simples: Você usa um pop-up ou cria uma Landing Page para capturar emails. E ai o processo é bem direto: o usuário deixa o email e você envia o acesso ao ebook pelo email. Mas você deve estar se perguntando...
O que é uma Landing Page e para que ela serve?
Uma Landing Page é uma página que só permite que o usuário faça duas coisas: se inscrever ou abandoná-la. A imagem abaixo é o exemplo de uma Landing Page:
Repare que ao lado da imagem existe um formulário. E a lógica aqui é muito simples: quer receber o ebook? Deixe seus dados e enviaremos o ebook para o seu email. Se o usuário não quiser deixar os dados, pode abandonar a página. Mas qual o sentido de existir uma Landing Page? Não era melhor das mais opções para o usuário? Não, na verdade não é. Qualquer ser humano, quanto mais opções ele tem, mais indeciso ele fica.
Se levarmos o usuário para um site, por exemplo, ele vai ter várias opções: menus, rodapés, pop-ups, artigos, o Sobre, etc. E isso vai confundir a cabeça dele e não vai ajudar a cumprir o nosso objetivo, que é levá-lo a assinar a lista de email.
Dai as Landing Pages serem tão eficazes: eles dão menos escolhas ao usuário. Se você nunca criou uma Landing Page, recomendo que leia este nosso artigo com 15 ferramentas para criação de Landing Pages
Além disso, você também pode divulgar seu ebook utilizando os convites proativos de sua solução profissional de chat online, como o próprio JivoChat oferece, por exemplo.
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9. O que fazer com esses emails?
Agora que você criou seu ebook e começou a capturar emails, é importante que utilize essa sua base! Use ela para enviar conteúdo ou até mesmo vender produtos. Angariar emails e não fazer nada com eles é algo sem muita lógica. Se você quiser escolher qual a melhor ferramenta de disparo de emails, dá uma olhada neste artigo da JivoChat sobre As Melhores ferramentas de emails marketing.
E você, já criou seu primeiro ebook? Quais dificuldades sentiu?
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