6 Dicas para Aprimorar a Gestão de seu Negócio Digital
A palavra "digital" angariou diferentes significados ao longo dos anos, mas talvez a implicação mais importante seja o poder de agilizar a forma como trabalhamos, comunicamos e até desenvolvemos hobbies. Pelo menos este é o significado que você precisa ter em mente se você quer aprimorar a gestão de seu negócio digital. Nada é mais crucial do que a maneira que você incorpora as potencialidades do universo digital à sua infraestrutura.
Um negócio digital, hoje, pode crescer mais rápido do que já foi imaginado antes. Mas nada é um mar de rosas e os desafios para ser bem sucedido nesse mercado são vários. Com isso, uma questão surge todos os dias: como escalar meu negócio digital?
No mercado competitivo, você deve batalhar para ficar à frente da curva, estando atento às últimas tendências e técnicas. Ao passo que novas tecnologias se tornam disponíveis e novos conceitos aparecem, tenha certeza que seu negócio esteja preparado para se adequar ao mundo digital. Confira em nosso post seis dicas para alavancar seu negócio digital em 2019!
1. Descubra a natureza do seu negócio digital
Pode parecer bem evidente, mas essa descoberta é mais difícil do que parece. Você pode facilmente dizer o que o seu negócio digital precisa alcançar no primeiro dia, mas até que você fique alguns meses fazendo pesquisas no ambiente digital, conversando com prospects e realmente fazendo trabalhos para os primeiros clientes que aparecerem, você não terá uma trilha bem delimitada do que funciona para seu negócio e por que.
2. Conheça seus competidores
Pode não ser o suficiente conhecer somente os nomes dos negócios que competem com você. Avalie o que eles oferecem, assim você pode se diferenciar do resto. Aqui vale aquele ditado: não se defina pela competição. Analise o que pode te fazer brilhar no meio da multidão. Você deve trabalhar obsessivamente nessa diferenciação, pois esta pode ser sua ferramenta de desenvolvimento de negócios mais poderosa.
3. Acrescente valor e construa confiança
Ao invés de ir atrás da carteira das pessoas, considere mirar nos seus corações. O crescimento de seu negócio digital pode vir quando você acrescentar valor real à qualquer relação, dos prospects até seus consumidores existentes. Você pode fazer isso promovendo informação e conhecimento, sendo um orientador, tratando seus clientes da melhor maneira possível (tanto antes quanto depois da venda) e tendo uma reputação de excelência e serviços de primeira classe.
Esse mindset possibilita construir confiança e boa vontade, que são suas melhores cartas para a gestão de seu negócio. As pessoas não tendem a acreditar no que você diz ou mostra, mas sim no que elas contam para si mesmas. É a sua persona e suas ações que irão influenciar pessoas a falarem do seu negócio para outras. Por isso, fique sempre ligado no seu Net Promoter Score (NPS).
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4. Adeque sua força de trabalho para o século XXI
Seja o advento da mobilidade - ou a ascensão dos millennials - a força de trabalho moderna está experimentando sua própria transformação, e os gestores de hoje em dia têm que tomar conhecimento disso. Funcionários modernos não estão querendo mais gastar todas as suas horas diárias atrás de mesas em um escritório comum, oito horas por dia.
Eles são freelancers, consultores, trabalhadores remotos e de meio período e empreendedores. Mesmo que isso signifique economizar com pessoal para muitos negócios digitais, muitos líderes ficam confusos com essa nova tendência, deixando-os perdidos em como gerenciar essa força de trabalho tão diversa e divergente. Para isso, preste atenção nos seguintes pontos:
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compartilhe as informações com todos: os métodos tradicionais de gerência simplesmente não funcionam num negócio digital. Esconder informações, ordens executivas e reuniões a portas fechadas estão cada vez menos relevantes na economia atual. Millennials e outros trabalhadores atuais estão mais preocupados sobre sua necessidade de flexibilidade do que títulos de cargos ou vagas no estacionamento. Eles querem estar envolvidos em decisões importantes, especialmente aquelas que eles têm interesse.
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deixe-os livres: ferramentas de comunicação e colaboração unificadas tornam muito mais fácil conectar funcionários, estejam eles trabalhando de casa, em viagem ou no escritório. Deixe a tecnologia afrouxar as rédeas. Líderes efetivos devem colocar mais ênfase em atribuições de projetos flexíveis e orientados por deadline e prestar menos atenção em quantos minutos um funcionário demora no almoço. Confie nos seus colaboradores para saberem o que eles precisam para te dar um dia produtivo e eficiente.
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opte por programas de bring your own device: a maioria dos negócios digitais estão optando por programas de bring your own device (BYOD) para que os funcionários usem os equipamentos que estão mais confortáveis - e você evita gastar dinheiro com compra de material de informática.
5. Dê atenção a seu website
Você deixou seu website de lado? Ou ele tem um design que parece que veio da década passada? Nesse mundo visual, o design importa muito. Ainda mais para um negócio digital, a grande maioria dos seus consumidores entrarão em contato com você primeiramente pelo seu site. Uma página tediosa e sem foco no user experience (UX) irá certamente deixar passar muitas oportunidades. Pense em conteúdos multimídia, com vídeos, podcasts, infográficos, imagens e texto.
Com relação ao seu conteúdo, seu site provavelmente não irá decolar se você somente fornecer informações sobre seu negócio digital e seus produtos e serviços. Considere recompensar os visitantes com amplos recursos gratuitos, informações relevantes, conhecimentos e ferramentas que irão gerar valor. Torne fácil para que eles compartilhem suas informações sem ter que preencher grandes formulários e lidar com uma infinidade de pop-ups. Este é um tipo de desenvolvimento do seu negócio que irá atrair clientes e tem um custo muito baixo.
6. Coloque sua estratégia a frente das suas táticas
Sua estratégia é o processo que define sua abordagem para atingir as metas do seu negócio digital. Sem uma, o tempo e recursos que você está colocando em suas táticas pode estar indo para o lixo. Uma estratégia sólida irá ajudar a determinar seu budget, enquanto te auxilia com o processo de avaliação, para que você possa cortar o que não está funcionando e alavancar aquilo que está. Após determinar seus objetivos, tenha certeza que a sua estratégia está totalmente direcionada a atingir as metas. Em outras palavras, seja proativo e não reativo.
Gerir um negócio digital não é tarefa fácil. Exige muita dedicação, criatividade, organização e antena ligada nas novidades que não param de chegar. Apresentamos neste post 6 dicas para você aprimorar a gestão do seu negócio digital. Tem mais dicas para compartilhar? Deixe um comentário pra gente, vamos adorar saber!
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