Artesanato para vender online: 22 ideias e dicas para vendas

Tempo de leitura9 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Muitas pessoas que buscam formas de gerar uma renda adicional ou trabalhar dentro de casa optam por produzir artesanatos para vender online.

Esse tipo de trabalho permite uma rotina mais flexível, onde não é necessário ter um horário fixo de trabalho.

A tendência dos consumidores de procurarem produtos personalizados oferecem ótimas oportunidades para trabalhos manuais que agradam os mais diversos tipos de clientes.

Por isso existem diversos tipos de artesãos, desde aqueles que criam peças com a maior delicadeza possível até os que exploram ao máximo o uso de sua criatividade, materiais e cores.

Vale a pena fazer artesanato para vender online

Fazer artesanato para vender online vale a pena tanto para quem deseja gerar uma renda extra mensal, quanto para quem deseja transformar esse trabalho em sua principal atividade.

O segmento de artesanato tem um grande potencial. Segundo o Sebrae, o mercado movimenta cerca de R$ 28 bilhões anualmente.

Um fator que tem influenciado o sucesso do segmento são as tendências de optar por produtos não industrializados e o consumo consciente.

Esses movimentos incentivam pessoas a comprarem produtos de negócios locais ou apoiar artesãos através de compras online.

Além disso, esse tipo de trabalho oferece alguns benefícios como:

  • Possibilidade de trabalhar em casa
  • Flexibilidade de horário
  • Possibilidade de vender seus produtos na internet
  • Trabalhar com uma atividade criativa e interessante

Principais considerações sobre como vender artesanato online

Se você deseja vender seus artesanatos pela internet, saiba que existem algumas questões muito importantes que precisam ser consideradas na hora de começar seu empreendimento.

Canais de venda

Quem deseja vender pela internet precisa definir quais canais de vendas irá usar para ofertar seus produtos.

Artesanatos são itens que precisam do aspecto visual para despertar a atenção do consumidor, por isso plataformas que focam em conteúdo visual geralmente são boas opções.

Portanto, considere usar redes sociais como Instagram, Pinterest e Facebook para anunciar e vender seus produtos.

Outra alternativa são os marketplaces que oferecem formas rápidas e práticas de anunciar produtos em sites que contam com muitos acessos

Caso seu interesse seja gerenciar um negócio mais profissional, criar uma loja virtual pode ser a melhor alternativa.

Hoje em dia existem diversos construtores de sites que permitem criar ecommerces em minutos e oferecem vários recursos, como integração com plataformas de logística, métodos de pagamento e muito mais.

Além disso, ter um site permite que você crie campanhas mais assertivas através de ferramentas de marketing como o Google Ads, YouTube Ads e Instagram Ads.

Emgalagens

Ao colocar seus produtos à venda na internet é esperado que consumidores do Brasil inteiro possam comprar suas peças de artesanatos.

Se preocupar com a embalagem é importante porque itens que podem contar com componentes mais frágeis precisam chegar em ótimo estado aos consumidores.

Portanto, pesquise e escolha embalagens que irão garantir a segurança de suas peças independente da distância percorrida.

Outro fator interessante é pensar em fazer embalagens criativas que além de proteger o produto, contribuem para uma experiência de compra melhor.

Precificação

Por fim, é preciso fazer o levantamento de custos e de gastos para definir o preço certo para cada uma de suas peças.

Um erro que muitas pessoas cometem é levar em consideração apenas o preço de sua matéria-prima.

Além dela, também é preciso pensar em:

  • Tempo para confecção das peças
  • Embalagens
  • Logística
  • Custos com sua loja virtual
  • Despesas – luz, água, gás e internet
  • Margem de lucro

Caso tenha interesse em entender melhor o processo de precificação, confira nosso artigo que ensina o passo a passo de como precificar um produto.

22 ideias de artesanato para vender online

Confira a seguir nossa lista com ideias de artesanatos para vender na internet.

1. Tricô e crochê

trico e croche de artesanato para vender online

O tricô e o crochê são algumas das formas mais populares de artesanato entre consumidores e artesãos.

Esse tipo de trabalho oferece diversas possibilidades, permitindo criar roupas, bolsas, tapetes, biquínis, potes para plantas, roupas para bebês, entre tantas outras opções.

Para conseguir ganhar dinheiro vendendo peças de tricô e crochê é preciso se dedicar bastante para criar peças delicadas, criativas e que tenham um bom acabamento.

2. Biscuit

O biscuit é outro clássico do artesanato. A técnica consiste em fazer esculturas a partir de uma massa feita com a mistura de amido de milho, cola branca para porcelana, limão ou vinagre e vaselina.

Esse tipo de artesanato oferece muita liberdade, permitindo a criação de pequenas esculturas, imãs para geladeira, chaveiros, enfeites, pulseiras, caixas decoradas, noivinhos para bolos e muito mais.

3. Sabonetes artesanais

Uma alternativa interessante de artesanato são os sabonetes artesanais, lembrancinhas e presentes populares.

Esse tipo de produto é fácil de produzir e oferece muito espaço para criatividade com formas, cores e aromas.

Um cuidado importante é descrever para os clientes os ingredientes que foram usados na produção. Isso é importante porque evita que clientes alérgicos comprem um produto sem perceber.

4. Caixas decoradas

As caixas decoradas também são produtos que oferecem muita versatilidade, podendo ser usadas como peças de decoração ou usada em conjunto com algum outro presente.

Elas podem ser produzidas usando MDF ou madeira, opções interessantes e que oferecem bastante durabilidade aos itens.

Já na decoração é possível soltar a criatividade para pintar com tintas variadas, usar tecidos, glitter, fechos metálicos e várias outras formas de decorar.

5. Macramê

Outra alternativa interessante de artesanato para vender online é o macramê, que pode ser usado como suporte de plantas ou apenas uma decoração na parede.

Quem tem interesse pode aprender a técnica que tem se mantido como uma tendência nos últimos anos.

6. Velas artesanais

Velas artesanais são produtos interessantes que podem ser usados para decorar e perfumar ambientes variados.

Cada vez mais pessoas buscam por velas aromatizadas como uma opção interessante de presente ou até mesmo para sua própria casa.

Assim como os sabonetes, esse tipo de artesanato permite a aplicação de várias ideias para aromas, formas e cores.

7. Lembrancinhas de festa

Uma tendência que tem se tornado cada vez mais popular entre as festas é a de entregar uma lembrancinha relacionada ao evento para os convidados.

É muito comum que chás de bebê, aniversários, mesesversários, batizados, chás revelação contem com esse tipo de lembrança.

A parte divertida é que elas são bastante versáteis e podem ser feitas a partir de diversas ideias de acordo com o tema da festa.

8. Peças de cerâmica

Itens muito interessantes para decoração, usados como utensílios e bastante valorizados pelos consumidores são as peças de cerâmica.

Pratos, xícaras e vasos de cerâmica são excelentes peças para ter um conjunto em casa ou presentear amigos.

Contudo, para trabalhar com esse tipo de artesanato é preciso passar por uma capacitação profissional. Isso porque a produção envolve materiais próprios, ferramentas e precisam ser finalizadas em altas temperaturas.

9. Planners, cadernos e albuns personalizados

Outra alternativa interessante de artesanatos para vender online são artigos de papelaria personalizados como planners, cadernos e álbuns.

É comum que a demanda por esse tipo de produto seja maior no início do ano, mas também é possível manter um bom fluxo de venda durante os outros meses.

10. Bordados

bordado de artesanato para vender online

O bordado é um tipo de artesanato que exige boas habilidades manuais. Quem domina a técnica pode produzir produtos com uma boa rentabilidade.

Isso porque os produtos personalizados são uma tendência de mercado e essa técnica pode ser aplicada de diversas formas.

É possível bordar em camisetas, calças, toalhas, toalhas de mesa, pano de prato, quadros e muito mais.

11. Bonecos de pano

Atualmente existem técnicas diferentes que fizeram os bonecos de pano se tornarem populares novamente como objetos de decoração.

Eles podem ser personalizados e fazem ótimos presentes para crianças ao serem inspirados em personagens e animais que eles gostam.

Algumas das opções mais populares são feitas com feltro ou amigurumis que utilizam técnicas do crochê.

12. Chaveiros

Um hábito comum do brasileiro é ter um chaveiro interessante para diferenciar seu molho de chaves, chave de casa e chave do carro.

Os chaveiros permitem expressar nos gostos e preferências, por isso produzir chaveiros artesanais pode ser uma boa oportunidade de negócios.

13. Garrafas personalizadas

Garrafas de vidro são itens que podem ser reutilizados para se tornarem novos produtos personalizados e usados como itens de decoração e vasos de plantas.

Esse modelo de artesanato oferece a oportunidade de investir na sustentabilidade e trabalhar com uma produção de custos baixos.

14. Pano de prato e toalhas

Tolhas e pano de prato personalizados são itens de artesanatos que geralmente contam com uma boa saída.

É possível produzir peças bordadas ou pintadas à mão. Esse tipo de trabalho permite usar sua criatividade e oferecer itens que atendam diretamente a preferência do seu público.

15. Roupas para pets

O mercado de pet também tem apresentado ótimas oportunidades para empreender, com cada vez mais pessoas se preocupando e cuidando melhor de seus pets.

Se você tem habilidade com costura, fazer roupas pet é uma forma muito interessante de explorar esse nicho de mercado.

Busque fazer roupinhas diferentes e de vários tamanhos, já que existem animais de estimação de vários tamanhos diferentes.

16. Canecas personalizadas

Canecas personalizadas também são produtos que fazem muito sucesso, principalmente como um artesanato para vender online.

Produtos interessantes e com um grande potencial decorativo, existem diversas pessoas que colecionam esse tipo de item.

Para criar canecas personalizadas é possível criá-las de várias formas, inclusive misturando técnicas de biscuit já citadas em nossa lista.

17. Vasos de plantas

Vasos de plantas podem ser produzidos com vários materiais, como cerâmica, vidro e cimento.

Busque trabalhar com formatos, cores e decorações diferentes para criar peças com seu estilo próprio e fidelizar seu público.

18. Lixeiras para carros

Apesar de ser um item simples, as lixeiras para carros tem uma grande utilidade e pode atingir um público muito amplo que são os donos de carros no Brasil.

Busque fabricar peças personalizadas para empresas e utilizar ideias interessantes, personagens famosos ou personalizadas diretamente para o cliente final.

19. Bijuterias artesanais

As bijuterias artesanais oferecem inúmeras possibilidades de peças e materiais a serem trabalhados.

É possível fazer brincos, colares, anéis, pulseiras, tornozeleiras, entre várias outras ideias.

20. Luminárias artesanais

Luminárias são produtos muito interessantes para decoração. Muitas pessoas buscam por peças personalizadas para dar o tom perfeito em sua sala, quarto e outros cômodos.

É possível produzir esse tipo de artesanato de várias maneiras, usando PVC, garrafas de vidro, palitos, barbante, entre várias outras opções.

21. Peças com stencil

O stencil é uma técnica que pode ser aplicada em diversos tipos de materiais, como tecido, madeira, cerâmica, entre vários outros.

Isso permite criar ideias variadas de artesanato após criar seus próprios carimbos e utilizá-los até mesmo para customizar outras opções já citadas em nossa lista.

22. Tapetes

O último item em nossa lista de artesanatos para vender online é o tapete.

Esses produtos têm sido muito procurados atualmente porque muitos consumidores desejam encomendar tapetes personalizados.

Encontrou boas ideias de artesanato para vender online?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a encontrar boas ideias de artesanatos para vender pela internet.

Caso tenha interesse em empreender com artesanato em nível profissional, confira nosso artigo que apresenta os melhores sites para criar seu ecommerce.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download