Qual a Importância da Automação de Pagamentos Para Um Ecommerce?

Tempo de leitura5 minutos
Patrick Negri
Patrick Negri
CEO da Iugu

As compras online têm crescido todos os anos no Brasil. Esse cenário demanda evoluções constantes, além de rapidez e qualidade em todo o processo. A automação de pagamentos é a ferramenta principal na adequação dos negócios online para processos de checkout mais rápidos e seguros.

Automação significa aumento de vendas e melhor gestão financeira. Tudo é feito online, eliminando processos repetitivos, reduzindo ainda a inadimplência e o abandono de carrinho.

Neste artigo, você vai conhecer sobre as definições da automação de pagamento e seus benefícios para e-commerce. Além da forma como essa ferramenta impacta na boa experiência de compra do cliente.

O e-commerce no Brasil

O e-commerce caiu no gosto do brasileiro, ganhando espaço expressivo nos hábitos de consumo. Só em 2018, o crescimento foi de 12% representando um total de R$ 53,2 bilhões, segundo a Ebit. A ascensão do e-commerce no país tem levado muitas lojas a migrar do espaço físico para o digital, ou até mesmo trabalhar com os dois em conjunto.

As compras pelo celular já representam um valor expressivo e tendem a crescer cada vez mais. As exigências para esse meio são outras, pois exigem praticidade, boa experiência e acima de tudo rapidez.

Por isso, todo o processo de pesquisa até o checkout deve ser livre de entraves e burocracias. Um bom meio de pagamento é capaz de garantir essas funcionalidades, tudo com mais segurança.

Ecommerce no Brasil

O que é automação de pagamentos?

A automação de pagamentos nada mais é do que a integração de processos eletrônicos relacionados à movimentação financeira. São utilizados softwares específicos que integram todos os processos e os realizem de forma automática, principalmente aqueles repetitivos.

Para e-commerce, temos os gateways, também chamados de intermediadores de pagamento. Essas soluções fazem a ligação entre as lojas virtuais e os clientes. A partir daí, fazem a análise e o processo de transação com o banco, que pode ou não autorizar. É aí que entra a automação, que permitirá gerenciar cobranças, organizar pagamentos, gerar boletos, relatórios, entre outros.

Segurança de dados

A automação permite adicionar mais camadas de segurança, porque, ao estar integrado com os processos do intermediador, é administrada por apenas uma parte evitando riscos.

Com os processos concentrados em um único lugar, é possível estabelecer uma comunicação entre os setores da empresa. Assim é possível prever falhas, identificar problemas e sugerir melhorias para o processo.

Boleto registrado

Com um intermediador de pagamento é possível emitir boletos registrados de forma automática e ainda enviá-los de forma totalmente eletrônica. É mais rápido e elimina o custo com impressões.

Lembrando que um boleto emitido por plataformas de automação de pagamento não tem custos, sendo pago somente após a compensação. Novamente, temos redução de custos que podem fazer toda a diferença para um negócio online em crescimento.

Controle da performance de vendas

A automação de pagamentos permite completa parametrização de todas as vendas, gerando relatórios completos para acompanhar o volume de negócios. Assim é possível identificar gargalos ou falhas de gestão que antes passavam desapercebidos.

Gestão financeira

Gerar lucros e ter uma boa rentabilidade é essencial para o crescimento de qualquer negócio. Mas para alcançar essas metas, é necessário planejamento e análise de gastos e receitas, para assim distribuir os recursos de forma equilibrada.

A gestão financeira permite prever vendas para os próximos meses e se prevenir de eventuais prejuízos causados por baixo volume de vendas. Tudo possível a partir da consolidação de dados e uma plataforma completa que entregue esse tipo de funcionalidade.

Gestão Financeira

Evolução na experiência do cliente

O consumidor está adotando novos comportamentos, tornando-se cada vez mais exigente. Isso faz com que as empresas tenham que se adaptar e melhorar constantemente seus serviços e plataformas.

Por isso, um e-commerce deve oferecer a melhor experiência de navegação, seleção de produtos, compra e pagamento. Deve garantir ainda total segurança nas transações financeiras, já que lida com informações sensíveis do cliente.

Caso o cliente não esteja satisfeito com o que seu site oferece, ele certamente irá para as outras dezenas de opções do mercado. Por isso, você deve se destacar dentre todos eles e oferecer um diferencial. E assim, fidelizá-los para compras futuras.

Checkout transparente

Você sabia que 80% dos carrinhos são abandonados antes de finalizar a compra? Isso pode ocorrer por diversos motivos, mas os principais são dificuldade no processo, muitas informações a serem preenchidas. O consumidor exige rapidez em todos os processos, quando encontra entraves se sente desmotivado.

Um checkout transparente garante mais fluidez no processo de compra, isso porque o cliente fica no site do início ao fim, sem redirecionamentos. Além de oferecer diversas facilidades como compra com 1-clique. Assim reduz atritos desnecessários durante o checkout.

Meios de pagamento

Mais possibilidades de pagamento dão flexibilidade para o cliente. Mesmo com todas as tecnologias de cartão de crédito e débito, o boleto bancário ainda é o preferido dos brasileiros. Por isso, oferecer todas as opções é a melhor forma de atender seu cliente da melhor forma.

Automação de pagamentos

Atendimento ao cliente

É essencial que o negócio online tenha um canal aberto e sempre disponível para atender o cliente, quando ele necessitar. Seja para resolver algum problema ou explicar algum produto.

Um atendimento humanizado e voltado para a satisfação do cliente é tão importante, que deixou de ser diferencial para ser algo intrínseco. Por isso, sua empresa deve garantir uma boa plataforma, que seja fácil e intuitiva de usar. Além de ter uma equipe capacitada para dar atendimento completo.

Com as informações concentradas em um único sistema, o acesso é facilitado e o atendimento consegue ser feito em tempo real. O cliente não pode, nem quer, perder tempo, rapidez torna-se essencial.

Conclusão

Como vimos ao longo do artigo, a automação de pagamentos traz mais produtividade, segurança e ainda garante uma ótima experiência para o seu cliente. Isso tem um impacto positivo na reputação da empresa, e reduz chances e prejuízos.

Avalie como andam os processos na sua empresa hoje e descubra como pode começar a implementar automação de pagamentos.

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