Qual a Importância da Automação de Pagamentos Para Um Ecommerce?
As compras online têm crescido todos os anos no Brasil. Esse cenário demanda evoluções constantes, além de rapidez e qualidade em todo o processo. A automação de pagamentos é a ferramenta principal na adequação dos negócios online para processos de checkout mais rápidos e seguros.
Automação significa aumento de vendas e melhor gestão financeira. Tudo é feito online, eliminando processos repetitivos, reduzindo ainda a inadimplência e o abandono de carrinho.
Neste artigo, você vai conhecer sobre as definições da automação de pagamento e seus benefícios para e-commerce. Além da forma como essa ferramenta impacta na boa experiência de compra do cliente.
O e-commerce no Brasil
O e-commerce caiu no gosto do brasileiro, ganhando espaço expressivo nos hábitos de consumo. Só em 2018, o crescimento foi de 12% representando um total de R$ 53,2 bilhões, segundo a Ebit. A ascensão do e-commerce no país tem levado muitas lojas a migrar do espaço físico para o digital, ou até mesmo trabalhar com os dois em conjunto.
As compras pelo celular já representam um valor expressivo e tendem a crescer cada vez mais. As exigências para esse meio são outras, pois exigem praticidade, boa experiência e acima de tudo rapidez.
Por isso, todo o processo de pesquisa até o checkout deve ser livre de entraves e burocracias. Um bom meio de pagamento é capaz de garantir essas funcionalidades, tudo com mais segurança.
O que é automação de pagamentos?
A automação de pagamentos nada mais é do que a integração de processos eletrônicos relacionados à movimentação financeira. São utilizados softwares específicos que integram todos os processos e os realizem de forma automática, principalmente aqueles repetitivos.
Para e-commerce, temos os gateways, também chamados de intermediadores de pagamento. Essas soluções fazem a ligação entre as lojas virtuais e os clientes. A partir daí, fazem a análise e o processo de transação com o banco, que pode ou não autorizar. É aí que entra a automação, que permitirá gerenciar cobranças, organizar pagamentos, gerar boletos, relatórios, entre outros.
Segurança de dados
A automação permite adicionar mais camadas de segurança, porque, ao estar integrado com os processos do intermediador, é administrada por apenas uma parte evitando riscos.
Com os processos concentrados em um único lugar, é possível estabelecer uma comunicação entre os setores da empresa. Assim é possível prever falhas, identificar problemas e sugerir melhorias para o processo.
Boleto registrado
Com um intermediador de pagamento é possível emitir boletos registrados de forma automática e ainda enviá-los de forma totalmente eletrônica. É mais rápido e elimina o custo com impressões.
Lembrando que um boleto emitido por plataformas de automação de pagamento não tem custos, sendo pago somente após a compensação. Novamente, temos redução de custos que podem fazer toda a diferença para um negócio online em crescimento.
Controle da performance de vendas
A automação de pagamentos permite completa parametrização de todas as vendas, gerando relatórios completos para acompanhar o volume de negócios. Assim é possível identificar gargalos ou falhas de gestão que antes passavam desapercebidos.
Gestão financeira
Gerar lucros e ter uma boa rentabilidade é essencial para o crescimento de qualquer negócio. Mas para alcançar essas metas, é necessário planejamento e análise de gastos e receitas, para assim distribuir os recursos de forma equilibrada.
A gestão financeira permite prever vendas para os próximos meses e se prevenir de eventuais prejuízos causados por baixo volume de vendas. Tudo possível a partir da consolidação de dados e uma plataforma completa que entregue esse tipo de funcionalidade.
Evolução na experiência do cliente
O consumidor está adotando novos comportamentos, tornando-se cada vez mais exigente. Isso faz com que as empresas tenham que se adaptar e melhorar constantemente seus serviços e plataformas.
Por isso, um e-commerce deve oferecer a melhor experiência de navegação, seleção de produtos, compra e pagamento. Deve garantir ainda total segurança nas transações financeiras, já que lida com informações sensíveis do cliente.
Caso o cliente não esteja satisfeito com o que seu site oferece, ele certamente irá para as outras dezenas de opções do mercado. Por isso, você deve se destacar dentre todos eles e oferecer um diferencial. E assim, fidelizá-los para compras futuras.
Checkout transparente
Você sabia que 80% dos carrinhos são abandonados antes de finalizar a compra? Isso pode ocorrer por diversos motivos, mas os principais são dificuldade no processo, muitas informações a serem preenchidas. O consumidor exige rapidez em todos os processos, quando encontra entraves se sente desmotivado.
Um checkout transparente garante mais fluidez no processo de compra, isso porque o cliente fica no site do início ao fim, sem redirecionamentos. Além de oferecer diversas facilidades como compra com 1-clique. Assim reduz atritos desnecessários durante o checkout.
Meios de pagamento
Mais possibilidades de pagamento dão flexibilidade para o cliente. Mesmo com todas as tecnologias de cartão de crédito e débito, o boleto bancário ainda é o preferido dos brasileiros. Por isso, oferecer todas as opções é a melhor forma de atender seu cliente da melhor forma.
Atendimento ao cliente
É essencial que o negócio online tenha um canal aberto e sempre disponível para atender o cliente, quando ele necessitar. Seja para resolver algum problema ou explicar algum produto.
Um atendimento humanizado e voltado para a satisfação do cliente é tão importante, que deixou de ser diferencial para ser algo intrínseco. Por isso, sua empresa deve garantir uma boa plataforma, que seja fácil e intuitiva de usar. Além de ter uma equipe capacitada para dar atendimento completo.
Com as informações concentradas em um único sistema, o acesso é facilitado e o atendimento consegue ser feito em tempo real. O cliente não pode, nem quer, perder tempo, rapidez torna-se essencial.
Conclusão
Como vimos ao longo do artigo, a automação de pagamentos traz mais produtividade, segurança e ainda garante uma ótima experiência para o seu cliente. Isso tem um impacto positivo na reputação da empresa, e reduz chances e prejuízos.
Avalie como andam os processos na sua empresa hoje e descubra como pode começar a implementar automação de pagamentos.
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