Porquê Investir no Chat Online Para Ecommerce B2B
No mercado digital de Ecommerces B2B (Business-to-Business, ou de negócios para negócios), manter um bom relacionamento com os clientes é um dos aspectos mais críticos para seu sucesso. Hoje, não basta oferecer produtos ou serviços de qualidade, é necessário apresentar diferenciais e preocupar-se com a experiência do consumidor.
Especialmente considerando que seus consumidores são administradores, gerentes ou mesmo donos de outras empresas e negócios, é muito comum que surjam dúvidas durante a jornada de compra e você precisa estar pronto para respondê-las o mais rápido possível, da forma mais conveniente para seus clientes.
Para ajudá-lo a gerar mais oportunidades de negócios, está na hora de entender o porquê vale a pena investir no chat online para ecommerce B2B. Confira as vantagens e diferenciais deste canal de atendimento e como ele pode ajudá-lo.
Aliás, não perca a oportunidade de testá-lo na prática instalando o JivoChat gratuitamente em sua página.
Valorize o tempo de seus clientes
O principal fator que separa o chat online dos demais canais de atendimento no ambiente digital é, definitivamente, o tempo de resposta. Consumidores B2B não querem esperar horas para receber retorno sobre o funcionamento de algum de seus serviços, recursos, entre outras questões relevantes para sua área de atuação.
Inclusive, o tempo de resposta no primeiro contato também deve refletir a mesma velocidade que você pode dar suporte e assistência aos seus clientes ativos. Se você é incapaz de entregar respostas e soluções à um cliente em potencial, qual é a garantia de que sua equipe estará disponível para dar assistência no dia a dia?
Se comparado ao e-mail e telefone, o chat online apresenta não só o menor tempo de resposta, mas também oferece mais conveniência para seus clientes. Ele está disponível dentro de sua página, pode ser acessado a qualquer momento enquanto seus operadores estiverem ativos e possibilita a comunicação em tempo real.
Em média, visitantes e clientes serão respondidos dentro de 2 minutos 40 segundos através de uma sessão de chat, enquanto para outros canais, como o e-mail, este período é de 12 horas e 10 minutos.
Além desta diferença discrepante, as melhores soluções de atendimento, como o JivoChat, também oferecem ferramentas de Callback integradas ao chat online para ecommerce B2B, o que elimina completamente o tempo de espera na linha, melhora o desempenho de sua equipe e reconstrói a confiança no atendimento por telefone.
Ajuda a gerar oportunidades de negócios
Para manter-se competitivo no mercado, é importante aderir às inovações em diferentes setores para que consiga continuar atendendo as expectativas de seus consumidores. No que diz respeito ao atendimento ao cliente no meio digital, de acordo com uma pesquisa da FurstPerson - empresa norte-americana focada em inovação digital -, hoje, mais de 77% dos consumidores B2B esperam encontrar um chat online na página de seu negócio.
Além disso, o estudo deles também mostra que clientes que identificam o chat na página têm 63% mais chances de retornar mesmo após comparar suas ofertas com a dos concorrentes que não oferecem um chat.
Enquanto isso, uma avaliação do ICMI (International Customer Management Institute, ou Instituto Internacional de Gestão de Clientes) afirma que empresas que aderem ao chat online identificam um aumento de pelo menos 10% no valor do ticket médio e têm 40% mais chances de converter novos visitantes em leads qualificados para venda.
Ser proativo faz toda a diferença
Hoje, não dá mais para ser reativo no atendimento, ou seja, ficar aguardando que visitantes em sua loja tomem a iniciativa de procurar seus canais de comunicação e entrar em contato sempre que tiverem uma dúvida sobre suas ofertas. Este não é o posicionamento de um ecommerce B2B que valoriza o tempo do cliente e quer proporcionar uma experiência diferenciada.
Felizmente, no meio digital também é possível monitorar e abordar visitantes em sua página através de convites proativos. Através de mensagens personalizadas e enviadas automaticamente por um pop-up da janela do chat online em seu ecommerce B2B, é você que irá começar uma conversa com cada cliente em potencial navegando em sua loja.
Dessa forma, sua equipe de representantes poderá identificar exatamente quantos clientes estão acessando sua página e chamar atenção para a janela de chat, aumentando as chances de retenção e evitando que o prospect vá buscar soluções ou respostas em outras fontes (ou na concorrência).
O WhatsApp não resolve
Sua equipe de vendas precisa ter acesso instantâneo ao histórico de comunicação de cada cliente para que possam dar continuidade ao atendimento e oferecer uma experiência personalizada, centrada nas necessidades, desafios e demandas de cada consumidor.
Além disso, eles precisam estar disponíveis para atender mesmo enquanto estiverem em movimento. Entretanto, o WhatsApp ou outros aplicativos mensageiros não disponibilizam os recursos profissionais que uma plataforma de chat online que oferece atendimento mobile proporciona.
Estas alternativas não possibilitam a transferência de sessões de atendimento entre outros membros da equipe, não auxiliam na coleta de informações do consumidor através de formulários de atendimento e também não apresentam relatórios detalhados para que você possa acompanhar o desempenho de sua equipe e o índice de satisfação dos clientes.
Portanto, para que você não tenha medo de dizer não ao WhatsApp, é importante ter uma alternativa melhor e superior, que transmite profissionalismo e seriedade no relacionamento com o cliente.
Você precisa de um chat online para Ecommerce B2B
Agora que você conhece o potencial deste canal de atendimento e como ele pode ajudá-lo a gerar mais oportunidades de negócio e transformar visitantes em clientes, está na hora de investir em um chat online profissional, que pode ser integrado ao seu CRM, plataforma de e-mail marketing e até mesmo à outros aplicativos de mensagens.
Não deixe de conferir os principais recursos utilizados pelos clientes do JivoChat e descubra porque nosso chat online realmente é capaz de revolucionar seu atendimento ao cliente e transformá-lo em um diferencial competitivo em seu negócio B2B.
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