Chat Online para Ecommerce - Por que usar e 3 ferramentas indispensáveis

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Paulo Andraus
Paulo Andraus
Especialista em Ecommerce

Ter um chat online para ecommerce não pode mais ser considerado um comodismo ou apenas alguma "funcionalidade vantajosa" em uma loja virtual. Essencial para atender clientes e aumentar suas vendas, já foi comprovado que consumidores que fazem compras pela internet preferem ser atendidos pelo sistema. Cerca de 44% dos compradores americanos já revelaram que um site com chat online aumenta suas chances de compra, mesmo que não o acionem em nenhum momento.

Por esse motivo, mostraremos nos próximos parágrafos as três principais razões pelas quais deve instalar já um chat online para ecommerce e três ferramentas indispensáveis para aumentar suas vendas usando o JivoChat. Confira mais nos parágrafos seguintes e não deixe de conferir também esse artigo mostrando como atrair, conquistar e fidelizar clientes com funil de vendas e chat online.

O chat ao vivo é a ferramenta de atendimento com maior nível de satisfação

Além da pesquisa que mostramos no primeiro parágrafo do artigo, também foi comprovado que o chat online para ecommerce possui os maiores índices de satisfação dos clientes. Nessa pesquisa, foi mostrado que o chat possui 73% de satisfação no atendimento, seguido do email com 61% e atendimento por aplicativo móvel com 53%.

Junto a esse dado, também é importante reiterar que ter um chat online para ecommerce também faz com que as chances de um visitante ou cliente retornar à sua loja virtual também aumentem. O site eMarketer registrou que cerca de 63% de usuários que usaram o chat online de um site provavelmente retornariam a acessar a loja e 62% afirmaram que comprariam novamente de uma loja que prestasse esse tipo de atendimento online.

O chat online diminui custos, ao mesmo tempo que oferece atendimento em tempo real

Já mostramos que o chat online para ecommerce é o que gera mais satisfação entre clientes de uma loja virtual. Outra informação importante sobre o chat online é que ele pode diminuir os custos em atendimento, principalmente se ainda contar com uma central telefônica. Afinal de contas, cada operador de chat online pode atender de 1 a 4 visitantes simultaneamente, enquanto o atendimento telefônico fica limitado a apenas um. E assinar um chat online é bem mais barato que contratar uma central de telefonia.

O único concorrente em custo baixo no atendimento online que poderia representar uma ameaça seria o email. Porém, o atendimento por email não acontece em tempo real, ou seja, um usuário que precisa reclamar ou tirar dúvidas deverá esperar que a resposta chegue em sua caixa de entrada, enquanto no chat online a pergunta pode ser resolvida de maneira imediata.

O chat online aumenta suas vendas!

Engana-se quem pensa que o chat online para ecommerce serve apenas para lidar com reclamações ou dúvidas dos clientes. A ferramenta também é incrivelmente útil para convencer um visitante a comprar ou até mesmo aumentar o valor de compra que um cliente faria. Foi comprovado que o uso desse tipo de plataforma serve não apenas como uma maneira de guiar seus visitantes pelo funil de vendas, mas é ideal para usar técnicas de upsell e cross-sell

Vendas

Uma das melhores ferramentas para vendas dentro da plataforma do JivoChat é o convite proativo. Ao invés de esperar que o visitante entre em contato, você pode configurar para que uma mensagem automática apareça para ele. Esse tipo de convite pode ser feito seguindo diferentes regras, como o acesso a uma página em específico ou caso ele passe algum tempo na página inicial. Por isso, recomendamos fortemente que confira nosso artigo com 10 dicas para ganhar conversões através do chat proativo.

3 Ferramentas indispensáveis para chat online

1. Respostas rápidas

Responsável por agilizar boa parte dos atendimentos em ecommerce, as respostas rápidas são modelos gravados e configurados que seus atendentes podem utilizar para economizar alguns segundos ou minutos de uma resposta perguntada frequentemente. Dessa maneira, você libera sua fila de atendimento mais rápido para um próximo visitante ou cliente que precisa de ajuda.

Dica: Se está começando seu negócio agora e não sabe quais tipos de modelos para respostas rápidas gravar, confira esse artigo com as 10 reclamações de clientes e 3 respostas diferentes para cada

2. Integração com o Facebook Messenger

Cada vez mais usuários têm procurado empresas nas redes sociais para conseguirem serem atendidos, principalmente no Facebook Messenger. Por isso, é importante que tenha uma plataforma de chat online que também permita atendimento em sua Fan Page, sem a necessidade do operador estar com uma aba do Facebook aberta durante o atendimento. Por conta disso, o JivoChat passou a contar com integração com o aplicativo de mensagens, facilitando a vida do operador e evitando maiores distrações durante o horário de trabalho. Clique no link para saber mais detalhes sobre a integração do JivoChat com o Facebook Messenger!

3. Telefonia

Apesar de termos mencionado que o chat online é superior à telefonia tanto na praticidade, capacidade de atendimento e preços, uma grande quantidade de negócios depende desse atendimento, principalmente quando falamos de serviços de delivery como pizzarias e restaurantes. Por isso, o JivoChat também implementou um serviço de telefonia VoIP que permite fazer e receber ligações através de nossa plataforma.

Através dele, é possível guardar todos os históricos de conversa e suas respectivas gravações, visualizar relatórios detalhados sobre a satisfação dos clientes e a possibilidade de integrar seu número já existente à plataforma. A telefonia do JivoChat também é multi-canal, ou seja, permite que vários atendentes respondam através de um único número, tal qual fazem os serviços de telemarketing. Saiba como funciona a telefonia do JivoChat e todas suas vantagens acessando o link.

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