5 melhores sites para criar loja virtual em 2025

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Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

O ecommerce é um dos mercados mais aquecidos e movimentados no mundo e, certamente, isso chama a atenção de todo empreendedor que deseja aprender a criar loja virtual para começar a vender na internet.

Se há alguns anos fazer isso era um pouco mais complexo e trabalhoso, hoje podemos notar um cenário completamente diferente.

Já é possível lançar seu ecommerce dentro de apenas alguns minutos utilizando algumas das melhores plataformas de ecommerce brasileiras dedicadas e projetadas para ajudá-lo a abrir uma loja virtual já pronta para vender online.

Para ajudá-lo a encontrar uma que atenda suas necessidades, criamos esta lista atualizada com as melhores formas de como criar uma loja virtual em 2023. Confira as alternativas e avalie entre opções grátis e pagas.

Como criar uma loja virtual do zero?

Preparamos para você uma lista com os melhores sites para quem está interessado em aprender como criar uma loja virtual e começar a vender produtos, serviços ou até mesmo trabalhar com dropshipping.

Indicamos o uso de plataformas completas como essas pois, além de terem sua qualidade comprovada pelos lojistas que já as utilizam, são de fácil uso mesmo para lojistas com pouco conhecimento técnico em web design ou programação!

Confira todas as opções, avalie seus diferenciais e aproveite nossas dicas ao final do artigo para impulsionar as vendas de sua loja virtual!

1. Wix: criar loja virtual com facilidade

A Wix é uma das melhores plataformas para criar lojas virtuais. Sua plataforma de ecommerce oferece recursos robustos, como criação de site com IA, adição de produtos ilimitados, recuperação de carrinho abandonado e venda nas redes sociais.

Não é necessário conhecimento técnico sobre como criar uma loja virtual profissional e otimizada para dispositivos móveis. Com acesso a um domínio personalizado, hospedagem de qualidade e centenas de modelos personalizáveis, você pode criar sua loja facilmente no editor de arrasta e solta.

Dentre os diversos recursos oferecidos pela plataforma, destaca-se o gerenciamento de estoque multicanal, que possibilita controlar e sincronizar todo o seu inventário no Wix para todos os seus canais de venda. Você pode monitorar os níveis de estoque, acompanhar os produtos mais vendidos e interromper as vendas quando o estoque estiver esgotado.

Para facilitar a administração da sua loja virtual de qualquer lugar, o Wix oferece o aplicativo Wix Owner, que permite visualizar a página de pedidos e acessar relatórios detalhados.

Além disso, a Wix oferece vários recursos com IA para otimizar seu trabalho diariamente, como descrever seus produtos, onde a ferramenta de IA ajuda a escrever rapidamente descrições de produtos em grande escala. Basta responder a algumas perguntas sobre o produto e, em seguida, obter instantaneamente algumas opções para escolher.

Quem deseja construir sua loja virtual com o Wix poderá aproveitar planos com valores a partir de R$ 29 ao mês.

Destaques:

  • Várias soluções de pagamentos;
  • Recursos profissionais para loja virtual, com vitrines virtuais otimizadas;
  • Plataforma completa para venda em vários canais e gerenciamento do negócio através de um painel único;
  • Designs contemporâneos e soluções para vendas;
  • Benchmarks com IA;
  • Velo by Wix;
  • Integre o Wix Inbox ao WhatsApp, Facebook, Instagram e ao número de telefone da empresa para manter as mensagens em um só lugar;
  • Opções para vender por dropshipping com fornecedores nacionais.

Confira nossa avaliação completa para conhecer melhor todos os recursos oferecidos pela Wix e aprender como abrir uma loja virtual.

Crie sua loja virtual com a Wix

2. Nuvemshop

A Nuvemshop é outra excelente opção de como criar loja virtual, eleita 3x a Melhor plataforma de e-commerce pela ABCOMM. Com essa plataforma você pode personalizar sua loja com mais de 40 modelos profissionais.

Esses modelos oferecem páginas de categorias, ferramentas de busca de produtos com filtro, produtos relacionados para cross selling e cálculo automático de frete no carrinho de compras.

A Nuvemshop oferece o Nuvem Pago, que opera via Checkout Transparente, sem tarifas por transação, com taxas otimizadas e flexibilidade para escolher a forma de recebimento.

Outra solução gratuita, já integrada à sua loja, é o Nuvem Pay. Basta ativar o Carrinho de Compras Rápida para acelerar o processo de compra com um clique, proporcionando segurança e rapidez para seus clientes.

Além disso, a Nuvemshop conta com o Nuvem Envio, que oferece descontos de até 45% nos fretes, ativando a solução de envios diretamente no painel administrativo da sua loja. Também disponibiliza ferramentas de marketing digital integradas e um aplicativo mobile para acompanhamento pelo smartphone.

A plataforma também possui uma loja de aplicativos com soluções para aumentar suas vendas, como o JivoChat. Com 4 planos disponíveis, o plano gratuito é ideal para iniciantes.

O plano Essencial é indicado para quem quer se profissionalizar, enquanto o plano Impulso é para quem busca impulsionar suas vendas com ações em massa sobre vendas e produtos. O plano mais completo, Escala, oferece todos os recursos dos demais planos, além de relatórios ilimitados e controle de restrição de usuários.

A Nuvemshop conta com um plano gratuito para quem deseja começar a vender agora, já os planos profissionais começam com valores a partir de R$ 59 ao mês.

Destaques:

  • Plataforma estável em servidores da Amazon;
  • App próprio para dispositivos móveis;
  • Dezenas de layouts personalizáveis;
  • Meio de pagamento personalizado;
  • Integração com canais de vendas no Instagram Shopping e Facebook Store.

Não deixe de conferir nossa avaliação e descubra se vale a pena aprender como montar uma loja virtual na Nuvemshop!

Captura de tela do Nuvemshop

3. SITE123: criar loja virtual em 3 passos

O SITE123 oferece uma maneira rápida e prática de criar sites, e também possibilita a criação de uma loja virtual com diversos estilos e modelos prontos e altamente personalizáveis.

Gerencie sua loja online com o SITE123, uma excelente solução de eCommerce que mantém sua produtividade ao máximo. Em apenas três passos, você terá sua loja pronta para ser lançada, aproveitando os recursos intuitivos da plataforma.

Com templates e modelos prontos, você pode criar um site incrível para sua loja. Monte sua vitrine online de forma impressionante para atrair clientes e incentivá-los a comprar.

No SITE123, você pode adicionar diversas opções de produtos, mostrando aos clientes a variedade que você oferece. Isso pode incluir qualquer coisa que você desejar!

Entre os métodos de pagamento disponíveis no SITE123, você também pode utilizar o PayPal, facilitando a compra de produtos pelos seus clientes. Conecte o PayPal à sua loja com a ferramenta de integração do SITE123.

Para simplificar o envio, o SITE123 oferece opções de envio individual por produto, permitindo que cada item tenha as opções de entrega que atendem às suas necessidades, garantindo que a entrega seja feita no momento certo.

Além disso, o SITE123 oferece planos com contas de e-mail para sua loja virtual e a possibilidade de escalar seu negócio com os pacotes disponíveis.

Para quem busca conhecer como montar uma loja virtual usando o SITE123, você terá acesso à:

  • Editor de site intuitivo;
  • Páginas otimizadas para experiência mobile;
  • Hospedagem grátis;
  • Domínios personalizados;
  • Ferramentas de SEO inclusas.

O Site123 oferece a opção de começar a vender através de um plano grátis ou de um plano premium a partir de $7,80 dólares ao mês.

Confira ainda nossa avaliação completa do SITE123 e aprenda como criar uma loja virtual.

Telas com temas e interface da loja virtual do SITE123

4. Ecwid

Diferente das outras plataformas mencionadas, a Ecwid é uma solução prática que permite integrar uma loja online a um site já existente. É ideal para quem deseja começar a vender sem precisar criar um novo site do zero.

Como destacado anteriormente, as lojas criadas com o Ecwid podem ser facilmente integradas a diversas plataformas, incluindo WordPress, Joomla, Wix e até mesmo redes sociais como Facebook e Instagram.

Além disso, ele conta com funcionalidades de marketing que ajudam a aumentar suas vendas sem necessidade de ferramentas externas, como recuperação de carrinhos abandonados, descontos, cupons e opções upsell e cross-sell.

5. Tray

A Tray certamente não fica nem um pouco atrás das demais opções para quem busca aprender como criar loja online, também contando com prêmio de melhor plataforma de ecommerce pela ABCOMM.

Ela oferece tudo que você precisa em um único local, como a possibilidade de personalizar sua loja, gerenciar seus produtos, clientes, estoque e até mesmo otimizar suas páginas para conversão.

Com a Tray, é possível criar seus próprios banners personalizados, cupons de desconto, programas de fidelidade ou inserir outros elementos para alavancar o marketing e impulsionar suas vendas, como a avaliação de clientes.

Sua loja online será inteiramente compatível e otimizada para dispositivos móveis.

A Tray permite criar sua loja virtual profissional com planos de a partir de R$ 59 ao mês.

Destaques:

  • EasyCheckout;
  • Frete Fácil;
  • Ferramenta de email marketing;
  • Integração com os maiores marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Submarino, entre vários outros;
  • Dropshipping;
  • Loja de aplicativos;
  • Loja de temas;
  • Aplicativo Tray;
  • Emissor de notas.

Para saber se a Tray vale a pena, confira nossa avaliação detalhada de todos os recursos.

Use o cupom de desconto PARCEIROS20 para economizar 20% no valor da primeira mensalidade assim que começar a criar loja virtual na Tray.

Crie seu E-commerce com a Tray

10 dicas de como criar uma loja virtual de sucesso

Como você sabe, não basta simplesmente escolher como criar uma loja virtual e acreditar que isso é o suficiente para começar a atrair clientes.

Será necessário investir em outras ferramentas e ações para gerar tráfego e converter seu público alvo. Para isso, confira algumas das principais dicas relacionadas ao assunto:

Preze pelo design profissional

Por mais que comprar produtos pela internet já seja algo extremamente mais disseminado entre os consumidores brasileiros que há alguns anos, todo cuidado é pouco na hora de efetuar pagamentos online e adquirir produtos de novas empresas.

Levando isso em consideração, você precisa fazer com que clientes em potencial não desistam de comprar em sua loja virtual diretamente a partir da primeira impressão.

Escolha um modelo profissional e que realmente transmita confiança e seriedade - o bom design está realmente ligado às suas chances de retenção.

Além disso, não deixe de escolher um bom nome para sua loja virtual. O nome e o nome de domínio são muito importantes no processo de como abrir uma loja virtual.

Tenha uma loja online responsiva

Independente do site para criar loja virtual que escolhido, certifique-se de que seu ecommerce é responsivo, ou seja, otimizado para funcionar da melhor maneira possível em dispositivos móveis. Isso é fundamental na hora de entender como montar uma loja virtual.

Hoje, o m-commerce é responsável por mais de 53% das vendas concretizadas em lojas virtuais. Você realmente não pode deixar de atender a essa enorme parcela de consumidores.

Invista em canais de atendimentos

O atendimento ao cliente é crucial para essencialmente todo tipo de empresa, especialmente no varejo e, consequentemente, não pode ser ignorado por quem deseja aprender como abrir uma loja virtual.

Por isso, invista em canais de atendimento modernos, como um chat online diretamente na página de sua loja para que possa captar visitantes e convertê-los em clientes através de um atendimento de qualidade.

Além disso, integre seus canais como telefone, email, redes sociais, chat online, SMS e até mesmo o atendimento na loja física - caso possua - para que possa oferecer uma experiência de atendimento omnichannel, integrada e sem interrupções.

Ofereça meios de pagamento e entrega populares

Assim como é importante prezar pelo bom design na hora de lançar sua página no ar, oferecer meios de pagamento e entrega populares é outro fator que ajuda seu negócio a transmitir confiabilidade e profissionalismo.

Por isso, escolha um site para criar uma loja online que facilite o início de seu negócio e esteja pronto para simplificar o processo de compra dos consumidores, através de checkout transparente e envios de mercadoria velozes e reastráveis, com uma logística de entrega profissional para fazer o envio de encomendas.

Invista em marketing digital

Como você sabe, lançar sua página no ar é apenas o primeiro passo. Você ainda precisará investir em campanhas para atrair visitantes e fazer com que sua marca se torne conhecida no mercado, destacando-a da concorrência. Caso contrário, sua primeira venda pode demorar muito mais que o esperado.

Para isso, realmente não deixe de conferir nosso guia completo de marketing digital e descubra como começar a gerar mais oportunidades de vendas em sua loja virtual.

Tenha uma boa logística de entregas

Caso sua loja online negocie produtos físicos e que requerem entrega no domicílio do cliente ou até mesmo a possibilidade de retirar em uma loja física, é importante que você conte com uma excelente logística de entrega, ou seja, otimizar o controle de estoque, formas de envio, embalagens e buscar garantir velocidade no tempo de entrega. Afinal, este pode ser um dos grandes diferenciais em seu Ecommerce.

Alavanque as redes sociais

Não deixe de criar páginas nas redes sociais para a sua loja online e confira suas próprias ferramentas de anúncios, como por exemplo o Facebook Ads ou Instagram Ads para que possa atingir seu público e reforçar a presença de sua marca no ambiente digital.

Tudo isso ajuda a melhorar a visibilidade de sua loja e gerar mais oportunidades de negócios, especialmente caso trabalhe vendendo produtos de nichos altamente competitivos, como moda, produtos de beleza, produtos fitness, entre outros.

Além do Instagram Ads, no Instagram há um outro recurso essencial para quem quer criar uma loja virtual. Ao criar um perfil você terá acesso ao recurso "loja", onde poderá integrar a sua loja virtual com o Instagram para exibir um catálogo completo dos seus produtos, melhorando o alcance e visibilidade dos seus produtos.

Receba feedbacks dos seus clientes

Como já mencionamos no conteúdo, criar uma loja virtual é apenas o primeiro passo. Estar pronto para atender seus clientes é crucial para que possa tirar dúvidas e resolver problemas, mas o suporte não é o único benefício de oferecer um excelente atendimento.

Aproveite seus canais para realizar pesquisas de satisfação e verifique o que consumidores gostam e não gostam em sua loja online para que possa adaptá-la de acordo com as preferências seu público.

Explore outros canais de vendas

Além de aprender como montar uma loja virtual, considere também oferecer seus produtos em outros canais de vendas disponíveis no mercado digital.

Você pode, por exemplo, integrar sua loja online às redes sociais, através do Facebook e Instagram Shopping ou vender nos maiores Marketplaces do país.

Preparamos um conteúdo completo ensinando como vender online, não deixe de ler e conferir dicas adicionais.

Isso permite que você essencialmente disponibilize mais vitrines com seus produtos na internet, melhorando as suas chances de ser encontrado por consumidores buscando pelos mesmos.

Otimize suas páginas SEO

É muito importante garantir que as páginas de sua loja virtual estão otimizadas para mecanismos de busca, como o Google.

Você precisa que seus produtos sejam encontrados e apareçam na primeira página quando um cliente pesquisar pelo mesmos e, para isso, será necessário investir em SEO.

Ofereça descrições de produto completas em sua loja virtual, disponibilize todas as informações relevantes para o cliente, exiba imagens de alta qualidade mas comprimidas para garantir um rápido tempo de carregamento na página e certifique-se de trabalhar todas as principais palavras-chave relacionadas à cada produto.

Aprendeu como criar uma loja virtual com facilidade hoje mesmo?

Esperamos que nossas recomendações tenham ajudado a encontrar a melhor plataforma para criar uma loja online com facilidade, do zero.

Aproveite também todas as nossas dicas para impulsionar suas chances de sucesso e garantir que conseguirá atingir seu público no ambiente digital.

Não se esqueça que criar a sua loja virtual é apenas um dos primeiros passos para vender na internet. Aqui no blog da JivoChat falamos muito mais sobre isso em nossa categoria de Ecommerce, não deixe de conferir!

Boas vendas!

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