Como abrir uma loja virtual de roupas online em 2025

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Aprender como abrir uma loja online de roupas é um processo desafiador, especialmente se considerarmos como é complicado recriar no ambiente digital uma experiência de compra tão envolvente e satisfatória quanto a vivida em lojas físicas.

Com o objetivo de te ajudar, preparamos um guia completo com dicas práticas para que você monte sua loja de roupas em poucos passos, seja feminina, masculina ou do estilo que preferir

Passo a passo de como abrir uma loja de roupas

Antes de dar os primeiros passos, é fundamental desenvolver uma estratégia sólida para o seu negócio. Dedique-se a planejar cada detalhe da sua loja e a definir como ela funcionará.

Existem algumas alternativas para vender roupas, além da loja virtual, como os marketplaces e as redes sociais, como o Instagram. Entretanto, é importante destacar que a loja virtual permite que você defina melhor as formas de pagamento e envio que deseja utilizar.

Além da maneira de expor seus produtos, a identidade visual da sua marca e diversos outros aspectos do seu negócio também dependem de você. Por isso, aprender como elaborar um planejamento estratégico eficaz é crucial.

Pensando nisso, separamos algumas dicas e material para montar uma loja de roupas online. Confira a seguir:

1. Encontre um nicho de mercado

Como mostramos, o mercado de moda é bem robusta e representa uma parte significativa do consumo do Brasil. Para se destacar entre tantas opções, especialize-se em um nicho de mercado onde as necessidades do público ainda não são atendidas por produtos ou soluções disponíveis.

Você pode, por exemplo, focar em nichos como moda executiva, moda evangélica, entre muitos outros. Isso ajuda a diminuir a concorrência e a potencializar suas chances de sucesso.

2. Conheça o seu público

Escolher um nicho de mercado é o primeiro passo para entender quem são seus potenciais clientes. No entanto, saber apenas quem é seu público-alvo não é o suficiente. É necessário criar uma representação detalhada do seu cliente ideal, conhecida como persona.

A persona é uma versão idealizada do consumidor com maior potencial para se interessar pelos seus produtos ou serviços. Inicialmente, você pode basear essas características em pesquisas gerais, mas com o tempo, será possível ajustá-las conforme os feedbacks e dados reais dos seus próprios clientes.

Esse processo ajudará você a entender melhor as necessidades do seu público e a oferecer produtos mais alinhados aos seus interesses, além de meios de meios de pagamento online que atendam às suas preferências, entre outras opções..

3. Regularize sua empresa

Quando você decide abrir uma loja de roupas, a primeira etapa é tornar o negócio legal, o que significa obter um CNPJ. Esse registro é essencial para formalizar parcerias com fornecedores, alugar um espaço e até mesmo contratar funcionários.

Se você planeja começar o negócio sozinho, uma alternativa prática é se registrar como MEI (Microempreendedor Individual). Esse modelo simplificado permite que você emita notas fiscais e opere de maneira regularizada, mantendo sua loja virtual de roupas dentro da legalidade.

4. Encontre bons fornecedores

O principal material para montar loja de roupas online é encontrar os fornecedores certos que ofereçam produtos de qualidade e tenham uma catalogo robusto com uma boa diversidade de peças.

A escolha dos fornecedores ideais não afeta apenas o seu estoque e catálogo, mas também impacta diretamente os custos, os prazos de entrega, a qualidade das peças e, principalmente, o atendimento ao cliente.

Para evitar essa preocupação, muitos empreendedores que desejam vender roupas na internet escolhem produzir suas próprias peças, garantindo maior controle sobre a qualidade, design e prazos de entrega.

5. Tenha um bom planejamento financeiro

Um dos aspectos cruciais para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento financeiro, mas frequentemente ele acaba sendo deixado para a última etapa. Porém, é essencial entender os detalhes do seu negócio antes de distribuir o orçamento.

Essa fase envolve planejar e traçar todos os custos essenciais e material para montar sua loja de roupas online. Aqui estão alguns dos principais gastos que você deve considerar:

  • Aquisição de produtos com fornecedores;
  • Remuneração de funcionários;
  • Investimento em estratégias de marketing;
  • Gastos com site de e-commerce, de hospedagem, etc;
  • Valores mensais com tributos.

Lembre-se de incluir gastos fixos mensais, como: água, luz, internet, telefone, etc. Por fim, reserve uma quantia para um fundo de emergência, a fim de lidar com imprevistos ao longo do caminho.

6. Escolha uma plataforma de e-commerce

Agora que você está pronto para dar forma ao seu negócio online, é hora de escolher a plataforma de e-commerce que servirá como base para sua loja virtual de roupas.

Essa escolha deve ser feita com cuidado, pois a plataforma impacta tanto a experiência de navegação dos seus futuros clientes quanto a sua rotina gerenciado todos os aspectos do seu negócio.

De preferência para plataformas que ofereçam recursos como personalização de layout, integração com diferentes métodos de pagamentos, ferramentas de marketing integradas, etc.

7. Defina o layout da sua loja de roupas virtual

Muitas pessoas não se atentam a esse ponto, mas o visual da sua loja é um dos fatores que mais impactam a experiência e a tomada de decisão dos seus clientes. Escolher o layout mais adequado pode fazer toda a diferença na forma como os visitantes enxergam sua marca e interagem com os produtos.

Por isso, é fundamental que você opte por um design que reflita a identidade e o estilo da sua loja, mas que também deixe a navegação prática e intuitiva. Lembre-se de organizar os produtos em categorias, utilizar fotos de alta qualidade e projetar uma página de checkout simplificada.

8. Cadaste os produtos com descrições completas

Agora que toda a base já está pronta, está na hora de começar a cadastrar as peças de forma organizada e com descrições completas. Inclua pequenos detalhes como tecido, modelagem, cores, tabela de medidas e tamanhos, sugestões de uso, etc.

Descrições detalhadas e bem elaboradas ajudam o cliente a entender melhor como o produto funciona e aumentam a confiança na hora da compra, o que melhorar suas chances de concluir uma venda.

9. Fotos

Para conseguirvender no e-commerce de forma efetiva, utilizar fotos em alta qualidade e com bons ângulos é fundamental para conseguir mostrar o produto da melhor forma possível.

De preferência por usar imagens em still, ou seja, em fundo branco para que as peças estejam sempre em destaque. Outra dica interessante é colocar fotos de modelos utilizando as peças, pois isso permite que os usuários entendam melhor como é o caimento das roupas.

10. Forneça um provador virtual ao cliente

Disponibilizar um provador virtual em seu site pode ser um diferencial valioso, especialmente na venda de roupas e calçados, isso porque ele é uma ótima maneira de conectar o cliente aos seus produtos.

Além de beneficiar os consumidores, essa tecnologia é vantajosa para o lojista, pois contribui para o aumento da taxa de conversão e reduz a necessidade de trocas de produtos.

11. Escolha as formas de pagamento

O próximo passo para criar uma loja virtual de roupas é escolher os meios de pagamento que estarão disponíveis no checkout. O cartão de crédito e o Pix são alguns dos métodos mais utilizados pelos consumidores que fazem compras online no Brasil.

Ilustração de duas telas e duas mão com um cartão e uma sacola

O Pix se destaca entre as opções de pagamento, especialmente pelo uso do QR code. Ao escanear o código, o cliente é levado diretamente para a página de pagamento o banco, facilitando a conclusão da compra.

12. Selecione os meios de envio

Outro passo fundamental na criação da sua loja de roupas virtual é garantir que as compras cheguem até o consumidor, por isso, é importante definir as formas de envio da mercadoria.

É interessante oferecer mais de uma opção para seus consumidores, normalmente, a mais barata terá um prazo de entrega maior, enquanto mais cara será mais rápida.

Uma forma interessante de atrair clientes é oferecer o frete gratuito como um benefício em algumas situações, como em compras acima de determinado valor ou em datas especiais, como a Black Friday.

É importante lembrar que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, quem compra pela internet tem direito de arrependimento até sete dias após receber o produto. Por isso, muitas lojas virtuais possuem uma política de trocas.

Além de cumprir a lei, oferecer a possibilidade de devolução permite conquistar a confiança dos visitantes, especialmente quando falamos de lojas virtuais de roupas onde as peças podem acabar não servindo.

Para possibilitar esse processo de troca, existe o chamado logística reversa. Através dela, o cliente pode enviar o artigo de volta para  a loja e receber um novo. Muitas vezes, os custos de envio ficam a cargo do lojista.

13. Defina e informe seus canais de atendimento

Para finalizar as etapas para criar uma loja virtual de roupas, é fundamental escolher os canais de atendimento ao cliente. Através deles é possível tirar dúvidas e solucionar possíveis problemas dos seus consumidores.

Informe em seu site e em suas redes sociais quais são esses meios para entrar em contato com a sua loja.

Como divulgar a sua loja de roupas?

Agora que você viu todos os passos de como abrir uma loja de roupas, separamos algumas dicas para você divulgar e atrair visitantes para o seu negócio. Existem algumas estratégias de marketing que podem te ajudar, confira!

Tenha um plano de marketing

Para começar, é importante ter um bom plano de marketing. Esse documento é responsável por registrar vários aspectos das campanhas e ações de divulgação que você pretende fazer com a sua loja.

Uma boa sugestão para começar é focar em campanhas voltadas para os principais produtos da sua loja, aqueles que costumam chamar mais a atenção do público. Assim, você consegue capturar essa audiência para que eles conheçam mais da sua loja.

Ilustração de roupas penduradas em cabides

Escolha suas redes sociais

Outro ponto importante é escolher as redes sociais em que você vai estar, isso é fundamental para que a sua loja virtual de roupa fique conhecida. Você deve optar por aquelas que sua persona costuma acessar.

Quando falamos de roupas e acessórios, é interessante utilizar e explorar redes sociais que tenham um apelo visual, como o Instagram e o Pinterest. Dessa forma, você consegue criar publicações que enaltecem suas peças.

Como falamos, o Instagram possui um bom apelo visual e permite você criar uma verdadeira vitrine no seu perfil. Além disso, os produtos podem ser expostos e anunciados através da função do Instagram Shopping.

Essa funcionalidade coloca etiquetas de preço e links para as páginas desse produto no seu e-commerce.

Planeje seus anúncios

No começo, para atrair visitantes para a sua loja virtual, será preciso investir uma parte da sua verba em anúncios pagos. Escolha onde você deseja anunciar, como o Google Ads ou Facebook Ads, e em seguida selecione o objetivo da sua campanha.

Feito isso, e segmentando dessa forma o seu anúncio, você consegue exibir de acordo com informações demográficas e de interesses, atraindo pessoas que possam ter um interesse em produtos como o que você vende.

A cobrança desses anúncios pode variar de acordo com a plataforma escolhida, mas de forma geral, podem ser feitas da seguinte forma:

  • Custo por clique (CPC): o valor será cobrado a partir do número de cliques que um anúncio recebeu;
  • Custo por mil impressões (CPM), em que o preço é calculado a partir do número de vezes que uma peça foi exibida.

Assim, é possível ter uma estimativa de valores e conseguir limitar a campanha para ficar no ar apenas enquanto a quantia pré-definida por você estiver disponível ou durante um certo período.

Trabalhe o SEO (Search Engine Optimization)

Outra forma de divulgação da sua loja virtual é através das estratégias de SEO, para atrair visitas orgânicas para seu site. O Search Engine Optimization é uma forma da sua loja virtual aparecer entre os resultados de pesquisa do Google.

Uma forma é realizando otimizações em seu site, como o planejamento de palavras-chave nos títulos e descrições dos produtos. Nesse caso, a ideia é encontrar as palavras mais pesquisadas pelo público e aplicá-las nessa área para que o Google identifique.

Geralmente as estratégias de SEO costumam mostrar resultados a médio prazo, mas, o retorno após esse período pode ser bem relevante. Isso porque o usuário chegara no seu site por iniciativa própria, enquanto buscava algo na internet.

Como montar uma loja de roupas com pouco dinheiro?

Se você está se perguntando se precisará de muito capital para montar uma loja virtual de roupas, a resposta é que não é necessário muito investimento. Isso porque não precisa gastar com muito estoque, aluguel de um ponto ou pagamento de funcionários.

Dessa forma, para abrir uma loja virtual de roupas, é preciso fazer um planejamento de quanto será necessário investir em tecnologia, pensando na plataforma de e-commerce que você irá utilizar.

Além da quantidade de produtos comprados inicialmente é tudo que é necessário para fazer com que a sua loja virtual de roupa comece a funcionar. Além disso, busque por fornecedores que ofereçam um preço interessante.

Quais são as vantagens em fazer compras em lojas online?

Caso ainda esteja em dúvida se vale a pena investir em uma loja virtual de roupas, separamos algumas das principais vantagens que levam os consumidores a comprar em lojas online:

  • Funcionamento em tempo integral;
  • Opções diversas de produtos;
  • Opinião de outros usuários;
  • Variedade em pagamento;
  • Privacidade ao usuário;
  • Comodidade sem sair de casa.  

Crie sua loja virtual de roupas

Após definir seu nicho e conhecer melhor sua persona, chegou o momento de escolher a plataforma de ecommerce que você irá oferecer seus produtos. Apresentamos aqui duas das melhores plataformas disponíveis no mercado.

Quando estiver avaliando as opções de plataformas de ecommerce, não leve em conta apenas o valor da mensalidade, busque analisar outros aspectos como:

  • Suporte técnico;
  • Otimização para SEO — otimização do sistema para que seu site seja encontrado pelos buscadores, como o Google;
  • Tempo de carregamento dos sites que usam a plataforma;
  • Responsividade do site para dispositivos móveis;
  • Facilidade de uso.

Dessa forma, você garante que o sistema em que sua loja virtual estará instalada não vai impedir o crescimento do seu negócio.

1. Wix

Uma excelente plataforma de ecommerce poderosa e completa é a Wix, onde você pode adicionar produtos ilimitados e aproveitar recursos como recuperação de carrinho de compras abandonados e venda nas redes sociais desde o plano básico para Ecommerce.

Para abrir uma loja de roupas virtual não é necessário nenhum conhecimento em programação ou web design. A ferramenta conta com diversos modelos de sites prontos completamente personalizáveis com um editor de arrasta e solta.

Além de um domínio personalizado e hospedagem de qualidade, a sua loja de roupas virtual será otimizada para dispositivos móveis, permitindo que seus clientes consigam navegar e comprar de onde estiver pelo celular.

A partir do plano Business Ilimitado, é possível promover seus produtos em marketplaces e inclusive fazer vendas por assinatura, com cobranças recorrentes. Vale a pena acessar, criar a sua conta e conferir os diferenciais da Wix.

Confira nossa avaliação completa para conhecer melhor todos os recursos oferecidos pela Wix.

Crie sua loja virtual com a Wix

2. Nuvemshop

Outra excelente plataforma de ecommerce brasileira, a Nuvemshop permite personalizar sua loja de roupas virtual com mais de 40 modelos profissionais, que oferecem páginas de categorias, ferramentas de buscas com filtro e muito mais.

A Nuvemshop também conta com soluções para logística e entrega de mercadorias, ferramentas de marketing digital integradas e claro, um aplicativo para dispositivos móveis que te permite acompanhar tudo pelo celular.

A Nuvemshop também oferece sua própria loja de aplicativos com soluções projetadas para aumentar suas vendas, como o próprio JivoChat!

Não deixe de conferir nossa avaliação e descubra se vale a pena aprender como criar uma loja virtual Nuvemshop!

3. Shopify

A Shopify é uma plataforma que já atende mais de 1.7 milhões de negócios no mundo inteiro e pode ser usada para criar seus próprios sites de vendas online.

Ele oferece modelos de sites profissionais, modernos e responsivos, ou seja, otimizados para que sua loja e seus produtos sejam exibidos perfeitamente em dispositivos móveis.

Crie a sua loja virtual da maneira que você desejar personalizando os temas disponíveis desde o conteúdo até as cores.

A plataforma de vendas também conta com uma ferramenta para analisar visitas e número de vendas de sua loja e cuidam de tudo, desde o marketing aos pagamentos, finalização de compras e do frete.

Aprendeu como abrir uma loja de roupas?

Esperamos que esse nosso guia tenha te ajudado a criar uma loja de roupas e que você possa começar a montar o seu próprio negócio da forma correta.

Se você está na dúvida de onde começar a criar sua loja virtual, confira nosso artigo com 19 ferramentas para você criar uma loja virtual.

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