Passo a passo para criar uma loja virtual no Facebook
Criar uma loja virtual no Facebook é uma ótima decisão para quem deseja começar a vender online.
Através dela é possível usar a rede social para aumentar a divulgação de sua marca e seus produtos para os mais variados tipos de público.
Isso também é muito importante para quem deseja vender no Instagram, pois a plataforma usa o catálogo da loja do Facebook de base.
Outro fator decisivo para ter sua própria loja na rede social é o fato que não é preciso pagar para manter seu espaço na plataforma.
Isso significa que o investimento e o trabalho necessário para criar sua loja são baixos, contudo, será preciso investir em planejamento e estratégias de marketing para se destacar da concorrência.
Para aprender como criar sua loja no Facebook e conferir algumas dicas de resultados, confira nosso artigo.
Vale a pena criar uma loja no Facebook?
O Facebook é uma rede social popular em que os usuários gastam cerca de 40 minutos diariamente na plataforma.
Isso permite que o seu negócio aproveite a oportunidade de impactar as pessoas que estão online na rede.
Apesar do Facebook não contar com tantos recursos que outras plataformas têm, ainda sim é possível gerar ótimos resultados e até mesmo integração com plataformas de e-commerce.
Independente de oferecer essa opção, não é preciso ter uma loja virtual para começar a vender no Facebook.
De forma resumida, as principais vantagens da plataforma são:
- Oferece um catálogo ilimitado de produtos.
- Permite organizar categorias e coleções.
- Permite se comunicar com seus clientes diretamente.
- Oferece estatísticas de vendas, visitas e mais.
- Faz seus produtos aprenderem mais no Facebook Marketplace.
Requisitos necessários para criar uma loja no Facebook
Antes de começar a criação de sua loja virtual na rede social, confira se você já cumpre todos os requisitos básicos para configurar a página de vendas no Facebook:
- Tem uma página comercial.
- Tem permissões para gerenciar as páginas.
- Tem uma conta no Instagram para exibir os produtos por lá.
- Cumpre as políticas da plataforma.
- É um representante oficial de sua empresa e domínio.
- Está localizado em um mercado compatível.
- Demonstra confiabilidade.
- Fornece informações precisas e segue as melhores práticas.
Como criar uma loja no Facebook?
Criar uma loja no Facebook é muito fácil, basta apenas seguir o passo a passo descrito logo abaixo:
- Acesse sua página no Facebook e clique no item "Loja".
- Uma janela será aberta, clique em "Ir para Gerenciador de Comércio".
- Escolha um dos três métodos de finalização de compra e clique em "Avançar".
- Escolha a página em que irá vender ou crie uma nova.
- Caso também deseje vender no Instagram, escolha sua conta empresarial do Instagram e clique em "Avançar".
- Confira os detalhes de sua loja, leia e aceite o Acordo do Vendedor.
- Com tudo certo, clique em "Concluir a configuração".
Logo após criar sua loja será possível:
- Criar e gerenciar um catálogo para adicionar seus produtos.
- Criar uma coleção, que é um grupo de produtos catalogados que ficarão em destaque.
- Personalizar a identidade visual de sua loja.
- Publicar a loja e aguardar pela aprovação do Facebook.
É mais fácil criar uma loja virtual para depois criar a loja no Facebook?
Muitas pessoas que desejam vender no Facebook também têm planos de vender em seu próprio site.
Uma maneira mais fácil de criar sua loja no Facebook, é criar uma loja virtual em sites que oferecem integração com a rede social.
Desta forma é possível utilizar plataformas que oferecem um sistema de cadastro de produtos mais intuitivo e otimizado para então, importar seu catálogo direto do site ao seu Facebook.
Melhores plataformas de e-commerce com integração no Facebook
1. Zyro
Zyro é uma plataforma de loja virtual que oferece diversos recursos aos seus usuários, desde um criador de sites e lojas fáceis de usar, até ferramentas de marketing e um criador de logos muito eficiente.
A plataforma conta com 3 planos diferentes, a opção de migrar sua loja para o Facebook está disponível em 2 deles.
Independente disso, todos os planos contam com:
- Armazenamento e largura de banda ilimitados
- E-mail grátis por 3 meses
- Certificado SSl
- SEO aprimorado
- Templates profissionais
- Ferramentas para blog
- Domínio grátis por 1 ano
- Hospedagem grátis
- Google Analytics
2. Nuvemshop
A Nuvemshop é mais uma excelente alternativa de plataforma de e-commerce para criar sua loja e importar seu catálogo de produtos para o Facebook.
O serviço conta com um período de teste grátis e oferece 4 planos diferentes que podem ser contratados de forma mensal, trimestral ou anual.
A plataforma é bastante intuitiva e oferece aos seus usuários:
- Diversos canais de vendas
- Recuperação de carrinhos abandonados
- Formulário de inscrição para sua newsletter
- E-mails transacionais automáticos
- Integração com aplicativos como o JivoChat
- Produtos ilimitados no catálogo
- Gestão de estoque
3. Shopify
O Shopify é mais uma grande plataforma de e-commerce que oferece integração para importar seu catálogo de produtos ao Facebook.
O serviço permite criar sua loja virtual grátis com facilidades como:
- Recursos SEO
- Ferramentas de divulgação
- Criador de logotipo
- Banco de imagens grátis
- Gerador de nomes
- Um banco de tutoriais ensinando a usar a plataforma
4. Tray
Por fim, a Tray é mais uma excelente alternativa de serviço para criar seu site de vendas e depois importar essas informações para sua loja do Facebook.
Os planos são bastante acessíveis e ainda oferecem a oportunidade de vender em marketplaces e no Mercado Livre.
Confira os principais recursos da plataforma:
- Criação de loja virtuais simplificada
- Canais de venda adicionais, como Google, WhatsApp e afiliados
- Integração com aplicativos
- Loja de temas para sites
- Loja de aplicativos
- Recursos operacionais como logística e vendas
Aprendeu como criar sua loja virtual no Facebook?
Criar sua loja no Facebook é um trabalho simples e grátis. Esperamos que o nosso artigo tenha ensinado de uma forma prática como fazer este processo.
Caso tenha interesse em melhorar seu atendimento, considere começar a usar uma ferramenta de atendimento profissional.
O JivoChat pode ser instalado em seu site para adicionar um chat em tempo real nas suas páginas.
Além disso, a ferramenta também permite conferir quem está acessando seu site e unifica diversos canais de atendimento em um só lugar.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!