Guia completo de como fazer dropshipping
Entender como fazer dropshipping é uma das formas mais simples e práticas de trabalhar na internet. Através desse modelo de negócio é possível vender produtos direto de fornecedores utilizando uma loja digital.
Isso significa que não será preciso se preocupar com o estoque ou a logística, essas serão responsabilidades do fornecedor, o que te permite focar no gerenciamento e crescimento do seu negócio.
Se você tem interesse em começar a vender online sem precisar comprometer seu dinheiro , confira nosso artigo e aprenda como fazer dropshipping.
O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de ecommerce em que o lojista não possui um estoque físico dos produtos que vende, pois todo o armazenamento e envio é realizado por um fornecedor parceiro.
Desta forma, conforme destacamos acima, o lojista consegue focar seus esforços em traçar boas estratégias de marketing, atender os clientes e administrar outras áreas do e-commerce, sem se preocupar com a logística.
Como fazer dropshipping: aprenda o passo a passo
Abaixo, veja o passo a passo resumido de como criar sua loja de dropshipping:
- Escolher o nicho de mercado
- Escolher os produtos que irá vender
- Escolher seus fornecedores
- Testar os produtos escolhidos
- Definir seus canais de vendas
- Criar uma política de troca e devoluções
- Divulgar sua loja
- Acompanhar os pedidos
- Oferecer um bom atendimento ao cliente
A seguir, exploraremos detalhadamente a importância de cada etapa.
1. Escolha um nicho de mercado específico
Comece escolhendo um nicho de mercado no qual deseja se especializar, pois é a partir disso que você irá encontrar as melhores formas de divulgação, os canais de venda que seu público usa e os fornecedores certos.
Faça isso pensando em áreas que você conhece bem ou tem bastante interesse, levando em consideração as tendências e buscando por áreas com boa lucratividade e alta demanda.
Ao mapear suas principais opções, pesquise sobre o tamanho do mercado em que deseja atuar, seu público-alvo, comportamento dos clientes e concorrência.
2. Escolha os produtos que vai vender
O próximo passo para criar sua loja é definir os produtos que serão vendidos em seu ecommerce. Como falamos no item anterior, busque atuar em mercados com os quais você tem preferência ou afinidade.
Desta forma, será possível falar dos produtos com mais propriedade, passando confiança para seus clientes no atendimento e através do marketing. Trabalhar com produtos pelos quais tem interesse também irá ajudar na avaliação da qualidade desses itens.
Além disso, será mais fácil entender a visão do seu público-alvo, suas vontades e desejos, já que você conhece como o mercado funciona e o que as pessoas buscam.
3. Encontre bons fornecedores
Depois de definir seu nicho e produtos, é hora de pesquisar pelos melhores fornecedores para sua loja de dropshipping. Sempre busque fornecedores que fazem a entrega direto para os clientes, pois eles geralmente oferecem os melhores preços.
Para conseguir encontrar o melhor fornecedor, é preciso considerar diversos critérios que garantem a qualidade dos produtos e do serviço prestado. Veja:
- Reputação: Procure avaliações e depoimentos de outros lojistas para entender o histórico e a confiabilidade do fornecedor.
- Qualidade dos Produtos: Sempre que possível, solicite amostras para testar a qualidade e certificar-se de que ela atende o padrão que deseja oferecer aos seus clientes.
- Prazo de Entrega: Opte por fornecedores que ofereçam prazos razoáveis e compatíveis com a expectativa dos clientes.
- Política de Trocas e Devoluções: Escolha um fornecedor que ofereça suporte em diferentes canas e tenham políticas claras para lidar com problemas nos pedidos ou possíveis trocas e devoluções.
- Considere Custos e Taxas: Compare os preços de diferentes fornecedores para garantir uma margem de lucro saudável e evite fornecedores que cobrem taxas muito elevadas.
Se você não faz ideia de onde procurar um bom fornecedor de dropshipping, o Spocket é uma plataforma internacional que facilita a busca por fornecedores qualificados.
Ela permite que você selecione produtos de alta qualidade para dropshipping em diversas categorias, de fornecedores de diferentes partes do mundo.
Um dos destaques do Spocket é o gerenciamento de estoque em tempo real, que garante que os níveis de estoque da sua loja estejam sempre atualizados, evitando problemas comuns como a venda de produtos fora de estoque.
A diversidade de produtos oferecidos por fornecedores na Europa e nos Estados Unidos é extensa e de alta qualidade, fator crucial para garantir a satisfação do cliente. Além disso, o recurso de faturamento personalizado adiciona um toque especial a cada pedido, fortalecendo a identidade da sua marca.
O Spocket integra-se facilmente com principais plataformas de comércio eletrônico, como Shopify e WooCommerce, facilitando o início e a expansão de negócios para os empreendedores.
Os diferentes planos de preços do Spocket são projetados para atender a várias fases de crescimento empresarial, desde iniciantes até empresas mais estabelecidas. O plano gratuito é um excelente ponto de partida para novatos, enquanto os planos mais avançados oferecem recursos robustos para empresas em expansão.
4. Teste os produtos escolhidos
Muitas pessoas pulam essa etapa na hora de fazer seu negócio de dropshipping, mas esse é um passo bastante importante, afinal, é fundamental assegurar a qualidade dos produtos que serão vendidos em sua loja.
Esse teste prévio ajuda a evitar comentários negativos sobre sua loja nas redes sociais e sites como o reclame aqui. Vale destacar que alguns fornecedores oferecem amostras para que seus clientes atestem a qualidade dos itens.
Caso o fornecedor mais interessante para sua loja não tenha essa opção, considere fazer um pedido ou pesquisar bastante sobre a experiência de outros clientes que compraram.
5. Escolha seu canal de vendas
Agora é hora de escolher o canal de vendas para sua loja. É importante escolher bem, muitas pessoas tendem a ir para os marketplaces, mas essas plataformas podem cobrar comissões que irão afetar o preço dos produtos.
A forma ideal de como fazer dropshipping é criar sua própria loja virtual. Dessa forma não será necessário pagar comissões e será muito mais fácil rankear seu ecommerce nas páginas dos mecanismos de buscas como o Google.
Ter sua própria loja também oferece outros benefícios, como a possibilidade de trabalhar melhor a sua marca e de que clientes acessem diretamente seu site sem a necessidade de fazer uma pesquisa.
Uma das formas mais fáceis de fazer isso é usar uma plataforma para criar lojas virtuais. Confira as principais opções que oferecem integração com dropshipping:
6. Defina sua política de troca e devoluções
A legislação brasileira assegura aos consumidores o direito de arrependimento, o que significa que os clientes têm um período de até 7 após a chegada do produto para se arrepender, podendo solicitar o cancelamento ou a troca sem custos adicionais.
Por isso é importante contar com uma política de trocas e devoluções bem ajustada com seu fornecedor. Isso é importante porque mesmo em um modelo de dropshipping, você ainda é responsável pelas compras feitas pelos clientes.
7. Divulgue a sua loja e Otimize seu site
Com sua loja criada, é hora de divulgá-la por meio de publicações em redes sociais, vídeos demonstrativos dos produtos e campanhas de marketing em diferentes canais. Essas ações ajudam a aumentar a presença da sua marca no ambiente digital.
Além disso, otimizar seu site e as descrições dos produtos é fundamental para estratégias de SEO, garantindo que sua loja seja exibida nas primeiras posições nos resultados de busca do Google de forma orgânica.
8. Acompanhe todos os pedidos
Acompanhar os pedidos dos seus clientes é importante para assegurar que nada dê errado, promovendo satisfação e a fidelização.
No entanto, imprevistos podem acontecer. Por isso, é fundamental estar disponível para ajudar seus clientes a resolver quaisquer situações que surgirem.
Essa abordagem não só demonstra comprometimento, mas também faz com que eles sejam mais compreensivos em momentos de dificuldade.
9. Ofereça um ótimo atendimento ao cliente
Por fim, é importante oferecer canais de atendimento ao cliente para evitar que eles se frustrem ao tentar contatar seu negócio.
Oferecer um ou mais canais é uma forma de facilitar a resolução de problemas relacionados a troca e devoluções, além de facilitar a resposta de dúvidas que podem influenciar no fechamento de uma compra.
Portanto, é fundamental ter no mínimo um email profissional para que seus clientes possam entrar em contato de maneira formal.
Contudo, você pode ir além. Existem ferramentas como o JivoChat que permitem o atendimento omnichannel, integrando um chat online em sua loja e centralizando suas redes sociais e WhatsApp em um só lugar.
Melhores sites para criar sua loja de dropshipping
1. Wix
O Wix é uma das plataformas de criação de sites mais conhecidas no Brasil, oferecendo recursos variados e de qualidade para quem deseja abrir seu ecommerce.
Em apenas alguns passos é possível utilizar a ferramenta para escolher um template de loja virtual profissional, customizá-lo, adicionar produtos e começar a vender.
Uma das principais vantagens do Wix é a integração do seu ecommerce com o modelo de dropshipping através do Wix App Market.
A Loja de Aplicativo do Wix conta com dezenas de integrações voltadas exclusivamente para dropshipping, integrando sua loja com fornecedores nacionais e internacionais, facilitando o começo do seu empreendimento.
2. Nuvemshop
O Nuvemshop permite começar seu negócio de dropshipping gratuitamente ou integrar sua loja diretamente aos fornecedores do AliExpress.
A plataforma oferece essa opção através do aplicativo Dropi, que conecta sua loja feita na Nuvemshop aos fornecedores internacionais do AliExpress.
O Dropi também permite automatizar a importação de produtos e pedidos, otimizando os processos do seu ecommerce.
3. Tray
A Tray é uma plataforma que visa oferecer tudo o que você precisa para sua loja virtual em um só lugar.
O serviço conta com uma vitrine completa, integração com mais de 30 marketplaces, redes sociais, soluções de pagamento, frete e atendimento ao cliente.
O dropshipping na Tray pode ser feito com produtos da AliExpress e Dropi Nacional, facilitando o gerenciamento dos produtos e sua loja.
4. Loja Integrada
A Loja Integrada conta com planos bem acessíveis para quem deseja começar uma loja de dropshipping profissional.
Sem investir muito é possível criar um ecommerce com pedidos ilimitados, suporte humanizado, integração com marketplaces e fornecedores AliExpress.
Fácil e prático de usar, a Loja Integrada permite abrir sua loja em apenas 5 passos.
A plataforma também usa a inteligência artificial para aumentar suas vendas e recompras, oferece checkout sem login, certificado de segurança, checkout em tela única e salvamento do cartão.
Vantagens e Desvantagens do Dropshipping
Igual qualquer outro modelo de negócio, o dropshipping apresenta diversos benefícios, mas também alguns desafios. Compreender as vantagens e desvantagens de modelo é fundamental para que você consiga tomar a melhor decisão possível.
Vantagens
- 1. Baixo Investimento Inicial: Por não precisar manter um estoque físico e muito menos lidar com logística, o custo inicial para levantar um negócio de dropshipping é consideravelmente mais baixo, principalmente se comparado aos modelos tradicionais de e-commerce.
- 2.Flexibilidade e Escalabilidade: Outra vantagem de aprender como fazer dropshipping é a possibilidade de oferecer uma ampla variedade de produtos, sem limitações como espaço de armazenamento.
- 3.Menor Risco Financeiro: Por fim, neste modelo você não precisa comprar produtos antecipadamente, eliminando o risco de perder dinheiro com estoque de produtos não vendidos.
Desvantagens
- 1. Margem de Lucro Reduzida: A concorrência é alta, o que pode pressionar os preços para baixo e, consequentemente, reduzir suas margens de lucro.
- 2.Menos Controle sobre a Qualidade: Por mais que você escolha o melhor fornecedor disponível, ainda pode haver variações na qualidade e disponibilidade dos produtos, o que pode impactar a experiência do cliente.
- 3.Dependência dos Fornecedores: Como os produtos são enviados diretamente do fornecedor, a eficiência e a confiabilidade do seu negócio dependem inteiramente dele. Em caso de problemas, a reputação da sua loja pode ser seriamente afetada.
Aprendeu como fazer dropshipping?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender como fazer dropshipping do zero.
Caso queira conferir o processo completo de como criar uma loja virtual, acesse o nosso artigo que ensina o passo a passo para montar sua loja virtual.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!