Chat Online para Ecommerce - como utilizar?
Não é novidade para ninguém que o chat online é muito importante para aumentar a confiabilidade de sua loja virtual, prestar melhor atendimento e também obter maiores números de vendas. O chat online para ecommerce pode ser utilizado em seu site ou Fan Page no Facebook e é uma maneira de oferecer aos visitantes, seguidores e clientes uma maneira de estabelecer uma conexão direta e em tempo real com seu negócio.
Mas como utilizar o chat online para ecommerce de maneira efetiva para aumentar o número de conversões e vendas? Essa é a resposta que procuramos responder nas dicas que separamos abaixo!
Confira também no blog JivoChat: Como treinar seus operadores a usarem o JivoChat?
Utilize as respostas pré-definidas para agilizar o trabalho
Uma das principais ferramentas chat online para ecommerce são as respostas pré-definidas. Apesar de já existirem uma série de modelos prontos que pode usar logo que implementar o JivoChat em seu site ou Fan Page no Facebook, também é perfeitamente possível criar seus próprios modelos e treinar seus operadores a utilizá-los. O processo para a criação das respostas pré-definidas é bastante simples e basta acessar a página de ajuda do JivoChat que poderá acessar um tutorial completo.
Recomendamos fortemente que crie seus próprios modelos de respostas pré-definidas, já que seu negócio provavelmente possui uma série de particularidades e perguntas que são mais comuns em seu setor ou em seu método de trabalho. O ideal é que tenha três tipos de modelos: perguntas frequentes feitas para todo tipo de ecommerce - nesse caso, recomendamos esse artigo com 10 dos tipos de reclamações mais comuns e as 3 melhores respostas -, questões comuns à sua área de negócio e perguntas específicas sobre o seu negócio.
Aproveite a integração com o Facebook
Como mencionamos no início do artigo, o JivoChat não permite apenas que instale um chat online para ecommerce em seu site, mas também integrá-lo à Fan Page do seu negócio. Isso significa que, além dos visitantes que chegam às suas páginas na internet, também pode falar com os seguidores que entram em contato pelo Facebook Messenger.
Ao realizar a integração do JivoChat com o Facebook, não será mais necessário que seus operadores fiquem trocando de janela para atender os visitantes do site e seguidores no Facebook, ficando tudo na mesma janela. Isso também reduz o risco de procrastinação, já que, ao atender diretamente pelo Facebook, o atendente pode se sentir tentado a ficar navegando pela rede social. O processo para adicionar o Facebook à seu painel do JivoChat é bem simples e pode conferir o passo a passo acessando o link.
Inclua metas de vendas por operador
Uma maneira de encorajar sua equipe de atendimento online a não se limitar apenas a responder questões de clientes é a inclusão de metas de vendas por operador. Dessa maneira, poderá oferecer benefícios e recompensas para aqueles que, além de prestar atendimento, também aumente o valor da compra feita por um visitante ou convença-o a comprar mais itens em sua ecommerce.
Existe uma série de técnicas que pode ensinar à sua equipe para aumentar o número de vendas online. Já abordamos algumas delas em nosso artigo com 30 dicas para fazer sua primeira venda online e duas das principais maneiras de aumentar o número de vendas no atendimento online é através das técnicas de upsell e cross-sell.
A primeira consiste em convencer o cliente a levar um produto de maior performance e pode ser utilizada frequentemente em produtos de tecnologia. Por exemplo, ao auxiliar um cliente na compra de um smartphone iPhone 7, pode usar a técnica de upsell para melhorar o valor dessa venda, sugerindo a ele que leve o iPhone 8 ao invés do 7, por exemplo.
Já o cross-sell é uma técnica usada para aumentar o valor de uma venda ao oferecer produtos relacionados. No mesmo exemplo na área de tecnologia, pode oferecer os AirPods - fones de ouvido exclusivos para os aparelhos da Apple - junto ao iPhone 7 que um visitante estiver comprando. Dessa maneira, ele sairá de sua loja com o celular e um par de fones de ouvido extras para usar.
Metas de ligação do pós-venda
Outra maneira de usar o chat online para ecommerce com eficiência é estabelecendo uma meta de ligações para sua área de pós-vendas. Apesar de sua função não estar ligada às vendas online, entrar em contato com um cliente após o recebimento do produto é essencial para melhorar a relação desse cliente com sua marca, aumentando as chances de que ele compre em sua loja online novamente.
Por isso, estabelecer uma meta para ligações de pós-venda é importante para manter o relacionamento e manter sua lista de clientes a contatar em um nível razoável. Ou seja, não deixar as ligações pós-venda acumularem e passar a impressão de que se importa com seu cliente apenas até o momento do pagamento.
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Comece um departamento de trocas e integre o JivoChat com seu email
Integrar seu atendimento online é primordial e o JivoChat conta com todas as ferramentas para que ele seja sua solução integrada de chat online, chat nas redes sociais, ligações telefônicas e também o atendimento por email. Lançado recentemente, a última função facilita que estabeleça um departamento de trocas em sua ecommerce, permitindo lidar com os emails que receber direto do painel do JivoChat.
Além disso, poderá designar operadores específicos para cada email de contato em seu negócio através do painel de controle. Isso significa que seu departamento de trocas pode operar tanto no chat online quanto nas respostas dos emails a clientes que solicitarem o serviço. Apesar de muitas lojas virtuais esconderem o máximo possível esse departamento para desencorajar clientes a solicitar as trocas, recomendamos que faça o inverso, criando um email "trocas@empresa.com" para lidar diretamente com essas solicitações. Novamente, agir dessa maneira aumentará a confiança dos clientes em sua marca, aumentando suas chances de receber mais vendas.
Dica: Clique no link e veja como funciona a integração de seus emails com o JivoChat!
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