O Que É UX e Como Isso Pode Ajudar Seu Ecommerce

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Victoria Salemi
Victoria Salemi
Editora de conteúdo na Nuvemshop

Certamente, se você é empreendedor, já deve ter se deparado com diversas siglas no mundo dos negócios. Uma das que tem ganhado bastante espaço, principalmente no universo da tecnologia, é a do UX. Mas você sabe o que é isso?

UX é uma sigla que vêm do termo em inglês User Experience, que significa experiência do usuário. Essa expressão começou a ser utilizada nos anos 90, tendo seu primeiro registro aparecido com Don Norman, que trabalhava na Apple.

Hoje em dia, há muita confusão sobre se o UX está relacionado ao design, à inteligência da informação ou a outras áreas específicas de uma empresa. Todavia, como explica o próprio Don Norman, a experiência do usuário está relacionada a todos os sentimentos do usuário quando está em contato com um produto.

Por exemplo, a user experience não diz respeito apenas a quando um cliente vai usar o sistema de um novo computador que ele compra. Essa experiência conta desde o momento que ele adquire esse novo aparelho e vai colocar a caixa no carro. Norman explica esse conceito no vídeo abaixo:

O que o UX tem a ver com seu e-commerce

Uma vez que a experiência do usuário tem a ver com as percepções e sentimentos dos clientes em contato com determinados produtos e serviços, considerá-la na sua loja virtual é uma forma de melhorar as impressões do público sobre sua marca.

Há quem considere que o UX está relacionado apenas à navegação no site. É claro que essa é uma questão importantíssima, mas não a única. Toda a experiência do público deve ser levada em conta: desde o momento em que um usuário descobre sua marca pela primeira vez, até quando recebe o produto que comprou e vai utilizá-lo.

Isso significa que você deve levar as percepções e anseios dos clientes em conta para que seu negócio seja estruturado de forma a melhor atendê-las. De acordo com um vídeo de Matthew Magain, da UX Mastery, em que ele explica o que é UX Design, essa área busca unir as necessidades da empresa e dos consumidores.

Dessa forma, se você entender o que o público busca e o que sente quando usa cada etapa do seu produto, fica mais fácil satisfazê-lo. Consequentemente, as chances de que você aumente sua taxa de conversão crescem.

É bastante provável que você já observe alguns comportamentos dos seus visitantes para promover melhorias em seu e-commerce. De toda forma, se você fizer isso de forma consciente, entendendo por que e como colocar essa estratégia em prática, as chances de que você consiga proporcionar uma experiência melhor aumentam!

Como avaliar e melhorar o UX na sua loja virtual

O primeiro passo para melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce é conhecer quais são suas deficiências. Portanto, você deve fazer pesquisas e análises dos mais diferentes aspectos, desde a facilidade de navegação no seu site até como os clientes avaliam a entrega dos produtos.

Uma das maravilhas de se vender pela internet é a capacidade de monitorar comportamentos e tendências. Por meio de ferramentas como o Google Analytics, é possível analisar como seus usuários navegam no seu site.

Outra possibilidade, que pode ser associada ao Analytics, é a dos mapas de calor, que vão mostrar que partes do seu site recebem mais atenção. Por meio de algumas ferramentas específicas, é possível fazer esse monitoramento.

Além disso, você pode elaborar pesquisas específicas sobre cada aspecto que você busca entender e enviar para sua base por e-mail. Dessa forma, você descobre o que precisa alterar para melhorar a experiência no seu e-commerce.

Além disso, você pode realizar experimentos para ver quais opções agradam mais os usuários. Por meio de testes A/B, você pode variar layouts, cores e botões para entender o que torna a navegação melhor para seus clientes.

Independentemente de quais métodos você escolha para seu e-commerce, lembre-se de que o mais importante é ouvir o que os usuários têm a dizer, seja por meio das respostas ou pelo seu comportamento. Afinal, toda a estratégia da sua loja virtual deve ser pensada para satisfazer os clientes e tornar sua experiência a melhor possível em todos os aspectos. É disso que se trata o UX!

Analisar a experiência do usuário no seu e-commerce vai bem além de olhar apenas para a navegação no seu site. Você deve observar como os layouts, produtos, as soluções de pagamento e de frete, entre muitas outras possibilidades, impactam o UX na sua loja virtual.

E aí, está pronto para melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce?

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