Como Contornar os Desafios de Vender Imóveis Online
Quando falamos em vender imóveis online pensamos em diversas plataformas que oferecem as mais variadas formas de vender. Pensar na facilidade da venda online é a maneira mais coerente para atingir bons resultados nas negociações. Porém, não basta apenas possuir uma plataforma de venda, é preciso saber utilizá-la.
Portanto, refletir na utilização de ferramentas online para o seu negócio é fundamental. Mas por qual motivo? Nós sabemos que o mercado online cada vez mais investe na busca por novas formas de conquistar clientes.
Investir e ampliar a visibilidade da sua imobiliária é algo muito importante. Sendo assim, dedicar-se a conhecer novos espaços para publicidade, inclusive online, é bastante relevante. Quanto a isso, perceba que os meios em que há mais circulação de informações e maior procura por imóveis são por plataformas na internet.
Seja em sites imobiliários, portais de imóveis ou redes sociais. O que o cliente quer é praticidade e por esse motivo é quase indiscutível as imobiliárias e os corretores se tornarem cada vez mais digitais para não perderem espaço para seus concorrentes.
Por esse motivo, trouxemos algumas informações e sugestões que vão lhe ajudar a compreender como vender online e como contornar os desafios que podem surgir. Porém, antes de tudo, mencionamos que esse texto servirá de base tanto para quem já possui uma plataforma online quanto para quem está pensando por onde começar.
Vale a pena vender imóveis online?
Essa é uma pergunta retórica, pois muito mais do que apenas ter um site ou uma página na internet, as vendas online são necessárias por diversos fatores. Estar online, independentemente da plataforma utilizada, auxilia na circulação e, melhor, na divulgação de anúncios de imóveis.
É claro que existem outras ferramentas que auxiliam nas vendas de imóveis, como: a boa utilização de placas imobiliárias, a ida do cliente até a sede da imobiliária, anúncios em jornais e revistas, outdoors, divulgação nas rádios da região ou fora da região.
Porém, utilizar a internet para impulsionar suas vendas é uma ótima maneira de fazer com que sua marca ganhe um reconhecimento mais abrangente. Pois com a praticidade do digital ambas as partes economizam tempo de procura e solução.
Agora, corretores e diretores, essa pergunta é para vocês! Vocês realmente acham que as pessoas vão negociar imóveis vendo somente a sua placa com seu número de celular?
Como sabemos a resposta, com base em números e respostas de pessoas que procuram imóveis, a melhor solução é unir o físico ao digital. Convencido disso?
Vender imóveis online: como começar?
Para que o mundo digital funcione como um facilitador é necessário que você conheça as plataformas e que você consiga distinguir quais funcionam melhor para o seu negócio.
Desse modo, existem algumas plataformas online que trouxemos como sugestão para você.
Fazer um site imobiliário, como nossa primeira sugestão, é uma das formas de conseguir mais visitas de clientes.
Ter um bom site, estruturado, com boas fotos e visualmente agradável ao cliente influenciam diretamente na decisão de escolha de um imóvel. Sabemos que é extremamente repetitivo falar isso, mas repetimos porque é uma verdade.
As pessoas são muito influenciadas visualmente e somando isso com a praticidade na procura de um imóvel as chances da pessoa demonstrar interesse são altas. Por isso, para ter ainda uma gestão mais efetiva de seu site, pense na utilização de um bom CRM imobiliário.
A partir disso, com uma boa gestão das informações em seu site, é hora de partir para a escolha da plataforma que melhor se adapta com o seu negócio.
Como vender imóveis com um site imobiliário
É importante saber, antes de tudo, que para conseguir o retorno esperado de seus clientes você precisará atualizar as informações do seu site continuamente. Portanto, é preciso que você conheça o site que está criando.
Existem algumas empresas que te auxiliam nessa situação. Você pode procurar uma empresa que possua tecnologia voltada para profissionais do mercado imobiliário, que seja integrado a um bom CRM imobiliário e, a partir disso, você adapta ao site e sistema disponíveis as informações da sua imobiliária.
Depois do seu site pronto, capriche na divulgação das suas mídias, aproveite também e pense na possibilidade de ter um blog imobiliário. Abaixo vamos explicar um pouco sobre cada um dos modos de divulgação que citamos agora.
Como vender mais imóveis usando as redes sociais
As redes sociais normalmente são a segunda escolha para quem está pensando em divulgar a sua marca. Ok, sabemos que nos dias atuais é muito difícil não possuir uma conta no Facebook ou no Instagram, mas não são todos que dispõe dessa tecnologia.
O que ocorre, muitas vezes, é que o manuseio dessa ferramenta se torna mais difícil e não apresenta todas as informações da forma como você quer. Por isso consideramos essa opção necessária, mas como uma segunda plataforma. Não recorra somente a ela. Possua, além dela, um site imobiliário ou um Blog (falaremos no tópico seguinte).
Outro desafio que você pode enfrentar utilizando somente a alternativa das redes sociais é o tipo de público que você vai alcançar com essa plataforma. Um público mais jovem, com toda certeza, o encontrará mais fácil.
Contudo, não podemos dizer que um público mais antigo, com pessoas mais idosas, não utiliza essas redes. Porém, é certo que a maneira de contato, a forma de tratamento com o seu público deve ser diversificada. Pensando sempre no cliente, agindo de acordo com cada cliente.
Formas de anunciar com o Facebook e Instagram
Dentro das próprias redes sociais, uma das diversas formas de anunciar, e que vem se destacando nessa rede, é o Marketplace do Facebook. Com ele é possível inserir seu imóvel à venda ou locação e linkar para seu site.
Outro exemplo para anunciar seria criar uma página no próprio Facebook. Lá você pode inserir vídeos e/ou fotos que mostrem os imóveis e demais informações. Assim, como em seu site, você pode mesclar os dados referentes aos imóveis.
Lembre-se de elaborar um anúncio chamativo para essa página e também de inserir o botão para contato no messenger. Assim, os interessados podem falar com você pela própria rede social.
Você também pode realizar chamadas no Facebook, convidando as pessoas a visitarem seu site para maiores informações. Chamamos essas chamadas de CTA - Call-to-action. Elas podem ser visuais ou textuais e têm o objetivo de levar o visitante a realizar uma ação, no caso, visitar o seu site ou entrar em contato com você sobre o seu negócio imobiliário.
Assim como no Facebook, essas dicas podem ser investidas no Instagram. Essa rede social também trabalha com contato direto pela rede, o cliente pode iniciar uma conversa com você por direct, por exemplo, a partir de uma visita no seu perfil comercial.
No Instagram você pode ter uma interação maior por meio da função stories - que você pode vincular com o Facebook a fim de que apareça no stories do Facebook também. São vídeos curtos com duração de 24h de publicação, e você tem a possibilidade de excluir nesse período de tempo, se achar necessário.
É interessante postar nessa função, tanto no Instagram quanto no Facebook, e pensando estrategicamente, inserindo dados sobre alguns imóveis de maneira a conduzir o seu cliente para seu site, blog ou outra rede social.
Como vender mais usando o seu Blog
O Blog é outra plataforma de grande importância. Precisamos deixar claro que você pode operar com as três opções que trouxemos como sugestão. São formas diferentes e com maiores chances de alcance para novos clientes.
Uma das formas de vender por um Blog imobiliário, por exemplo, é investir em boas fotos e ter alguém que tenha uma boa escrita, com regras de Língua Portuguesa adequadas e com ótimo conhecimento nas técnicas de SEO (Otimização para mecanismos de busca).
A partir disso, reflita quanto será o seu investimento financeiro para contratar profissionais que lhe auxiliem nesse processo. Ou, se você tem tempo suficiente para dedicar na atualização constante dessa plataforma, estude e realize você mesmo essa função.
Insira em seu blog posts sobre os seus serviços e produtos. Não esqueça de atingir o seu público com dicas variadas sobre o mercado imobiliário e sugestões que você julga importante e que sejam de interesse deles.
Além de dados e fotos dos seus imóveis poste sobre ações e soluções, a fim de que os clientes também sintam interesse em sanar as dúvidas com você e com a sua imobiliária. Dessa maneira, você ganha reconhecimento de marca também.
Após ter seu blog pronto e com pessoas interessadas em seus imóveis, atente para que não falte conteúdo relevante. O maior perigo dos blogs é a falta de periodicidade. Portanto, mantenha seu compromisso com o cliente e o seu profissionalismo modernizando e acrescentando sempre novas informações.
A partir disso, promova o seu blog em outras plataformas. Você pode linkar o endereço do blog nas outras redes sociais. Cada plataforma tem as suas características, mas cuide para manter a sua estratégia de marketing. Lembre-se: organização e postagens regulares.
Quais os desafios que você pode encontrar com essas plataformas
Um dos desafios de vender imóveis online, nesse mundo cada vez mais digital, é a forma como você organiza as suas publicações e postagens. Projetar o seu site imobiliário, por exemplo, assim como as outras plataformas, é algo extremamente importante.
É preciso que você se coloque no lugar do seu cliente. Ou seja, todas as informações relevantes e necessárias sobre o imóvel e para entrar em contato com a imobiliária devem constar na plataforma que você optar.
Portanto, é normal encontrarmos sites/páginas/blogs que não possuam o número de contato, o endereço/localização da imobiliária ou fotos do imóvel. Esse erro faz muita diferença no momento da decisão do seu cliente. Esteja atento e insira todos os dados.
A partir disso, uma das maiores dificuldades em todas as plataformas digitais é quando você quer utilizá-la, mas não tem conhecimento sobre ela. Portanto, organize-se e estude qual plataforma combina e auxilia melhor a imobiliária.
Estruture bem os motivos que você optou por essa ou outra plataforma. Às vezes, no princípio do seu negócio, criar uma página no Facebook é mais fácil e mais rápido do que criar um site imobiliário.
Há mais conhecimento por ser uma rede social que talvez você até já utilize. Logo, lidar com o público dessa rede talvez seja mais razoável, pois a forma de tratamento é mais informal, por exemplo.
Por isso, conheça e estude qual a plataforma mais procurada pelos seus clientes. Domine a plataforma para que você saiba solucionar qualquer desafio que possa ocorrer. Assim, as dificuldades de criação e de funcionamento serão mais superficiais.
Desafio de vender imóveis online?
Como vimos, vender imóveis online é muito significativo e, querendo ou não, o mercado de vendas de imóveis online está cada vez mais forte. Logo, esteja preparado e atento ao mercado imobiliário digital. É muito importante que você cuide e atualize sempre a plataforma que utiliza, a fim de driblar os desafios.
Por isso, aposte no conhecimento de novas plataformas. Esteja por dentro do que está acontecendo nesse meio e aprenda a desenvolver ações que atendam às características dos seus clientes.
Cada vez mais a população se conecta utilizando smartphones. Por isso é preciso oferecer uma experiência boa com os seus visitantes, disponibilizando vários tipos de acesso, seja para computadores de mesa, notebooks, tablets ou smartphones.
Ofereça boas fotos com boa qualidade e pense sempre em como o seu site pode converter visitantes em clientes. Utilize, o que julgamos ser bastante necessário, o Funil de Vendas. Com ele você amplia suas negociações de forma organizada e funcional.
Por fim, demonstre sempre o interesse em manter a funcionalidade dessas plataformas online em conformidade com o seu trabalho. Dessa forma, você vencerá os desafios de vender seus imóveis online, prosperando com seus clientes e alcançando seus objetivos finais.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!