10 dicas para melhorar as imagens de seu e-commerce
Saber trabalhar bem com as fotos do seu produto é essencial para obter êxito em sua loja virtual. Demos algumas dicas para tirar as melhores fotos de seu produto para incluir em seu site. Dessa vez, nossas dicas não envolvem apenas as fotos, mas como melhorar as imagens de seu e-commerce no geral. Com essas dicas, sua conversão aumenta e você vende mais, trazendo mais resultados para seus negócios.
Outra grande dica para impulsionar suas conversões e que inclusive te permite compartilhar imagens diretamente com seus visitantes é instalar um chat online em sua página. Confira os diferenciais do JivoChat e descubra seu potencial.
Use um aplicativo de design profissional e intuitivo
Antes de apresentarmos as dicas de design, é importante mencionarmos que, hoje, você não precisa ser um expert na área para criar imagens profissionais e editar as imagens de seu ecommerce. Para isso, existem diversos aplicativos com interfaces extremamente simples e intuitivas, baseadas em arrastar e soltar elementos na tela, que podem ajudá-lo.
Um grande exemplo disso é o Kittl, o aplicativo de design e criação de imagens mais indicado para quem não tem experiência em usar programas mais avançados como o Adobe Illustrator ou Photoshop, vale a pena conferir.
Vale mencionar que ele também pode ser usado não apenas para melhorar suas fotos de produtos, mas também para a criação de material de marketing, banners, flyers, entre outros elementos visuais. Sem mais delongas, vamos às dicas!
1. Use fundo branco nas imagens
Não pode ser considerada uma dica para melhorar as imagens de seu e-commerce, mas sim uma exigência. Marketplaces só aceitam imagens com fundo branco, então todas elas deverão estar nesse fundo.
Atualmente existem diversos sites e ferramentas gratuitos que podem ser utilizados para remover o fundo de imagem e deixa-lo branco, o que torna esse processo ainda mais rápido e prático.
2. Não use filtros
A dica pode parecer contraproducente, mas não usar filtros pode evitar dor de cabeça no futuro. Por mais que seja necessário melhorar as imagens de seu e-commerce para ganhar mais vendas, não use filtros para melhorar estas fotos. Utilizá-los pode dar uma impressão muito melhor que o produto verdadeiro e, ao receber o produto, um cliente poderá ficar insatisfeito e acusá-lo de propaganda enganosa.
3. Use diversas imagens
Uma maneira de vender mais utilizando fotos de seus produtos é usar múltiplas imagens para cada produto. Uma e-commerce que vende vestidos, por exemplo, poderá vender melhor se disponibilizar fotos de frente, lado e verso do vestido, de maneira que uma visitante possa ver como ele fica sob todos os ângulos possíveis. Analise quais são os ângulos de maior interesse no seu produto e tire fotos de todos eles para disponibilizar em seu site.
4. Peso: comprimir usando o Caesium
Um aplicativo gratuito, o Caesium permite diminuir o peso de suas imagens sem perda de qualidade da imagem. O app conta com diversas versões: para computadores Windows, dispositivos móveis, navegadores e até mesmo uma versão que faz o trabalho através de linhas de código. É possível comprimir diversas imagens simultaneamente, fazendo com que as fotos de seus produtos não ocupem tanto espaço disponível em seu domínio web.
Dica: Clique no link para conhecer mais sobre o Caesium e não deixe de conferir esse texto com os 9 melhores aplicativos gratuitos para criar imagens em sua loja virtual.
5. Envie imagens em 360°
Uma funcionalidade ainda pouco utilizada pelas lojas virtuais, alguns sites de vendas online permitem o envio de fotos 360°. Com elas, um visitante poderá visualizar cada ângulo do produto que está vendendo. Em 2011, uma matéria publicada pelo Digital Commerce 360 revelou que o site DueMaternity converteu 27% a mais após começar a usar as fotos em 360° para demonstrar seus produtos.
6. Adicione contexto às imagens
Ao invés de apenas exibir um produto que está vendendo, tente criar uma imagem colocando-o em contexto. Ou seja, não apenas mostre o produto, mas mostre alguém utilizando-o. Se vende produtos esportivos como tênis de corrida, tente publicar uma imagem com um atleta utilizando o tênis.
7. Equilibre a quantidade de zoom permitida ao usuário
Boa parte das plataformas de ecommerce permitem que configure o quanto de zoom um visitante pode dar em seu produto. Porém, é necessário encontrar um equilíbrio a essa liberdade. Permitir zoom demais, por exemplo, pode fazer com que sua imagem saia de foco e o possível cliente não conseguir mais ver o produto. Já restringir demais o zoom das imagens poderá ser inútil, sem revelar nada demais a esse visitante.
8. Tenha uma imagem para cada cor disponível
Se o seu produto vier em diferentes opções de cores, é obrigatório que inclua pelo menos uma imagem para cada cor. Dessa maneira, seu visitante poderá ver diretamente como o produto se parecerá na cor escolhida.
Isso pode ser feito de duas maneiras. A primeira é oferecendo uma lista com as opções e, quando o visitante escolher a cor, mostrar como o produto ficará. A segunda é simplesmente incluir cada cor disponível na galeria de imagens do produto.
9. Demonstre o tamanho do seu produto
Imagens na internet podem não indicar bem o tamanho. Um móvel mostrado em uma imagem pequena, por exemplo, pode dar a impressão de que ele é menor do que realmente é. Nesses casos, o ideal é que coloque o seu produto ao lado de alguma outra coisa que possa ser usado como comparativo. Além disso, sempre deixe as dimensões do produto disponíveis na descrição do item.
10. Mostre funcionalidades escondidas
Se o item que estiver vendendo tiver algum tipo de funcionalidade que não pode ser vista em uma foto, assegure-se de criar uma imagem com esta função à mostra. Por exemplo, se uma cama possui um box em seu interior para guardar lençóis, edredons e travesseiros, mostre esse compartimento extra em uma das imagens. Esse tipo de funcionalidade pode ser usada como um atrativo para a venda, inclusive.
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