Estratégias de comunicação e gatilhos mentais para vendas online

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Gustavo Faleiro
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing da Loja Virtual

Saber se comunicar e adotar boas estratégias de comunicação geram impactos muito positivos para o seu negócio. As mensagens que sua empresa transmite, seja uma campanha, um anúncio publicitário, um artigo de blog ou mesmo um diálogo informal, possuem um poder maior do que você mesmo imagina. Elas são capazes de provocar gatilhos mentais que interferem na tomada de decisão do receptor.

Pensando no e-commerce, a sua forma de comunicar pode ser responsável então por gerar gatilhos mentais para vendas online. Parece complexo, não é mesmo? Falar em estratégias e questões mentais, psicológicas, mas você vai ver durante o artigo que não é nada tão complicado assim.

Continue acompanhando nosso conteúdo e vamos entender o que e quais são esses gatilhos mentais para vendas online e quais estratégias de comunicação aplicar para atingir esse objetivo.

O que são gatilhos mentais

A compreensão de como usar isso a seu favor no momento de realizar uma venda começa pelo entendimento do conceito. Gatilhos mentais são reações automáticas que todos nós temos provocadas por alguma informação isolada. 

O ser humano tende a responder positivamente quando recebe determinados estímulos. Isso não é baseado em suposições, é da natureza humana e por isso tanta gente estuda o que provoca essas reações.

Mas lembre-se sempre o uso dos gatilhos mentais devem ser feitos de maneira coerente e sem extrapolar determinados limites. Uma comunicação forçada, que tenta convencer o cliente na marra ou o induz a fazer algo que ele não quer, não é uma boa estratégia. 

Gatilhos mentais para vendas online

Qual seria a tática correta então? Aquele papo que um bom vendedor é aquele que convence o cliente a levar aquilo que ele nem precisa é coisa do passado. 

O marketing digital para e-commerce é beneficiado a partir do uso das estratégias corretas. Vamos ver então uma lista com os 5 gatilhos mentais para vendas online:

Autoridade de mercado

As empresas que se tornam uma autoridade no mercado em que atuam, tornam-se referências e conquistam o respeito dos consumidores.

Para que uma boa autoridade de mercado funcione, existe uma boa gestão financeira em todo este processo. Sendo assim, o seu público irá se satisfazer mais com o que busca.

Se você conquista autoridade em determinado assunto, é provável que outras pessoas utilizem seus conselhos e análises como referência. Estudos já comprovaram que o ser humano tende a obedecer mais as figuras que possuem autoridade.

O mesmo acaba se aplicando também para os negócios. Você precisa construir a autoridade de mercado da sua empresa. Seu público deve te ver como especialista naquilo que você se propõe a fazer. 

E como você pode se tornar uma autoridade e usar esse gatilho mental a seu favor?

Por meio da produção de conteúdos ricos, com informações e dicas relevantes e valiosas, curiosidades do mercado e dados interessantes. Uma ótima forma de mostrar sua autoridade é mostrando isso diretamente ao seu público por meio de conteúdos que os ajudem e se tornem referência para eles.

Quando falamos em produção de conteúdos, não estamos nos limitando aqui a blogposts e e-books. Você pode e deve expandir isso para as redes sociais, criar posts, fazer stories, abordar certos temas em lives. Enfim, ter a maior abrangência possível e gerar materiais de todos os tipos.

Reciprocidade

Seja gentil, atencioso, ofereça algo que possa ser útil ao seu potencial cliente e sabe o que vai acontecer? Ele tende a ser recíproco com você e retribuirá de maneira positiva. Muitas vezes essa reciprocidade poderá ser exatamente uma compra em seu negócio online. 

Nada como conquistar a atenção e a confiança do seu púbico. Gerar valor para um potencial cliente é muito valioso para qualquer negócio. Quanto mais atencioso você é e se mostra disposto a ouvir e ajudar, mais propenso a comprar com você essa pessoa vai ficar.

Coerência

Ter uma postura coerente é algo cobrado hoje de personalidades, políticos, influencers, empresas. Coerência é uma dessas qualidades essenciais, ainda mais no meio dos negócios. 

Ao se mostrar incoerente de alguma forma para um potencial cliente, você estará dando um passo muito negativo para criar um gatilho mental difícil de transpor posteriormente.

Portanto, ao se comunicar com seu público, mantenha sempre uma postura coerente. Tanto nas falas quanto nas atitudes, não se esqueça que hoje as empresas também são monitoradas e respondem por atos individuais de funcionários.

Preze pela coerência em todos os momentos e contatos entre seus consumidores e seu negócio!

Empatia

Assim como se espera coerência, é inimaginável nos dias atuais uma empresa que não demonstre empatia e não mostre afeição. É o famoso "se colocar no lugar do outro" a fim de entender suas dores, desejos, anseios e dúvidas.

Não existe uma comunicação bem feita entre empresas e consumidores que não envolva empatia. E para ser empático, é preciso colocar em prática um pouco de cada um dos gatilhos que citamos anteriormente. 

É fundamental saber ouvir o que as pessoas estão te dizendo. E não é clichê, é preciso dar real atenção para o usuário, essa é a única forma eficiente de se colocar no lugar dele para compreender de fato o que ele está esperando da sua empresa.

Prova Social

Um gatilho mental sempre muito eficiente é aquele que envolve uma prova social. Ou seja, exemplos reais de situações bem sucedidas ou de aprendizados que terminaram com bons resultados.

A prova social tem uma importância grande, pois casos reais chamam a atenção dos usuários. É normal nos interessarmos em acompanhar exemplos verdadeiros, sejam eles positivos ou negativos. 

Evidentemente, como estratégia de comunicação, estamos falando prioritariamente de cases de sucesso, depoimentos, clientes referência e por aí vai. O uso de personagens e histórias reais dá mais credibilidade para atrair seus potenciais clientes.

Explore ao máximo seus casos bem sucedidos e transforme-os em comunicações positivas para sua empresa!

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