Kit de Produtos: O que é e Como Montar Um
O kit de produtos é uma das principais estratégias utilizadas por e-commerces e marketplaces para solucionar alguns desafios muito comuns, como aumentar as taxas de conversão e o ticket médio do seu negócio
Com o objetivo de te ajudar a aumentar suas vendas, nós preparamos um artigo completo com tudo o que você precisa para entender um pouco melhor como esta técnica de vendas funciona e como aplica-la ao seu negócio.
O que é um kit de produtos?
Conforme mencionamos anteriormente, esta é uma estratégia de vendas muito comum no varejo que consiste em vender um conjunto de produtos complementares por um valor especial, com o objetivo de aumentar as vendas.
O kit de produtos normalmente é cadastrado como um único item e é essencial que ele seja comercializado por um valor promocional, de forma que o seu cliente enxergue mais valor em comprar o conjunto do que os produtos individualmente.
Para entender de forma mais simples, basta observar como as lojas virtuais de cosméticos aplicam essas estratégia, oferecendo os produtos de forma individual e também um pacote com todos os itens que você precisa para fazer uma maquiagem completa por um valor promocional.
Essa técnica influencia de forma indireta a decisão de compra dos seus clientes, oferecendo uma vantagem real e aumentando consideravelmente suas chances de conversão.
Diferença entre kit de produtos e venda casada
A venda casada é uma prática considerada ilegal de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, ela consiste em forçar o consumidor a comprar um produto que ele não queira para ter acesso a outro que seja do seu interesse.
Para que o kit não seja configurado como uma venda casada e a loja se mantenha em conformidade com a legislação, é importante que todos os produtos que compões o conjunto sejam oferecidos de forma individual e por um valor que não seja considerado abusivo.
Quais as vantagens de criar um kit de produtos?
Confira algumas das principais vantagens e benefícios que esta técnica de vendas pode trazer para o seu negócio:
1. Ticket médio maior
Conforme mencionamos anteriormente, a comercialização dos kits aumenta consideravelmente o ticket médio. Isso porque mais produtos estão sendo vendidos, o que consequentemente aumenta o valor de cada operação.
2. Maior taxa de conversão
Por serem comercializados com um valor promocional e oferecem uma excelente relação custo-benefício, os kits de produtos se tornam muito atrativos e criam um sentimento positivo em seus clientes, aumentando suas taxas de conversão.
3. Frete mais acessível
Atualmente, uma das maiores dificuldades dos e-commerces é conseguir oferecer um frete mais barato e acessível para que seus clientes não desistam da compra. Adotar a técnica do kit de produtos costuma contornar este problema.
Como a pessoa esta adquirindo uma grande quantidade de itens de uma única vez, o frete acaba tendo um impacto menor, o que reduz consideravelmente as taxas de desistência por parte do seus clientes e os custos de envio para o seu negócio.
4. Melhor controle de estoque
Além disso, com esta estratégia de vendas você também consegue montar conjuntos com produtos atrativos e outros de saída mais difícil, resolvendo problemas de controle de estoque e estoque parado sem precisar comprometer sua margem.
Como montar um kit de produtos
A seguir você ira conferir um passo a passo com tudo o que você precisa para montar um kit de produtos que seja atrativo para o seus clientes e aumenta suas vendas, confira:
1. Selecione produtos complementares
Em primeiro lugar, você vai precisar selecionar quais produtos vão fazer parte daquele conjunto. O ideal é sempre dar preferência por itens complementares que ofereçam algum tipo de conveniência ao seu cliente.
Antes de montar um kit, verifique seu histórico de vendas e analise quais produtos seus clientes costumam comprar juntos. Isso te ajuda a criar um kit coerente e atrativo que seja capaz de gerar um sentimento de necessidade.
2. Insira produtos com pouca saída
Uma boa estratégia é criar um kit de produtos com itens de alta procura e alguns outros itens que normalmente tem pouca saída. Com isso, você agrega valor a esses produtos de baixa procura e evita ficar com estoque parado.
3. Faça bom uso das datas comemorativas
Utilize um calendário comercial e fique atento as datas comemorativas , pois é justamente nesses períodos que as buscas por kits de produtos que possam servir como um presente para uma ocasião especial aumentam consideravelmente.
Planeje as datas com antecedência e crie conjuntos especiais para o Dia das Mães ou Dia dos Pais, com itens que façam sentido, frases emocionantes e embalagens elaboradas ou até mesmo personalizadas para aumentar seus resultados.
4. Fique atento na precificação
É importante lembrar que seus clientes sempre irão somar os produtos individualmente para ter certeza que o investimento vale a pena. Por isso, é essencial que na hora de precificar você tome cuidado para que seus clientes enxerguem uma vantagem real e não se sintam enganados.
O ideal é encontrar um valor promocional onde a sua margem não seja tão prejudicada, mas que o conjunto ainda pareça uma opção mais vantajosa do que comprar cada produto separadamente.
Aprendeu a criar um kit de produtos?
Esperamos que nosso guia tenha te ajudado a entender o que é um kit de produtos, as vantagens de adotar essa estratégia de vendas e como criar conjunto que seja atrativo para o seus clientes.
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