Loja Internacional: O que você precisa para criar a sua?

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Felipe A.
Felipe A.
Redator

Com a alta do e-commerce nos últimos anos, muitos Brasileiros estão interessados em aprender a criar sua própria loja internacional para começar a vender produtos da forma correta e negociar com o exterior.

Com o objetivo de te ajudar a entender tudo o que você precisa a respeito deste mercado, nós preparamos um artigo com diversas dicas sobre como vender online internacionalmente e criar novas oportunidades de negocio.

Por que criar uma loja internacional?

Além de ser uma ótima maneira de gerar renda sem sair de casa, este é um mercado bilionário cheio de oportunidades e que está repleto de pessoas interessadas em comprar os produtos e serviços que temos a oferecer.

Porém, para conseguir ter sucesso é neste mercado é preciso organizar toda a operação, entender quais formas de pagamento utilizar, como se comunicar, quais leis sua operação deve respeitar, como enviar os produtos, etc.

Também é muito importante se organizar financeiramente e ter um investimento inicial que consiga manter o seu negocio funcionamento por alguns meses, mesmo que você não tenha faturamento.

A seguir, iremos falar um pouco a respeito dos tópicos mais importantes e trazer algumas dicas para que você consiga alavancar a sua loja internacional e torna-la um sucesso de vendas.

1. Defina para quais países sua loja internacional irá vender

Antes de iniciar as operações de venda é preciso planejar e definir quais são os principais países que a sua loja irá atuar, pois é a partir desta informação que todas as outras decisões serão tomadas.

Com esta decisão tomada, fica muito mais fácil definir outras questões essenciais como: idioma que será utilizado no seu site e no atendimento, quais leis devem ser estudadas, quais formas de pagamento e moedas serão aceitas, etc.

Além disso, a cultura e a geografia do país escolhido também irão influenciar diretamente no catalogo de produtos. Por exemplo, é muito mais fácil vender roupas de banho em países tropicais do que em países mais frios.

2. Estude a legislação e regulamentações dos países

Antes de começar a vender através da sua loja internacional, é muito importante pesquisa e estudar as leis federais ou estaduais do Brasil e dos países para os quais sua loja irá comercializar os produtos.

Para começar a exportar produtos para fora do país é preciso estar cadastrado na Secretaria de Comércio Exterior (Secex), tirar uma Licença para Exportação(LE) e estar com toda a documentação regularizada de acordo com a legislação.

Além disso, é muito importante verificar se a legislação do país para o qual você pretende vender exige alguma documentação especifica e permite a comercialização dos produtos presentes no catalogo da sua loja.

Planeje as formas de pagamento na sua loja

Para se assegurar que você não terá problemas na hora de fazer suas vendas internacionais e vender os seus produtos não esqueça de abrir uma conta internacional.

Pois ela irá desempenhar um papel fundamental no recebimento, controle do seu investimentos e também no lucro, além de facilitar o recebimento de pagamento em outras moedas.

Payoneer, por exemplo, é uma plataforma que fornece conta internacional sem custo de abertura ou manutenção para que você possa fazer as suas cobranças de um jeito simples e prático.

Você recebe dinheiro de qualquer país na sua conta e pode sacar os valores em caixas eletrônicos do mundo inteiro.

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3. Planeje a logística da sua loja internacional

Quando falamos de exportação, é muito importante estar atento a logística, pois esta é uma das partes que mais costuma dar problema e que acaba gerando uma serie de gastos adicionais desnecessários.

desenho de três trabalhadores empacotando caixas e utilizando uma empilhadeira

É fundamental que todos os produtos enviados cheguem ao clientes sem nenhum defeito e que ele possua toda documentação e etiquetas necessárias para que não ocorram problemas na alfândega.

Os Correios disponibilizam 4 modalidades diferentes para realizar entregas de produtos fora do país:

  • Sedex Mundi Mercadoria: Esta é a modalidade mais cara, mas trabalha com prioridade máxima e garantia do prazo de entrega;
  • EMS – Mercadoria Expressa: Oferece prioridade máxima de tratamento;
  • Leve Internacional: Desenvolvida para transportar mercadorias que pesem até 2 quilogramas e oferecer tratamento prioritário e prazos médios de entrega;
  • Mercadoria Econômica: Realiza o transporte de mercadorias de até 20 quilogramas para fora do Brasil, possui o menor preço e trabalha com baixa prioridade.

Além disso, existem alguns documentos e formulários que devem acompanhar as mercadorias para que ela possa ser liberada pela alfândega, confira:

  • Formulário AWB: Este é o formulário que leva todas as informações a respeito do destinatário, remetente e do produto;
  • Nota Fiscal: Documento utilizado para comprovar os valores dos produtos e os impostos pagos;
  • Fatura Comercial: Também chamado de Commercial Invoice, este documento é utilizado para comprovar que o destinatário é o novo proprietário daquele produto;
  • Certificado de Origem: Utilizado para comprovar a origem do produto e aplicar possíveis reduções ou suspender taxas de impostos.

Também é muito importante que sua loja internacional esteja preparada para arcar com os custos de possíveis devoluções, extravio ou até mesmo roubo de produtos, que podem acontecer durante o processo de transporte.

4. Estude a cultura do país

Uma das etapas mais importantes na hora de criar a sua loja internacional é estudar e levar em consideração quais são os costumes e como funciona a cultura de consumo dos países com os quais você pretende negociar.

Até mesmo a forma de se comunicar com seus clientes pode ser totalmente diferente. Uma estratégia muito interessante é estudar como seus concorrentes se apresentam e se comunicam com o publico, além de ter um site traduzido na língua local.

Antes de iniciar uma operação de vendas para qualquer outro país, é importante verificar se dentro daquela cultura existe um mercado pronto para aceitar o produto que você pretende vender.

Por ultimo, pesquise qual o método de pagamento mais utilizado em outras regiões do mundo, pois isso vai influenciar na decisão dos seus clientes. Por exemplo, no Brasil, os meios de pagamento mais utilizados são boleto, cartão de crédito e Pix.

5. Crie um site responsivo ou Mobile First

Para tornar a experiência do seus clientes ainda mais agradável, além de um site traduzido, é muito importante que ele ofereça uma navegação responsiva, tanto no desktop como em dispositivos moveis.

Atualmente, grande parte dos e-commerces tem adotado o Mobile First, uma estratégia que tem como principal objetivo construir um site com ferramentas e navegação focado em celulares e tablets.

Nos Estados Unidos, cerca de 27%de todas as compras são realizadas on-line utilizando um smartphone ou um tablet e esse numero só cresce a cada ano que passa.

6. Marketing

Por ultimo, não deixe de dedicar parte do seu orçamento para realizar investimentos em marketing, criando anúncios específicos para cada região e que consiga atrair o publico correto para sua loja virtual.

Porém, é extremamente importante que você tenha a sua estratégia de marketing muito bem desenhada e planejada, para que não haja um desperdício de tempo e de recursos essenciais para o sucesso do seu negocio.

Além disso, não deixe de realizar um trabalho completo de SEO em seu site, afinal, esta é uma das melhores estratégias para atrair clientes de forma orgânica e aumentar ainda mais suas chances de sucesso.

Encontrou o melhor site de compras internacional?

Esperamos que o nosso artigo tenha te ajudado a encontrar um site de compra internacional com todos os produtos que você precisa e que tenha tudo para proporcionar uma experiência agradável e segura.

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