7 dicas de como criar uma loja virtual para iniciantes

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Teve uma boa ideia de negócio e precisa de ajuda para começar? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como criar uma loja virtual para iniciantes.

Diferente do que muitos pensam, criar seu próprio ecommerce não é algo apenas para grandes empresas.

Existem diversas soluções e ferramentas que podem ajudar você a empreender, desde a criação da sua loja virtual até o gerenciamento de logística.

7 dicas de como criar uma loja virtual para iniciantes

Confira a seguir as principais dicas de como criar uma loja virtual para iniciantes.

1. Entenda seu nicho de mercado

Identificar e entender seu nicho de mercado é o primeiro passo necessário para planejar sua loja virtual.

Isso é importante para conhecer bem quem será seu público e focar em estratégias e plataformas que sejam voltadas para esse perfil de consumidor.

Conhecer seu público a fundo é importante para entender quais são suas principais necessidades, dores e desejos.

A partir dessas informações será possível tomar as melhores decisões sobre que tipos de produto oferecer, faixa de preços, fornecedores que devem ser prioridade, tipo de atendimento e muito mais.

Utilize ferramentas como o Google Trends e pesquisas de mercado para juntar esses dados e basear suas decisões.

2. Faça seu planejamento

Depois de entender o mercado que deseja adentrar e o comportamento do seu público-alvo, é hora de criar um plano de negócios.

Comece definindo sua missão, visão e os objetivos de longo e curto prazo.

Em seu plano, insira sua proposta de valor, análise de mercado, estratégias de marketing que irá aplicar, custos operacionais e plano operacional.

3. Escolha sua plataforma de vendas

A próxima dica de como criar uma loja virtual para iniciantes é escolher qual plataforma será utilizada. É possível criar um site para fazer vendas online do zero, utilizar serviços de criação de ecommerce ou vender em marketplaces como a Amazon, Mercado Livre e Shopee.

O site exige investimento e atenção maiores, já que você será responsável por tudo. Desde o layout até as configurações de páginas, métodos de pagamento e segurança dos usuários.

Caso esteja em busca de uma solução mais simples, confira nossa lista com as melhores plataformas de e-commerce brasileira para usar em 2025

4. Se aprofunde no planejamento financeiro

Uma gestão financeira de sucesso é fundamental não só para o sucesso do seu negócio, mas também para que ele continue funcionando.

De acordo com o relatório de 2022 do IBGE, "Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo", cerca de 20% das empresas no Brasil fecham em seu primeiro ano.

Portanto, não deixe seu planejamento financeiro de lado. Defina suas metas, orçamento inicial e mapeie seus custos.

Leve cada detalhe em consideração, como embalagens, hospedagem, aluguel, envio dos produtos, conta de luz, água, etc.

Saiba que também é importante manter o controle financeiro diário. Faça isso utilizando planilhas no Excel ou alguma outra plataforma, mas lembre-se de atualizar esse controle diariamente.

5. Preste muita atenção no cadastro de produtos

Contar com um cadastro de produtos completo e bem organizado pode fazer toda diferença em sua loja virtual.

Consumidores valorizam lojas que oferecem todas as informações disponíveis sobre um produtos, como detalhes, materiais, descrições detalhadas e fotos em alta resolução de vários ângulos.

Lojas precisam considerar que existem clientes que irão procurar peças em tamanhos diferentes, de P até GG, e precisam saber quais as medidas usadas em cada peça e o tipo de tecido aplicado.

Busque criar um "roteiro" de cadastro para manter a consistência das informações, informando o nome do produto com título, depois inserindo sua marca, cores, etc.

Outra vantagem de ser cuidadoso na hora de cadastrar seus produtos é escrever descrições completas que podem ajudar suas páginas nos mecanismos de busca.

6. Se aprofunde na estratégia de marketing

Outra dica muito importante sobre criar uma loja virtual para iniciantes é dedicar um bom tempo para pensar em sua estratégia de marketing.

Afinal de contas, mesmo que sua loja esteja completamente otimizada, ela não irá vender nada se nenhum consumidor encontrá-la.

Comece aplicando técnicas de SEO para otimizar seu ranqueamento nos mecanismos de busca como o Google.

Avalie opções como o marketing de conteúdo, envio de email marketing, campanhas em redes sociais e anúncios nos próprios mecanismos de busca.

7. Defina e configure os métodos de pagamento e logística

Por fim, garanta que sua loja virtual irá oferecer várias formas de pagamento, evitando perder vendas pela falta de opções.

Busque também formas otimizadas de garantir entregas para o Brasil inteiro, enviando produtos de forma rápida e segura.

Pesquise bem por alternativas confiáveis que ofereçam um bom custo benefício para seus clientes, conferindo a opinião de outros lojistas e avaliações em sites como o reclame aqui.

Conferiu as dicas de como criar uma loja virtual para iniciantes?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você com dicas e uma direção para criar sua primeira loja virtual.

Caso tenha interesse em conhecer uma das melhores soluções de logística do mercado, confira todos os recursos que o Melhor Envio oferece.

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