Como Melhorar a Entrega de Encomendas do Seu Ecommerce
O que é tão importante quanto a própria venda em uma loja virtual? Se você pensou "a entrega das encomendas", parabéns! Fazer o produto chegar às mãos do cliente representa muito mais do que um dos pilares do e-commerce. Afinal, para ter uma logística de sucesso e lucrativa pela internet, é preciso investir em um transporte de qualidade.
Considerando que o valor do frete, por exemplo, é responsável por 82,3% do abandono de carrinho, a forma como os artigos são levados aos consumidores realmente requer atenção. O dado revelado pela pesquisa E-commerce Radar 2018, demonstra um dos porquês de o frete estar entre os maiores desafios do varejo online.
Então, para mostrar como você pode otimizar essa tarefa, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a transformá-la em um diferencial. E para esse trabalho não ser apenas uma preocupação.
Prepare as encomendas para a entrega
O primeiro passo é ser assertivo na emissão das notas fiscais. Libere-as com a maior brevidade possível para não retardar o despacho das encomendas. Garantir a correção das medidas do objeto embalado é outro ponto importante sob a responsabilidade do lojista.
Ainda neste quesito, inclua o tempo necessário para os preparativos voltados à expedição (liberação de encomendas para a transportadora) no prazo de entrega. Ou seja, insira esse adicional à data limite informada ao cliente para evitar atrasos.
Não esqueça também de proteger os artigos para manter a integridade durante o envio. Ninguém gosta de receber um produto avariado, correto? E imaginamos também que você quer evitar o risco de minar a imagem do seu e-commerce com este tipo de problema!
Garanta a integridade do produto no envio
Obviamente, os artigos frágeis vão requerer maior atenção. Neste caso, escolha a opção que melhor se adaptar à proteção necessária em cada tipo de produto. Você pode revestir o objeto com plástico-bolha, espuma ou isopor para preservá-lo no interior da caixa.
Outra alternativa, quando o grau de fragilidade for menor, é o envelope de segurança. Além de servir como uma embalagem impermeável, ele já vem com plástico-bolha internamente.
Saiba também como empacotar produtos que exijam manuseio diferenciado pelas transportadoras: Como enviar encomendas grandes ou em formatos especiais
Conte com um rastreio inteligente
Você já parou para pensar que tão logo a pessoa clique no botão de finalizar a compra, imediatamente dispara o contador dela para ver o produto pessoalmente? Então, um diferencial que o seu e-commerce não pode abrir mão é o de rastrear as encomendas com qualidade.
Este é um serviço oferecido pela maioria das transportadoras, mas é comum haver um certo atraso na atualização de cada etapa. Entretanto, quanto mais completa e ágil for a consulta pela movimentação do pacote, melhor será a experiência do cliente.
Assegure que até os dados anteriores à postagem, como a autorização de pagamento, emissão da nota fiscal e separação no estoque possam ser visualizados.
A dica é buscar ferramentas de rastreamento de correios que ofereçam a visibilidade do processo em tempo real. Resumindo, a transparência que você ofertar será um fator extra para fidelizar seu público.
Seja honesto com o seu público
Não prometa um prazo de entrega curto, se não irá se concretizar. É melhor, inclusive, informar a data limite com dois dias extras. Assim a encomenda chegará antes do prazo máximo e você evita a frustração do cliente com uma encomenda atrasada.
Se o atraso for inevitável, como no caso de um fator externo interferir e causar a demora, vale contatar o cliente e informar o ocorrido. Seja transparente e não deixe o consumidor sem saber o motivo do entrave.
Antecipe-se e fale a verdade. Esclareça as possíveis causas do atraso, ao invés de omiti-las, e se coloque à disposição para ajudar a resolver a situação. Assim você minimiza os danos de uma experiência de compra ruim em seu e-commerce.
Prepare sua logística reversa
Apesar de todos os esforços para impedir adversidades na sua logística de transporte, nem tudo pode ser previsto. Quando um produto precisa ser trocado por algum motivo, por exemplo, independe do sucesso da sua logística de transporte. Certo? Nem tanto.
Você deve prever em seu planejamento a possibilidade do retorno da mercadoria à sua loja. Este procedimento, inclusive, tem um nome e características próprias: logística reversa!
Primeiramente, logística reversa é quando a encomenda faz o trajeto inverso e retorna ao remetente: sua loja virtual! A grande questão aqui é traçar uma política clara de devoluções e trocas. Este é o caminho para você ter equilíbrio entre uma gestão de transporte qualificada e um atendimento eficiente!
Invista em tecnologias
Com tantos processos para gerir um e-commerce, fica difícil ter eficiência sem recorrer à automação das atividades. Se a sua loja virtual foi criada através de uma plataforma de e-commerce, as facilidades da tecnologia não são uma novidade.
Agora, se você optou por desenvolver de forma exclusiva a base de seu negócio, sabe bem o quanto é ainda mais árdua essa jornada. De qualquer forma, o mercado oferece uma infinidade de variedades de recursos e ferramentas para facilitar a vida dos lojistas. Use isso a seu favor!
E sabe que não é preciso um grande investimento para isso? No Brasil, temos serviços gratuitos o que otimizam diversos processos das vendas virtuais.
Faça das entregas o seu diferencial
Um passo fundamental para ter sucesso nas suas entregas é cotar fretes com eficiência. Já imaginou usar uma plataforma onde é possível consultar fretes simultaneamente com Correios e transportadoras privadas em segundos?
É por isso que você precisa conhecer o Melhor Envio! Somos uma solução que já ajudou mais de 50 mil vendedores virtuais a otimizarem a entrega de encomendas. Garanta a satisfação dos seus clientes com o Melhor Rastreio, nossa ferramenta de acompanhamento inteligente de mercadorias. Visite nosso site e confira como ter fretes com condições mais competitivas!
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